Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









sábado, 18 de fevereiro de 2012

PNUD contrata consultor em antropologia

 PNUD contrata consultor em antropologia:

 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Prêmio Economia Criativa

Ministério da Cultura lançou os editais no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 15
O Ministério da Cultura lançou oficialmente nesta quarta-feira, 15/2, no Rio de Janeiro, por meio da Secretaria da Economia Criativa(SEC/MinC)* os dois editais do Prêmio Economia Criativa. A cerimônia, que reuniu cerca de 200 pessoas, teve a participação do grupo Organismo e dos alunos do Circo Crescer e Viver, que sediou o lançamento. O público pôde apreciar a união de novas tecnologias com intervenções poéticas e números circenses em uma festa de som, luz e cor.
Cláudia Leitão, titular da SEC, afirmou que o Brasil possui o desafio de pensar cultura e desenvolvimento e que os governos federal, estaduais e municipais precisam “correr atrás do que a sociedade civil está fazendo e legitimar o que está em pleno movimento no país. O Brasil é um celeiro de tecnologias sociais e nós precisamos reconhecer essas iniciativas”. Para a secretaria, o Rio de Janeiro conduz as políticas e ações para economia criativa de maneira exemplar e destaca que alguns estados brasileiros já as tomam como referência.
Os dois editais do Prêmio Economia Criativa – Edital de Apoio à Pesquisa em Economia Criativa e Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras – irão identificar, fomentar e difundir as iniciativas e pesquisas sobre o tema. Serão mais de R$ 4 milhões de reais divididos entre os dois certames. (Saiba mais sobre os editais)
Heliana Marinho, gerente de Desenvolvimento da Economia Criativa do Sebrae – RJ, confirmou o simbolismo do lançamento dos editais no circo, pois acredita que o local é ambiente propício para a criação e o Sebrae passou a entender o esforço de quem vive de sua criatividade. “Foi com o circo que abrimos o diálogo e, a partir daí, percebemos as várias possibilidades na aproximação do empreendedorismo e da economia criativa”, declarou.
Marcus Vinicius Faustini, diretor teatral e documentarista carioca, lembra que a economia criativa não pode querer dar conta de tudo, pois corre o risco de transformar o criativo brasileiro em produto. “Nós precisamos entender para onde isso vai porque senão vai se tornar só mais uma experiência. Para a economia criativa ajudar esse campo de criação da vida, que inventa formas de estar na vida e disputar com o capitalismo, é necessário movimentar a transformação social”. Ele pontuou, ainda, a necessidade de trazer os Pontos de Cultura para a discurssão.
“Estamos abertos ao diálogo”, garantiu Marcos André Carvalho, coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Ele disse que os objetivos do Plano da Secretaria da Economia Criativa se assemelham com os do estado. Segundo dados da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), 18% do PIB do Rio de Janeiro provém da economia criativa, sem incluir os profissionais informais. A Secretaria Estadual de Cultura possui um Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado, que investirá cerca de R$ 6,5 milhões para alavancar o setor.

*Secretaria em estruturação

Conheça o trabalho do grupo Organismo

Saiba mais sobre o Circo Crescer e Viver

Clique aqui e acesse a cartilha explicativa dos editais.
(Texto: Sheila Rezende – Ascom/SEC/MinC)
(Fotos: André Melo – Ascom/MinC)
http://www.cultura.gov.br/site/2012/02/16/premio-economia-criativa/

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SP: Curso para livreiros

IV CONCURSO DE COMPOSIÇÃO DO WWW.LEONI.COM.BR

 


Cifras
Demorou mas chegou! Aqui está mais um concurso de composição do nosso site! A bola agora está com letristas e poetas.

Vamos às instruções!

Baixe a demo da melodia e a versão sem voz. Depois de escrever a sua ou as suas letras – sim, você pode participar com duas letras, uma sozinh@ e outra em parceria com até mais 2 parceir@s – use a versão instrumental para servir de base para o seu vídeo que será enviado para. Você pode defender sua criação ou chamar qualquer pessoa para interpretá-la. Lembre-se de que não é a gravação, mas a letra que estará em julgamento.

Dependendo do número de inscrições, formaremos paredões cujos vencedores, escolhidos por voto popular, passarão a uma fase final. Essa última peneira pode precisar ou não de mais uma filtragem popular.

Quem passar por tudo isso passará pela análise de um júri técnico que escolherá a letra vencedora. Meu novo parceiro, parceira ou parceir@s acertarão comigo os últimos detalhes para tornar a canção ainda mais impactante e bem acabada.

Em princípio espero que as sílabas das letras preencham a melodia como ela foi composta. É claro que adaptações para sílabas excedentes ou faltantes são mais que naturais. Outras exceções são possíveis no caso de uma frase tão boa que justifique mudanças maiores na melodia. Mas nesse caso, a melodia substituta tem que ter a ver com o restante da canção.

O prêmio para o vencedor é virar meu parceiro numa canção que lançarei como single gratuito no meu site, mas que, simultaneamente, porei à venda no iTunes e vou enviar para as rádios de todo o país.

Tudo isso é muito relativo e, no fim, vai ser sempre uma questão de gosto. Daí, segue esse texto de recomendações que incentivo todos a ler:

1) Não existe essa coisa de “melhor” em arte. Quem é a melhor cantora do mundo? Ou o melhor pintor? Além de cada um ter suas preferências, elas mudam com o tempo. Não se sintam julgados se não tiverem muitos votos. Seu trabalho tem que ser importante pra você;
2) Muita gente que participou de concursos anteriores, mesmo não ganhando, notou os benefícios que teve em apresentar seu trabalho para muita gente. Muitas parcerias surgiram, até um grupo de compositores que marca presença aqui no site: os Perturbardos;
3) Não espere justiça. Esse é um conceito tão relativo nessas situações. Normalmente a gente que justo é o que nos beneficia. Isso é só um concurso que segue regras. Já tentei diversas fórmulas de “julgamento” e nenhuma teve aprovação de todos.
4) Divirta-se!


Regulamento do Concurso de Composição 2012

1. Os concorrentes deverão criar uma letra para a melodia composta pelo Leoni e divulgada junto com este regulamento;
2. O julgamento técnico irá considerar beleza e criatividade, além do perfeito entrosamento com a melodia;
3. Cada letra pode ter até 3 autores;
4. Cada concorrente poderá inscrever apenas 2 letras – uma como único autor e outra em parceria;
5. A melodia oficial do concurso, assim como a base sem melodia para gravação do vídeo, estarão disponíveis para download no site http://concurso.leoni.com.br
6. As inscrições serão realizadas entre os dias 07 de fevereiro e 07 de março de 2012. Para isso os candidatos deverão estar cadastrados no site;
7. O candidato deverá gravar um vídeo com sua melodia cantada por si mesmo ou por intérprete que escolher e enviar seu vídeo via link do YouTube;
8. Os vídeos não precisarão ter qualidade profissional, mas deverão apresentar imagem e áudio em boas condições de clareza e nitidez. Caso entenda que esta condição não está atendida por algum concorrente, a organização poderá solicitar um novo vídeo e estabelecer um prazo para seu recebimento;
9. Este concurso será composto de eliminatórias e final;
10. As eliminatórias terão os finalistas definidos através de votação popular no site http://concurso.leoni.com.br;
11. As quantidades de eliminatórias e de concorrentes por etapa serão determinadas após o fechamento das inscrições, assim como o tempo de duração de cada uma;
12. Caso o número de concorrentes assim o exija, haverá uma semi-final, que terá votação popular, na qual metade dos concorrentes serão promovidos à fase final;
13. Na fase final, a decisão do grande vencedor será tomada pelo juri, por consenso entre seus membros;
14. A proposta vencedora receberá um retoque final do Leoni e será gravada por ele. Esta canção será lançada como single da carreira do artista e será vendida na loja virtual iTunes.
15. Ao juri técnico caberá a decisão sobre situações não previstas no regulamento e eventuais ajustes nas regras visando o bom andamento do concurso.


http://www.youtube.com/playlist?list=PLE49DA14276A3862D

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CAPES oferece bolsas de estudos para o Programa de Doutorado em Patrimônio Cultural ´- até 9março

A Assessoria de Relações Internacionais e a Coordenação Geral de Pessoas, tornam a público o processo seletivo para bolsas de estudos para o Programa de Doutorado no campo do Patrimônio Cultural a ser realizado na Inglaterra pela a Universidade de Birmingham em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Os interessados devem apresentar a solicitação a CAPES até o dia 09 de março de 2012, o resultado será divulgado em abril/2012, o programa terá início em setembro de 2012.

Caso o servidor seja aprovado, deverá encaminhar a COGEP os formulários de solicitação de participação em capacitação, devidamente autorizada pela chefia imediata, conforme estabelece a Portaria nº 212/2008.

Atenciosamente,

Eliane Luz
Coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas – COGEP
Diretoria de Planejamento e Administração - DPA



Dear Sir / Madam,

The University of Birmingham in the UK is offering full fee scholarships for talented PhD candidates from Brazil working in the field of cultural heritage. I attach the details. These are competitive but I would be grateful if you could circulate to colleagues and potential students associated with the UNESCO National Commissionwho may be interested. If you can think of anyone else in Brazil who may be interested feel free to pass this on or let me know their contact details.

Thank you in advance for your assistance.

Yours faithfully

Mike Robinson

Professor Mike Robinson
Chair of Cultural Heritage
Director, The Ironbridge Institute
College of Arts and Law
The University of Birmingham
Edgbaston
Birmingham B15 2TT
UK

Email:m.d.robinson@bham.ac.uk
Tel:    ++44 (0)121 414 3119

Editor, Journal of Tourism & Cultural Change
(www.tandf.co.uk/journals/1476-6825)
Editor, Tourism & Cultural Change Book Series
(www.multilingual-matters.com/series/series_tcc.asp?TAG=&CID=)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Amazonas seleciona comunicador popular para trabalhar na floresta!!!

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) está selecionando um profissional para ocupar o cargo de Técnico de Nível Superior Júnior. O profissional desenvolverá suas atividades junto ao Programa de Gestão Comunitária, em sua linha de ação de Comunicação Popular, que tem por objetivo capacitar e fortalecer a comunicação local, com foco na produção e disseminação de informações por parte dos moradores locais (comunicadores populares) relacionadas a assuntos de interesse público.


Veja o edital completo em http://www.mamiraua.org.br/editais/edital-092012-idsm

Assista o vídeo abaixo e veja a beleza de lugar onde vc poderá trabalhar e viver:

Espanha oferece bolsa para quem quer fazer Cinema em 2012

Becas Cinematográficas 2012



Fechas
Viernes 9 de diciembre ’11 - 13:00 hs.
Madrid, España. Hasta el 31 de marzo de 2012.
Becas para 10º Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos 2012
http://www.casamerica.eswww.fundacioncarolina.com


Requisitos + Formulario de Inscripción!


10º Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos 2012. Convocatoria para españoles y latinoamericanos residentes en España.
Casa de América, en colaboración con la Fundación Carolina, el Programa Ibermedia y la Entidad de Gestión de Derechos de Productores Audiovisuales (EGEDA) convocan al 10º Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos 2012.
Este Curso tiene como objetivo principal mejorar la calidad de los proyectos audiovisuales de los cineastas iberoamericanos con la finalidad de extraer su mayor potencial para situarlos en un campo más seguro y calificado de realización. Los proyectos serán desarrollados desde su fase embrionaria, a partir de un riguroso trabajo de asesoramiento, hasta obtener un guión de calidad susceptible de convertirse en una película.
El Curso tiene una orientación integral, por lo que conecta los tres pilares fundamentales del cine: guión, dirección y producción. El propósito fundamental es el estudiar, desarrollar y concretar la materialización de los proyectos seleccionados. Se podrán presentar proyectos de largometrajes de ficción, documental o animación.
Las becas de Casa de América para este Curso están dirigidas a guionistas y directores españoles y latinoamericanos residentes en España, con experiencia previa en la actividad cinematográfica.
OBSERVACIÓN:
Las becas para los latinoamericanos residentes en América Latina se convocan a través de la Fundación Carolina: www.fundacioncarolina.com
FICHA TÉCNICA
Duración del curso Del 1 de octubre al 16 de noviembre de 2012
Lugar del Curso:
Casa de América, Madrid.
Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España .
Escuela de Cine y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid (ECAM).
Instituciones participantes:
Casa de América de Madrid
Fundación Carolina
Programa Ibermedia
Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales (EGEDA)
Horario De lunes a viernes
De 10:00 a 20:00hs (Sesiones de 4 horas)
Numero de becas 10 (Diez)
Plazo de presentación de las solicitudes Hasta el 31 de marzo de 2012
Plazo de comunicación de las admisiones Hasta el 30 de junio de 2012
Estructura académica
Las asesorías de guión se desarrollan en dos etapas de trabajo que están dedicadas a la discusión y análisis de las ideas, estructura y reescritura de los guiones y/o tratamientos presentados. Cada participante trabaja con dos asesores, detallada e individualmente, el desarrollo y seguimiento de su proyecto.
El taller de producción se desarrolla durante la cuarta semana del Curso y está destinado a analizar y discutir los proyectos desde el punto de vista del presupuesto y los planes de financiación, el marketing, la distribución y la exhibición. También se trabaja sobre las claves para realizar un buen pitching y la elaboración de propuestas para fortalecer la presentación de los proyectos en los mercados audiovisuales. En esta fase del Curso pueden participar, además, los productores de los proyectos seleccionados.
Al final del Taller de Producción se realiza un encuentro con productoras españolas vinculadas y/o interesadas en la coproducción con Iberoamérica, durante el cual los participantes del Curso presentan sus proyectos.

+ info http://www.casamerica.es

sábado, 11 de fevereiro de 2012

RJ: UNICIRCO seleciona novos taletos - todo mês!!!

Circo + atitude social, este é o sonho e o desejo de Marcos Frota com a sua UNICIRCO - Universidade do Circo. Funciona na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Todos os meses selecionam novos talentos, crianças e jovens de 14 a 29 anos, preferencialmente, vulneráveis socialmente.

Para inscrever-se, acesse:

http://www.unicirco.com.br/form/index.php

Abaixo uma reportagem que explica melhor esse belo espetáculo:




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

BA: Inscrições abertas para o XI Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves - até 5/03

Foto: Marcio Lupi


Interessados em participar da 11ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves já podem se inscrever. O evento acontece no dia 10 de março em Cabaceiras do Paraguaçu, município do recôncavo baiano situado a 170 quilômetros de Salvador, e integra o conjunto de atividades que será promovido pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) para celebrar os 165 anos do nascimento do trovador baiano. As ações acontecem no Parque Histórico Castro Alves, que fica situado na Praça Castro Alves, nº 10.

Durante o concurso, pessoas de diversas regiões do estado e de todas as idades entoam os versos do poeta baiano, levando sua obra ao grande público. Os inscritos são analisados por um júri composto por técnicos da DIMUS, diretores de teatro, poetas e profissionais da área de literatura, que avaliam os seguintes critérios: interpretação, originalidade, criatividade e fidelidade ao texto declamado. Os cinco primeiros colocados são contemplados com prêmios que variam entre mil e duzentos reais e se apresentam também no dia 14 de março, durante as comemorações do aniversário de Castro Alves.

As inscrições para o festival estão abertas até 05 de março e devem ser efetuadas pelo telefone (75) 3681-1102 ou através deste link.

Não é permitida a participação de servidores estaduais e crianças a partir de 10 anos podem concorrer, desde que estejam acompanhadas dos responsáveis.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lançado edital para Produção Crítica em Música

Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música vai contemplar trabalhos sobre a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a música
 
 
A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou na sexta, 3 de fevereiro, no Diário Oficial da União, o edital do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música para a seleção de dez trabalhos de pesquisa inéditos. Em forma de monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas, eles deverão abordar aspectos relativos à música, nos gêneros erudito e/ou popular. Podem concorrer autores brasileiros, natos ou naturalizados, com idade igual ou superior a 18 anos. As inscrições podem ser feitas até 21 de março.

O Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música tem como objetivo fomentar, em âmbito nacional, a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a música. Os trabalhos inscritos deverão tratar de questões referentes à música, podendo abordar: aspectos históricos, sociais, antropológicos ou econômicos; aspectos musicológicos acerca da obra de um ou vários compositores ou de determinada corrente estética; relações entre música/músicos brasileiros e música/músicos estrangeiros; relações entre música erudita e música popular; e aspectos relacionados à cadeia produtiva/criativa da música.

O Centro da Música da Funarte (Cemus) fará a triagem das propostas, verificando o cumprimento das exigências previstas no edital. Os trabalhos habilitados serão avaliados por uma comissão de seleção composta por cinco especialistas em música, conforme critérios de qualidade do conteúdo e da forma e a contribuição às reflexões sobre o tema abordado.

Serão concedidos dez prêmios no valor de R$ 20 mil aos proponentes dos trabalhos selecionados. O investimento total é de R$ 200 mil.

Acesse o edital e a ficha de inscrição

Mais informações:
Centro da Música da Funarte
Telefone: (21) 2279-8107

http://www.funarte.gov.br/musica/lancado-edital-para-producao-critica-em-musica/

Lançado edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012 - até 28-09

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou, em 9 de fevereiro, o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012. Serão selecionadas trinta obras inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, a serem executadas nos concertos da XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Programada para o segundo semestre de 2013, a Bienal é considerada a mais importante mostra de música erudita do Brasil. Podem concorrer compositores brasileiros ou radicados no país há no mínimo três anos. As incrições podem ser feitas até 28 de setembro.

Este ano, o Prêmio de Composição Clássica contemplará obras inéditas para orquestra sinfônica, orquestra de sopros, orquestra de câmara, orquestra de cordas, conjuntos de intérpretes, solistas, duos e trios, quartetos e quintetos, além de composições de música eletroacústica, mista ou acusmática. Os selecionados receberão entre R$ 8 mil e R$ 30 mil.

A análise dos trabalhos inscritos caberá a uma comissão externa, composta por integrantes de notório conhecimento sobre música clássica. Entre os critérios de avaliação estão a qualidade da obra e a viabilidade de sua execução. O investimento total da Funarte no Prêmio é de R$ 1.130.100,00.

Acesse o edital e a ficha de inscrição
Acesse também outros editais na página do Centro da Música

Mais informações
classicos@funarte.gov.br
(21) 2240-5158 / (21) 2279-8105

http://www.funarte.gov.br/musica/lancado-edital-do-premio-funarte-de-composicao-classica-2012/

Funarte seleciona projetos em homenagem ao “Rei do Baião” - até 19março

“Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga 2012” tem inscrições abertas até 19 de março
 
Se fosse vivo, Luiz Gonzaga – o “Rei do Baião”, como ficou conhecido – completaria 100 anos em dezembro de 2012. Para celebrar a data, a Fundação Nacional de Artes – Funarte acaba de lançar o “Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga”.
 
O concurso oferece prêmios de R$ 35 mil a R$ 100 mil a projetos de criação, produção e/ou difusão de obras, atividades ou produtos de cunho musical em homenagem ao compositor pernambucano. Podem concorrer composições, arranjos, espetáculos, exposições, obras audiovisuais, cancioneiros, livros, discos, sítios de internet, revistas, pesquisas, seminários, ciclos de debates, palestras e oficinas.

O edital foi publicado na quinta-feira, 2 de fevereiro, no Diário Oficial da União. As inscrições estarão abertas até 19 de março. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas. Os projetos contemplados serão selecionados por uma comissão formada por cinco profissionais de reconhecida experiência na área musical.

Acesse o edital e a ficha de inscrição

Mais informações:
Centro da Música da Funarte
Telefone: (21) 2279 8107

http://www.funarte.gov.br/musica/funarte-seleciona-projetos-em-homenagem-ao-%E2%80%9Crei-do-baiao%E2%80%9D/

Concursos Literários de Fevereiro: inscreva-se!!!

Acesse o blog Concursos Literários em http://www.concursos-literarios.blogspot.com/p/concursos-do-mes.html e conheça diversos editais de Concursos de fevereiro e muito mais...

Vale a leitura galera!!!!

Jonas Banhos

Programa Mais Educação do MEC abre concurso de cinema nas escolas - até 15/04

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/02/09/mec-abre-concurso-de-cinema-nas-escolas?utm_campaign=Twitter&utm_medium=Educacao&utm_source=Concurso.Cinema&utm_content=9022012


MEC abre concurso de cinema nas escolas
09/02/2012 13:05 - Portal Brasil

O Programa Mais Educação abre inscrições para o concurso Escola, Roteiro e Cinema e tem como foco estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental das escolas públicas. O concurso é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). As inscrições devem ser feitas até 15 de abril. O prêmio para os vencedores será uma viagem à cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano.

Com o tema “O lugar onde vivo” o objetivo do concurso é estimular os jovens a escrever, a expressar idéias e sentimentos, além de aproximá-los do cinema e da televisão.

Antes de escrever o trabalho, o estudante deve escolher algo típico sobre os costumes da região onde reside, como lendas, tradições, testemunhos, memórias. Pode concorrer um aluno, ou um grupo de até quatro colegas.

A inscrição consta de roteiro para um filme de curta-metragem de até três minutos, sinopse e dados de identificação do autor ou autores, além de carta do diretor da escola e pré-autorização dos pais ou responsáveis pelo estudante.

De acordo com o regulamento do concurso, o autor deve eleger um gênero literário, tal como humor, terror, suspense, romance. Na apresentação do trabalho, deve descrever as cenas e diálogos e prestar atenção nos critérios que serão considerados na avaliação: correção linguística, clareza de expressão, coerência entre as cenas, criatividade, originalidade e representatividade geográfica.

Cronograma

Em maio, uma comissão vai escolher entre os inscritos até 25 trabalhos que serão enviados para a comissão julgadora, formada por especialistas indicados pelo MEC e OEI.

Cabe à comissão selecionar até cinco roteiros que serão produzidos pela TV Escola, do MEC, em julho. Em setembro, os autores viajam a Salamanca para a exibição dos filmes durante evento do Programa para o Fortalecimento das Línguas da Íbero-América na Educação, promovido pela OEI. A viagem dos estudantes será custeada pela Fundação SM.

Inscrição

Conforme o regulamento (http://www.oei.org.br/concursocinema/regulamento.php), os estudantes podem enviar os roteiros de duas formas: por correio eletrônico (roteiros@oei.org.br) ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para OEI Brasília – SHS quadra 6, conjunto A, sala 919 – Business Center Tower – Complexo Brasil 21 – Brasília – DF, CEP 70316-109.

Fonte:
Ministério da Educação (http://www.mec.gov.br/)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SP: Edital para inscrições de oficineiros e contadores de histórias - ATÉ 12/03

Bibliotecas abrem inscrições para propostas de oficineiros e contadores de histórias

De 7 de fevereiro a 12 de março, estarão abertas inscrições para interessados em prestar serviços para a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas como Contadores de Histórias e Oficineiros (nas modalidades “Oficinas Livres”, “Fanzines nas Zonas de Sampa” e “A Hora e a Vez do Vestibular).

Em cada edital, o proponente poderá inscrever até três propostas diferentes, que poderão ser entregues nas Bibliotecas Monteiro Lobato (região central), Viriato Corrêa (Zona Sul), Cora Coralina (Zona Leste), Mário Schenberg (Zona Oeste) e Álvares de Azevedo (Zona Norte). Cada local realizará inscrições em dias e horários diferentes, como indicado no edital. Serão aceitas também inscrições via Correios.

Para cada proposta inscrita, deverão ser reunidas três cópias da ficha, do formulário e da documentação exigida no Edital. A Comissão Julgadora, a ser nomeada pela Secretaria Municipal de Cultura, classificará cada proposta como “habilitada” (credenciada) ou “não habilitada”, sem ordem de classificação. O resultado será válido por um período de 18 meses, renovável por 18 meses, a partir da publicação no Diário Oficial.

Neste período, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas contratará os profissionais habilitados para composição da grade de programação cultural de acordo com as necessidades de seus programas e projetos e disponibilidade orçamentária. A habilitação não garante a contratação.

Conheça os editais na íntegra e faça o download dos formulários nos links abaixo. Em caso de dúvidas, entre em contato com projetosbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br


Edital nº 1/2012 - Oficineiros

Edital nº 2/2012 - Contadores de Histórias


Acesse nos links abaixo a relação de locais para inscrição e os endereços das Bibliotecas Públicas, Pontos de Leitura, Bosques da Leitura e Ônibus-Biblioteca administrados pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas.
Locais e horários para inscrição (formato pdf)

Endereços da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (formato pdf

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/noticias/?p=10003

RS: Últimas vagas 2012 para Escola Sesc de Educação Infantil Alegrete

06/02: Últimas vagas 2012 para Escola Sesc de Educação Infantil Alegrete
Restam poucas vagas para ingresso 2012 na Escola Sesc de Educação Infantil em Alegrete. Comerciários com filhos de 5 anos completos a 6 anos podem se inscrever até o final de fevereiro para as vagas que são limitadas e gratuitas. As pré-inscrições podem ser feitas, das 8h às 20h, no Sesc local (Rua dos Andradas, 71).

As vagas, que fazem parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), são voltadas a crianças dependentes de comerciários matriculados no Sesc/RS que tenham renda familiar de até três salários mínimos. Serão selecionados os inscritos que contemplarem os pré-requisitos no PCG e o critério para preenchimento das vagas será o de menor renda familiar. Os selecionados, ao longo de 2012, terão subsidiadas integralmente suas mensalidades, uniformes, alimentação e material escolar.

O trabalho da Escola Sesc de Educação Infantil busca desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico, a autonomia e as vivências em grupo. Por meio de diversas atividades, a criança desenvolve seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Em suas 16 Escolas de Educação Infantil no Estado, com equipe qualificada, atividades culturais, vivências de cidadania, integração com as famílias, educação corporal e educação para a saúde, o Sesc/RS oferece toda a infra-estrutura para fazer a criança sujeito ativo de seu processo de conhecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3422-2129.

Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.

Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.

Rio +20 : inscrições para uso de espaços para organização de eventos paralelos


Entrega dos formulários de intenção de uso de espaços para organização de eventos paralelos
18/01/2012 - 17/02/2012
Tipo de Evento: Organização logística
Origem: Nacional
Responsável pelo evento: Comitê Nacional de Organização da Rio+20

Entrega dos formulários de intenção de uso de espaços para organização de eventos paralelos
Entidades da sociedade civil podem pleitear espaços para organização de eventos paralelos relacionados à conferência por meio do Formulário de intenção de uso de espaços;até o dia 17 de fevereiro de 2012.

 Mais informações estão disponíveis na página de Participação da Sociedade Civil na Rio+20.

http://www.rio20.gov.br/eventos/entrega-dos-formularios-de-intencao-de-uso-dos-espacos

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Aberto credenciamento de imprensa para a Rio+20


Profissionais de imprensa têm até o dia 14 de maio para fazer o credenciamento online para a cobertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em junho deste ano.

As organizações de mídia devem enviar uma carta em papel timbrado assinada pelo editor responsável, contendo o nome do jornalista (ou jornalistas) que cobrirá o evento e uma foto recente colorida, tamanho 5×7 em formato jpeg. A carta – que pode ser escaneada em formato jpeg ou PDF – e a foto devem ser enviadas para Isabelle Broyer, Chefe da Unidade de Liaison e Credenciamento de Mídia do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas pelo e-mail malu@un.org. Os jornalistas devem também preencher um formulário online, disponível aqui.

Os jornalistas que não realizarem o pedido de credenciamento online poderão se credenciar no Rio de Janeiro, a partir de 7 de junho, no Riocentro, porém a ONU aconselha que os pedidos sejam feitos antecipadamente, para evitar atrasos e filas em junho.

Todas as credenciais serão retiradas pessoalmente pelos próprios jornalistas a partir de 7 de junho no Pavilhão 1 do Riocentro.

Nota: Para informações sobre critérios utilizados pelas Nações Unidas para credenciamento de jornalistas freelance e de veículos online, como blogs, vlogs etc, clique aqui.

fonte ONU Brasil

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Em SP, oficinas grátis: Redescobrindo o Circo-teatro!



Participe das oficinas grátis: Redescobrindo o Circo-teatro!
Com realização da Cia. Teatral Um Peixe e apoio do Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil, as oficinas abordarão o gênero circo-teatro, expressão corporal e vocal, além de análise e interpretação de textos circenses.

Oficina Redescobrindo o Circo-teatro
Aos sábados, de 03 de março a 08 de dezembro de 2012
Horário: das 8h às 12h
Inscrições: de 16/01 a 20/02:
http://ciateatralumpeixe.blogspot.com
Início das oficinas: 03/03 | Local das oficinas: Centro Cultural do Jabaquara
Rua Arsênio Tavolieri, Jabaquara São Paulo, SP | Telefone: 5011-2421
Número de vagas: 40
Grátis