domingo, 18 de março de 2012
MG: Maior festival de cultura negra fora do continente africano, o FAN, com inscrições abertas até 20/03.
Entre as diversas possibilidades de manifestações artísticas, o edital admite projetos de dança, apresentações musicais (canto, instrumental, eletrônico e DJs), performances (cênicas e multimídia) e intervenções de artes visuais (pintura, desenho, vídeo, fotografia, esculturas, colagem e grafite).
Pessoas físicas ou jurídicas de caráter artístico-cultural poderão candidatar trabalhos relacionados à cultura de matrizes africanas, direcionados ao público adulto ou infantil. A inscrição é presencial ou por meio de procuração e consiste na entrega de dois envelopes: o primeiro deverá conter toda a documentação exigida no edital e o segundo, a proposta de apresentação, acompanhada dos anexos também exigidos no edital.
Para a realização desta edição, a curadoria do projeto e a sociedade civil debateram diretrizes para inovar o festival em Belo Horizonte. Os encontros, que começaram em janeiro, tiveram o objetivo de levantar ideias, propostas e reflexões expostas por mestres de capoeira, músicos, dançarinos, artistas plásticos e representantes das religiões de matriz africana.
Para Gil Amâncio, que integra a comissão organizadora ao lado de Celina Albano, Ricardo Aleixo, Ibrahima Gaye e Leda Martins, essa colaboração teve o objetivo de deixar o evento ainda mais completo. “Grande parte do que veremos no festival é fruto desses encontros. Tivemos ótimas sugestões e algumas parcerias interessantes foram estabelecidas. Foi um período de trabalho bastante enriquecedor”, lembra o músico.
Com o tema “Territórios Móveis” escolhido para conduzir essa edição, o festival ressalta o valor político e cultural de um percurso simbólico fundamental para o entendimento da experiência africana e afro-diaspórica: o que se inicia no corpo, ocupa o espaço amplo, expande-se para a casa, lugar das alianças afetivas, e transborda para a rua.
Seleção
A seleção se dará em duas etapas distintas. A primeira é a fase eliminatória, que consiste na abertura do envelope de documentação e conferência destes documentos. A segunda etapa é de classificação, quando as propostas são avaliadas e pontuadas pelos membros da Comissão de Seleção, a partir da análise dos documentos contidos no segundo envelope, o de proposta. Os critérios levam em conta a qualidade artística e a viabilidade técnica-financeira, a clareza e a adequação da proposta escrita, assim como a relevância do projeto.
A relação das propostas habilitadas e inabilitadas será publicada no site da Fundação Municipal de Cultura (www.pbh.gov.br/cultura) no dia 5 de abril. Caso a proposta tenha sido inabilitada, os responsáveis podem recorrer a decisão no prazo de três dias corridos, contados a partir da publicação do resultado da 1ª etapa de seleção. O recurso deverá ser dirigido à Comissão de Seleção, que analisará o pedido, decidindo em caráter definitivo.
História
A primeira edição do evento foi em 1995, no tricentenário de Zumbi dos Palmares, em Belo Horizonte, capital do segundo maior estado brasileiro em densidade populacional negra. Desde o início, o FAN foi produzido pela Fundação Municipal de Cultura e surgiu por iniciativa do músico Gil Amâncio.
O projeto não se restringe a shows e inclui dimensões literárias, sociais e políticas. No nível coletivo, as ações do FAN expressam a construção de um comportamento social e demonstram um processo de criação e recriação do exercício da cultura negra ao longo dos anos.
http://oreporter.com/detalhes.php?id=73839#ixzz1pTK2wwSg
quinta-feira, 15 de março de 2012
Museu Paranaense oferece curso de língua guarani
Em parceria com o Laboratório de Interculturalidade e Diversidade da Universidade Federal do Paraná do litoral e o Programa de Educação Tutorial – Conexão de Saberes, o Museu Paranaense oferece a partir do dia 20 de março o curso de Língua e Cultura Guarani. As matrículas já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mailmariafernanda@seec.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3304 3332.
O curso será ministrado por acadêmicos indígenas mbyá-guarani, estudantes da UFPR e bolsistas PET, tendo como público alvo professores, funcionários públicos, estudantes e demais interessados. O curso, recomendado para maiores de 16 anos, é gratuito e com 30 vagas em cada módulo. A intenção do curso é apresentar aspectos da cultura mbyá-guarani e a influência na formação da identidade do povo paranaense, divulgando a cultura e sensibilizando a sociedade sobre a presença indígena, a valorização das raízes culturais e da diversidade do povo brasileiro.
O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289 – São Francisco.
terça-feira, 13 de março de 2012
Fortaleza inscreve para V Mostra Petrúcio Maia de Música - até 16/03
Resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza (Secultfor) e a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), a Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia objetiva, sobretudo, dar visibilidade aos novos nomes da cena local independente.
Sendo assim, os organizadores do evento estão com inscrições abertas até a próxima sexta (16), no site da Prefeitura, para músicos, intérpretes e bandas nos seus diversos gêneros.
Para este ano, a Mostra irá abarcar quatro diferentes polos - Shopping Solidário Bom Mix (Bom Jardim), Cuca Che Guevara (Barra do Ceará), Passeio Público (Centro) e calçadão da Praia de Iracema - com shows gratuitos que vão de 4 a 26 de maio.
Serviço
Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia: inscrições
Sendo assim, os organizadores do evento estão com inscrições abertas até a próxima sexta (16), no site da Prefeitura, para músicos, intérpretes e bandas nos seus diversos gêneros.
Serviço
Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia: inscrições
Quando: até sexta (16).
Onde: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura (ficha de inscrição e regulamento).Outras informações: 3105 1386 (Secultfor).
RJ: inscrições para Oficinas Culturais SESI
Oficinas Culturais SESI
É tempo de diversão e aprendizado nas Oficinas do SESI Cultural.
São diversas atividades para você relaxar se divertir e ter uma vida mais saudável.
Escolha sua oficina e o melhor endereço para você e sua família. Afinal, a vida é bem melhor quando a arte faz parte do seu dia-a-dia.
Duque de Caxias
Jacarepaguá
Macaé
Itaperuna
Teatro Duração das Oficinas:10 meses (de março a dezembro)
Vicente de Carvalho
Nova Iguaçu
É tempo de diversão e aprendizado nas Oficinas do SESI Cultural.
São diversas atividades para você relaxar se divertir e ter uma vida mais saudável.
Escolha sua oficina e o melhor endereço para você e sua família. Afinal, a vida é bem melhor quando a arte faz parte do seu dia-a-dia.
Definição para cada modalidade:
Dança – traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, não importa a faixa etária. Desenvolve o espírito de equipe, melhora a autoestima, estimula a criatividade, aprimora a coordenação motora, o ritmo e a expressão corporal, ajuda na capacidade de memorização, por consequência a concentração, e aumenta a flexibilidade. E ainda combate o stress!
Teatro – o teatro é uma arte transformadora porque melhora a autoestima e a compreensão através de diferentes exercícios. As aulas são para todas as pessoas, inclusive para quem não quer seguir a carreira artística porque o objetivo é trabalhar além dos aspectos técnicos, ajudando na construção de capacidade crítica e formando opiniões diversas.
Dança – traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, não importa a faixa etária. Desenvolve o espírito de equipe, melhora a autoestima, estimula a criatividade, aprimora a coordenação motora, o ritmo e a expressão corporal, ajuda na capacidade de memorização, por consequência a concentração, e aumenta a flexibilidade. E ainda combate o stress!
Teatro – o teatro é uma arte transformadora porque melhora a autoestima e a compreensão através de diferentes exercícios. As aulas são para todas as pessoas, inclusive para quem não quer seguir a carreira artística porque o objetivo é trabalhar além dos aspectos técnicos, ajudando na construção de capacidade crítica e formando opiniões diversas.
Vídeo - Para desvendar a TV e levar você a se autoconhecer. Uma jornada para descobrir os segredos dessa tela que o Brasil produz e consome.
Duque de Caxias
Categorias: Dança do Ventre l Dança de Salão l Teatro
Duração das Oficinas:8 meses (de abril a novembro)
Inscrições abertas:5 de março
Local: Teatro SESI Caxias
Dança do Ventre
Faixa Etária: a partir de 12 anos
Início das Oficinas: 04 de abril
Quartas das 14h às 16h e quintas das 19h às 21h
Dança de Salão
Faixa Etária: Livre
Início da oficina: 03 de abril
Terças e Quintas das 19h às 21h
Terças e Quintas das 19h às 21h
Teatro Faixa Etária: Livre
Início das Oficinas: 03 de abril
Terças e Quintas
15:00h às 17:00h – 13 a 17 anos
18:30h às 20:00h – 07 a 12 anos
19:00h às 21:00h – acima de 18 anos
Valor: R$50,00 mensais
Formação de Turmas: Mínimo de 20 e máximo de 30 alunos
Jacarepaguá
Categoria: Vídeo l Teatro
Inscrições abertas: 1° de março
Duração das oficinas:8 meses (de abril a novembro)
Local: Teatro SESI Jacarepaguá
Vídeo
Faixa etária: Acima de 16 anos
Início das Oficinas: 03 de abril
Sábados
09h às 11h
Teatro
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Início das Oficinas: 03 de abril
Terças e quintas
15h às 17h – 13 a 17 anos
17h30h às 19h30 – 07 a 12 anos
20h às 22h - Acima de 18 anos
Sábados
08h às 11h – Acima de 18 anos
08h às 11h - Melhor Idade
Valores:
R$70,00 mensais
Melhor idade – Gratuito
Formação de turmas: Mínino de 20 alunos e máximo de 30 alunos
Macaé
Categoria: Teatro
Duração das Oficinas: 9 meses (de abril a dezembro)
Inscrições abertas: 1º março
Início das Oficinas: 03 de abril
Teatro
Faixa etária: Acima de 15 anos
Segundas e Quartas
De 17h as 18h30
Local: SENAI Macaé – Estrada Virgem Santa, 657 – Botafogo.
Teatro Infantil
Faixa etária: De 10 a 14 anos
Dias das atividades:
Terças e Quintas
17h30 as 19h
Local: SESI Macaé – Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense.
Local: SESI Macaé – Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense.
Valores:
R$ 70,00 mensais
R$ 50,00 (para alunos da Escola SESI /SENAI e associados do SESI Clube)
Formação de turmas: Mínimo de 20 alunos e máximo de 30 alunos.
Informações:teatrosesi.macae@firjan.org.br ou (22) 2791-9214/9229
Itaperuna
Categorias: Ballet Clássico l Teatro
Local: Teatro SESI Itaperuna
Ballet Clássico
Duração das Oficinas: 9 meses (de abril a dezembro)
Inscrições abertas: 1° Fevereiro
Faixa etária: a partir dos 4 anos
Início das Oficinas: 6 de fevereiro
Segundas e Quartas
Baby (4 e 5 anos), Pré Ballet (6 anos) e Iniciante Adulto
Tarde e Noite
Terças e Quintas
Básico I (7 anos), Básico II e Básico III, Intermediário I, Intermediário II e Intermediário III
Tarde e Noite
Valores:
R$ 91,00 mensais – Não Sócios
R$ 70,00 mensais – Sócios SESI Clube e alunos Escola SESI
Formação de turmas:Mínimo de 05 alunos e máximo de 20 alunos
Teatro
Duração das Oficinas: 3 Meses (de março a junho)
Inscrições abertas: 20 de Fevereiro
Infantil
Início das Oficinas: Aula inaugural dia 15 de Março
Faixa etária: De 10 a 14 anos
Quintas das 16h as 17h30
Valores:
R$ 70,00 mensais – Não Sócios
R$ 54,00 mensais – Sócios SESI Clube e alunos Escola SESI
Formação de turmas: Máximo de 30 alunos.
Adulto
Início das Oficinas: Aula inaugural dia 08 de Março
Faixa etária: Acima de 15 anos
Quintas das 18h às 22h
Valores:
R$ 90,00 mensais – Não Sócios
R$ 70,00 mensais – Sócios SESI Clube e alunos Escola SESI
Formação de turmas: Máximo de 30 alunos.
Informações:
teatrosesi.itaperuna@firjan.org.br ou (22)3811-9219
Petrópolis
Teatro Duração das Oficinas:10 meses (de março a dezembro)
Inscrições abertas: a partir de fevereiro
Local: SESI Petrópolis
Inicio das oficinas: Março
Faixa etária: Acima de 50 anos
Terças e quintas das 14h30 as 17h30 (horário sujeito a alteração)
Valores: Gratuito (tem que ser aluno do Programa SESI 3° idade)
Formação de turmas: Mínimo de 20 alunos
Informações: (24) 2231-4200
Vicente de Carvalho
Teatro Duração das Oficinas:10 meses (de março a dezembro)
Inscrições abertas: a partir de fevereiro
Local: SESI Vicente de Carvalho
Inicio das oficinas: Março
Faixa etária: Acima de 50 anos
Terças e quintas das 14h30 as 17h30 (horário sujeito a alteração)
Valores: Gratuito (tem que ser aluno do Programa SESI 3° idade)
Formação de turmas: Mínimo de 20 alunos
Informações: (21) 3301-4700
Nova Iguaçu
Teatro Duração das Oficinas:10 meses (de março a dezembro)
Inscrições abertas: a partir de fevereiro
Local: SESI Nova Iguaçu
Inicio das oficinas: Março
Faixa etária: Acima de 50 anos
Terças e quintas das 14h30 as 17h30 (horário sujeito a alteração)
Valores: Gratuito (tem que ser aluno do Programa SESI 3° idade)
Formação de turmas: Mínimo de 20 alunos
Informações: (21) 2106-7700
Sesi Santo André abre inscrições para Artes Cênicas e Música - até 20/3
Os interessados deverão enviar os projetos Artes Cênicas e Música por Correio até o dia 20 de março. O resultado será divulgado pelo site da Unidade no dia 10 de abril.
De 20 de fevereiro a 20 de março, o SESI Santo André recebe inscrições para o Edital Local de Seleção de Projetos Culturais. A iniciativa visa estimular a produção cultural da cidade por meio da escolha de projetos não- inéditos de grupos e companhias sediados a no máximo 180 km do Centro de
Atividades da Unidade.
Os interessados deverão encaminhar as propostas por Correio para o endereço da Unidade com a especificação Edital de Chamamento 2012 – Modalidade (identificar a modalidade do projeto para a qual está se inscrevendo) escrita no local de informação do destinatário.
A entidade reserva para si o direito de não devolver a documentação enviada, assim como utilizar o carimbo de postagem dos Correios como data oficial de envio. As postagens carimbadas com datas posteriores a data de vigência do edital serão desconsideradas.
O edital completo e as fichas de inscrições estão disponíveis no site www.sesisp.org.br/santoandre, e os resultados da seleção dos projetos serão publicados única e exclusivamente no mesmo endereço eletrônico, em 10 de abril de 2012.
Os espetáculos selecionados complementarão a agenda cultural da entidade local no decorrer deste ano e haverá opção do contrato ser prorrogado por mais um ano, caso haja necessidade e interesse de ambas as partes.
Nome e Endereço do SESI Santo André
Edital de Chamamento 2012 – modalidade (preencher com o nome da linguagem)
Centro de Atividades “Theobaldo de Nigris” SESI Santo André
Praça Doutor Armando de Arruda Pereira, 100 – Santa Terezinha
CEP 09210-550 - Santo André - SP
Fone: (11) 4996-8633
SERVIÇO
Edital de Chamamento 2012 – Seleção de Projetos Culturais Locais
Inscrições: De 20 de fevereiro a 20 de março de 2012.
Resultados: em 10 de abril pelo site www.sesisp.or.br/santoandre
Mais informações: (11) 4996-8633 e-mail: nacsandre@sesisp.org.br
_____________________________________________________________________
SESI-SP e SENAI-SP / FIESP www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br
Jornalistas: Rosângela Gallardo e Danusa Etcheverria
Apoio de atendimento: Karina Silva
E-mail: imprensa@sesisenaisp.org.br
Tel.: (11) 3146-7703 / 7702 / 7706
Visite o site do SESI Cultural: www.sesisp.org.br/cultura
Conheça e participe de nossas redes sociais:
http://www.sesisp.org.br/redessociais
http://www.sp.senai.br/redessociais
quarta-feira, 7 de março de 2012
PB inscreve para projetos musicais 2012
Atenção artistas! O Sesc PB está com inscrições abertas para as propostas que integrarão os projetos musicais de 2012.
Mais detalhes em http://bit.ly/yYcQGP
Mais detalhes em http://bit.ly/yYcQGP
inscrições para a Escola de Fotógrafos Populares - até 9/03
As inscrições para a Escola de Fotógrafos Populares, no Rio de Janeiro, vão até 9 de março: http://ht.ly/9joR3
Vários editais de concursos e prêmios literários - março e abril
Acesse o blog parceiro http://www.concursosliterarios.com.br/home.php e leia vários editais de prêmios e concursos literários com inscrições abertas em março e abril.
Então vá lá e boa leitura!!!
Rondônia: incrições abertas para 1º concurso ambiental de pintura infantil
Rondônia: Abertas inscrições ao 1º concurso ambiental de pintura infantil
Mais informações em :
http://www.norte-minc.blogspot.com/2012/03/abertas-inscricoes-ao-1-concurso.html
Mais informações em :
http://www.norte-minc.blogspot.com/2012/03/abertas-inscricoes-ao-1-concurso.html
Abertas inscrições para o Programa de Extensão Universitária – ProExt 2013 - até 14//4
Abertas inscrições para o ProExt 2013 | |
05/03/2012 Já está disponível no portal do Ministério da Educação - MEC o edital para o Programa de Extensão Universitária – ProExt 2013 [Acesse o edital aqui]. As inscrições de propostas poderão ser feitas até o dia 14 de abril de 2012. A linha temática número 9 é fruto da parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan com o MEC e abrigará iniciativas que visem à preservação do patrimônio cultural brasileiro. Para a linha de Patrimônio Cultural, as propostas deverão ter como pressuposto a troca de saberes acadêmicos e populares, devendo haver participação ativa tanto da população quanto dos estudantes de graduação no desenvolvimento dos projetos. As propostas deverão se enquadrar em um dos seguintes subtemas: • Identificação do patrimônio; • Articulação para a Política Nacional de Patrimônio Cultural; • Preservação do Patrimônio Cultural; • Promoção, Educação e Informação para o Patrimônio Cultural. O ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o Projeto abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. Acompanhe as informações sobre o ProExt e outras notícias sobre o patrimônio cultural no Blog Educação Patrimonial (http://educacaopatrimonial.wordpress.com/) minha fonte : http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=16468&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia |
Prêmio Agente Jovem de Cultura - até 30/04
Prêmio Agente Jovem de Cultura que premiará inciativas culturais de jovens tem inscrições prorrogadas até 30/04. http://ht.ly/9mHDW
SESI SP inscreve para cursos gratuitos de iniciação em artes cências - até 30/03
SESI A. E. CARVALHO -SP INICIA INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE INICIAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
A partir de 1º de março, o SESI A E Carvalho-SP iniciará as inscrições para os cursos gratuitos de iniciação teatral oferecidos pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da unidade.
Para o curso semestral, com carga horária de 2 horas semanais, o NAC formará duas turmas de 30 alunos: uma turma de Módulo I (Jogos Teatrais) para alunos maiores de 16 anos, e uma turma do módulo II (Ler a Cena) para alunos de 13 a 15 anos.
Para as 20 vagas remanescentes, a unidade abrirá processo seletivo, conduzido pelo orientador de Artes Cênicas local, para o curso de Múltiplas Linguagens. Nessas aulas o aluno trabalhará com técnicas específicas, como dança-teatro, teatros narrativo e performático entre outros, e o tema desse ano será Nelson Rodrigues. Com duração de um ano e carga horária de 6 horas semanais, o curso é destinado a pessoas com vivências em artes cênicas e maiores que 18 anos.
As aulas serão realizadas nos Centros de Atividades Mario Amato do SESI A E Carvalho localizado na Rua Deodato Saraiva da Silva, 110 - Parque das Paineiras.
Os interessados devem procurar a Secretaria Única (SU) dessa unidade para fazer a matrícula de acordo com o seguinte calendário: para os cursos semestrais, de 1º a 15 de março, o atendimento é exclusivo aos beneficiários da indústria; e a partir de 16 de março, as vagas remanescentes serão abertas à comunidade. Para o curso anual, as inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 1º a 30 de março de 2012.
Núcleo de Artes Cênicas
Os Núcleos de Artes Cênicas, que existem há 24 anos no SESI-SP oferecem atividades gratuitas aos participantes. Seu principal objetivo é o de utilizar a linguagem teatral como ferramenta para a conscientização individual, melhorando a qualidade de vida dos participantes e colaborando para o exercício da cidadania devido à abertura de horizontes que a produção artística proporciona.
SERVIÇO
Inscrições para o Núcleo de Artes Cênicas da unidade SESI A E Carvalho/ CAT Mario Amato
Local: Rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Parque das Paineiras
Inscrições na Secretaria Única dessa unidade: para os cursos semestrais, de 1º a 15 de março, o atendimento é exclusivo aos beneficiários da indústria; e a partir de 16 de março, as vagas remanescentes serão abertas à comunidade; e para o curso anual, as inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 1º a 30 de março de 2012.
Os interessados devem apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento. (Menor de idade deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal)
Início das aulas: à partir de 03 de abril a para os cursos semestrais, e 16 de abril para o curso anual.
Informações: (11) 2026-6034 e 2026-6021 (NAC) e SU: 2026-6003 e 2026-6004
Site: http://www.sesisp.org.br/carvalho no link “Sociocultural”.
A inscrição e os cursos são gratuitos.
minha fonte http://www.sesisp.org.br/home/2006/cat/news.asp?idn=6501
A partir de 1º de março, o SESI A E Carvalho-SP iniciará as inscrições para os cursos gratuitos de iniciação teatral oferecidos pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da unidade.
Para o curso semestral, com carga horária de 2 horas semanais, o NAC formará duas turmas de 30 alunos: uma turma de Módulo I (Jogos Teatrais) para alunos maiores de 16 anos, e uma turma do módulo II (Ler a Cena) para alunos de 13 a 15 anos.
Para as 20 vagas remanescentes, a unidade abrirá processo seletivo, conduzido pelo orientador de Artes Cênicas local, para o curso de Múltiplas Linguagens. Nessas aulas o aluno trabalhará com técnicas específicas, como dança-teatro, teatros narrativo e performático entre outros, e o tema desse ano será Nelson Rodrigues. Com duração de um ano e carga horária de 6 horas semanais, o curso é destinado a pessoas com vivências em artes cênicas e maiores que 18 anos.
As aulas serão realizadas nos Centros de Atividades Mario Amato do SESI A E Carvalho localizado na Rua Deodato Saraiva da Silva, 110 - Parque das Paineiras.
Os interessados devem procurar a Secretaria Única (SU) dessa unidade para fazer a matrícula de acordo com o seguinte calendário: para os cursos semestrais, de 1º a 15 de março, o atendimento é exclusivo aos beneficiários da indústria; e a partir de 16 de março, as vagas remanescentes serão abertas à comunidade. Para o curso anual, as inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 1º a 30 de março de 2012.
Núcleo de Artes Cênicas
Os Núcleos de Artes Cênicas, que existem há 24 anos no SESI-SP oferecem atividades gratuitas aos participantes. Seu principal objetivo é o de utilizar a linguagem teatral como ferramenta para a conscientização individual, melhorando a qualidade de vida dos participantes e colaborando para o exercício da cidadania devido à abertura de horizontes que a produção artística proporciona.
SERVIÇO
Inscrições para o Núcleo de Artes Cênicas da unidade SESI A E Carvalho/ CAT Mario Amato
Local: Rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Parque das Paineiras
Inscrições na Secretaria Única dessa unidade: para os cursos semestrais, de 1º a 15 de março, o atendimento é exclusivo aos beneficiários da indústria; e a partir de 16 de março, as vagas remanescentes serão abertas à comunidade; e para o curso anual, as inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 1º a 30 de março de 2012.
Os interessados devem apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento. (Menor de idade deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal)
Início das aulas: à partir de 03 de abril a para os cursos semestrais, e 16 de abril para o curso anual.
Informações: (11) 2026-6034 e 2026-6021 (NAC) e SU: 2026-6003 e 2026-6004
Site: http://www.sesisp.org.br/carvalho no link “Sociocultural”.
A inscrição e os cursos são gratuitos.
minha fonte http://www.sesisp.org.br/home/2006/cat/news.asp?idn=6501
SP: Edital de Seleção de Projetos Culturais (artes cênicas e música) - até 30/03
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O EDITAL DE PROJETOS CULTURAIS LOCAIS DO SESI A.E. CARVALHO
Os interessados deverão enviar os projetos de artes cênicas e música por Correio até o dia 30 de março de 2012. O resultado será divulgado pelo site da Unidade no dia 20 de abril de 2012.
Entre os dias 24 de fevereiro e 30 de março de 2012, o Núcleo de Artes Cênicas do Centro Cultural SESI A E Carvalho receberá inscrições para o Edital de Seleção de Projetos Culturais nas áreas de Artes Cênicas e Música. Os espetáculos selecionados complementarão a agenda cultural da entidade local no decorrer deste ano e haverá opção do contrato ser prorrogado por mais um ano, caso haja o interesse de ambas as partes.
Para participar, as companhias e grupos profissionais precisam estar regularizados e suas sedes devem se localizar a no máximo 180 km de distância da Unidade. As propostas deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios ao SESI A E Carvalho (Rua Deodato Saraiva da Silva, 110- Parque das Paineiras. CEP 03694-090. São Paulo, SP).
A entidade reserva para si o direito de não devolver a documentação enviada, assim como utilizar o carimbo de postagem dos Correios como data oficial de envio. As postagens carimbadas com datas posteriores a data de vigência do edital serão desconsideradas.
O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.sesisp.org.br/carvalho (link sociocultural), e os resultados da seleção dos projetos serão publicados única e exclusivamente no mesmo endereço eletrônico, em 20 de abril. Em caso de dúvidas relacionadas ao edital, entrar em contato através do e-mail nacaecarvalho@sesisp.org.br ou pelos telefones (11) 2026-6021 e (11)2026-6034.
O incentivo à realização de espetáculos, concertos e shows profissionais tem o objetivo de formar plateias, apoiar artistas e grupos da cidade de São Paulo e região, difundir a arte e democratizar o acesso do público a diferentes manifestações culturais.
SERVIÇO:
Edital de Seleção de Projetos Culturais – SESI A E Carvalho
Datas de Inscrição: de 24 de fevereiro a 30 de março . Serão aceitos somente projetos enviados pelos Correios A/C do Núcleo de Artes Cênicas para o endereço SESI A E Carvalho - Rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Parque das Paineiras. CEP 03694-090, São Paulo, SP
Informações e documentação: www.sesisp.org.br/carvalho, link “sociocultural”. Os resultados serão divulgados no mesmo link, a partir de 20 de abril.
Informações: (11) 2026-6021 e (11) 2026-6034.
Visite o site do SESI Cultural:www.sesisp.org.br/cultura
Conheça e participe de nossas redes sociais:
http://www.sesisp.org.br/redessociais
http://www.sp.senai.br/redessociais
minha fonte: www.sesisp.org.br/carvalho
Os interessados deverão enviar os projetos de artes cênicas e música por Correio até o dia 30 de março de 2012. O resultado será divulgado pelo site da Unidade no dia 20 de abril de 2012.
Entre os dias 24 de fevereiro e 30 de março de 2012, o Núcleo de Artes Cênicas do Centro Cultural SESI A E Carvalho receberá inscrições para o Edital de Seleção de Projetos Culturais nas áreas de Artes Cênicas e Música. Os espetáculos selecionados complementarão a agenda cultural da entidade local no decorrer deste ano e haverá opção do contrato ser prorrogado por mais um ano, caso haja o interesse de ambas as partes.
Para participar, as companhias e grupos profissionais precisam estar regularizados e suas sedes devem se localizar a no máximo 180 km de distância da Unidade. As propostas deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios ao SESI A E Carvalho (Rua Deodato Saraiva da Silva, 110- Parque das Paineiras. CEP 03694-090. São Paulo, SP).
A entidade reserva para si o direito de não devolver a documentação enviada, assim como utilizar o carimbo de postagem dos Correios como data oficial de envio. As postagens carimbadas com datas posteriores a data de vigência do edital serão desconsideradas.
O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.sesisp.org.br/carvalho (link sociocultural), e os resultados da seleção dos projetos serão publicados única e exclusivamente no mesmo endereço eletrônico, em 20 de abril. Em caso de dúvidas relacionadas ao edital, entrar em contato através do e-mail nacaecarvalho@sesisp.org.br ou pelos telefones (11) 2026-6021 e (11)2026-6034.
O incentivo à realização de espetáculos, concertos e shows profissionais tem o objetivo de formar plateias, apoiar artistas e grupos da cidade de São Paulo e região, difundir a arte e democratizar o acesso do público a diferentes manifestações culturais.
SERVIÇO:
Edital de Seleção de Projetos Culturais – SESI A E Carvalho
Datas de Inscrição: de 24 de fevereiro a 30 de março . Serão aceitos somente projetos enviados pelos Correios A/C do Núcleo de Artes Cênicas para o endereço SESI A E Carvalho - Rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Parque das Paineiras. CEP 03694-090, São Paulo, SP
Informações e documentação: www.sesisp.org.br/carvalho, link “sociocultural”. Os resultados serão divulgados no mesmo link, a partir de 20 de abril.
Informações: (11) 2026-6021 e (11) 2026-6034.
Visite o site do SESI Cultural:www.sesisp.org.br/cultura
Conheça e participe de nossas redes sociais:
http://www.sesisp.org.br/redessociais
http://www.sp.senai.br/redessociais
minha fonte: www.sesisp.org.br/carvalho
terça-feira, 6 de março de 2012
Conferência “Racionalidade, Aprendizagem e Ética em Habermas”
Conferências analisam “Racionalidade, Aprendizagem e Ética em Habermas” http://www.ibict.br/noticia.php?id=841 a partir de 14/03. vagas limitadas.
Programas de Becas MAEC- AECID para estrangeiros
Programas de Becas MAEC- AECID para ciudadanos extranjeros 2012-2013
Mais detalhes em http://see.sc/374xva
sábado, 3 de março de 2012
Colóquio sobre cultura afro-brasileira tem inscrições abertas até 9/03 e 10/04
Entre 10 e 13 de abril, acontece o Colóquio Internacional Culturas Jovens: Afro-Brasil América , organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, e apoiado pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão Univeristária. O Colóquio pretende trazer para a academia e para o conjunto da sociedade uma discussão aprofundada sobre a participação do hip-hop no contexto cultural das hiperperiferias urbanas.
O evento acontece entre as 10 horas e às 21h30, em três locais: no Sesc Pinheiros, na Universidade Nove de Julho (Uninove) e na Faculdade de Educação (FE) da USP. O colóquio é aberto a todos os públicos, e mais diretamente voltado a pesquisadores, professores e educadores, artistas e militantes, voltados para o estudo e o incremento das culturas jovens urbanas, e do hip hop em particular.
O colóquio contará com a apresentação de trabalhos científicos de professores convidados dos Estados Unidos, Brasil e França, discussões e apresentações de artistas brasileiros e americanos, além de espaço para os participantes apresentarem seus trabalhos e reflexões sobre as culturas jovens urbanas, acompanhando os três Eixos do Colóquio: O hip-hop: Cultura jovem, história e resistência; Formação, identidade cultural e musicalidade; Telescopia histórica: cultura afro-popular e movimento negro.
Nos dois primeiros dias, 10 e 11 de abril, as atividades acontecerão na teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros). No terceiro dia, 12 de abril, as atividades terão lugar na Uninove, unidade Barra Funda (Av. Dr. Adolpho Pinto, 109, Barra Funda). No quarto dia, voltado especificamente à apresentação de trabalhos dos participantes, o evento acontecerá nas dependências da FE (Av. da Universidade, 308, cidade Universitária).
As inscrições para ouvintes poderão ser feitas até o dia 10 de abril. As inscrições para os participantes que desejam inscrever trabalhos estão abertas, no site do evento, até nove de março.
(USP)
O evento acontece entre as 10 horas e às 21h30, em três locais: no Sesc Pinheiros, na Universidade Nove de Julho (Uninove) e na Faculdade de Educação (FE) da USP. O colóquio é aberto a todos os públicos, e mais diretamente voltado a pesquisadores, professores e educadores, artistas e militantes, voltados para o estudo e o incremento das culturas jovens urbanas, e do hip hop em particular.
O colóquio contará com a apresentação de trabalhos científicos de professores convidados dos Estados Unidos, Brasil e França, discussões e apresentações de artistas brasileiros e americanos, além de espaço para os participantes apresentarem seus trabalhos e reflexões sobre as culturas jovens urbanas, acompanhando os três Eixos do Colóquio: O hip-hop: Cultura jovem, história e resistência; Formação, identidade cultural e musicalidade; Telescopia histórica: cultura afro-popular e movimento negro.
Nos dois primeiros dias, 10 e 11 de abril, as atividades acontecerão na teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros). No terceiro dia, 12 de abril, as atividades terão lugar na Uninove, unidade Barra Funda (Av. Dr. Adolpho Pinto, 109, Barra Funda). No quarto dia, voltado especificamente à apresentação de trabalhos dos participantes, o evento acontecerá nas dependências da FE (Av. da Universidade, 308, cidade Universitária).
As inscrições para ouvintes poderão ser feitas até o dia 10 de abril. As inscrições para os participantes que desejam inscrever trabalhos estão abertas, no site do evento, até nove de março.
(USP)
SP: oficinas gratuitas de práticas, vivências e jogos teatrais em contos literários - até 8/03
O JOVEM CONTADOR DE HISTÓRIAS
Sáb, 03 de Março de 2012 17:37
Com o grupo Três Marias e um João. A oficina promoverá práticas, vivências e jogos teatrais para aqueles que têm interesse em explorar o mundo dos contos e da literatura. Os jovens participantes poderão conhecer os primeiros passos para despertar o seu contador de histórias.
Maiores de 15 anos. 20 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. As inscrições poderão ser realizadas do dia 15/02 ao dia 08/03, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Onde: Centro Cultural da Juventude - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 –
Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP
Quando: Dias 09, 16, 23 e 30/03, sextas, das 15h às 18h. Espaço Sarau.
Quanto: gratuito
fonte http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/agenda-cultural/cursos-e-oficinas
Maiores de 15 anos. 20 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição. As inscrições poderão ser realizadas do dia 15/02 ao dia 08/03, na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Onde: Centro Cultural da Juventude - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 –
Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP
Quando: Dias 09, 16, 23 e 30/03, sextas, das 15h às 18h. Espaço Sarau.
Quanto: gratuito
fonte http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/agenda-cultural/cursos-e-oficinas
SP inscreve para oficinas de Fanzines
FANZINES NAS ZONAS DE SAMPA
Sáb, 03 de Março de 2012 17:37
Com: Nobuyoshi Chinen, Will e Thiago Spyked. Oficina de histórias em quadrinhos, nível avançado. Blog: http://hqzineszonas.blogspot.com/
De março a junho, quintas, das 15h às 18h, a partir de 8 de março. Espaço Sarau.
Maiores de 14 anos. 20 vagas. Trazer xerox ou original do certificado da oficina básica ou um desenho. As inscrições poderão ser realizadas até 03/03, na recepção do CCJ.
Onde: Centro Cultural da Juventude - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 –
Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP
Quando: De março a junho, quintas, das 15h às 18h, a partir de 8 de março. Espaço Sarau.
Quanto: gratuito
Informações: (11) 3984-2466
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/agenda-cultural/cursos-e-oficinas
De março a junho, quintas, das 15h às 18h, a partir de 8 de março. Espaço Sarau.
Maiores de 14 anos. 20 vagas. Trazer xerox ou original do certificado da oficina básica ou um desenho. As inscrições poderão ser realizadas até 03/03, na recepção do CCJ.
Onde: Centro Cultural da Juventude - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 –
Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP
Quando: De março a junho, quintas, das 15h às 18h, a partir de 8 de março. Espaço Sarau.
Quanto: gratuito
Informações: (11) 3984-2466
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/agenda-cultural/cursos-e-oficinas
Inscrições abertas para o Prêmio Literário Portugal Telecom - até 25 ce março
Prêmio Portugal Telecom comemora 10 anos com reformulação das categorias e aumento do Prêmio
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Prêmio Portugal Telecom comemora 10 anos com reformulação das categorias e aumento do Prêmio
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O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa comemora 10 anos em 2012 e reformulou o seu regulamento, passando a premiar três categorias: Romance, Poesia e Conto/Crônica.
Inscrições para a edição deste ano decorrem entre 3 e 25 de Março, na área de Inscrições do site:
Inscrições para a edição deste ano decorrem entre 3 e 25 de Março, na área de Inscrições do site:
Concurso Internacional de Cartas recebe inscrições até 16 de março
Escreva uma carta, meu amor
Concurso Internacional de Cartas recebe inscrições até 16 de março
Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas
Os Correios recebem até 16 de março inscrições para o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens de até 15 anos, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O tema desse ano é “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. O vencedor em nível mundial receberá o prêmio durante o 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro e outubro próximos, em Doha, no Catar.
As redações precisam ser escritas em língua portuguesa, ter relação estrita com o tema e conter no máximo 800 palavras. Além disso, as cartas devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Preferencialmente, devem ser escritas no formulário de redação do concurso, disponível para impressão no endereço www.correios.com.br. No portal dos Correios também estão disponíveis as fichas de inscrição e regulamento do Concurso. As inscrições começaram em 1º de fevereiro e vão até 16 de março e podem ser feitas apenas pelas escolas, públicas ou privadas. Cada instituição de ensino tem a possibilidade de inscrever até duas redações para participar do concurso.
Premiação — A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional. TV de LED de 32”, notebook, computador, impressora e som portátil são alguns dos prêmios que aluno e escola poderão ganhar. Em 2011, foram 5.563 redações inscritas de 4.365 escolas participantes.
O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. O resultado do concurso será divulgado no final de abril.
Integraram a comissão julgadora nacional, além dos Correios, representantes dos Ministérios das Comunicações, da Educação, Unesco e da Universidade de Brasília.
(Texto: Natália Campos, Analista de Correios Jr. – Jornalista)
fonte http://www.alcinea.com/sem-categoria/escreva-uma-carta-meu-amor
Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas
Os Correios recebem até 16 de março inscrições para o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens de até 15 anos, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O tema desse ano é “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. O vencedor em nível mundial receberá o prêmio durante o 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro e outubro próximos, em Doha, no Catar.
As redações precisam ser escritas em língua portuguesa, ter relação estrita com o tema e conter no máximo 800 palavras. Além disso, as cartas devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Preferencialmente, devem ser escritas no formulário de redação do concurso, disponível para impressão no endereço www.correios.com.br. No portal dos Correios também estão disponíveis as fichas de inscrição e regulamento do Concurso. As inscrições começaram em 1º de fevereiro e vão até 16 de março e podem ser feitas apenas pelas escolas, públicas ou privadas. Cada instituição de ensino tem a possibilidade de inscrever até duas redações para participar do concurso.
Premiação — A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional. TV de LED de 32”, notebook, computador, impressora e som portátil são alguns dos prêmios que aluno e escola poderão ganhar. Em 2011, foram 5.563 redações inscritas de 4.365 escolas participantes.
O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. O resultado do concurso será divulgado no final de abril.
Integraram a comissão julgadora nacional, além dos Correios, representantes dos Ministérios das Comunicações, da Educação, Unesco e da Universidade de Brasília.
(Texto: Natália Campos, Analista de Correios Jr. – Jornalista)
fonte http://www.alcinea.com/sem-categoria/escreva-uma-carta-meu-amor
Agência de jornalismo anuncia microbolsas para reportagem = até 23 de março
Voltado para jornalistas freelancers e independentes, a Pública – Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo realiza uma seleção para microbolsas para reportagem.
Para participar é preciso enviar a proposta de reportagem até 23 de março para o e-mail contato.publica@gmail.com, com o título “microbolsas”. Lembrando que as reportagens devem ser realizadas em formato adequado à publicação online no site da Pública, em texto, incluindo fotos ou vídeo com o roteiro escrito.
Podem concorrer as quatro microbolsas, no valor de R$ 4 mil, projetos apresentados por jornalistas profissionais, com ou sem diploma, com experiência comprovada em realização independente de pautas.
Confira o regulamento completo no site da Pública.
Mais informações pelo telefone (11)3661-3887.
fonte: http://cau.tc/F8Hc_g
Concurso de jornalismo dará prêmios de R$7 mil - até 7 de março
Até 7 de março, estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio SAE Brasil. Serão eleitas as melhores matérias sobre tecnologia da mobilidade (terrestre, aeroespacial e naval) publicadas entre 1 de março de 2011 e 28 de fevereiro de 2012.
Os primeiros colocados nas categorias mídia impressa e internet levarão R$ 7 mil cada, a as duas menções honrosas R$ 2 mil cada.
Para participar, é preciso enviar a matéria para o portal da SAE – no formato PDF para a categoria Impresso, e em HTML ou PDF para a categoria Internet.
http://cau.tc/F8Hc_g
Os primeiros colocados nas categorias mídia impressa e internet levarão R$ 7 mil cada, a as duas menções honrosas R$ 2 mil cada.
Para participar, é preciso enviar a matéria para o portal da SAE – no formato PDF para a categoria Impresso, e em HTML ou PDF para a categoria Internet.
http://cau.tc/F8Hc_g
quinta-feira, 1 de março de 2012
DF inscreve para Festival Internacional de Palhaços 2012 - até 2/03
Com data prevista para ocorrer entre 8 e 13 de maio de 2012, na Funarte, o Festival Internacional de Palhaços – SESC Festclown chegará em sua 10ª edição. Grupos circenses do Distrito Federal e de todo o Brasil interessados em participar já podem se inscrever.Os organizadores darão início ao processo de seleção dos participantes.
O material para análise deve ser enviado completo, com os seguintes itens: imagens do espetáculo na íntegra (em um CD), fotos em alta resolução, release, especificação das necessidades técnicas do espetáculo e do grupo (quantidade de pessoas, transporte do cenário, equipamentos especiais e outros), ficha técnica completa, telefones para contatos e site – se existir.
Esses documentos devem ser enviados, até 2 de março de 2012, para o endereço eletrônico sescfestclown@gmail.com ou para Coordenação de Cultura do SESC-DF, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 3, Quadra 3, Lotes 1370/1380, aos cuidados do responsável Rogero Torquato.
Sobre o festival
O SESC Festclown é considerado um dos mais importantes festivais de palhaços e circo do País. Atrai anualmente milhares de expectadores interessados em reviver um pouco da arte do clown. Foi criado em 2003, com o objetivo de divulgar o trabalho de palhaços e grupos circenses, além de promover um intercâmbio de experiências e técnicas.
Fonte: Federação Instituto SESC – SENAC
http://www.famalia.com.br/?p=11233
O material para análise deve ser enviado completo, com os seguintes itens: imagens do espetáculo na íntegra (em um CD), fotos em alta resolução, release, especificação das necessidades técnicas do espetáculo e do grupo (quantidade de pessoas, transporte do cenário, equipamentos especiais e outros), ficha técnica completa, telefones para contatos e site – se existir.
Esses documentos devem ser enviados, até 2 de março de 2012, para o endereço eletrônico sescfestclown@gmail.com ou para Coordenação de Cultura do SESC-DF, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 3, Quadra 3, Lotes 1370/1380, aos cuidados do responsável Rogero Torquato.
Sobre o festival
O SESC Festclown é considerado um dos mais importantes festivais de palhaços e circo do País. Atrai anualmente milhares de expectadores interessados em reviver um pouco da arte do clown. Foi criado em 2003, com o objetivo de divulgar o trabalho de palhaços e grupos circenses, além de promover um intercâmbio de experiências e técnicas.
Fonte: Federação Instituto SESC – SENAC
http://www.famalia.com.br/?p=11233
MG abre inscrições para curso de formação pré-acadêmica Afirmação na Pós
O Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós destina-se a preparar candidatos para a seleção em programas de pós-graduação stricto sensu. Nessa preparação, além da oferta de disciplinas serão promovidos seminários para socialização de estratégias de formação acadêmica e conhecimento dos programas de pós-graduação. Os/as cursistas/as serão acompanhados/as desde o processo de elaboração de projetos de pesquisa até a inscrição em processos seletivos de programas de pós-graduação stricto sensu.
Quem pode se candidatar:
O/a candidato/a deve:
· ser brasileiro/a ou estrangeiro/a portador/a de RNE, com residência permanente no Brasil;
· ter diploma de bacharel ou licenciado/a;
· ter experiência em movimentos sociais e culturais, ações coletivas ou atividades relacionadas ao desenvolvimento de sua comunidade ou grupo social;
· pertencer a um ou mais dos grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior, ou seja: a) identificar-se como negro/a (preto/a ou pardo/a) ou indígena; b) provir de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas ou educacionais; c) pessoa com deficiência; d) egresso/a de programa de ação afirmativa no ensino superior, na modalidade de cotas ou bônus;
· aos candidatos provenientes de instituições privadas, terão prioridade na seleção os/as estudantes egressos do PROUNI;
· pretender cursar um programa de pós-graduação- nível mestrado stricto sensu, no Brasil (credenciado pela CAPES) ou no exterior (com titulação equivalente à nacional), nas áreas: ciências humanas; ciências sociais aplicadas; linguística, letras e artes; ciências da saúde; engenharias; e na área das ciências exatas matemática, física e ciências da computação;
· apresentar a documentação arrolada no item 5.2.
Documentação necessária para realizar a inscrição
. Todos/as os/as candidatos/as devem entregar duas cópias dos seguintes documentos:
· Formulário de inscrição, disponível no site , devidamente preenchido e assinado;
· Carta de Apresentação contendo os seguintes itens: nome do/a candidato/a; as razões pelas quais deseja fazer o Curso, um breve histórico de vida e trajetória acadêmica e participação em movimentos socioculturais; intenção de pesquisa (Máximo 5 páginas; fonte times new roman, tamanho 12, espaço 1,5);
· Curriculum vitae;
· Cópia do diploma de graduação, ou documento equivalente, ou outro que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes do início do curso;
· Cópia de histórico escolar da graduação;
· Fotocópia da carteira de identidade (RG) e CPF ou do RNE (para estrangeiros/as residentes);
· Prova de estar em dia com as obrigações militares e/ou eleitorais, no caso de candidato brasileiro.
Para o candidato estrangeiro, os exigidos pela legislação específica;
· Cópia de comprovante de endereço;
· 01 foto 3 X4.
O Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós é promovido pelo Consórcio UFMG e UEMG, através de suas respectivas Pró-Reitorias de Extensão, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da UEMG, Programa Ações Afirmativas na UFMG, Projeto Conexões de Saberes na UFMG, Observatório da Juventude da UFMG e Observatório da Educação Indígena da UFMG. O curso conta com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do CEFET-MG e recebe financiamento da Fundação Ford e da Fundação Carlos Chagas.
MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE:http://www.ufmg.br/proex/afirmacao ou email: afirmacaonapos@gmail.com
Programa Ações Afirmativas na UFMG
Faculdade de Educação – FaE /UFMG – Gabinete 1666
Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
Belo Horizonte/MG CEP: 31.210-901
Tel.: (31) 3409-6188
Horário de atendimento: segunda a sexta de 14 às 18 horas
Email: acoesafirmativas@yahoo.com.br
fonte: http://www.famalia.com.br/?p=11198
Quem pode se candidatar:
O/a candidato/a deve:
· ser brasileiro/a ou estrangeiro/a portador/a de RNE, com residência permanente no Brasil;
· ter diploma de bacharel ou licenciado/a;
· ter experiência em movimentos sociais e culturais, ações coletivas ou atividades relacionadas ao desenvolvimento de sua comunidade ou grupo social;
· pertencer a um ou mais dos grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior, ou seja: a) identificar-se como negro/a (preto/a ou pardo/a) ou indígena; b) provir de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas ou educacionais; c) pessoa com deficiência; d) egresso/a de programa de ação afirmativa no ensino superior, na modalidade de cotas ou bônus;
· aos candidatos provenientes de instituições privadas, terão prioridade na seleção os/as estudantes egressos do PROUNI;
· pretender cursar um programa de pós-graduação- nível mestrado stricto sensu, no Brasil (credenciado pela CAPES) ou no exterior (com titulação equivalente à nacional), nas áreas: ciências humanas; ciências sociais aplicadas; linguística, letras e artes; ciências da saúde; engenharias; e na área das ciências exatas matemática, física e ciências da computação;
· apresentar a documentação arrolada no item 5.2.
Documentação necessária para realizar a inscrição
. Todos/as os/as candidatos/as devem entregar duas cópias dos seguintes documentos:
· Formulário de inscrição, disponível no site , devidamente preenchido e assinado;
· Carta de Apresentação contendo os seguintes itens: nome do/a candidato/a; as razões pelas quais deseja fazer o Curso, um breve histórico de vida e trajetória acadêmica e participação em movimentos socioculturais; intenção de pesquisa (Máximo 5 páginas; fonte times new roman, tamanho 12, espaço 1,5);
· Curriculum vitae;
· Cópia do diploma de graduação, ou documento equivalente, ou outro que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes do início do curso;
· Cópia de histórico escolar da graduação;
· Fotocópia da carteira de identidade (RG) e CPF ou do RNE (para estrangeiros/as residentes);
· Prova de estar em dia com as obrigações militares e/ou eleitorais, no caso de candidato brasileiro.
Para o candidato estrangeiro, os exigidos pela legislação específica;
· Cópia de comprovante de endereço;
· 01 foto 3 X4.
O Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós é promovido pelo Consórcio UFMG e UEMG, através de suas respectivas Pró-Reitorias de Extensão, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da UEMG, Programa Ações Afirmativas na UFMG, Projeto Conexões de Saberes na UFMG, Observatório da Juventude da UFMG e Observatório da Educação Indígena da UFMG. O curso conta com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do CEFET-MG e recebe financiamento da Fundação Ford e da Fundação Carlos Chagas.
MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE:http://www.ufmg.br/proex/afirmacao ou email: afirmacaonapos@gmail.com
Programa Ações Afirmativas na UFMG
Faculdade de Educação – FaE /UFMG – Gabinete 1666
Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
Belo Horizonte/MG CEP: 31.210-901
Tel.: (31) 3409-6188
Horário de atendimento: segunda a sexta de 14 às 18 horas
Email: acoesafirmativas@yahoo.com.br
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SP: Venha aprender os ritmos tradicionais da África Oeste
Início das aulas de percussão da Guiné (Djembês e Dununs), e também o curso de Biomúsica Sem Fronteiras em SP.
HOJE, QUINTA FEIRA 01 de Março, Aulas de Djembê - 18h30 às 19h45 e 20h às 21h15
Inaugurando a REDE ÁFRICA VIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL em São Paulo, estes dois cursos possuem ações integradas que prepararão os participantes para atuações com pessoas com deficiência, causas solidárias, e meio ambiente, baseando-se na Cultura Malinkê da Guiné e na metodologia da Biomúsica Sem Fronteiras que completa 15 anos de existência.
Venha aprender os ritmos tradicionais da África Oeste e vamos aplicá-los em prol da qualidade de vida, solidariedade e humanização do cotidiano de milhares de pessoas !
Por favor repassem aos possíveis interessados!!!
Mais informações em http://noticiasafricaviva.blogspot.com/
HOJE, QUINTA FEIRA 01 de Março, Aulas de Djembê - 18h30 às 19h45 e 20h às 21h15
Inaugurando a REDE ÁFRICA VIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL em São Paulo, estes dois cursos possuem ações integradas que prepararão os participantes para atuações com pessoas com deficiência, causas solidárias, e meio ambiente, baseando-se na Cultura Malinkê da Guiné e na metodologia da Biomúsica Sem Fronteiras que completa 15 anos de existência.
Venha aprender os ritmos tradicionais da África Oeste e vamos aplicá-los em prol da qualidade de vida, solidariedade e humanização do cotidiano de milhares de pessoas !
Por favor repassem aos possíveis interessados!!!
Mais informações em http://noticiasafricaviva.blogspot.com/