terça-feira, 31 de janeiro de 2012

I FESTIVAL DE INVERNO DE PELOTAS já tem data definida e busca parceiros

De 03 a 12 de agosto acontecerá o I FESTIVAL DE INVERNO DE PELOTAS, consolidando a proposta apresentada em sua Edição de Lançamento, que ocorreu no ano passado.
Diversos espaços públicos e privados serão palco de uma rica programação multiartística nas áreas das Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Literatura e Cinema em todas suas manifestações.
Estão previstos espetáculos, workshops, oficinas, palestras,  debates, shows, apresentações, performances, intervenções, exposições, mostras, encontros, além de atividades relacionadas ao patrimônio histórico.
Haverão atividades destinadas exclusivamente ao público Infantil, Universitário e da Melhor Idade. Também serão mantidas as Ações Especiais já realizadas no Lançamento, como o Circuito Mambembe, Comes & Artes e Pelo Sul.
O I FESTIVAL DE INVERNO DE PELOTAS visa atingir a comunidade de Pelotas e Região Sul do RS, promovendo a acessibilidade de todas as classes sociais e idades devido à diversidade da programação e dos locais onde acontecerão as atividades.
Idealizado pelo Teatro do Chapéu Azul, também responsável pelo Piquenique Cultural - evento ao ar livre que já conta com dez edições – o  FESTIVAL DE INVERNO DE PELOTAS apresenta uma possibilidade concreta de continuidade, o que permitirá, a médio e longo prazo, projeção e inserção no roteiro dos grandes Festivais de Inverno do país, ampliando a circulação de pessoas na cidade neste período do ano.
Único na Região, transitando entre o sofisticado e o popular, sendo multiartístico e acontecendo em espaços diversos, o evento propõe a itinerância do público e a simultaneidade de ações  a fim de movimentar também setores correlatos, tais como comércio, gastronomia, hotelaria, turismo, patrimônio, entre outros.

Para sua realização, a organização do I FESTIVAL DE INVERNO DE PELOTAS busca parceiros, patrocinadores e apoiadores.
Empresas interessadas em patrocinar ou apoiar o evento, bem como instituições  que queiram receber atividades em suas dependências e/ou incluir ações culturais na programação podem entrar em contato pelo email festivaldeinvernodepelotas@gmail.com ou pelos telefones (53) 84389700 (oi), (53) 81276360 (tim) e (53) 91598655 (claro).
Para saber mais, o endereço www.festivaldeinvernodepelotas.blogspot.com pode ser consultado.


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Aline Maciel
Gestora Geral
alinecenica@yahoo.com.br


53 | 84389700 | oi
53 | 81276360 | tim
53 | 91598655 | claro
53 | 99557394 | vivo

SP: seleção de cantores para Coro Sinfônico da Ospa - de 3 a 6/03

Coro Sinfônico da Ospa seleciona cantores

Publicado em: 31 janeiro 2012
Coro Sinfônico da Ospa (Foto: Camila Domingues/Palacio Piratini)
Coro Sinfônico da Ospa (Foto: Camila Domingues/Palacio Piratini)

O Coro Sinfônico da Ospa realizará, de 3 a 6 de março, uma seleção de cantores. Todos os naipes de vozes poderão participar e tentar uma vaga no grupo. Os pré-requisitos são leitura musical e comprometimento. O teste poderá ser agendado por telefone: (51) 8578 5103 ou por email: coro.ospa@gmail.com, com Rosana Rodrigues, coordenadora do Coro Sinfônico.
Atualmente, o grupo conta com 60 cantores aproximadamente, mas a intenção do maestro Manfredo Schmiedt é formar um coro ainda maior, com cerca de cem vozes.
– Neste ano, apresentaremos no primeiro semestre obras incríveis como a Missa Solemnis de Beethoven. Será uma grande programação e precisaremos de mais cantores. É sempre um desafio começar um novo ano!
Fundado há mais de trinta anos, o Coro Sinfônico da Ospa é formado por cantores amadores que dedicam parte de seu tempo para cantar grandes obras da literatura Sinfônico-Coral.
Além de participações marcantes na programação da Ospa, o Coro Sinfônico também realiza concertos com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Mozart, Beethoven, Mahler, Mendelssohn, Gounod, Brahms, Bach, Haendel, Haydn, Vivaldi, Orff, Verdi, Puccini, Bizet, Rachmaninoff, Stravinsky, Rimsky-Korsakov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin, entre outros.
O Coro é regido pelo maestro Manfredo Schmiedt e conta com o preparo vocal do professor Ricardo Barpp..

domingo, 29 de janeiro de 2012

FAPESP e NSF lançam chamada em biodiversidade - 28/03


Redação - Agência Fapesp

A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançam chamada de propostas de pesquisa e convidam pesquisadores a submeter projetos de cooperação científica por meio de seus programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity.

Serão selecionados até dois projetos colaborativos de cientistas dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo. Cada um poderá receber financiamento de até US$ 2 milhões de parte da FAPESP (para pesquisadores em São Paulo) e de até US$ 2 milhões da NSF (para pesquisadores dos Estados Unidos).

Lançado em 1999, o objetivo do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) é conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos, mas, também, avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.

O programa Dimension’s of Biodiversity Program está voltado aos mais desconhecidos aspectos da biodiversidade e apoia pesquisas em um amplo espectro que abrange de genes a espécies e ecossistemas, de modo a integrar tanto aspectos descritivos como funcionais da biodiversidade do planeta.

A seleção de propostas FAPESP-NSF está baseada em uma chamada mais ampla publicada anualmente pelo programa Dimension’s of Biodiversity, voltada à participação de cientistas de instituições nos Estados Unidos em oportunidades financiadas pela NSF ou lançada em parceria com outras instituições.

As propostas submetidas à chamada devem integrar as três dimensões da biodiversidade - Genética, Taxonomia/Filogenética e Funcional - com a proposta de compreender as interações entre elas e seus resultados. Abordagens inovativas são encorajadas de modo a acelerar a caracterização e a compreensão dessas três dimensões e sua relativa importância.

As propostas podem ser submetidas à FAPESP por pesquisadores associados com instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo. Os pesquisadores devem ter doutorado ou equivalente. Os proponentes devem se encaixar nos requerimentos exigidos para pesquisadores de Projetos Temáticos da FAPESP.

As propostas serão recebidas até o dia 28 de março de 2012. A duração do projeto de pesquisa deve ser de cinco anos com possibilidade de se prolongar por mais 12 meses, em condições excepcionais.

"O programa BIOTA-FAPESP tem estudado há 13 anos a biodiversidade em São Paulo e no Brasil, gerando importantes resultados científicos e contribuindo com a legislação e com as políticas públicas de conservação. O lançamento do programa Dimensions of Biodiversity, da NSF, criou um canal natural para a colaboração científica entre pesquisadores dessa área do conhecimento no Estado de São Paulo e nos Estados Unidos. Tanto a FAPESP como a NSF encaram essa colaboração com muito interesse", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

"Compreender padrões de biodiversidade, suas causas ecológicas e suas consequências para o funcionamento dos ecossistemas e do bem-estar humano é algo crítico, especialmente diante do aceleramento das mudanças globais. Para estimular essa compreensão, a NSF embarcou em um programa de dez anos que estudará os efeitos integrados de vários aspectos da biodiversidade. Com essa nova chamada de propostas a FAPESP se unirá à NSF nesses esforços. A parceria entre as instituições promete ampliar enormemente nossos esforços ao reunir grupos de cientistas dos Estados Unidos e do Brasil que trarão habilidades e modos únicos de lidar com essas questões", disse Samuel M. Scheiner, diretor de programa de Ciências Biológicas da NSF.

A chamada de propostas está disponível na página da Fapesp (em inglês).

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/fapesp-nsf-lancam-chamada-biodiversidade-665881.shtml

SEBRAE oferece site grátis para pequenas e médias empresas - Saiba como conseguir o seu

Por: Olimpio Araujo Junior - www.gestordemarketing.com

Estar presente na internet hoje é quase uma questão de sobrevivência para muitas empresas. O e-commerce no Brasil já fatura mais de 15 bilhões de reais por ano, e é uma alternativa para empreendedores de todos os portes e de todas as regiões do país.

Uma iniciativa do SEBRAE, com apoio do Google Brasil e do Yola.com está proporcionando para pequenos empresários a oportunidade de ter seu primeiro site grátis. Além da plataforma gratuita, hospedagem sem custo o empreendedor ainda ganha um crédito R$ 150,00 para começar a anunciar nos links patrocinados do Google AdWords.

Para saber mais detalhes sobre como conseguir o seu site, acesse o site "Conect seu Negócio", lá você encontrará mais informações, além de tutoriais e vídeos que o ajudarão a iniciar seus negócios na WEB.

Assista abaixo o vídeo e saiba mais sobre o programa Conect seu Negócio:

Peru: Festival Internacional de Poesía - até 31/01

Grito de mujer! Festival Internacional de Poesía



Fechas
Viernes 27 de enero - 16:00 hs.
Trujillo, Perú. Hasta el 31 de enero de 2012.
2do. Festival Internacional de Poesía “Grito de mujer”
09 y 10 de marzo de 2012
Movimiento Mujeres Poetas Internacional (MPI)
http://mujerespoetasinternacional.blogspot.com/

Con la participación de alrededor de 29 países invitados a nivel mundial y por encima de 60 eventos programados, será realizado durante todo el mes de Marzo 2012 el 2do. Festival Internacional de Poesía “Grito de mujer” el cual será coordinado en todo el mundo por el Movimiento Mujeres Poetas Internacional (MPI) con el apoyo de sus embajadores de Buena-voluntad, seguidores, instituciones solidarias, etc. Este festival tiene como objetivo reunir a hombres y mujeres poetas, músicos, actores y artistas en diversos países, para rendir un merecido tributo a la mujer durante todo el mes de marzo y extender un grito de “¡Ya basta!” a la violencia que se ejerce en contra de ésta. “Grito de mujer” es una creación conceptualizada y diseñada por la escritora dominicana Jael Uribe, Presidente y Coordinadora directa del Movimiento con sede en la República Dominicana.
Como embajadora del MPI, la poeta, escritora y gestora cultural trujillana Karina Bocanegra Salcedo, coordinadora general de la promotora cultural DIABLOS AZULES, se suma a esta gesta poética de inclusión y equidad de género para alcanzar la reivindicación global de las mujeres a todo nivel, revalorizar la figura de la mujer en las sociedades contemporáneas, y sobre todo, visibilizar a las mujeres poetas quienes –en los últimos siglos– han pasado de ser musas a ser grandes escritoras y poetas de la Literatura Universal. Para homenajear a mujeres heroínas de su tiempo –Alfonsina Storni, Alejandra Pizarnik, Sylvia Plath, Emily Dickinson, George Sand, Gabriela Mistral, Virginia Woolf, Amelia Biagioni, Anna Kavan, Jane Austen, María Emilia Cornejo, Mercedes Cabello de Carbonera, Clorinda Matto de Turner, Doris Lessing, Elfriede Jelinek, Marguerite Duras, Blanca Varela, etc.– cuyo impacto se refleja en los derechos que hoy gozamos las féminas, DIABLOS AZULES llevará a cabo el 2do. Festival Internacional de Poesía Grito de Mujer 2012” que promueve el MPI, y tendrá lugar en la ciudad Trujillo, Perú el 09 y 10 de marzo de 2012. Para ello hemos programado el lanzamiento de una Convocatoria para seleccionar los mejores trabajos de poesía, actualmente vigente. Todas las mujeres poetas del Perú y Latinoamérica están llamadas a participar, los únicos requisitos son el envío de una hoja de vida, una fotografía y tres poemas.
La Promotora Cultural trujillana Diablos Azules tiene el placer de anunciar el lanzamiento de la Convocatoria para el 2do. Festival Internacional de Poesía Grito de Mujer promovido por Mujeres Poetas Internacional-MPI, para marzo 2012.
Adjuntamos las bases para todas aquellas mujeres orfebres de las letras latinoamericanas que deseen conocer la Tierra de Vallejo. Las poetas seleccionadas serán las invitadas de honor de esta fiesta de la poesía hecha por mujeres, en Trujillo Perú.
BASES
-Podrán participar todas las mujeres poetas hispanohablantes residentes en Latinoamérica sin límite de edad.
-Las participantes deberán enviar 3 poemas (máximo) en A4 formato .doc/.docx, una fotografía en formato .jpg de mínimo 300 píxeles, así como un resumen de su hoja de vida (máximo una carilla A4) indicando lugar de procedencia, año de nacimiento, profesión, diplomas y reconocimientos, libros publicados (si los hubiere) y dirección de correo electrónico actual.
-La temática es libre.
-El envío de los trabajos deberá efectuarse a la dirección de correo electrónico karina.luzbelle@gmail.com hasta el 31 de enero de 2012.
-Los resultados de la Convocatoria saldrán publicados el 03 de febrero de 2012 en el blog de Diablos Azules: http://azulesdiablos.blogspot.com
-Las poetas seleccionadas serán las invitadas de honor del 2do. Festival Internacional de Poesía Grito de Mujer 2012 sede Trujillo, Perú con todos los gastos pagados.
-Se editará una antología que incluirá los poemas de las poetas seleccionadas. Cada participante se hará acreedora a un ejemplar.
-El festival se llevará a cabo el 09 y 10 de marzo de 2012.
-La selección de los trabajos poéticos estará cargo de Karina Bocanegra Salcedo, poeta, narradora, ensayista, docente, fotógrafa y gestora cultural, coordinadora general del evento.
-Las participantes deberán cumplir con todo lo establecido en estas bases.

+ info http://mujerespoetasinternacional.blogspot.com/

SP inscreve para FILE 2012 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Até 29/02

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FILE 2012 , inscrições abertas

Fechas
Viernes 6 de enero - 0:00 hs.
São Paulo, Brasil. De 06 de janeiro a 29 de fevereiro de 2012.
FILE 2012 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.
http://ism.org.br/

http://filefestival.org
Clique aqui para conhecer o regulamento de inscrição do FILE 2012

Estarão abertas, de 06 de janeiro a 29 de fevereiro de 2012, as inscrições de interessados em exibir trabalhos na exposição do FILE 2012 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. A décima terceira edição do FILE São Paulo acontece na Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, entre os meses de julho e agosto de 2012.
Juntamente com as inscrições para a exposição em São Paulo, o FILE receberá de 06 de janeiro a 29 de fevereiro de 2012 propostas para a participação no ciclo de palestras do FILE Symposium 2012 e para realizações de Workshops. Ambos eventos acontecerão na mesma época da exposição do FILE 2012, em São Paulo.
DAS CATEGORIAS
2.1 O FILE conta com as seguintes categorias específicas:
a. Sonoridade Eletrônica: Por sonoridade eletrônica entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito dos sons, tendo portanto uma abrangência maior que o âmbito da música e abertas às possíveis transversalidades com outras disciplinas, sendo: Performance Sonora, Instalações Sonoras, Arte Sonora, Música Genética, Música Biológica, Música Eletrônica Erudita, Música Pop-Eletrônica, Dramaturgia Radiofônica, Rádio Arte, Paisagem Sonora, Robótica Sonora, Vídeo Música, Poesia Sonora, entre outros.
b. Arte Interativa: Por artes interativas entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito da arte que utilizam mídias interativas e que levam em consideração a intersecção entre arte, ciência e tecnologia, bem como as possíveis transversalidades com outras disciplinas, sendo: instalações, performances, projetos de internet, realidade virtual, realidade aumentada, mesas multitoques, objetos digitais, projeções outdoors, projetos para celulares, grafites eletrônicos, vrml, entre outros.
c. Linguagem Digital: Por linguagem digital entendem-se todas as pesquisas e experiências no amplo âmbito da multiplicidade das disciplinas que utilizam mídias digitais, bem como as possíveis transversalidades entre elas, sendo: Jogos Digitais (em todas as suas modalidades), Animações (em todas as suas modalidades), Cinema Digital, Maquinemas, Vídeo Digital, Arquitetura Digital, Moda Digital, Design Digital, Robótica, Vida Artificial, Arte Biológica, Arte Transgênica, Arte Software, Novas Interfaces, Second Life Performances, Animes, Hipertextos, Roteiros Não Lineares, Inteligência Artificial, Fotografias-Panoramas Digitais, Linguagem de Programação, Poesia Digital, Dança Digital, entre outros.

+ info http://filefestival.org

sábado, 28 de janeiro de 2012

INTERCÂMBIO CULTURAL BRASIL- GUIANA FRANCESA - 3 vagas!!!

AOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, 03 ( VAGAS ) PARA INTERCAMBIO CULTURAL BRASIL - GUIANA FRANCESA.

PERÍODO DO INTERCÂMBIO 04 A 15 DE FEVEREIRO DE 2012.

OBJETIVO: ESTUDAR FRANCÊS E CONHECER A CULTURA FRANCESA.
REQUISITOS PARA O INTERCAMBIO:

I)  JÁ POSSUIR PASSAPORTE;

II) € 120,00 - APROXIMADAMENTE R$ 260,00 ( DUZENTOS E SESSENTA REAIS );

Mais informações:

Professor Gutemberg Vilhena
bgeografo@yahoo.com.br
(96) 81397960 / 91460554

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Social Media Week, o maior evento de mídias sociais do mundo no MIS

Evento mostra como as mídias sociais podem mudar o mundo, o país e as pessoas
Reprodução – Oi Acontece
Tuiteiros, blogueiros, jornalistas e publicitários discutem juntos.

As mídias sociais estão mudando governos, corporações e a sociedade. Hoje elas influenciam em nosso modo de expressar ou comportar e até mesmo na economia.

Com a direção criativa de Bia Granja, curadora do youPIX (maior festival de cultura de internet do Brasil) e co-curadora da área de Social Media da Campus Party Brasil, o Social Media Week São Paulo está marcado para acontecer entre os dias 13 e 17 de fevereiro no Museu da Imagem e do Som.
O maior encontro sobre o assunto do mundo acontece em 12 cidades simultaneamente e foca na discussão do impacto das mídias sociais no comportamento e as mudanças que elas causam nas empresas, no marketing e até mesmo na publicidade.

As atividades serão divididas em 4 espaços dentro do MIS: Think Tank Stage, Learning Stage, Practice Room e Brainstorm Room. E no último dia, o evento terá uma agenda especial, com discussões espalhadas por várias agências na capital paulista, onde cada empresa monta sua própria agenda com palestras, cafés da manhã, happy hours ou workshops, tornando assim o evento colaborativo e obtendo uma visão mais profunda e rica das mídias sociais no Brasil.

Veja a agenda completa e inscreva-se no site socialmediaweek.org/saopaulo.

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/01/social-media-week-o-maior-evento-de-midias-sociais-do-mundo-no-mis/

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SP tem inscrições abertas para curso elaboração de projetos para o VAI 2012

Norte
Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
Dias: 21 e 22.01
Horário: 11hs às 17hs
Leste
Casa de Cultura do Itaim Paulista
Rua Barão De Alagoas, 340 – Itaim Paulista
Dias: 21 e 22.01
Horário: 13hs às 18hs
CEU Aricanduva
Rua Olga Fadel Abarca, S/Nº – Vila Aricanduva – Cidade Líder
Dias: 14 e 21.01
Horário: 10hs às 16hs
Sul
Casa de Cultura do M´Boi Mirim
Rua Inácio Dias da Silva, S/N Piraporinha
Dias: 16, 17 e 18.01
Horário: 13hs às 17hs
Casa de Cultura Palhaço Carequinha (Grajaú)
Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 – Grajaú
Dias: 14 e 21.01
Horário: 10hs às 16hs
Oeste
Biblioteca Mario Schernerg
Rua Catão, 611 – Lapa
Dias: 18, 19 e 20.01
Horário: 10 às 14hs
CEU Butantã
Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700 – Butantã
Dias: 14, 21 e 28.01
Horário: 13hs às 17hs
Centro
Secretaria Municipal de Cultura
Av.São João, 473 – Galeria Olido
Dias: 14 e 21.01
Horário: 09 às 15h

Inscrições: cdhep@uol.com.br,
 http://mce_host/compose?to=cdhep@uol.com.br
ou 5511-9762

Encontro Internacional de jovens Indígenas de MS – Faça sua inscrição

De 27 a 29 de janeiro acontecerá o II Encontro Internacional de Jovens Indígenas de MS. A abertura ocorrerá na escola indígena Tengatui Marangatu na aldeia Jaguapiru em Dourados - MS. O evento contará com a presença de várias autoridades locais, nacionais e internacionais especialistas em questões que envolve o tema “juventude”.

Mais informações:
http://www.ajindo.blogspot.com/
http://www.jovensindigenas.org.br/
http://www.jovensindigenas.org.br/ii-encontro-de-jovens-indigenas

Fonte  http://www.famalia.com.br/?p=9772

MG abre inscrições para 1° Fórum Internacional de Capoeira/ Formação Profissional

Número de Vagas: 50 (cinquenta)
Data: 13/14/15 Julho 2012 Governador Valadares, MG/ BRASIL.
Objetivo: Formação Profissional Continuada de monitores, graduados, instrutores, professores,contramestres( mestrandos) e mestres de Capoeira, bem como interessados na arte Capoeira.

http://www.famalia.com.br/?p=9782

domingo, 15 de janeiro de 2012

Portugal inscreve para a 3ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - até 31 de de janeiro.

Inscrições quase a terminar
As inscrições para a 3ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa terminam já no dia 31 de de janeiro. Não perca a oportunidade de exibir seu filme no próximo festival, que decorrerá no Cinema São Jorge entre 9 e 20 de maio, e também nas suas mostras itinerantes.
Para inscrever seu filme basta preencher a Ficha de inscrição do FESTin2012 e seguir as indicações abaixo:
1- Envie a ficha de inscrição acompanhada de uma foto de divulgação (com resolução mínima de 300 dpi, com até 3 MB) para: festivalitinerante.festin@gmail.com
2- Envie 2 cópias do filme, em DVD, acompanhada dos seguintes dados no disco (não serão aceitas inscrições com mais de um filme por DVD):
-Título do filme
- Duração e metragem (curta, média ou longa)
- E-mail de contato.
3- Junto aos DVDs envie, também, uma cópia impressa ASSINADA de sua ficha de inscrição. Os filmes que chegarem sem a ficha de inscrição assinada, serão desconsiderados.
4- Os filmes devem ser enviados para:
Sala de Imprensa, Palácio Foz
Praça dos Restauradores. 1250-187 – Lisboa, Portugal.
A/C Léa Teixeira


Regulamento

sábado, 14 de janeiro de 2012

Piauí lança edital para publicação de artigos em 1ª Revista Jurídica = até 29/02

O primeiro número da Revista Jurídica do Ministério Público do Piauí deverá ser publicado ainda este ano e os interessados em participar da seleção já podem encaminhar os artigos. O Ministério Público do Estado do Piauí, publica nesta segunda-feira o Edital nº01/2011 para que membros, servidores e estagiários do MP-PI possam inscrever artigos na área jurídica para Publicação na Revista Jurídica deste Ministério.

O edital foi aprovado pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado no dia 12 de dezembro de 2011, considerando a importância que o Ministério Público do Piauí possua uma revista voltada para o conhecimento científico, visando tanto à propagação dos trabalhos realizados por membros, servidores e estagiários do Ministério Público Estadual, como ao incentivo à pesquisa científica.

As inscrições para publicação de artigos jurídicos na primeira edição se encontram abertas, de 9 de janeiro a 29 de fevereiro de 2012. Os interessados em participar deverão submeter seus artigos através do endereço eletrônico da Revista(comunicacao@mp.pi.gov.br ). Ao encaminhar o artigo, o autor deverá cumprir as várias regras existentes no Edital nº01/2011.


A seleção dos trabalhos para a publicação na Revista Jurídica do Ministério Público do Piauí é responsabilidade do Conselho Editorial,composto por três membros do Ministério Público que foram designados pela Procuradora Geral de Justiça.
 
 
 
 
 

MS abre inscrições para Festival América do Sul/2012 -

    
 
FCMS lança edital do “América do Sul”
 
Fonte: Da Redação
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) publicou o “Edital de seleção pública de espetáculos de dança, teatro e circo para a participação nos espaços “Arte nas ruas” do Festival América do Sul/2012. Podem se inscrever grupos/artistas de teatro, de circo e de dança, para apresentações no “Arte nas Ruas” do Festival América do Sul a ser realizado de 27 de abril a 1º de maio de 2012 na cidade de Corumbá. Este edital de concurso estará disponível no endereçowww.fundacaodecultura.ms.gov.br. Mais informações complementares sobre este edital poderão ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9171 e 3316-9169.

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=53665&edicao=1569

Pará inscreve para Edital de literatura

A Fundação Cultural de Castanhal, Funcast, prorrogou até o dia 10 de fevereiro as inscrições para o I Edital Literário Joaquim Amóras Castro. A premiação no valor de R$ 30 mil reais destinará recursos para os ganhadores do edital que se inscreverem nos gêneros Romance, Conto, Poesia, Literatura Infanto-Juvenil ou Ensaio. Ao todo, seis trabalhos serão premiados com R$ 5 mil, para edição e lançamento da obra. As inscrições são gratuitas. O edital homenageia o jornalista, poeta, romancista e ensaísta Joaquim Amóras Castro. Autor dos livros “Canto–Chão” (Poesias), em parceria com Aldenor Villar - 1977; “Muirapinima – A Ilha do Vento”; “Caminhos de Iraquara” e “Casarão de Santa Fé”, Amóras já recebeu prêmios e menções honrosas da Academia Paraense de Letras e outras instituições. “A escolha do nome do saudoso escritor Joaquim Amóras Castro, se deve à sua dedicação à produção literária no município. Tendo nascido em Marapanim, tornou-se castanhalense por adoção.

O edital, desenvolvido pelo Governo Municipal, atende aos pedidos dos escritores locais para incentivar a produção literária do município. Dos 500 exemplares que serão publicados, caberá ao autor a cota de 60% da tiragem. A Funcast ficará com 40% do material, para divulgação, intercâmbio cultural e doação às bibliotecas públicas. Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e entregar uma cópia original, sem identificação, apenas como o título e gênero da obra, além de um CD, no qual devem constar a identificação e pseudônimo do autor. A obra tem que ser inédita, ou seja, nunca ter sido editada ou publicada, parcialmente ou em sua totalidade, em antologias, suplementos literários, jornais, revistas, internet ou qualquer outro meio de comunicação. O candidato deverá apresentar, também, cópias do CPF, RG, comprovante de residência no estado do Pará e orçamento discriminando, detalhadamente, todos os itens de despesas necessárias à realização do projeto.

A comissão avaliadora dos trabalhos será composta por cinco membros, sendo quatro indicados pela Funcast e um da Academia Castanhalense de Letras – ACL. Serão observados os seguintes critérios nos trabalhos: obras adequadas à linha editorial e o presente edital, contrapartida social e adequação orçamentária. Cada participante só poderá inscrever um único trabalho inédito por gênero literário.

Os selecionados pelo edital deverão apresentar à Funcast, no prazo de 20 dias a constar da data de liberação do prêmio, a prestação de contas com os respectivos recibos e notas. Segundo o edital, o não cumprimento do projeto, tornará inadimplente o candidato, que será obrigado a devolver o total da importância recebida, acrescida da respectiva atualização monetária. (Diário do Pará)

Tocantins abre inscrições para Curso de Gestão Cultural - até 20/01

Foto:
Secretaria da Cultura promove curso de formação de gestores e produtores culturais
A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) inicia o ano oferecendo o Curso de Gestão Cultural visando a capacitação de produtores, artistas e gestores culturais do Estado na elaboração de projetos, estudo de programas culturais e a captação de recursos por meio de editais e fundos de órgãos governamentais e instituições do setor privado das esferas: municipal, estadual, federal e internacional. Serão ofertadas 100 vagas por meio de três turmas, duas de ‘Formação de Gestores Culturais’ direcionadas para os gestores culturais dos municípios do Tocantins – especialmente, para os municípios que já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura - além de gestores de órgãos estaduais e instituições de finalidade cultural, e a terceira ‘Formação de Produtores Culturais’ ofertada para produtores e artistas culturais. Todos os cursos serão realizados em Palmas, em duas etapas, no período de janeiro a fevereiro de 2012, a primeira turma “Formação de Produtores Culturais” acontece dias 30 e 31 de janeiro e 07 e 08 de fevereiro, com local a ser definido.
A iniciativa também marca a abertura do Programa Estadual de Formação Artística (Profoarte), enquanto meta vinculada ao Sistema Nacional de Cultura, ao qual a Secult aderiu em 2011. O Programa será lançado no dia 30 de janeiro, com o início das oficinas. A ação também é reflexo dos Fóruns Estaduais de Cultura realizados em 2011 e da necessidade apresentada pela classe artística quanto à capacitação na elaboração de projetos, especialmente os destinados aos Editais do Fundo Estadual da Cultura, conforme a Secretária Kátia Rocha ressalta:
“Queremos ampliar o acesso dos nossos produtores, agentes e dirigentes culturais aos mecanismos de fomento e instrumentos legais oferecidos tanto a nível Estadual, como o Edital de 2011, quanto Editais, Prêmios e Concursos públicos de incentivo à cultura a nível nacional e internacional”.
Inscrições
Os interessados deverão preencher o formulário disponível no site e para o e-mail: diretoria.artecultura@cultura.to.gov.br. Os inscritos serão selecionados mediante apresentação de currículo e carta de intenções, a serem avaliados pelos técnicos da Diretoria de Arte e Cultura. A data limite para a inscrição é 20 de janeiro.
Palestrante
O curso será ministrado por Paulo Azevedo, que é consultor, produtor e manager cultural. Formado em gestão cultural pela Universitá di Firenze e artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Dentre os projetos dos quais participou, destacam-se: ProArt – Coordenador de Programação (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2006/2008); Fábricas de Cultura - Consultor Interdisciplinar (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2007/2008). Atualmente é assessor e consultor pela América Latina do Progetto Quadro e Leonardo (Fundo Social Europeu).
Serviço:
Turma 1: Formação de Produtores Culturais
Dias: 30 e 31 de janeiro e 07 e 08 de fevereiro de 2012
Horário: 14 a 17:30 h e 19:00 a 22:30 h
Número de vagas: 40 (quarenta)
Como se inscrever? Enviando ficha de inscrição preenchida e assinada para o email diretoria.artecultura@cultura.to.gov.br ou entregar pessoalmente na Secult.
Telefone para esclarecer dúvidas: (63) 32183302 – Juliane ou Thage
Turma 2: Formação de Gestores Culturais
Dias: 01, 02 e 03; 09 e 10 de fevereiro de 2012
Horário: 14 a 17:30 h e 19:00 a 22:30 h
Número de vagas: 30 (trinta)
Carga Horária: 35 horas
Como se inscrever? Enviando ficha de inscrição preenchida e assinada para o email diretoria.artecultura@cultura.to.gov.br ou entregar pessoalmente na Secult.
Telefone para esclarecer dúvidas: (63) 32183302 – Juliane ou Thage
Turma 3: Formação de Gestores Culturais
Dias: 04, 05 e 06; 11 e 12 de fevereiro de 2012
Horário: 14 a 17:30 h e 19:00 a 22:30 h
Número de vagas: 30 (trinta)
Carga Horária: 35 horas
Como se inscrever? Enviando ficha de inscrição preenchida e assinada para o email diretoria.artecultura@cultura.to.gov.br ou entregar pessoalmente na Secult. Telefone para esclarecer dúvidas: (63) 32183302 – Juliane
http://cultura.to.gov.br/conteudo.php?id=217

Piauí inscreve para Rei e Rainha do Carnaval

O prazo para participar da disputa do trono da realeza do carnaval de Teresina e comandar o reino de folia e festa na cidade foi prorrogado. As inscrições para Rei e Rainha do Carnaval 2012 agora podem ser feitas até o dia 18, próxima quarta-feira. Vários candidatos já confirmaram presença e prometem muita simpatia, criatividade e samba no pé.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, na Rua Félix Pacheco, N° 1430, Centro, de 8h às 13h. No ato, o candidato deverá preencher uma ficha específica, além de apresentar cópias do comprovante de endereço e da cédula de identidade, comprovando sua idade.

Os mais velhos e ainda jovens de espírito também podem integrar essa realeza. Serão escolhidos o Rei e a Rainha da Terceira Idade, juntamente com os tradicionais Rei Momo e Rainha. O evento é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

As premiações para os vencedores são de R$ 3 mil para o escolhido como Rei Momo e a mesma quantia será destinada à escolhida como a Rainha do Carnaval 2012. Em ambas as categorias, os candidatos não poderão se inscrever tendo idade inferior a 18 anos. O regulamento completo pode ser encontrado no site da FMC, no endereço www.fcmc.pi.gov.br/regulamentos.

O prêmio para o escolhido como Rei do Carnaval da Terceira Idade deste ano é de R$ 1.500, bem como para a escolhida como a Rainha do Carnaval da Terceira Idade 2012. Neste caso, os candidatos não poderão ter idade inferior a 60 anos. Também, em todas as categorias, não será permitida a participação dos vencedores do concurso do ano anterior.

Se houver mais de 15 inscrições, será realizada uma pré-seleção para a escolha de dez candidatos. A pré-seleção ocorrerá dia 20 de janeiro, às 18h, no Teatro de Arena - situado na Praça da Bandeira, centro de Teresina. A escolha das majestades da folia acontecerá no dia 28 de janeiro, no Jockey Club do Piauí - situado na Av. Nossa Senhora de Fátima, zona leste de Teresina. O sistema de votação para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval será em aberto. A comissão julgadora será composta por profissionais das mais diversas áreas, escolhidos pela Comissão do Carnaval 2012.
 

TOCANTINS lança edital de apoio à eventos científicos

Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) lança Edital, edição 2012 para apresentação de propostas que pretendam obtenção de apoio à realização de eventos científicos, tecnológico e/ou de inovação, a serem realizados no Estado do Tocantins entre os dias 23 de Janeiro a 31 de dezembro de 2012.

Podem concorrer ao apoio entidades que mantenham relação de parceria com a FAPTO mediante desenvolvimento de ações e projetos, alunos ou servidores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e também membros da comunidade científica que possuam relacionamento Institucional e Projetos junto à FAPTO.

Os pedidos terão fluxo contínuo e deverão ser encaminhados à FAPTO, sito Orla 14 – Praia da Graciosa, Av. Parque, QI-04, LT-06, CEP: 77.026-035 – Palmas –TO, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. As solicitações serão apreciadas pelo Conselho Superior em reuniões a serem realizadas em dias e horários conforme previsto no calendário.

Os recursos destinados a este Edital são provenientes de recursos próprios no valor total de R$ 24.000,00 sendo concedidos patrocínios mensais. Cada evento poderá ser contemplando com o valor máximo de até R$ 2.000,00 e havendo mais de um evento/patrocínio aprovado, este valor poderá ser rateado entre os contemplados, ficando o valor de cada patrocínio a critério do Conselho Superior.
 
 

Saúde e Cultura promovem prêmio para jovens

Em parceria com outros dois ministérios, o Prêmio Agente Jovem de Cultura prevê premiação de R$ 9 mil para os projetos que integram ações de saúde

O Ministério da Saúde é um dos parceiros do Ministério da Cultura na realização do Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais que vai premiar 500 iniciativas de jovens entre 15 e 29 anos. A promoção é uma parceria entre o Ministério da Cultura – que investirá R$ 2,9 milhões – e os ministérios da Saúde (R$ 1 milhão) e do Desenvolvimento Agrário (R$ 600 mil), além da Secretaria Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude (R$ 500 mil).
As inscrições para concorrer ao prêmio estão abertas até 31 de janeiro de 2012 e poderão ser feitas pela internet, através do site do Ministério da Cultura ou pelos Correios. Os interessados poderão se inscrever de acordo com a faixa etária: serão 200 bolsas para jovens entre 25 e 29 anos, número igual para aqueles que têm entre 18 e 24 anos e outras 100 para os jovens de 15 a 17 anos.
Podem concorrer ao prêmio iniciativas existentes e já concluídas nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio, promoção à saúde e sustentabilidade. Cada selecionado irá receber premiação no valor de R$ 9 mil. A Coordenadora da Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, explica porque a cultura é um veículo importante na promoção à saúde. “Um jovem que participa de projetos culturais tem o poder de modificar a sua própria realidade e da comunidade em que vive. Aliadas à cultura, ações que visam à promoção de saúde podem ser potencializadas, colaborando para diminuir vulnerabilidades pessoais e socias”, enfatiza a coordenadora.

Por Paula Rosa, da Agência Saúde
(61) 3315-6260

Amazonas elabora edital para uso turístico de quatro unidades de conservação do Amazonas

Atividades como trilhas e escalada em árvores poderão ser realizadas a partir deste ano em unidades como a RDS Rio Negro e na APA Caverna do Maroaga
  • Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, onde estão localizadas mais de 20 comunidades
    FOTO: Divulgação/SDS
  • APA Caverna do Maroaga, em Presidente Figueiredo
    FOTO: Divulgação/SDS
  • RDS Uatumã, em São Sebastião do Uatumã
    FOTO: Divulgação/Uatumã
  • RDS Rio Negro, entre Iranduba e Novo Airão
    FOTO: Divulgação/SDS
O programa de Uso Público de quatro unidades de conservação estadual do Amazonas entrou na fase de elaboração de edital. As licitações para a exploração de atividades turísticas serão realizadas por atividades e não por cada unidade, segundo explicou ao portal acrítica.com o coordenador do Centro Estadual de Unidade de Conservação (Ceuc), Sérgio Gonçalves, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).
Gonçalves disse que seis empresas locais e nacionais já sinalizaram com o interesse de participar da concorrência, que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre.
Conforme o coordenador do Ceuc, em torno de cinco a seis atividades turísticas como hospedagem comunitária, escalada em árvores e trilhas serão desenvolvidas nas quatro unidades de conservação estadual que fazem parte do Programa de Uso Público.
As quatro unidades estão localizadas na região metropolitana de Manaus e no baixo rio Amazonas.
São elas: Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, localizada no município de Presidente Figuereido, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, RDS Rio Negro, em Iranduba, e Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, na região do rio Cuieiras, afluente do rio Negro.
“A minuta do edital já está pronta. Contratamos um consultor que está avaliando para que a gente defina as atividades que serão realizadas nas unidades. Vamos lançar por atividade para atrair concorrentes e para que o controle delas seja mais fácil. Mas precisamos fazer um estudo econômico para cada uma dessas atividades e identificar a taxa de retorno que as empresas poderão ter. Essas receitas precisam ser superiores ao custo da implantação da atividade”, disse Gonçalves.
Em uma das atividades – o Parque Estadual Rio Negro Setor Norte – deverá ser recategorizado e transformado em RSD para que as atividades sejam viabilizadas. “Existe uma demanda das comunidades que pediram essa mudança. Muitas atividades não poderão ser realizadas caso ele continue como parque. O processo formal já passou por consulta pública”, explicou.
Saiba mais sobre cada uma das Unidades onde serão realizadas atividades turísticas
APA Caverna do Maroaga – localizada no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), com transporte via terrestre. Criada em 1990, detém uma área de 374.700,00 hectares. É formada por floresta de terra firme, cavernas, grutas, cachoeiras e corredeiras, além disso, abriga o Galo da Serra, espécie ameaçada de extinção.
RDS Uatumã - localizada no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), com transporte via fluvial. Criada em 2004, detém uma área de 424.430 hectares, entre as margens dos rios Uatumã, Jatapu e Caribi. Formada por áreas de floresta densa em terra-firme e áreas inundáveis, campinas e campinaranas. É reconhecida nacionalmente pela imensa beleza cênica, paisagens singulares, como as serras que beiram as margens do Rio Uatumã e baixa incidência de mosquitos e insetos devido à acidez da água preta, o que a torna um dos principais pontos para a prática do turismo e a pesca esportiva.
RDS Rio Negro, localizada entre os municípios de Iranduba e Novo Airão (a 200 quilômetros de Manaus), com via de transporte fluvial. Criada em 2008, detém uma área de 102.978,83 hectares, tem como principais atividades a agricultura, manejo florestal madeireiro e a pesca. Com grande potencial para o turismo, a área é formada lagos, praias, igarapés, igapós, fauna endêmica interflúvio Negro/Solimões. Destaque ainda para as comunidades tradicionais, trilhas de caminhada, sítios arqueológicos, artesanato, pousadas rústicas e hotel de selva em Acajatuba.
Parque Estadual do Rio Negro Setor Norte - localizado no município de Novo Airão (a 200 km da capital), com transporte via fluvial. Criado em 1995, detém uma área de 146.028,00 hectares, com potencial para o turismo. A área é composta de Floresta de terra firme e de igapó, campinas e cachoeiras. Têm como atrações as ruínas de Airão Velho e sítios arqueológicos. Abrigam o Sauim-de-Coleira e o Sauim-de-mão-dourada, espécies ameaçadas de extinção.


Paraná cadastra agentes culturais

A Secretaria da Cultura iniciou um cadastro de agentes que realizam e promovem atividades culturais no Paraná. O objetivo é obter informações sobre os profissionais e entidades da sociedade civil que atuam no setor. O cadastro é feito gratuitamente no site www.cultura.pr.gov.br.

Com esta ação, será possível reunir informações sobre artistas, grupos, produtores e pessoas físicas ou jurídicas com atuação no meio cultural. Esse conteúdo será transformado em um banco de dados que vai nortear a secretaria na formulação de projetos. O cadastro é permanente e faz parte de um conjunto de medidas para promover, fomentar e difundir a cultura no Estado.

No cadastro, os agentes culturais estão enquadrados em três categorias: individual (artista ou produtor que atua como pessoa física), produtora (organização de caráter privado que trabalha na área de produção cultural) e entidade de representação (que representa categorias ou setores de atuação artística cultural).

Para realizar o cadastro, os agentes culturais devem atuar no Paraná. A identificação proporcionará o mapeamento dos agentes e suas atividades nas diferentes regiões do Estado. Apenas as pessoas e entidades constantes no cadastro poderão participar dos editais do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), que começa a vigorar em 2012.
Áudio:

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=67311&tit=Parana-cadastra-agentes-culturais

Fortaleza lança edital para gravação de disco carnavalesco - até 23/01

Secultfor lança edital para gravação de disco carnavalesco


A sonoridade contagiante do carnaval de Fortaleza terá seu primeiro registro fonográfico realizado no âmbito do poder público. A proteção e difusão dessa memória musical serão garantidas através de edital lançado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).


No total, o investimento é de R$ 360 mil para a gravação de um disco duplo com 12 faixas reservadas aos blocos carnavalescos e 12 para as agremiações carnavalescas. Submetido a concurso público, qualquer autor cearense poderá inscrever sua composição carnavalesca, que será avaliada por uma comissão idônea e de notório reconhecimento.

As inscrições ocorrem até o dia 23 de janeiro de 2012 e o edital já está disponível no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura). Ao longo desse período, os candidatos devem entregar um CD ou demo na sede da instituição, conforme orientação prevista em edital. O resultado será divulgado no dia 06 de fevereiro e a gravação das músicas compostas pelos 24 selecionados está marcada para os dias 25 e 26 de fevereiro e 03 de 04 de março de 2012, em shows ao vivo e abertos ao público no Parque Adahil Barreto.

A iniciativa visa ao incremento, à valorização e à qualificação da festa mais popular e democrática da cidade, que tem início ainda em janeiro com o pré-carnaval e seus mais de 100 blocos carnavalescos espalhados pelos mais diversos bairros, seguindo até os quatro dias mominos propriamente ditos, quando a animação fica por conta de shows diários de artistas locais e convidados na Praia de Iracema, além do tradicional desfile das agremiações carnavalescas na avenida Domingos Olímpio, os dois principais – mas não únicos – polos da folia local.

Para a secretária de cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, o investimento no registro fonográfico se justifica na medida em que a cidade respondeu positivamente aos editais específicos criados pelo poder público municipal para incentivar os blocos de pré-carnaval e as agremiações carnavalescas. Desde 2007, recursos públicos são repassados diretamente para os brincantes, sendo a Prefeitura também responsável pela logística da festa. “Com a criação do edital de pré-carnaval os brincantes que teimavam em fazer o carnaval na cidade, ao invés de viajar para outros estados, se viram ainda mais estimulados a permanecer. E a adesão foi crescendo ao longo dos anos. Hoje, Fortaleza já conta com mais de 100 blocos carnavalescos, sendo 60 deles apoiados através do edital. Ou seja, a Prefeitura potencializou uma vocação já existente e vem investindo cada vez mais nesse traço cultural que também é gerador de emprego e renda”, defende.

Este ano, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura (Secultfor), apoia diretamente, através do V Edital de Fomento aos Blocos de Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2012, 60 blocos carnavalescos, perfazendo um total de incentivo no valor de R$ 360 mil. Por meio do V Edital de Concurso Público Prêmio Carnaval de Rua de Fortaleza 2012 – Edição José Maria da Silva, a Secultfor também premia, em 2012, 18 grupos de maracatus e escolas de samba, além de 14 blocos, cordões e afoxés, perfazendo um total de R$ 462 mil de investimento e beneficiando 32 agremiações.

“Para além do valor investido em editais específicos, a Prefeitura investe cada vez mais em toda a infra-estrutura do pré-carnaval e carnaval, qualificando os espaços públicos e descentralizando a programação. Ao mesmo tempo, promovemos educação para a cidadania, já que aprendemos muito em termos de civilidade, convivência coletiva, cuidado e proteção com a cidade. Assim, todos saem ganhando: poder público, investidores, moradores e visitantes”, enfatiza a secretária de cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita.

Serviço

Inscrições para o edital de gravação de disco carnavalesco até o dia 23 de janeiro.
Edital no site da Secultfor: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza


http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=172906&id_secao=61

Sergipe lança edital para jornalistas e estudantes - até 15/02

O programa é uma ação da Fapitec vinculada a Sedetec
Programa visa estimular difusão científica
Estimular a aproximação de profissionais e estudantes para a difusão científica é o principal objetivo do edital do Programa de Comunicação e Difusão Científica voltado para as pesquisas apoiadas pelo Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). O Programa é uma ação da Fundação de apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica
(FAPITEC/SE), vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

O edital de Comunicação e Difusão Científica visa à produção de conteúdos de divulgação científica ou tecnológica com enfoque na área da saúde através dos editais voltados ao PPSUS. Desde a sua implantação, em 2004, o PPSUS vem realizando pesquisas na área da saúde. Atualmente são 36 projetos de pesquisa em diferentes linhas de interesse do Estado com recursos oriundos do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, CNPq e da FAPITEC/SE.

Tornar acessível às pesquisas desenvolvidas através do PPSUS é a principal meta do edital de Difusão Científica. A partir dos dados obtidos pretende-se difundir os projetos desenvolvidos e elaborar um produto informativo para que a população possa conhecer os projetos e usufruir dos seus resultados.

O Programa oferece uma bolsa profissional para jornalista no valor de R$ 2.200,00 e uma bolsa para estudante de jornalismo de R$ 400. As inscrições serão realizadas em duas etapas: por meio eletrônico onde o candidato deverá preencher o formulário eletrônico até o dia 15 de fevereiro e por meio impresso até o dia 17 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 29 de fevereiro. Mais informações confira o edital no site da Fundação: www.fapitec.se.gov.br.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Edital de Artes Visuais no SESC Londrina - até 19/02/2012

O SESC Londrina inscreve para ocupação da sua galeria de arte. Até dia 19/02/2012. Veja o edital completo em:

http://www.sescpr.com.br/esquina/editais/edital_ficha_londrina.pdf

Inscrições para FEMUCIC- Mostra de Música Cidade Canção 2012 (Maringá\PR) - até 11\03\12


Selecionar o mínimo de 52 (cinqüenta e duas) músicas que serão apresentadas nos palcos do FEMUCIC nos dias 23 a 26 de maio de 2012, na cidade de Maringá – Paraná.
 
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada no período entre 09h do dia 27 de dezembro de 2011 às 23h59 do dia 11 de março de 2012, exclusivamente pelo site http://www.sescpr.com.br/.
Poderão ser inscritas composições instrumentais, de caráter popular ou erudito, ou canções de diversos gêneros em língua portuguesa ou idioma indígena, desde que sejam originais brasileiras e não tenham sido apresentadas no FEMUCIC – Mostra de Música Cidade Canção.
 
EDITAIS DE CULTURA SESC DA ESQUINA (CURITIBA/PR)


Inscrições: 02.01 à 03.02


Teatro, Dança, Teatro Infantil, Artes Visuais e Música.

Com o objetivo de incentivar e divulgar a produção artística, teatral e musical de grupos e artistas de Curitiba, o Sesc da Esquina abre 4 Editais para ocupação de seus espaços.
Inscrições: 02 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012.
O resultado será divulgado a partir do dia 24 de fevereiro.

Edital de Artes Visuais
Selecionará 10 projetos em artes visuais para ocupação de espaços no Sesc da Esquina

Edital Som da Cidade
Selecionará 5 projetos na área de Música para apresentações no teatro do Sesc da Esquina

Edital Sesc EmCena
Selecionará 5 projetos na área de Dança e/ou Teatro para apresentações no teatro do Sesc da Esquina

Edital Teatro Infantil
Selecionará 5 projetos de Teatro Infantil para apresentações no teatro do Sesc da Esquina

Informações: 41 3304-2222 ou  acesse: http://www.sescpr.com.br/

sábado, 7 de janeiro de 2012

edital aberto para escolha de 12 projetos na área de turismo, para receberem até10 mil dólares


A instituição norte-americana TourismCares está com edital aberto para escolha de 12 projetos na área de turismo, para receberem até dez mil dólares cada. Os projetos devem ter como objetivo conservar, preservar ou restaurar localidades culturais, históricas ou turísticas.

A candidatura para o processo de escolha deve ser feita online pelo site http://tourismcares.org/grants/grant-application-process , onde é possível também saber mais informações sobre essa oportunidade. O prazo é dia 1 de março de 2012 e os projetos precisam ser enviados em inglês.

Fundação americana apóia projetos de fortalecimento da democracia - até 20/01


A fundação de origem norte-americana National Endowment for Democracy (NED) está recebendo até o próximo dia 20 de janeiro propostas de organizações de todo o mundo que visem fortalecer os valores democráticos.
Apesar da Fundação não apoiar nenhum projeto no Brasil no momento, o site não indica a inexigibilidade das organizações brasileiras, e o material de candidatura está em português, indicando a abertura para o país. Mais informações podem ser encontradas nesse site

http://www.ned.org/grantseekers/application-proc

Inscrições para projetos de incentivo à leitura


A Agência Norte-Americana de Desenvolvimento (USAID), a Agência Australiana de Desenvolvimento (AusAid) e a organização sem fins lucrativos Visão Mundial lançaram uma iniciativa conjunta que busca apoiar financeiramente os projetos mais inovadores com o potencial de melhorar as habilidades de leitura e a alfabetização de crianças.

O financiamento é de até 300 mil dólares para projetos de dois anos de duração, e foram disponibilizados um total de sete milhões e meio de dólares para essa ação.

Mais informações e o edital completo no site http://www.grants.gov/search/announce.do;jsessionid=FMD5TW0QZn89zyBByh2511tsDKH12y91R8k4pL8gRTJN4M1CTZWv!1154909517.

CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol já recebe inscrições para edição 2012 - até 1/03

O CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol já recebe inscrições para sua terceira edição. São aceitos filmes de curta e longa metragens, que tenham como abordagem principal o tema “Futebol”.
O festival será realizado de 24 a 29 de maio, no Rio de Janeiro, e de 31 de maio a 03 de junho, em São Paulo. O prazo para inscrições segue até 1º de março de 2012.


Baixe aqui o regulamento e a ficha de inscrição

http://www.cinefoot.org/?p=736

MinC receberá para os dois primeiros editais do Prêmio Brasil Criativo

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa publicou dois editais do Prêmio Brasil Criativo. As inscrições para os dois editais, que distribuirão R$ 4,1 milhões em prêmios, poderão ser feitas de 13 de fevereiro a 30 de março.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/02/economia-criativa-13/

Praça dos Esportes e da Cultura: prazo para resolução de pendências junto à CAIXA vai até 31/01/ 2012

Praças dos Esportes e da Cultura

O Ministério da Cultura e a Caixa Econômica Federal (CEF) estenderam até 31 de janeiro de 2012 o prazo para a entrega de documento e resolução de pendências para os municípios que cumpriram os primeiros prazos do processo seleção para o Programa Praças dos Esportes e da Cultura (PECs). Em todo o país, 389 prefeituras apresentaram seus projetos de referência adaptados e proposta arquitetônica. Os demais municípios que não cumpriram os prazos anteriores tiveram suas seleções canceladas.
Com o novo prazo, as contratações das operações pela Caixa serão realizadas até 28 de fevereiro de 2012. Os municípios que cumpriram o prazo original estão tendo seus projetos e documentação analisados pela CEF. Em 5 de dezembro foi assinado o primeiro Termo de Compromisso com a Prefeitura de Toledo (PR).
O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
Leia mais


http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/02/programa-usinas-culturais-2/

Ibram/MinC recebe inscrições de instituições museológicas do país até 31 de janeiro

O Instituto Brasileiro de Museus está recebendo, até o dia 31 de janeiro, as inscrições para a 10ª Semana Nacional de Museus. O evento, que neste ano ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).  A 10ª edição da iniciativa terá como tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações, e a programação contará com a participação de instituições museológicas de todo o país.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/04/10%c2%aa-semana-nacional-de-museus/

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

RJ : Mostra de Curtas do IFF - inscrições até 1/03/12

Mostra de Curtas do IFF de 14 a 16 de março de 2012 no Campus Campos Centro, onde além de proporcionarmos visibilidade para um grande público para a sua produção, de acordo com a qualidade que ela atingir você poderá ser premiado no 1º Festival Nacional de Cinema do IFF, que acontecerá no período de 16 a 20 de abril de 2012.


Se o seu vídeo foi produzido entre os anos de 2010  a fevereiro de 2012, você poderá inscrevê-lo, enviando-o em arquivo AVI, MPEG ou DVD para Oficina Cine Vídeo do IFF – Rua Dr. Siqueira, 273 – Parque dom Bosco – Campos dos Goytacazes – RJ – cep. 28030-130 acompanhado da Ficha de Inscrição até o dia 1º de Março de 2012.


Se você é aluno do IFF ou morador de Campos dos Goytacazes, poderá fazer a inscrição diretamente na Oficina Cine Vídeo do IFF .
Lembramos ainda que a partir de abril de 2012 a Oficina Cine Vídeoestará aberta não só para estudantes do IFF, mas também para toda comunidade externa interessada em ingressar nos mistérios da produção áudio visual.


Maiores informações:
Artur Gomes
Professor da Oficina Cine Vídeo
portalfulinaima@gmail.com
            (22)9815-1266 begin_of_the_skype_highlighting            (22)9815-1266      end_of_the_skype_highlighting     



Ficha de Inscrição


Nome:­­­­­­­­­­­__________________________________________________


Título do Filme:____________________________________________
Categoria:  (   ) Câmera de Celular     (   ) Câmera Fotográfica Digital


Endereço:________________________________________________


Cidade: ___________________________Estado: ______________­­­__


Fone:______________________


e-mail______________________


Página na internet.:_________________________________________


Estudante:?_______(sim)             (não)

Se estudante -  Qual Instituição: ________________________________

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Casa de Cultura de Itaguaí tem 370 vagas em cursos gratuitos de artesanato

Jornal do Brasil
 
No próximo dia 9 de janeiro, a Casa de Cultura de Itaguaí abre inscrições para cursos gratuitos de artesanato. São 370 vagas divididas entre temas como: pintura em tecido (90); pintura em tela (90); biscuit (60); bijuteria (45); arte com fibra de bananeira (45); pintura em madeira (30); e desenho artístico (10). Os cursos têm duração de um a três anos, com turmas infantis, para adulto e uma especial para idosos. As aulas acontecem uma vez por semana nos turnos da manhã (das 9h às 12h) e da tarde (das 14h às 17h).

Com enfoque na qualificação profissional, o objetivo dos cursos é ajudar os moradores a ampliarem sua renda. Algumas turmas, como a de desenho artístico, são preparatórias para a prova específica do vestibular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). De acordo com a coordenadora das oficinas, Kátia Rosana Freitas, além de capacitar jovens e adultos, as aulas podem ser utilizadas como terapia ocupacional para idosos. “Depois que algumas senhoras trouxeram atestado médico indicando nossos cursos, surgiu uma demanda para a criação de uma turma especial para pessoas acima de 60 anos”, afirma a coordenadora.

Edital dá R$ 28,2 mi para Inovação - até 16/03

por Guilherme Neves

O Sebrae e a Anprotec lançaram um edital que vai beneficiar 160 projetos de incubadoras com um montante total de R$ 28,2 milhões.
Segundo o site Convergência Digital, serão destinados R$ 300 mil para 40 incubadoras de grande porte e R$ 120 mil para 120 de pequeno porte.

De acordo com o edital, incubadoras grandes também poderão apadrinhar as nascentes, ajudando-as em seu desenvolvimento. A novidade, destaca ele, “veio como alternativa para suprir a dificuldade de gestão das incubadoras”.

Os projetos devem ser enviados até 16 de março de 2012 para o e-mail edital.incubadora@sebrae.com.br.

O resultado com as incubadoras selecionadas será apresentado em 13 de abril.

TV Câmara lança edital para comprar direito de exibição de 42 documentários - até 15/02/12

A Tv Câmara lança hoje seu segundo edital para compra da licença para exibição de 42 documentários de média-metragem. A emissora vai pagar R$ 5.000,00 para ter o direito de exibir as obras audiovisuais em sua programação por 24 meses. Os documentários, que não precisam ser inéditos nem serem exclusivamente exibidos pela Tv Câmara, deverão ter uma duração mínima de 20 minutos e máxima de 59 minutos. As regras do concurso estão disponíveis no site www.tv.camara.gov.br.
Cada realizador, pessoa física ou jurídica, poderá inscrever até três obras audiovisuais das quais detenha os direitos autorais. Os documentários inscritos deverão abordar um ou mais de um dos seguintes temas: comunicação, cidadania, educação, economia, humanidades, política ou saúde. As inscrições no concurso são gratuitas, estarão abertas entre o dia 2 de janeiro e 15 de fevereiro de 2012 e deverão ser feitas por meio postal.
 
Este é o segundo concurso para compra do direito de exibição de documentários realizado pela emissora. No primeiro certame, em 2009, foram inscritas mais de 400 obras audiovisuais, que foram analisadas por uma comissão especialmente formada para este fim.
 

SP: Programa de Incentivo Cultural 2012 está com inscrições abertas em Ribeirão Preto - até 18/01

A Prefeitura de Ribeirão Preto abre inscrições, até o dia 18 de janeiro, para o Programa de Incentivo Cultural (PIC). Ele faz parte do Plano Municipal de Cultura que visa o aumento de plateia e incentivo a criação de projetos culturais no município. O programa é uma oportunidade dos produtores locais e agentes de cultura realizarem seus projetos em vários segmentos.
As inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Cultura de Ribeirão, localizada no Alto do Morro de São Bento. O regulamento está disponível pelo site da secretaria.

Para este ano, o PIC irá apresentar as seguintes áreas: hip hop, centros culturais, exposição fotográfica, espetáculo de dança, cultura afrobrasileira, documentário patrimônio cultural, espetáculo de teatro, gravação de disco inédito de música, além do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, que também
integra o PIC.

Fonte: Ribeirão Preto Online
http://www.ribeiraopretoonline.com.br/cultura-entretenimento/programa-de-incentivo-cultural-2012-esta-com-inscricoes-abertas-em-ribeirao-preto/46139