segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MT recebe inscrições para Cinesul 2011- 18º Festival Iberoamericano de Cinema e Vídeo - até 20/03

Cinesul: inscrições abertas

O Cinesul 2011 – 18º Festival Iberoamericano de Cinema e Vídeo – recebe até o dia 20/3, inscrições de longas, médias e curtas- metragens para sua mostra competitiva.

Os filmes devem ter sido concluídos entre 2009 e 2010 e não devem ter sido exibidos nas salas comerciais brasilieras ou na televisão aberta. O evento acontece no Rio de Janeiro de 31 de maio a 12 de junho.
Mais informações e inscrições aqui >> Fonte:http://www.popmidia.com.br/talentos/


domingo, 30 de janeiro de 2011

SP recebe inscrições para Rei Momo e Rainha do Carnaval - até 3/02

Abertas inscrições para Rei Momo e Rainha do Carnaval

Candidatos podem se inscrever até a próxima quinta-feira (3)

29/01/2011 - 15:40
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Falta pouco mais de um mês para o Carnaval e as escolhas de quem desfilará pelas ruas de Campinas já começaram. As inscrições para o concurso que irá decidir os novos Rei Momo e Rainha do Carnaval 2011 na cidade, e também a primeira e segunda princesa, terminam nesta quinta-feira (3).
Os interessados deverão se apresentar das 9h às 14h, no 15º andar do Paço Municipal ou das 15h às 18h30, na Estação Cultura, com Maria Clélia Santana. O concurso será realizado no próximo sábado (5), às 18h, na Praça Arautos da Paz.
Além dos adultos, as crianças também têm vez no Carnaval. O Rei Momo e a Rainha mirins também serão escolhidos pela seleção.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve apresentar a cédula de identidade, CPF e comprovante de endereço, todos documentos originais e uma cópia. No caso das crianças, elas devem ter entre 7 e 10 anos e, além dos documentos, precisam levar uma declaração autorizada por um responsável.
Além de desfilarem, os selecionados também receberão um prêmio em dinheiro. Serão R$ 2,5 mil para o Rei Momo, R$ 2,5 mil para a Rainha, R$ 1,5 mil para a primeira princesa, R$ 1 mil para a segunda princesa e R$ 1 mil para o Rei e a Rainha mirins.

RJ recebe indicações para o 2º Prêmio de Cultura -- até 27/02

Secretaria recebe indicações para o 2º Prêmio de Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura está recebendo, até o dia 27 de fevereiro, indicações em 17 categorias para o 2ºPrêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O vencedor em cada categoria receberá R$ 10 mil. A premiação será em abril, em dia e local a serem anunciados.
Neste ano, o prêmio abrangerá duas novas categorias: Festas Folclóricas e Design. As demais são: Música Popular; Música Clássica; Empreendedorismo  Cultural; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Teatro; Circo; Dança; Registro (Memória-Comunicação); Audiovisual; Literatura (Produção Literária); Novas Mídias; Artes Visuais (Artes Plásticas, Fotografia e Grafite); Gastronomia e Moda.
As indicações para o prêmio devem ser feitas no Portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), bastando, para isso, clicar no botão "Prêmio de Cultura", e preencher o formulário completo, incluindo a justificativa. Somente as indicações com todos os campos preenchidos serão validadas pelo sistema. As demais serão anuladas.
A partir dessas indicações, uma comissão formada por representantes da Secretaria de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura (CEC) escolherá apenas três opções para cada modalidade, e, mais tarde, o conselho indicará o vencedor em cada categoria.
O troféu para os contemplados será criado por alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). A obra será selecionada através de concurso realizado dentro da escola. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por professores e pela direção da EAV, mais representantes da SEC. O autor do troféu vencedor receberá, como prêmio, a importância de R$ 3 mil. 

MT faz curso de elaboração de projetos culturais - de 31/01 a 04/02

Pavilhão das artes realiza curso para elaboração de projetos culturais

28/01/2011 - 11h51
Da Redação

De 31 a 04 de fevereiro, o Pavilhão das Artes , realiza a segunda edição da oficina de Projetos e Práticas Culturais. A oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes uma aula prática de elaboraçao de projetos para a Lei Rouanet pela ferramenta do Salic Web e Proac. O curso conta com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura (Sec) e acontece das 18 às 21 horas, no Palácio da Instrução, em Cuiabá.

Ministrado pela orientadora Keiko Okamura, o curso será dividido em duas partes, a teórica e a prática. De acordo com Keiko , as oficinas terão como intuito ensinar aos participantes, a elaboração do projeto desde o conceito até o orçamento. “ Vamos elaborar um trabalho apresentando todas as etapas de um projeto” pontuou Okamura.

Lei Rouanet e Salic Web

Há um ano o Mistério da Cultura adotou a prática das planilhas online para facilitar no cadastramento dos projetos. Por este motivo o curso também oferece aos participantes a simulação da aplicação de projetos nas planilhas online, como explica Okamura.

"Muitas pessoas tiveram a dificuldade com este novo procedimento, e por isso, vamos através da prática orientar os participantes no preenchimento do projeto online corretamente. Caso não seja feito de acordo com as normas do edital, não há a possibilidade de inscrever o projeto” concluiu .

MT: inscreve para Exposições em Museu até 1º/02

Exposições para Morro da Caixa d’ Água podem ser inscritas até 1º

Da Redação - AM
Os interessados em inscrever projetos de exposição no Museu do Morro da Caixa D’ Água Velha terão até o dia 1º de fevereiro. O segundo edital anual de exposições temporária está aberto e as inscrições são gratuitas e disponíveis aos artistas e produtores culturais, pessoas físicas e jurídicas.

Serão consideradas, para as finalidades do Edital, as propostas que se enquadrarem nas modalidades de artes plásticas, fotografia, escultura e instalação. O objetivo do Edital, segundo a coordenadora do espaço e presidente da Associação dos Amigos do Museu do Morro, Ligiane Dauzacker, é contribuir para a dinamização do Museu, consolidando o seu papel de centro de debate, formação e referência sobre arte para a comunidade.

A coordenadora explica que, por meio do Edital serão selecionadas cinco exposições. “Resta pouco menos de uma semana para os interessados enviarem suas propostas e não ficarem fora do Edital”, ressaltou. Os interessados deverão enviar suas propostas através do e-mail museudomorro@gmail.com, ou entregá-las pessoalmente no próprio Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, localizado na Rua Comandante Costa, esquina com Nossa Senhora de Santana, s/n Centro Sul.

As propostas serão avaliadas por uma Comissão Consultiva de reconhecida competência, obedecendo às exigências de apresentar o dossiê, no formato A4, contendo: projeto da exposição (concepção, descrição, características específicas), portfólio com documentação fotográfica ou fotocópia colorida dos trabalhos que serão expostos e identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões).

Os trabalhos devem incluir currículo e dados pessoais (endereço completo, telefone e e-mail para contato, n. CPF e RG), além da documentação sobre a trajetória artística (catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral) do autor. Ligiane reforçou que o proponente deve definir no projeto, o plano e instruções de montagem da exposição, bem como os materiais e equipamentos necessários para a montagem.
Ligiane Dauzacker destacou que é importante a apresentação da proposta com clareza, e que leve em conta as especificidades do local expositivo, respeitando as normas museológicas e de conservação de obras de arte, como por exemplo, não perfurar paredes do prédio com pregos ou parafusos.

Os projetos selecionados serão incorporados ao acervo documental do Museu do Morro. O resultado da seleção e do calendário de exposições será comunicado através da publicação no site do Museu da Caixa D’ Água Velha (www.museudomorro.com.br) e site da Prefeitura Municipal de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br), na página da Secretaria da Cultura.

O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha é patrimônio vinculado à Prefeitura Municipal de Cuiabá e Secretaria Municipal da Cultura, que visa estimular, em Mato Grosso, a formação, produção, circulação e consumo das artes visuais contemporâneas.

Com informações da assessoria.

MA lança edital para apoio a atividades com crianças e adolescentes - de 1º a 14/02

O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., aprovou em sua primeira sessão de 2011,dia 28/01, o Edital e a Resolução sobre os financiamentos do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, neste 2011.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de
Açailândia - COMUCAA torna público o lançamento do presente
edital e convocam os interessados a apresentar propostas de projetos
nos termos e condições estabelecidas neste instrumento.

1. DO OBJETO

O presente Edital tem por objeto a seleção de projetos a serem financiados com
recursos do Fundo Municipal para Infância e Adolescência – FIA, no ano de 2011,
provenientes de destinações diversas.

1.1 Serão aprovados três (03) projetos no valor máximo de até R$ 35.000,00 (trinta e
cinco mil reais).

1.2 As áreas de atuação dos projetos deverão contemplar a prevenção e o combate nas
seguintes situações:

1. Convivência Familiar e Comunitária em consonância com o Plano Nacional,
(incentivo à guarda e adoção);

2. Atendimento a Crianças e Adolescentes em conflito com a Lei (medida de proteção
e sócio-educativas) em consonância com o SINASE;

3. Crianças a Adolescentes usuários de substâncias psicoativas;

4. Crianças e Adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual;

5. Incentivo ao desenvolvimento do Protagonismo infanto-juvenil em políticas
públicas;

6. Combate ao trabalho infantil e proteção do trabalho do adolescente, em consonância
com o Plano Municipal de Erradicação do trabalho Infantil.

1.2.1 As entidades deverão contemplar no mínimo duas áreas de atuação e especificar
nos seus respectivos projetos, sendo priorizados os itens 2° e 3º acima.

1.3 Vinculados aos temas acima, os projetos podem desenvolver ações de atendimento,
capacitação dos atores do Sistema de Garantias de Direitos, desenvolvimento dos
sistemas de informações, monitoramento e avaliação.

1.4 As ações de capacitação dos atores do Sistema de Garantias de Direitos devem
envolver obrigatoriamente todo pessoal do atendimento direto, Instrutores,
coordenadores e demais colaboradores.

1.5 Serão priorizados projetos que apresentarão trabalhos em Rede de Atendimento, ou
seja, duas ou mais entidades que executarão atividades em conjunto.

1.6 Não serão contemplados projetos de entidades que não tenham efetuado suas
prestações de contas de projetos anteriores em tempo hábil, e nem regularizado seu
Registro de Inscrição junto ao COMUCAA, no período de 15 de abril de 2009 a 15 de
junho de 2009, conforme art. 31 da RESOLUÇÃO NORMATIVA N°. 0012/2009
COMUCAA.




3.1 O Projeto deverá ser encaminhado para o seguinte endereço:
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 111 – Jacu.
CEP: 65930-000 – Açailândia/Maranhão.

3.2 Somente serão aceitos propostas entregues na sede do COMUCAA nos dias de 1º
(primeiro) a 14 (quatorze) de fevereiro de 2011, das 08h às 13h30.

Mais detalhes acesse http://eduardohirata.blogspot.com/2011/01/comucaa-lanca-edital-e-resolucao-para.html




MG Edital para atores - Oficinão Residência 2011 - até 18/02

ABERTO O EDITAL PARA ATORES E DEFINIDO O NOME DO NOVO DIRETOR DO OFICINÃO RESIDÊNCIA 2011: AMAURY BORGES!


Galpão Cine Horto já definiu o nome do diretor que comandará o projeto Oficinão Residência 2011Amaury Borges. O ator e diretor da Maldita Cia. de Investigação Teatral, de 47 anos, foi o escolhido entre cinco proponentes com o projeto “Zucco – Ensaio para um crime”, baseado no texto teatral “Roberto Zucco”, obra-prima de um dos destaques da dramaturgia contemporânea, o francês Bernard-Marie Koltès.

CLIQUE AQUI e confira o edital do Oficinão Residência 2011

CLIQUE AQUI e confira a ficha de inscrição para atores no Oficinão Residência 2011 

Serão oferecidas 15 vagas para atores interessados em participar deste projeto e as inscrições irão até o dia 18 de fevereiro

MG recebe inscrições para Festival de Cenas Curtas


Galpão Cine Horto recebe inscrições para projetos que serão realizados em 2011

Publicado em 17 de dezembro de 2010ImprimirAumentar fonte
Estão abertas as inscrições para projeto do Galpão Cine Horto que será realizado em 2011: o Festival de Cenas Curtas e o Cena-Espetáculo.  Em sua 12ª edição, o Festival de Cenas Curtas dá sequência ao formato que o consolidou. Serão 16 cenas de 15 minutos, divididas em quatro noites de apresentações. Elas vão disputar espaço na “Temporada das Mais Votadas”, nas quatro vagas definidas pelo voto popular e em mais uma que pode ou não ser preenchida pela escolha de uma comissão de artistas. Os interessados têm até o dia 4 de abril para se inscrever.
Mais informações sobre editais e fichas de inscrição: http://www.galpaocinehorto.com.br

Brasil: Projeto Brasil Vocal - até 1/03b



Projeto Brasil Vocal CCBB | RJ

20 Dez a 1 Mar

Local: 
Horário: 
O objetivo principal do projeto é fomentar o repertório de música brasileira para grupos vocais, bem como o surgimento de novos arranjadores. Serão selecionados, para apresentação pública, 12 (doze) arranjos e, destes, três serão premiados. O primeiro lugar ganha R$ 5.000,00 (cinco mil reais); o segundo, R$ 3.000,00 (três mil reais); e o terceiro, R$ 1.000,00 (mil reais). Será oferecido, ainda, um prêmio especial do júri, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o melhor arranjo feito para música do compositor brasileiro Assis Valente (que em 2011 completaria 100 anos de nascimento).  
 
O concurso terá comissão julgadora formada por nomes de notória capacitação, que, através da análise das partituras de todas as obras inscritas, selecionará 12 (doze) finalistas, da seguinte maneira: 9 (nove) arranjos de música popular (ou folclórica) brasileira de livre escolha; 3 (três) arranjos de música(s) de Assis Valente. Estas obras finalistas serão apresentadas ao público, no Teatro II do CCBB-RJ, por um grupo vocal arregimentado especialmente para a função. Na ocasião, o júri se reúne, e, ponderando-se também o voto do público*, definem-se, então, as premiações. As quatro obras vencedoras serão anunciadas no espetáculo de encerramento do evento, e apresentadas novamente ao público.

* Na média ponderada, o voto do público (realizado anonimamente) terá peso 1 (um), enquanto o voto da comissão julgadora terá peso 4 (quatro). 
 
É importante ressaltar que a autoria dos arranjos só será conhecida pelo júri responsável pela seleção após a escolha dos finalistas. 
 
Confira a ficha de inscrição e o regulamento do concurso

Leia atentamente as orientações e encaminhe seus arranjos.

Brasil: Fundo Setorial do Audiovisual - até 18/02


Jornal iTEIA

27.01.2011 - 10h56

Editais com inscrições abertas até 18 de fevereiro

Ascom MinC NE - Jornal iTeia
ampliarDivulgação
Estão abertas, até 18 de fevereiro, 4 chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para investimentos em projetos de cinema e televisão. A iniciativa é da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e destina R$ 84 milhões para investimento para produção de longa-metragem, produção de obras para televisão, aquisição de direitos de distribuição de longa-metragem e comercialização de longa-metragem.

Os aspectos artísticos, a capacidade e histórico da empresa proponente, além da compatibilidade entre o orçamento do projeto e a perspectiva de retorno comercial estão entre os critérios de avaliação dos projetos.

Os editais estão disponíveis no endereço ancine.gov.br/.

PI Escola de Música inicia matrículas - a partir de 15/02


Jornal iTEIA

28.01

Escola de Música inicia matrículas em fevereiro (PI)

Ascom MinC NE - Jornal iTeia
A partir do dia 15 de fevereiro, 27 cursos da Escola de Música de Teresina estarão com matrículas abertas. As inscrições podem ser realizadas na sede da entidade, situada no prédio da Central de Artesanato Mestre Dezinho, na Praça Pedro II, na região central da cidade. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite, a partir do mês de março. 

A taxa de matrícula e as mensalidades custam, cada, R$ 25. Alunos de escolas públicas pagam taxa e mensalidade no valor de R$ 15. Alunos carentes, idosos e pessoas com deficiência estão isentos do pagamento de taxas. 

Os cursos oferecidos pela Escola são violão popular, violão clássico, teoria musical, teclado, bateria, saxofone, piano, flauta doce, flauta transversal, acordeon, violino, violoncelo, canto, contrabaixo elétrico, trompete, clarineta, musicalização, música no computador; iniciação à música através da flauta doce, violão, teclado ou piano; teclado para alunos portadores de deficiência, música na terceira idade, bandolim, guitarra elétrica, cavaquinho, harmonia e arranjo e contrabaixo acústico. 

Mais informações: http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=40571

RJ oferece Oficinas de Cinema


Jornal iTEIA

28.01.2011 - 19h32

Oficinas de Cinema Cine Chega Mais

Inscrições abertas
Fabrício Machado
ampliarFabrício Machado
Oficinas de Cinema Cine Chega Mais
Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Cinema do Projeto Cine Chega Mais. A 1ª turma começa no dia 1º de fevereiro. Haverá lista de espera para as turmas seguintes.
Aulas de roteiro, linguagem de cinema, edição, produção e filmagem de curta ao final do curso.
Os filmes produzidos e encenados pelos alunos serão reunidos em um DVD.
O projeto é contemplado pela lei de incentivo à cultura Municipal e tem o patrocínio do Metrô-Rio.
Serão formadas turmas de fevereiro a novembro.

Duração de cada oficina: 01 mês
Aulas de 2ª a 6ª no horário de 13h as 17h
Faixa etária: de 14 a 29 anos
Aulas gratuitas
Inscrições gratuitas na Rua Campos da Paz nº 110 Rio Comprido
Maiores informações:

cinechegamais.com
Tel: 21 2504-3175

Produção Executiva: Fabrício Machado