quarta-feira, 30 de março de 2011

TO: lançado Edital Senai Sesi de Inovação.


Fieto lança Edital Senai Sesi de Inovação 2011

29/03/2011 08h56

O Sistema Fieto através do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançam nesta terça, 29, às 10 horas, na sede na Federação, em Palmas, o Edital Senai Sesi de Inovação.

O objetivo é promover o apoio a projetos de inovação tecnológica e social que compreendam o desenvolvimento de produtos, processos e serviços elaborados pelos DR’s, em parceria com empresas do setor industrial. 

Em Gurupi, o edital será lançado na próxima sexta-feira,4, às 8 horas, no auditório do Senai, e em Araguaína no sábado,às 8 horas, no auditório do Senai/Cetec. 

Brasil: Prêmio Viva Leitura - até 20/07

Prêmio Viva Leitura abre inscrições

Redação | terça-feira, 29 março 2011Sem Comentários
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Viva Leitura, que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer experiências relacionadas à leitura. Em sua sexta edição, a premiação traz uma novidade: trabalhos desenvolvidos sob plataforma virtual também poderão ser inscritos.
“As experiências realizadas em ambientes virtuais são consideradas tão importantes quanto as que acontecem presencialmente”, diz o novo regulamento.
O prêmio é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e dos ministérios da Cultura e da Educação, com execução e patrocínio da Fundação Santillana. Tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil, fazendo parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).
Durante as cinco edições anteriores, mais de 10 mil projetos foram inscritos, sendo 75 classificados como finalistas e 15 premiados.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de julho pelo site www.premiovivaleitura.org.br.
*Com informações do Publishnews

terça-feira, 29 de março de 2011

Alemanha: Deutsche Welle divulga lista dos nomeados em concurso de blogs

Os 187 nomeados para o concurso internacional de blogs The BOBs, promovido pela Deutsche Welle, estão no site www.thebobs.com. O concurso recebeu aproximadamente 2,1 mil sugestões para o melhor blog em 11 línguas e nas seis categorias internacionais: melhor blog, melhor canal de vídeo, melhor uso da tecnologia para o bem social, prêmio repórteres sem fronteiras e prêmio especial direitos humanos. Até 11 de abril, os usuários podem votar em seus favoritos, decidindo assim os prêmios do público. Paralelamente, haverá também o voto do júri. 

Pela primeira vez, está sendo procurada a Melhor Campanha de Ativismo Social. Nessa categoria, será premiada uma iniciativa que use de forma exemplar as redes sociais e outras possibilidades digitais de comunicação em prol do fortalecimento da democracia, liberdade e direitos humanos.

"Arquitetura acessível" é o candidato em língua portuguesa para concorrer ao melhor blog na sétima edição do The BOBs, em 2011. Já o blog "Movimento Anticorrupção", de Portugal, concorre na categoria melhor campanha de ativismo social.

O blog "Lost in Japan", de um brasileiro que vive há anos no Japão, foi o escolhido para representar os blogs em português na categoria "Melhor Uso da Tecnologia para o Bem Social". Durante a catástrofe no Japão, o blog está sendo usado de forma voluntária para ajudar, entre outros, com informações, notícias para amigos e familiares no Brasil.

Entre os blogs que concorrem na categoria Melhor Blog em Português, que neste ano será escolhido somente em votação online, está um blog feito por alunos da quinta série do ensino fundamental – "Jornal do Quinto ano da manhã". A lista completa dos nomeados para concorrer aos prêmios do The BOBs pode ser consultada no site do concurso. Da Redação.

Brasil: curso ‘Elaboração de Planos de Livro e Leitura’ - até 30//3


MinC apóia municípios na elaboração de seus Planos de Livro e Leitura


        A sexta turma do curso online do projeto O Livro e a Leitura nos
Planos Estaduais e Municipais está com matrículas abertas até quarta-feira,
30. Com enorme sucesso, as vagas da turma anterior se esgotaram em dois
dias e a expectativa é que para esta próxima turma, as vagas sejam
preenchidas antes da data final.

        Com o objetivo de apoiar os municípios na elaboração de seus Planos
de Livro e Leitura, o curso é oferecido na modalidade de ensino à distância, e
os alunos terão um esboço de um Plano para o seu município ao terminar o
curso e executar os trabalhos propostos. O curso é gratuito e está disponível
para os municípios cadastrados no Portal Mais Livro Mais Leitura. O
cadastro dos municípios deve ser feito pelo prefeito ou pelo secretário de
educação e/ou cultura, preenchendo o formulário disponível aqui.

http://189.14.105.200/livreCadastro.aspx


        A capacitação tem cinco módulos, com previsão de 10 semanas,
totalizando cinco horas por semana. Os alunos podem fazer o curso no horário
que melhor lhe convir, mas ao fim de duas semanas precisam ter completado o
módulo para seguir o próximo. O curso fornece o passo a passo para a
elaboração do plano local, contemplando desde como fazer o diagnóstico da
realidade, a formação do grupo de trabalho, a definição de metas, objetivos e a
construção de um plano de trabalho. Há ainda um fórum de discussão, em que
os participantes podem compartilhar experiências. A proposta do trabalho é
que o município realize, junto com a sociedade civil, o planejamento indicado já
durante o curso.

       O projeto é realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) em
parceria do PNLL, Instituto Pro Livro, Ministério da Cultura e Ministério da
Educação. Conheça o projeto no Portal Mais Livro Mais Leitura, acessado pelo

Portal do PNLL www.pnll.gov.br

Contato: maislivromaisleitura@pnll.gov.br

Período para matrícula: 18/03/2011 a 30/03/2011

Período do Curso: 31/03/2011 a 02/06/2011

Cadastro de estados e municípios: clique aqui.

http://189.14.105.200/livreCadastro.aspx
-- 
Edgar Borges
(95) 9111 - 4001
msn:edborges5@hotmail.com
Twitter: @borgesedgar
Blog Crônicas da Fronteira: www.edgarb.blogspot.com

TO: inscrições para as oficinas do Palco Giratório 2011

O SESC Tocantins está com as inscrições abertas para as oficinas do Palco Giratório 2011, que irão acontecer no mês de abril no Teatro SESC Palmas. Serão duas oficinas, sendo a primeira com o Grupo de Teatro Independente (RJ) e outra com a Persona Cia de Teatro & Teatro em Trâmite (SC).
A primeira oficina do Palco Giratório está marcada para os dias 11 e 12 de abril e será sobre “O ator no processo colaborativo” com o Grupo de Teatro Independente. Para esta oficina são oferecidas 20 vagas e as inscrições são gratuitas e vão até o dia seis de abril.
A segunda oficina será ministrada pela Persona Cia de Teatro & Teatro em Trâmite de Santa Catarina. Cujo tema é “A musicalidade na construção da cena e no trabalho do ator”. Esta oficina será realizada nos dias 26 e 27 de abril, no Teatro SESC Palmas e as inscrições, que são gratuitas, vão até o dia 19 de abril. Para esta oficina foram abertas 25 vagas.
Os interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição pelo email teatrosescpalmas@sescto.com.br e depois reenviá-las preenchidas para o mesmo endereço eletrônico. Os interessados poderão se inscrever nas duas oficinas. Basta marcar na ficha de inscrição as duas opções.

Informações(63) 3212-9962

Fonte: Sesc/TO 

GO: inscrições para o Banquete de Livros. Tudo 0800. - a partir de 2/04

O Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (Cegraf) promove entre os dias 12 a 15 de abril, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, o Banquete de livros, evento que, segundo seus organizadores, pretende celebrar o livro em sua forma e conteúdo, estabelecendo interfaces com o teatro, o cinema, as artes plásticas, o design, a literatura e a poesia.
Entre os convidados, estará presente o cocurador das Bienais de São Paulo e consultor de curadoria do Instituto Tomie Ohtake, Agnaldo Farias, no dia 13 de abril, às 9 horas. Na ocasião, Agnaldo terá um bate-papo com os participantes do evento falando sobre Livro e Artes Plásticas e participará de uma sessão de autógrafos de seu livro "Arte Brasileira Hoje" e de outros livros.
Estarão presentes também outros escritores de renome nacional como: Bariani Ortêncio, romancista, contista, cronista e presidente de honra da Comissão Goiana de Folclore; Alberto Martins, poeta, escritor, gravador e escultor; Flávio Carneiro, escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Antônio Cicero, poeta, ensaísta, autor de inúmeras letras de canções com Adriana Calcanhoto e João Bosco e parceiro de algumas letras com sua irmã Marina Lima; Francisco Bosco, escritor, poeta, professor de Literatura da Universidade Estácio de Sá, colunista do jornal O Globo e coordenador da Rádio Batuta do Instituto Moreira Sales; Roger Mello, escritor e ilustrador de literatura infantil, vencedor de oito prêmios Jabuti; Odilon Moraes, escritor; Marçal Aquino, contista, romancista, jornalista e roteirista e Fernando Bonassi, escritor, roteirista, dramaturgo, cronista e cineasta.
As inscrições para participar do Banquete de Livros são gratuitas e poderão ser feitas pelo site da editora UFG ( http://www.facebook.com/l/c6ac1FsAaacqWmDOQtQZOtvD58Q/www.editora.ufg.br) a partir do dia 02 de abril.
Mais detalhes sobre o Banquete de Livros poderão ser vistos em breve no site da editora.
Editora UFG
www.editora.ufg.br
Portal da Editora UFG

Portugal: Inscrições para concurso internacional de video abertas até 24 de abril


Inscrições para concurso internacional de video abertas até 24 de abril

O vídeo eleito será transmitido oficialmente no Congresso Mundial da OCPM, em Sintra, Portugal, além de levar a quantia de U$500 (quinhentos dólares)

Por Manuella Bezerra de Melo
Concurso de vídeo OCPM. Foto: Brett Farmiloe
Foto: Brett Farmiloe
Até o próximo dia 24 de abril estão abertas as inscrições para o concurso internacional de vídeo ‘Minha Cidade, Nosso Patrimônio Mundial’. Promovido pela Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM), jovens olindenses poderão concorrer em duas categorias: de 14 a 17 anos e de 18 a 21 anos. O objetivo é oportunizar aos participantes a criação de um vínculo maior com a cidade patrimônio onde vivem, elevando seu nível de conhecimento histórico, participação e cidadania.
As inscrições, junto com os links do vídeo, devem ser realizadas no portal da Prefeitura Municipal de Olinda (www.olinda.pe.gov.br/concursoocpm). Também é exigida a sua postagem no Youtube dentro do prazo e sua produção nos idiomas francês, inglês ou espanhol, não sendo aceitos vídeos em português.
Em Olinda, a seleção de vídeos será realizada pela Secretaria de Patrimônio e Cultura do município, com o apoio da AESO. A cidade irá escolher uma peça vencedora para cada um dos grupos etários participantes. Em seguida, serão submetidas a um júri internacional, que irá escolher um vencedor. O vídeo eleito será transmitido oficialmente no Congresso Mundial da OCPM, em Sintra, Portugal, além de levar a quantia de U$500 (quinhentos dólares). A avaliação seguirá critérios de qualidade de produção, conteúdo tratado, originalidade e criatividade.
OFICINA
A AESO irá promover uma oficina de vídeo gratuita para olindenses da faixa etária de 14 a 17 anos. Para participar, a inscrição é gratuita e pode ser efetuada até o dia 06 de abril de 2011 através do mesmo formulário de inscrição do concurso. As atividades serão ministradas entre os dias 11 e 15 de abril – das 14h às 17h -, no Convento de São Francisco
.

Brasil: incrições para Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino 2011 - até 15/04

ENGLISH BELOW

Caras realizadoras, amigos e parceiros,

Estão abertas as incrições para as mostras competitivas do Femina - Festival
Internacional de Cinema Feminino 2011. Regulamento e ficha de inscrição
estão disponíveis em www.feminafest.com.br

A oitava edição do Femina se realizará entre 11 e 17 de julho na CAIXA
Cultural RJ.

As inscrições devem ser enviadas até 15 de abril de 2011.

Aguardamos suas inscrições!

No nosso site estão também disponíveis um passo a passo para solicitação de
CPB, o manual de classificação indicativa do Ministério da Justiça e as
formas de apoio ao festival por pessoas físicas ou jurídicas. Visitem e
divulguem!


Dear filmmakers, friends and partners,

Submissions are open for Femina International Women's Film Festival.
Regulations and entry form are available at www.feminafest.com.br

The eight edition of Femina will take place during July 11 to 17 at the
CAIXA Cultural center in Rio de Janeiro, Brazil.

The postmarked deadline for entries is April 15, 2011.

We'll be looking forward in receiving all your submissions!

At our website you can also find ways of supporting us, individually or
through companies. Please visit and spread word!


atenciosamente/best regards,

Paula Alves & Eduardo Cerveira
Diretores/Directors

Alice Furtado
Programadora-assistente/Assistant Programmer

Festival Internacional de Cinema Feminino
International Women's Film Festival
FEMINA 2011
www.feminafest.com.br

Brasil: concurso “Esculturas Urbanas - até 31/03

A Tetra Pak lança o concurso “Esculturas Urbanas”, em que universitários dos cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitetura, Design Gráfico e Industrial devem utilizar materiais provenientes da reciclagem de embalagens longa vida para a construção de uma obra.
Podem ser usados resina plástica, pó de alumínio e placas de metal reciclados. Os projetos devem ter entre 6 e 8 metros cúbicos. As obras devem ter reflexões sobre o tema Sustentabilidade.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 31 de março pelo site do concurso. As peças serão avaliadas por profissionais da área, que escolherão 15 peças para participarem de uma exposição na praça Victor Civita, em São Paulo.

Cronograma


10 de dezembro de 2010
Abertura das inscrições.
31 de março de 2011 (até as 23h59)
Encerramento das inscrições.
12 de abril de 2011
Divulgação oficial dos trinta (30) projetos pré-selecionados em ordem de classificação no site do edital.
De 13 de abril a 2 de maio de 2011
Período para que os estudantes responsáveis pelos quinze (15) primeiros anteprojetos classificados elaborem o projeto executivo e enviem toda a documentação necessária para a análise do projeto, citada no item V. Seleção de projetos.
10 e 11 de maio de 2011
Convocação, se necessário, dos autores dos demais projetos classificados, conforme a ordem de pré-seleção existente, para o desenvolvimento do projeto executivo.
De 12 a 31 de maio de 2011
Período para que os estudantes responsáveis pelos anteprojetos da segunda convocação elaborem o projeto executivo e enviem toda a documentação necessária para a análise dos projetos, citada no item V. Seleção de projetos.
7 de junho de 2011
Divulgação oficial no site do edital dos quinze (15) projetos selecionados para a execução das obras e participação na exposição.
De 20 de junho a 18 de julho de 2011
Produção das obras.
29 de julho de 2011
Cerimônia oficial de abertura da exposição.
De 29 de julho a 25 de setembro de 2011
Período da exposição.

Brasil: inscrições para 2° CINEfoot - FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL - até 12/04(prorrogadas)

2° CINEfoot - FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL
A EMOÇAO DO MAIOR ESPORTE NACIONAL NAS TELAS DE CINEMA
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 8 DE ABRIL

O CINEfoot 2011 recebe inscrições de curtas e longas-metragens que tenham como abordagem principal o tema “FUTEBOL”. São aceitos trabalhos produzidos em qualquer suporte ou gênero e não há restrições quanto ao ano de realização. As inscrições para as Mostras Competitivas podem ser efetuadas até 8 de abril  

INSCRIÇÕES PRORROGADAS 
ATÉ 12 DE ABRIL!!!


Através do site do festival:   www.cinefoot.org.

Além de exibir uma parcela significativa da filmografia sobre o velho e popular esporte
bretão, o 2º CINEfoot promove homenagens, debates e apresenta os filmes brasileiros ao
mais tradicional festival da categoria em todo o  mundo, o 11MM - Festival Internacional
de Filmes de Futebol de Berlim, cujos organizadores já confirmaram presença no Rio de
Janeiro.

A partir de 2011, o CINEfoot-Festival de Cinema de Futebol passa a incluir filmes
internacionais nas suas duas mostras competitivas: curta e longa metragens. Os
vencedores, eleitos pelo voto do público, recebem a Taça CINEfoot, um troféu nos moldes
das grandes competições futebolísticas, criado especialmente para o evento.

O CINEfoot é o primeiro festival de cinema do Brasil e da América Latina com abordagens
conceitual e curatorial exclusivas sobre a maior paixão nacional: o futebol. O festival
acontece de 26 e 31 de maio, no cinema Arteplex, no Rio Janeiro com entrada franca. No
Museu do Futebol, em São Paulo, o CINEfoot 2011 realizará uma mostra informativa de 3 a
5 de junho.

CINEfoot - PRATICAMOS O FUTEBOL ARTE EM TODOS OS SENTIDOS.

www.cinefoot.org

segunda-feira, 28 de março de 2011

Alemanha abre edital para pós graduação


Aberto edital para pós-graduação na Alemanha

Seg, 28 de Março de 2011 16:23
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFVJM informa que está aberto o edital para o Programa de Pós-Graduação na Alemanha em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento 2012-2014, oferecido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os interessados devem entrar em contato com Rafaela Giordano pelo telefone:+55 (21) 2553-3296 ou pelo e-mail: rafaela@daad.org.br

MT: Inca lança edital para a área de Audiovisual - até 31/03

Da Assessoria

Através do edital de seleção 006/2011 o Instituto Cultural América (Inca) fará seleção simplificada para contratação de profissional na área de Audiovisual. O objetivo é desenvolver as atividades de Instrutor do segmento dentro das ações do Ponto de Cultura Rede de Agentes Culturais Comunitários, celebrado entre o Inca e a Secretaria Estadual de Cultura. As principais atividades serão desenvolvidas no CRAS Pedra 90 e no Centro Cultural Silva Freire. O edital completo pode ser conferido no endereço www.culturadigital.br/inca .

Para se candidatar ao cargo o candidato deve ter experiência comprovada em ministrar aula de Audiovisual. Portanto devem candidatar-se profissionais com formação acadêmica em Comunicação Social, Artes, Audiovisual, Som e imagem, Cinema e fotografia; ou que tenham cursos livres com certificados em uma das áreas citadas e com currículo/portfólio equivalente, onde comprove ter atuação em atividades afins as oficinas ofertadas com, no mínimo, três anos de atuação profissional.

Os interessados devem apresentar até o dia 31 de março de 2011, das 14 às 17h os documentos: cópia do RG e CPF; uma foto 3 x 4 recente; currículo, com comprovação da correspondente área de atuação; Procuração, se for o caso; comprovante de residência; telefone para contato e número de Pis/Pasep

A documentação pode ser enviada para o e-mail: pontodeculturainca@gmail.com , ou entregue na sede do Ponto de Cultura Rede de Agentes Culturais Comunitários, sito à Rua Voluntários da Pátria, Nº 75, Centro, CEP: 78.005-180, Cuiabá-MT.

Os selecionados serão chamados para entrevista, que se realizará no dia 4 de abril de 2011, na sede do Ponto de Cultura. A carga horária será de seis horas mensais e o contratado estará sujeito ao cronograma de aulas previamente planejado, com a prestação de serviço temporário pelo período de seis meses.

A listagem com os resultados em ordem de classificação será tornada pública por afixação no mural do Ponto de Cultura “Rede de Agentes Culturais Comunitários” partir das 10h do dia 6 de abril de 2011. A validade do processo seletivo será de 30 dias a contar de sua publicação, em 31 de março de 2011.



http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=167462

RJ: Programas de Residências Artísticas e Eventos em Dança - até 4/04


Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro está recebendo projetos para os Programas de Residências Artísticas e Eventos em Dança – 1º semestre de 2011 (de abril a junho). O prazo de envio é dia 4 de abril.
Os interessados podem inscrever mais de um projeto dentro das opções oferecidas pelo CCO: Residências Artísticas ou Eventos em Dança. Porém, só serão aceitas as inscrições feitas por email. Nesta chamada pública não serão contemplados projetos para o Programa Temporada de Dança.
Os interessados devem preencher os dados necessários online e enviar o formulário completo para o email chamadapublica.cco@gmail.com, A/C Diogo Oliveira. O material solicitado deve ser enviado pelo correio para o seguinte endereço:
CENTRO COREOGRÁFICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Produção
Rua José Higino, nº 115 – Tijuca / 4º andar
CEP: 20520-201
Rio de Janeiro – RJ
Os documentos exigidos para cada uma das duas categorias estão disponíveis aqui. Serão contemplados até 30 propostas de ocupação do Centro Coreográfico no período de abril a junho dentro do Programa de Residências Artísticas. O resultado será divulgado em 11 de abril.
Mais informações pelos telefones (21) 3238-0601 / 3238-0357 e pelo email chamadapublica.cco@gmail.com.
# Siga o idança no twitter.

CE: inscrições para programação dos palcos da Feira da Música 2011 - até 8/04


INSCRIÇÕES PARA A PROGRAMAÇÃO DOS PALCOS DA FEIRA DA MÚSICA 2011 CONTINUAM ABERTAS
CATEGORIA: BLOGE MAISFEIRA 2011MOSTRA DE MÚSICA

O processo tradicional de inscrições para a programação dos palcos da 10ª edição da Feira da Música de Fortaleza continua aberto. Aos artistas do interior do Ceará, demais Estados do Brasil e de outros países interessados em se apresentar no palco do Rock, Instrumental ou Brasil Independente (diversos estilos da música brasileira), vale se inscrever até a próxima sexta, dia 25 de março. Os artistas de hip hop com a mesma procedência, ou seja, de todas as localidades com exceção daqueles de Fortaleza, tiveram a oportunidade até ontem (sexta, 18 de março), quando as inscrições foram encerradas através do portal Toque no Brasil.
Ao mesmo tempo, as inscrições para todos os músicos de Fortaleza (independente de gênero e estilo, e isso inclui o hip hop), estão abertas até o dia 8 de abril, através da seletiva da Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia.
  • Confira como se inscrever e os prazos de acordo com cada processo aberto:
Palcos: Vagas para todos os palcos, exceto o Hip Hop
Quem: Artistas solo ou grupos do interior do Ceará, demais Estados do Brasil e de outros países
Quando: Até 25 de março (Prazo prorrogado)
Como: Seguindo os procedimentos que estão no link http://www.feiradamusica.com.br/2011/02/07/feira-da-musica-abre-inscricoes-para-a-mostra-de-musica-independente-em-2011/
Previsão de resultado: Primeira quinzena de junho
Palcos: Vagas para todos os palcos, inclusive o Hip Hop
Quem: Artistas solo ou grupos de Fortaleza (CE)
Quando: Até 8 de abril
Como: Através da seletiva da Mostra Petrúcio Maia, seguindo os procedimentos que estão no linkhttp://www.feiradamusica.com.br/2011/03/17/iv-mostra-de-musica-petrucio-maia-recebe-inscricoes-ate-dia-8-de-abril/
Previsão de resultado: Segunda quinzena de abril