Concurso Internacional de Cartas recebe inscrições até 16 de março

Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas

Os Correios recebem até 16 de março inscrições para o 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países. O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens de até 15 anos, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O tema desse ano é “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. O vencedor em nível mundial receberá o prêmio durante o 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro e outubro próximos, em Doha, no Catar.
As redações precisam ser escritas em língua portuguesa, ter relação estrita com o tema e conter no máximo 800 palavras. Além disso, as cartas devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Preferencialmente, devem ser escritas no formulário de redação do concurso, disponível para impressão no endereço www.correios.com.br. No portal dos Correios também estão disponíveis as fichas de inscrição e regulamento do Concurso. As inscrições começaram em 1º de fevereiro e vão até 16 de março e podem ser feitas apenas pelas escolas, públicas ou privadas. Cada instituição de ensino tem a possibilidade de inscrever até duas redações para participar do concurso.
Premiação — A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional. TV de LED de 32”, notebook, computador, impressora e som portátil são alguns dos prêmios que aluno e escola poderão ganhar. Em 2011, foram 5.563 redações inscritas de 4.365 escolas participantes.
O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. O resultado do concurso será divulgado no final de abril.
Integraram a comissão julgadora nacional, além dos Correios, representantes dos Ministérios das Comunicações, da Educação, Unesco e da Universidade de Brasília.

(Texto: Natália Campos, Analista de Correios Jr. – Jornalista)

fonte http://www.alcinea.com/sem-categoria/escreva-uma-carta-meu-amor