quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Navegapará lança edital para cadastro de monitores de infocentros - até 13/01/2012


Navegapará lança edital para cadastro de monitores de infocentros

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias
    Atualizado em 25/10/2011 às 13:35

    Até o dia 13 de janeiro de 2012, jovens de todo o Pará poderão se inscrever no cadastro de reserva de monitores para os infocentros do Programa Navegapará. O objetivo é ampliar o atendimento das demandas para implantação de Infocentros no Estado. São cerca de 200 vagas e as inscrições devem ser feitas via Correio ou no protocolo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O Edital é uma realização da Secti em parceria com o Programa Telecentros.BR.
    Para participar os interessados devem ter entre 16 e 28 anos, morar na comunidade na qual o infocentro será instalado, ter concluído ou estar cursando o ensino médio, ter conhecimento em informática básica, ter disponibilidade de seis horas diárias, entre outros requisitos. Os candidatos selecionados receberão bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) no valor de R$ 241,50 e com duração de 12 meses.
    Os inscritos serão avaliados nos seguintes critérios: histórico de atividades de trabalho voluntário desenvolvidas na comunidade que reside, tempo de trabalho em Telecentros ou Infocentros, curso básico de informática em software livre e experiência profissional em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no Telecentro ou Infocentro. No total, os candidatos poderão obter o máximo de 18 pontos.
    Além de atuar no atendimento ao público no espaço do infocentro, o monitor deverá participar do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR, oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital. O curso incentivará o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para alavancar transformações sociais na comunidade, na qual o monitor está inserido. As atividades do monitor-bolsista serão acompanhadas pelos Coordenadores de Bolsas indicados pela Secti, por um Tutor do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR e pelo Gestor do Infocentro.
    O resultado será divulgado no regime de fluxo contínuo de acordo com a necessidade do Navegapará. “O edital ficará aberto por um tempo maior, e a cada período estabelecido no próprio edital, vamos divulgar resultados e convocar os monitores. A previsão de contratação é para esse ano para os Infocentros em funcionamento que estão sem monitores”, informa Lyanny Araújo, coordenadora dos Infocentros do Programa Navegapará. Este ano, mais de 130 monitores, selecionados em editais anteriores, foram selecionados e contratados pela Secti. Para mais informações: 4009-2540

    MS inscreve arte educadores e artistas visuais no Programa do Centro Cultural


    Centro Cultural abre edital de oficinas

    LAíS CAMARGO 25/10/2011 07h54
     
    Com estrutura reformada, o Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG) retoma as atividades aos poucos. Hoje foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital para o Programa Educativo CCJOG de cursos de oficinas 2012.
    Profissionais da arte educação podem inscrever seus projetos e orçamentos até 20 de janeiro de acordo com os padrões explicados na página 10: Diário Oficial. Além disso, outro edital contempla também artistas que queiram expor suas obras em umas das galerias do Centro Cultural.
    As fichas de inscrição e os modelos para se enquadrar no edital também estão disponíveis no site da Fundação de Cultura.
     




    http://www.correiodoestado.com.br/noticias/centro-cultural-abre-edital-de-oficinas_129575/

    Seminário Internacional sobre Políticas de Financiamento Audiovisual - Inscrições até 11 de Novembro.


    A ANCINE promove dos dias 27 a 29 de novembro, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional sobre Políticas de Financiamento do Audiovisual reunindo os países participantes da Conferência de Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica - CACI, além de países convidados. No encontro serão apresentados os instrumentos de políticas públicas orientadas ao desenvolvimento e financiamento do cinema e do audiovisual dos países da comunidade iberoamericana e outros que mantêm políticas audiovisuais relevantes.

    O seminário é direcionado para autoridades representantes dos países participantes da CACI, produtores, diretores, exibidores, pesquisadores da área, servidores dos órgãos setoriais do audiovisual no Brasil e nos outros países iberoamericanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link até o dia 11 de novembro. As vagas são limitadas.


    Veja a  PROGRAMAÇÃO

    Capes lança primeiro edital de cooperação acadêmica e científica com a Suécia - até 30/11



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    Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
    Sexta, 21 de Outubro de 2011 14:06
    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 21, o primeiro edital firmado entre a Capes e a Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT) para a cooperação acadêmica e científica entre grupos de pesquisa brasileiros e suecos.
    O programa, que é fruto do acordo assinado entre a Capes e a STINT, em 17 de maio de 2011, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de doutorado e pós-doutorado em todas as áreas do conhecimento.
    Os grupos interessados deverão submeter seus projetos conjuntos de pesquisa até o dia30 de novembro, por meio do site da Capes. Cada proposta deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme critérios das agências financiadoras.
    Apoio Financeiro
    O apoio financeiro consistirá no custeio de missões de trabalho, que consistem em viagens de curta duração para o coordenador do projeto; em missões de estudo, que são bolsas de estudo no exterior a fim de desenvolverem atividades letivas e/ou de pesquisa em área de interesse do projeto, além de recursos de custeio.
    O início das atividades dos projetos está previsto para maio de 2012.



    http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/5004-capes-lanca-primeiro-edital-de-cooperacao-academica-e-cientifica-com-a-suecia

    MG lança edital de Programa de Patrocínios 2012. A partir de 1/11, inscrições!


    DME lança Edital de Regulamento para Programa de Patrocínios 2012

    Governo
    2011
    OUTUBRO
    21
    Festival Música nas Montanhas é um dos projetos incentivados pelo Grupo DME

    O Grupo DME vai lançar o Edital de Regulamento do Programa de Patrocínios para o exercício de 2012. O prazo para o encaminhamento de projetos culturais, artísticos, esportivos e socioambientais terá início no dia 1º de novembro. O edital será publicado em breve.

    Ao todo, serão destinados aproximadamente R$ 2,2 milhões durante todo a ano de 2012, em projetos incentivados ou não pelas leis vigentes, nas áreas cultural, artística, esportiva e socioambiental, que atendam ao município de Poços de Caldas e sejam realizados entre os meses de janeiro e dezembro de 2012. 

    As inscrições poderão ser feitas de 1º a 30 de novembro de 2011. O resultado será divulgado na primeira quinzena de janeiro de próximo ano. Para os projetos incentivados através das leis estadual e federal, a contratação se dará a partir da comprovação de aprovação pelos órgãos competentes.

    Poderão participar da seleção, pessoas físicas, jurídicas e entidades cadastradas e habilitadas nos conselhos municipais, sendo necessária a comprovação desta condição no ato de inscrição. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas das 9h às 11h e das 15h às 17h.

    Os interessados em solicitar o patrocínio, deverão preencher formulário específico e protocolá-lo junto com a documentação necessária, de acordo com o edital que será publicado, além da apresentação do projeto, com objetivos, ações, resultados, benefícios para a comunidade impactada, estratégia de mídia e comunicação e a participação da marca DME neste plano, orçamento detalhado e cronograma de atividades.

    Terão prioridade os projetos que atendam ao maior número de pessoas gratuitamente, que melhorem a qualidade de vida das pessoas ou que se tornem atrativo turístico para o município.

    Política de apoio
    O Edital de Regulamento do Programa de Patrocínios do Grupo DME foi apresentado na última quinta-feira (20), durante solenidade de assinatura de convênios e termos de compromisso, no gabinete do prefeito Paulo César Silva.

    “O Grupo DME não tem medido esforços para apoiar os projetos da nossa cidade, mostrando não só o equilíbrio financeiro, como o comprometimento social da empresa, além de estimular outras empresas do município a também apoiarem projetos nas mais diversas áreas”, ressaltou o prefeito.  Ele destacou que o edital, além de facilitar o planejamento dos agentes culturais, esportivos, ambientais e educacionais, também traz como avanço a criação de comissão específica para avaliação dos projetos apresentados.

    O apoio a projetos está inserido dentro da política de responsabilidade social do Grupo DME, que tem como meta o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural da sociedade poços-caldense. “Com esse programa de patrocínios que estamos oficializando hoje e que deve ser publicado no fim de semana, esperamos que as pessoas que tenham projetos que se enquadrem dentro do regulamento possam trabalhar com mais tranquilidade no exercício de 2012”, afirmou a presidente da DME Participações, Salma Neder.

     




    http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/30-governo/2822-dme-lanca-edital-de-regulamento-para-programa-de-patrocinios-2012

    Fundo Brasileiro lança edital para conservação de florestas tropicais - até 7/11

    Projetos escolhidos deverão ser aplicados por 36 meses em áreas com remanescentes dos biomas Mata Atlântica, Cerrado ou Caatinga
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    Roberto Loffel/Veja SP
    Reserva de Mata Atlântica, em São Paulo
    Serão investidos R$16,5 milhões em projetos de R$ 200 mil a R$ 500 mil, implementados por organizações sem fins lucrativos
    São Paulo - O Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) abre chamada para projetos de conservação, manutenção e restauração das florestas tropicais. Baseado no acordo bilateral chamado Tropical Forest Conservation Act (TFCA), entre Brasil e Estados Unidos, serão escolhidos, através de edital, projetos que devem ser aplicados, durante 36 meses, em áreas com remanescentes dos biomas Mata Atlântica, Cerrado ou Caatinga.

    Leia Mais

    Serão investidos R$16,5 milhões em projetos de R$ 200 mil a R$ 500 mil, implementados por organizações sem fins lucrativos, que devem enviar propostas para o Funbio até 07 de novembro de 2011. O resultado final da seleção será divulgado em dezembro.
    O TFCA é um acordo que visa diminuir dívidas de países contraídas junto aos Estados Unidos através do investimento destes recursos na conservação e no uso sustentável das florestas. 
    Ele foi aprovado pelo senado americano em 1998 para substituir dívidas externas com os EUA por ações de conservação de florestas tropicais. O acordo com o Brasil é o 16º deste tipo, foi assinado em 2010 e tem duração de cinco anos. 
    O Funbio foi escolhido para administrar a conta do TFCA, que é supervisionada por um comitê de nove pessoas composto por representantes dos Estados Unidos, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Fazenda, Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional de Biodiversidade, Conselho Nacional de Florestas, e Organização não-governamental ambiental, científica, acadêmica, voltada para o desenvolvimento de comunidades locais, ou de florestas do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

    http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/fundo-brasileiro-lanca-edital-para-conservacao-de-florestas-tropicais

    RJ oferece cursos grátis de cultura afro


    ONG oferece cursos grátis de cultura afro na Baixada Fluminense

    Inscrições estão abertas até o dia 11 de novembro. 
    Ao todo, são oito modalidades, entre elas capoeira, jongo e hip hop.

    Do Bom Dia Rio
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    A Casa da Cultura da Baixada oferece 420 vagas para oito cursos de cultura afro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As inscrições estão abertas até o dia 11 de novembro.

    A iniciativa faz parte do projeto Afro Baixada, que tem o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do governo federal.

    Ao todo, são oito modalidades: capoeira, jongo, dança afro, hip hop, teatro griot, para pessoas a partir de 7 anos, e artesanato, penteado e trançado e imagem (foto e audiovisual), para pessoas a partir de 14 anos. Os alunos das turmas de capoeira e hip hop estarão no local e podem fazer uma demonstração.

    As inscrições devem ser feitas na sede da ONG, na Rua Machado de Assis, lote 12 - quadra 84, Praça da Bandeira, em São João de Meriti, local aonde acontecem também as aulas. Os interessados podem buscar mais informações no site da Casa da Cultura da Baixada, pelo telefone             (21) 2751-5825 begin_of_the_skype_highlighting            (21) 2751-5825      end_of_the_skype_highlighting      .

    Casa da Cultura recebe doações para o Wikileaks


    Casa da Cultura Digital receberá doações

    Ontem o site Wikileaks anunciou que paralisaria suas operações, pois se concentrará na arrecadação de dinheiro para poder “contra atacar” as empresas financeiras que o bloquearam, e hoje já estão sendo divulgadas as instituições que receberam doações para a página.

    O site que divulgou documentos secretos do governo acabou conquistando a reprovação de empresas como VISA, Mastercard, PayPal, Western Union e Bank of America, que o embargaram. Segundo informações de Julian Assange, criador do site, o bloqueio acabou com mais de 90% da reserva do site em 11 meses de funcionamento autônomo e sem apoio.

    http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=265842
    No Brasil a Casa da Cultura Digital será a responsável por enviar as colaborações dos brasileiros à entidade sem fins lucrativos, Wikileaks. Muitos consideram que a página exerce um papel social importante ao liberar arquivos secretos do governo.

    Atenção bandas, Inscrições abertas para o Festival Quebra Mar no Amapá - até 30/10




    O Festival Quebramar chega ao seu quarto ano de realização consolidado como o maior festival do Amapá. Logo em sua primeira edição, em 2008, foi apontado pela revista BRAVO!, de circulação nacional e especializada em cultura, como um dos cinco mais promissores festivais do Brasil. Após quatro anos, o Quebramar cresce ainda mais e, em 2011, é apresentado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet) e patrocínio do Banco da Amazônia.
    Em 2011, o festival será realizado de 06 a 11 de dezembro, com uma programação voltada para as Artes Visuais, Literatura, Teatro, Audiovisual, Música e outros, compreendendo assim, todas as facetas da cultura jovem e urbana amapaense, fortalecendo a cultura no estado e debatendo os novos rumos de sua produção.
    Seletiva o Quebramar 2011
    As Seletivas de Bandas fazem parte da programação do Festival Quebramar 2011, sendo um dos principais programas do evento. Por meio de votação popular, será escolhida uma vaga na programação oficial do festival. As seletivas acontecem nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, com apresentação de dois grupos artísticos por noite. As incrições iniciam nesta terça-feira (25), via Toque no Brasil- plataforma de diálogo entre artistas e produtores- e vão até o dia 30 de outubro, por meio do link: festivalquebramar11.tnb.art.br.
    Para se inscrever, acesse aqui:
    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDFnVURLa3dzc3R6ZFRCT2xsU0lvU2c6MQ
    Para mais informações, leia o regulamento da Seletiva:
    https://docs.google.com/Doc?docid=0ARy_lVI4Lm7FZGc0c3FkNGJfOTJjM3I0NTRkaw

    Inscreva sua banda via 
     . Inscrições até dia 30 de outubro.