quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Encontro de Culturas Populares e Tradicionais

Encontro de Culturas Populares e Tradicionais - Inscrições Abertas

O Encontro reunirá detentores dos conhecimentos tradicionais e das expressões culturais populares de todo o país, além de artistas, lideranças comunitárias e representantes desse segmento no Conselho Nacional de Política Cultural e em outras instâncias de pactuação da sociedade civil com o Estado. Uma mostra cultural abordará a pr...odução artística, a culinária, o artesanato e a religiosidade tradicionais, além de outros aspectos fundamentais desse universo simbólico. O objetivo principal é o de vivenciar profundamente a diversidade cultural brasileira, abrangendo as Culturas Populares, o Artesanato, o Hip Hop, as Culturas Indígenas, o Circo, o Teatro de Rua, o Patrimônio Imaterial, as Culturas Afrobrasileiras, Povos de Matriz Africana e outros Povos e Comunidades Tradicionais.

Os interessados em participar poderão fazer sua inscrição através do e-mail culturaspopularestradicionais@gmail.com, informando: Nome completo, Endereço, RG, Telefones, E-mails e Currículo Resumido descrevendo sua atuação junto ao universo das culturas populares e tradicionais.

O interessado deverá, ainda, marcar com as letras A, B, C, D, E e F as Rodas de Conversa e Convivência listadas abaixo, sendo A a que ele deseja mais participar e F a que ele deseja menos.
( ) 1 - Conhecimentos tradicionais - Marcos Legais para Promoção e Proteção
( ) 2 - Democratização dos Meios de Comunicação
( ) 3 - Territórios Tradicionais e Cartografia das Expressões Culturais
( ) 4 - Relação do Estado com a Sociedade Civil
( ) 5 - Novas Tecnologias, Juventude e Culturas Tradicionais
( ) 6 – Encontro de Saberes - Educação e Culturas Populares e Tradicionais

Os interessados poderão manifestar ainda seu interesse em participar das oficinas:
( ) Patrimônio Imaterial
( ) Fortalecimento das Redes de Culturas Populares e Tradicionais

Obs.: As rodas e oficinas terão capacidade limitada. Portanto, ao se atingir o limite do espaço, o candidato será realocado na roda seguinte de sua ordem de escolha. Os debates dos dias 1 e 2 são restritos aos membros dos colegiados e conselhos nacionais convidados. A programação cultural será totalmente aberta ao público. O evento oferecerá aos participantes alimentação (almoço e jantar), traslado Metrô Itaquera-Sesc e certificado. O resultado das inscrições será divulgado até o dia 29 de setembro

Edital Curta Animação sobre resíduos sólidos

Por meio do Projeto Xingu Ambiente Sustentável, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lançou nesta segunda (23 de setembro) a chamada do Fundo Xingu Sustentável, em uma ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS), em São Félix do Xingu, PA. O evento reuniu organizações locais e órgãos públicos ligados à agricultura familiar, a fim de apresentar o Fundo e os objetivos do edital que apoiará projetos de base agroecológica desenvolvidos por associações, grupos comunitários e grupos de mulheres agricultoras do município. Para concorrer ao apoio financeiro de até 10 mil reais, é preciso inscrever o projeto até o dia 18 de outubro de 2013. O Edital tem por objetivo apoiar pequenos projetos que busquem incentivar a experimentação, adaptação e disseminação de práticas produtivas sustentávceis (projetos de base agroecologica) que contribuam para redução do desmatamento, recuperação de áreas degradadas, áreas de reserva legal e áreas de preservação permanente em São Félix do Xingu. O fundo irá atender também organizações que tenham ações de produção, processamento e/ou comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar de base agroecológica. Os projetos inscritos devem se enquadrar em algum dos nove temas propostos, como: Manejo de solos, Sistemas agroflorestais e agroextrativistas, Valorização das sementes locais e recuperação de áreas de preservação ambiental, dentre outros. O Fundo Xingu Sustentável foi lançado no dia 06 de março e trata-se de uma iniciativa do projeto Xingu Ambiente Sustentável (XAS), desenvolvido desde 2009 pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (Adafax), com apoio do Fundo Vale. O projeto XAS busca contribuir com as ações de redução do desmatamento em São Félix do Xingu, estimulando o uso de recursos naturais de forma sustentável, por meio do fortalecimento institucional de lideranças da agricultura familiar. http://www.iieb.org.br/index.php/notcias/fundo-xingu-sustentavel-lanca-2-chamada/

Projeto Xingu Ambiente Sustentável recebe inscrições


Por meio do Projeto Xingu Ambiente Sustentável, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lançou nesta segunda (23 de setembro) a chamada do Fundo Xingu Sustentável, em uma ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS), em São Félix do Xingu, PA. O evento reuniu organizações locais e órgãos públicos ligados à agricultura familiar, a fim de apresentar o Fundo e os objetivos do edital que apoiará projetos de base agroecológica desenvolvidos por associações, grupos comunitários e grupos de mulheres agricultoras do município.
Para concorrer ao apoio financeiro de até 10 mil reais, é preciso inscrever o projeto até o dia 18 de outubro de 2013. O Edital tem por objetivo apoiar pequenos projetos que busquem incentivar a experimentação, adaptação e disseminação de práticas produtivas sustentávceis (projetos de base agroecologica) que contribuam para redução do desmatamento, recuperação de áreas degradadas, áreas de reserva legal e áreas de preservação permanente em São Félix do Xingu.
O fundo irá atender também organizações que tenham ações de produção, processamento e/ou comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar de base agroecológica. Os projetos inscritos devem se enquadrar em algum dos nove temas propostos, como: Manejo de solos, Sistemas agroflorestais e agroextrativistas, Valorização das sementes locais e recuperação de áreas de preservação ambiental, dentre outros.
O Fundo Xingu Sustentável foi lançado no dia 06 de março e trata-se de uma iniciativa do projeto Xingu Ambiente Sustentável (XAS), desenvolvido desde 2009 pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (Adafax), com apoio do Fundo Vale. O projeto XAS busca contribuir com as ações de redução do desmatamento em São Félix do Xingu, estimulando o uso de recursos naturais de forma sustentável, por meio do fortalecimento institucional de lideranças da agricultura familiar


http://www.iieb.org.br/index.php/notcias/fundo-xingu-sustentavel-lanca-2-chamada/

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Edital de Apoio as Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013.

Lançado o Edital de Apoio as Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013. O edital tem o objetivo de ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro através da modernização e qualificação de espaços e serviços das bibliotecas comunitárias e pontos de leituras.
Serão selecionadas 100 (cem) propostas e cada uma delas ganhará o prêmio de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais). As inscrições ficarão abertas por 30 dias e deverão ser realizadas por meio do Sistema de Gestão de Projetos do MinC - SALIC-WEB.
 
O Edital dá a oportunidade para que as instituições, ou pessoas físicas responsáveis por Bibliotecas Comunitárias, ou Pontos de Leitura, apresentem uma proposta dentro de um dos 6 (seis) eixos abaixo relacionados:
 
Eixo 1 – Ação Cultural - manutenção de ações culturais regulares, ou criação de novas ações culturais voltadas para a dinamização dos espaços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 2 – Aquisição de Bens - aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos para a qualificação dos espaços e serviços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 3 – Serviços - organização e tratamento do acervo e, informatização dos serviços de controle e empréstimo dos livros da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 4 – Formação de pessoal - capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo da leitura, da biblioteconomia e da gestão de espaços culturais, com vistas a qualificação dos serviços prestados pela Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 5 – Mobilização - ações de envolvimento e mobilização da comunidade na gestão da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura.
Eixo 6 – Manutenção - manutenção do espaço e dos serviços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura
 

Prorrogadas as inscrições para o Tangolomango 2013

Foram prorrogadas até 20 de setembro as inscrições para o Tangolomango, o Festival da Diversidade Cultural, que este ano reunirá artistas de São Paulo e Santiago, capital chilena. Podem se inscrever grupos de teatro, dança, circo e música das duas cidades. O edital de inscrições está disponível no site www.tangolomango.com.br e os 10 grupos selecionados, cinco de cada cidade, serão anunciados no dia 24 de setembro. Os grupos selecionados participarão de um intercâmbio cultural durante dois finais de semana em outubro e novembro para a criação e apresentação de um grandioso espetáculo, sob a direção de Ernesto Piccolo. 
 
 
Prorrogadas as inscrições para o Tangolomango 2013
Festival da Diversidade Cultural acontecerá em outubro e novembro nas cidades de São Paulo e Santiago
Foram prorrogadas até 20 de setembro as inscrições para o Tangolomango, o Festival da Diversidade Cultural, que este ano promoverá um intercâmbio entre artistas de São Paulo e Santiago, capital chilena. Podem se inscrever grupos de teatro, dança, circo e música das duas cidades. O edital de inscrições está disponível no site www.tangolomango.com.br e os 10 grupos selecionados, cinco de cada cidade, serão anunciados em 24 de setembro. 
 
O festival acontecerá em outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e em novembro, no Centro Cultural Teatro La Cúpula, em Santiago. Sob direção de Ernesto Piccolo, os grupos selecionados participarão de um intercâmbio cultural em cada uma das cidades durante os dois primeiros dias para montar o espetáculo que será apresentado no terceiro dia.
 
Idealizado pela produtora cultural Marina Vieira, da Mil e Uma Imagens, O Tangolomango – Festival da Diversidade Cultural existe desde 2002 e aborda a cultura a partir da experiência local, através dos conceitos de generosidade intelectual e produção compartilhada. Até agora, o festival já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Buenos Aires e Bogotá, promovendo o encontro de mais de quatro mil artistas de mais de 300 grupos do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile e Peru. 
 
O objetivo do Tangolomango, cujo nome é inspirado em uma brincadeira de roda popular em várias regiões do nordeste do Brasil, é reforçar os laços e divulgar a diversidade cultural latino-americana; favorecer o diálogo e a troca de saberes, incentivar a produção colaborativa de conteúdos culturais e difundir o processo de intercâmbio visando a sua multiplicação. O festival tem ainda a proposta de democratização do acesso à cultura, por isso sempre acontece em espaços públicos e com entradas gratuitas.
O Tangolomango conta com patrocínio da Petrobras e do Minc através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, parceria da Fundação Memorial da America Latina e realização da Mil e Uma Imagens.

V Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial:




 A V Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial: “Territórios locais e regionais - culturas, identidades e memórias - recebe inscrições até o dia 26 de setembro

Tem por objetivo promover e socializar as ações de valorização do patrimônio cultural desenvolvidas por instituições públicas de ensino, bem como instituições e grupos organizados da comunidade das cidades de Mariana, Ouro Preto, Acaiaca, Diogo de Vasconcelos e Itabirito (cidades de abrangência da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto), e seus respectivos distritos.

mais: http://www.culturaemrevista.com.br/index/exibe_noticia2.php?id=772

FIT-Festival Nacional Ipitanga de Teatro



 Neste ano, o FIT traz algumas novidades como: a premiação separada por categorias (Teatro Infanto Juvenil, Teatro Adulto e Teatro de Rua). Ao todo, serão distribuídos 39 troféus e 15 mil reais em prêmios. Para grupos de outros estados, haverá ajuda de custo.

Inscrições até 24 de setembro.

mais: http://fitbahia.com.br/

Filma Brasil recebe inscrições até o dia 20 de setembro

Filma Brasil recebe inscrições até o dia 20 de setembro.

Evento distribui R$ 155 mil em prêmios.

mais: http://bit.ly/filMaBRasil
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I Expedição de Dança /Brasil-Piauí

Foto: Até o dia 15 de setembro, estão abertas as inscrições para a I Expedição de Dança /Brasil-Piauí. 

O projeto é uma iniciativa que pretende organizar a cada seis meses, incursões de estudiosos de dança ao Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no sudeste do Piauí, Nordeste do Brasil. 

O local é um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos da humanidade. A idéia é propor aos participantes da Expedição, uma reflexão acerca das 30 mil figuras rupestres, classificadas como cenas de Dança, presentes no local. 

A primeira versão da Expedição Dança está prevista para ocorrer entre os dias 26 e 29 de setembro, como um piloto para as próximas edições. 

Os interessados em participar deverão enviar carta de intenção e currículo para o email expedicaodanca@gmail.com. 

mais: http://idanca.net/i-expedicao-de-danca-brasil-piaui/
 
Até o dia 15 de setembro, estão abertas as inscrições para a I Expedição de Dança /Brasil-Piauí.

O projeto é uma iniciativa que pretende organizar a cada seis meses, incursões de estudiosos de dança ao Parque Nacional Serra da Capivara, l...ocalizado no sudeste do Piauí, Nordeste do Brasil.

O local é um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos da humanidade. A idéia é propor aos participantes da Expedição, uma reflexão acerca das 30 mil figuras rupestres, classificadas como cenas de Dança, presentes no local.

A primeira versão da Expedição Dança está prevista para ocorrer entre os dias 26 e 29 de setembro, como um piloto para as próximas edições.

Os interessados em participar deverão enviar carta de intenção e currículo para o email expedicaodanca@gmail.com.

mais: http://idanca.net/i-expedicao-de-danca-brasil-piaui/

Mostra de Artes Plásticas da 5ª Edição do África em Todos os Sentidos

A Comunidade do Jongo Dito Ribeiro, responsável pela Casa de Cultura Fazenda Roseira, dá conhecimento aos interessados que estão abertas as inscrições, de 6 de Setembro a 04 de outubro de 2013 para selecionar obras de artistas para a Mostra de Artes Plásticas da 5ª Edição do África em Todos os Sentidos, a ser realizada no período de 14 de Novembro de 2013 a 2 de Dezembro de 2013.
A 5ª Edição do África em Todos os Sentidos é uma realização da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, com o objetivo estimular a reflexão acerca da contribuição da cultura africana para a formação do povo brasileiro, de maneira a contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade das linguagens artística e cultural, além de possibilitar a compreensão da cosmovisão africana através dos sentidos vitais do ser humano: paladar, tato, olfato, audição e visão. Em 2013, o evento tem como tema as mulheres, assim para a mostra selecionaremos apenas artistas do sexo feminino.
 
As inscrições são gratuitas! E o edital de seleção pode ser acessado em http://casadeculturafazendaroseira.blogspot.com.br/ ou você pode solicitar pelo e-mail mostra.artistica@gmail.com
 
Após, fazer sua incrição precisamos que você envie para o e-mail mostra.artistica@gmail.com os seguintes documentos:

a) Currículo documentado da artista;
b) Fotografias em cores ou de reprodução colorida com impressão de qualidade visual, com tamanho mínimo de 13 x 18 cm e máximo em formato A4, na quantidade de 01 (uma) a 05 (cinco) obras inéditas ou não com as quais pretenda concorrer. Deverão ainda vir acompanhadas de informações complementares (ficha técnica) tais como: autor, título da obra, técnica e materiais empregados, dimensões, ano de execução e outros dados que o artista julgar necessário, no verso da mesma.
c) As obras poderão ser inéditas ou não, não sendo admitidas cópias ou reproduções de outros artistas.
d) Declaração de que as obras apresentadas são de sua criação, conforme modelo de Declaração de Direitos Autorais (assinada) - Anexo III deste Edital de Concurso.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Editais Programa de Ação Cultural de SP


Os Editais do ProAC funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Para cada edital, uma comissão de analisa e escolhe os projetos vencedores. Os contemplados recebem o recurso pré-determinado no edital – que deve ser utilizado exclusivamente na realização do projeto.

Em 2013, algumas mudanças e novidades foram introduzidas nos Editais, como uma nova metodologia de acompanhamento e a obrigatoriedade de ações que envolvam a questão da acessibilidade como contrapartida dos proponentes.
Para facilitar as inscrições, preparamos um roteiro com as dúvidas e perguntas mais frequentes. Para acessar, clique aqui.



Confira também o cronograma das datas de lançamento dos Editais 2013.
Cronograma 2013 (SUJEITO A ALTERAÇÕES DE DATAS).



Programa de Ação Cultural
Secretaria de Estado da Cultura

Rua Mauá, 51 - Luz - CEP: 01028-900 - São Paulo - SP

Horário de atendimento: 13h às 17h.

Contatos:
(11) 2627-8275

(11) 2627-8226

Anos:     •2013    • 2012    • 2011    • 2010
Edital ProAC nº 37/2013 - RESTAURAÇÃO DE IMÓVEIS (CONDEPHAAT)
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 39/2013 - PROJETOS DE AUDIOVISUAL
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 40/2013 - COMPLEMENTAÇÃO / FINALIZAÇÃO DE LONGA
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 42/2013 - DIFUSÃO DE LONGA-METRAGEM
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 33/2013 - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS LGBT
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 14/2013 - CIRCUL. DE ARTES CÊNICAS PARA RUA
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 28/2013 - MONTAGEM E TEMPOR./CIRCUL. GRUPO CIRCO
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 27/2013 - CIRC. E MANUTENÇÃO DE CIRCO ITINERANTE
- Vigência: 02/09/2013 a 16/10/2013
Edital ProAC nº 36/2013 - PROJETOS ESPECIAIS
- Vigência: 29/08/2013 a 14/10/2013
Edital ProAC nº 34/2013 - SARAUS CULTURAIS
- Vigência: 19/08/2013 a 02/10/2013
Edital ProAC nº 35/2013 - HIP HOP
- Vigência: 09/08/2013 a 23/09/2013
Edital ProAC nº 32/2013 - CULTURAS NEGRAS
- Vigência: 09/08/2013 a 23/09/2013
Edital ProAC nº 31/2013 - CULTURA INDÍGENA
- Vigência: 09/08/2013 a 23/09/2013
Edital ProAC nº 30/2013 - CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS
- Vigência: 09/08/2013 a 23/09/2013
Edital ProAC nº 07/2013 - ARTES CÊNICAS P/ ARTISTA - MUNIC. ATÉ 500 MIL HAB
- Vigência: 01/08/2013 a 16/09/2013
Edital ProAC nº 12/2013 - DIFUSÃO E CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULO DE TEATRO
- Vigência: 01/08/2013 a 17/09/2013
Edital ProAC nº 13/2013 - 1as OBRAS DE PROD. DE ESPETÁC. E TEMPORADA TEATRO
- Vigência: 01/08/2013 a 17/09/2013
Edital ProAC nº 05/2013 - PROD. DE ESPETÁC. ARTES CÊNICAS - INFANTIL/JUVENIL
- Vigência: 01/08/2013 a 16/09/2013
Edital ProAC nº 11/2013 - PROD. ESPETÁCULO INÉDITO E TEMPORADA TEATRO
- Vigência: 01/08/2013 a 17/09/2013
Edital ProAC nº 06/2013 - DIF. E CIRCULAÇÃO DE ARTES CÊNICAS - INFANTIL/JUVENIL
- Vigência: 01/08/2013 a 16/09/2013
Edital ProAC nº 19/2013 - HISTÓRIA EM QUADRINHOS
- Vigência: 22/07/2013 a 13/09/2013
Edital ProAC nº 21/2013 - MODERNIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS PÚB. MUNICIPAIS
- Vigência: 22/07/2013 a 18/09/2013
Edital ProAC nº 15/2013 - COLEÇÃO DE OBRAS INÉDITAS
- Vigência: 22/07/2013 a 06/09/2013
Edital ProAC nº 17/2013 - BOLSA DE INCENTIVO À CRIAÇÃO - POESIA
- Vigência: 22/07/2013 a 11/09/2013
Edital ProAC nº 18/2013 - BOLSA DE INCENTIVO À CRIAÇÃO - INFANTIL E/OU JUVENIL
- Vigência: 22/07/2013 a 04/09/2013
Edital ProAC nº 20/2013 - ESTÍMULO À LEITURA EM BIBLIOTECAS MUNICIPAIS
- Vigência: 22/07/2013 a 16/09/2013
Edital ProAC nº 16/2013 - BOLSA DE INCENTIVO À CRIAÇÃO - PROSA
- Vigência: 22/07/2013 a 09/09/2013
Edital ProAC nº 10/2013 - 1as OBRAS DE PRODUÇÃO DE ESPETÁC. DE DANÇA
- Vigência: 24/06/2013 a 07/08/2013
Edital ProAC nº 09/2013 - DIFUSÃO E CIRCULAÇÃO DE ESPETÁC. DE DANÇA
- Vigência: 24/06/2013 a 07/08/2013
Edital Proac nº 08/2013 - PROD. ESPETÁCULO INÉD. E TEMPORADA DE DANÇA
- Vigência: 24/06/2013 a 07/08/2013
Edital ProAC nº 23/2013 - LIVRO DE ARTISTA
- Vigência: 14/06/2013 a 29/07/2013
Edital ProAC nº 22/2013 - ARTES VISUAIS
- Vigência: 14/06/2013 a 29/07/2013
Edital ProAC nº 24/2013 - ESPAÇOS INDEP. VINCULADOS ÀS ARTES VISUAIS
- Vigência: 14/06/2013 a 29/07/2013
Edital ProAC nº 26/2013 - PRESERVAÇÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS
- Vigência: 05/06/2013 a 02/08/2013 - prorrogado
Edital ProAC nº 25/2013 - DIFUSÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS
- Vigência: 27/05/2013 a 02/08/2013 - prorrogado
Edital ProAC n º 04/2013 - GRAV. DISCO E CIRCULAÇÃO - MÚSICA ERUDITA
- Vigência: 23/05/2013 a 08/07/2013
Edital ProAC n º 03/2013 - GRAV. DISCO E CIRCULAÇÃO - MÚSICA POPUL. INSTRUMENTAL
- Vigência: 16/05/2013 a 01/07/2013
Edital ProAC n º 02/2013 - GRAV. DISCO E CIRCULAÇÃO - CANÇÃO
- Vigência: 16/05/2013 a 01/07/2013
Edital ProAC n º 01/2013 - FESTIVAIS DE ARTES
- Vigência: 06/05/2013 a 19/06/2013n



http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.cbdef30cc636b21797378d27ca60c1a0/?vgnextoid=4923b23eb2a6b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD

Abertas as inscrições para a VI Bienal dos Jovens Criadores da CPLP.

#Inscrições #JovensCriadores:

Abertas as inscrições para a VI Bienal dos Jovens Criadores da CPLP. 

Entre 3 e 7 de dezembro deste ano, acontecerá a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em @[111386048885164:274:Salvador]. 
A VI Bienal contempla as diversas áreas da cultura e vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração entre os países lusófonos. Esta edição abordará as seguintes linguagens: Artes Visuais, Arte Digital, Artes Integradas, Audiovisual, Circo, Dança, Música, Teatro,  Literatura e Artes Aplicadas. 

Os jovens artistas brasileiros de 18 a 30 anos poderão inscrever seus trabalhos até 30 de setembro no hotsite www.juventude.gov.br/bienalcplp

Mais informações: http://bit.ly/1a482fw
 Entre 3 e 7 de dezembro deste ano, acontecerá a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador. ...
A VI Bienal contempla as diversas áreas da cultura e vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração entre os países lusófonos. Esta edição abordará as seguintes linguagens: Artes Visuais, Arte Digital, Artes Integradas, Audiovisual, Circo, Dança, Música, Teatro, Literatura e Artes Aplicadas.

Os jovens artistas brasileiros de 18 a 30 anos poderão inscrever seus trabalhos até 30 de setembro no hotsite www.juventude.gov.br/bienalcplp

Mais informações: http://bit.ly/1a482fw

Voluntários já podem se inscrever para participar dos Jogos Indígenas.



 O Governo de Mato Grosso e o Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC) convidam voluntários para colaborar na 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que ocorrerá de 11 e 19 de outubro, em Cuiabá. As inscrições estão abertas e os interessados podem candidatar-se até 09 de setembro. Ao todo, são 155 vagas para acompanhante de indígenas, agentes culturais e/ou esportivos e para bilíngues.Os interessados deverão enviar email para voluntariosjogosindigenas2013@gmail.com, com a ficha de inscrição preenchida e o currículo anexo.

Para saber mais, acesse: http://bit.ly/15vLnuB

Ministério da Cultura e Funarte lançam Edital de Ocupação dos CEUs das Artes

Inscrições abertas até 14 de outubro. Oitenta projetos de ocupação serão selecionados para os Centros de Artes e de Esportes Unificados em todo o país.

 
 
Saiba mais em http://www.funarte.gov.br/funarte/ministerio-da-cultura-e-funarte-lancam-edital-de-ocupacao-dos-ceus-das-artes/

Funarte lança edição 2013 do Prêmio de Dança Klauss Vianna

Edital vai contemplar 82 projetos, com premiações de até R$ 100 mil

 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte vai premiar 82 projetos na área de dança por meio de um dos seus mais importantes editais: o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. O investimento total é de R$ 6 milhões e os prêmios variam entre R$ 44 mil e R$ 100 mil. Serão contemplados projetos em três categorias: A) circulação nacional de espetáculos; B) atividades artísticas de artistas consolidados e C) atividades artísticas de novos talentos.
Estão habilitados a participar do Prêmio associações, cooperativas, companhias, coletivos, grupos, empresas ou micro empreendedor de natureza cultural, além de artistas independentes. A portaria será publicada nesta terça (3/9), no Diário Oficial da União. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de outubro.
Acesse aqui, na página do edital, todos os documentos relacionados
Mais informações
danca@funarte.gov.br ou pelo telefone (21) 2279-8014



http://www.funarte.gov.br/danca/funarte-lanca-edicao-2013-do-premio-de-danca-klauss-vianna/

III CIRCUITO REGIONAL DE PERFORMANCE BODEARTE (CORPO AUSENTE)

 Inscrições até 25 de outubro

Isso mesmo!
Exatamente!
Errôneamente!
    Está lançada a chamada para inscrições na terceira edição do Circuito Regional de Performance BodeArte, a se realizar no mês de dezembro de 2013 na cidade do Natal (RN). Contudo Esse ano os produtores do Bode, o Coletivo ES3, decidiram fazer algo um pouco diferente. Diante de uma longa jornada mal-sucedida pela tentativa de financiamento do Circuito via leis de incentivo e editais, o ES3 havia anunciado este ano que não realizaria o evento, tão conhecido e querido por participantes e público. A esta altura, após muito pensar, e muitas outras situações decorridas com eventos de performance pelo Brasil em 2013 (vide Perpendicular, Perfor, Festival Performatus, ad absurdum), a Produção BodeArte resolveu liberar a chamada de trabalhos que vocês podem conferir a partir de agora no blog.
     Nesse ano o BodeArte fará uma exposição para marcar sua ausência e a de tantas outras ações de performance pelo Brasil, cada performer poderá inscrever uma (01) fotografia de um trabalho seu realizado em qualquer período em território brasileiro e participar.
      Os antigos modos permanecem, não haverá seleção, é a participação no fórum e a interação com outros performers (por meios on-line) que define a participação do trabalho inscrito na exposição.
     É de fundamental importância que essa chamada se multiplique e que vocês, queridos bodes, insistam, persistam e espalhem esse chamado por todo o Brasil. o Bode chama!

      Acessem na aba regulamento, ou aqui, a convocatória, o próprio regulamento e a ficha de inscrição.

Leiam! Inscrevam! Compartilhem!
 

http://circuitobodearte.blogspot.com.br/

Concurso de Fotografia: TUDO SE IN CAIXA



Em homenagem ao mês da Fotografia e a Primavera, o Pontão de Cultura Digital ITEIA em parceria com portal ONIM e o Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, criaram o concurso de fotografia TUDO SE IN CAIXA. O evento irá selecionar as melhores imagens produzidas pelos Pontos de Cultura da Bahia, cujos vencedores irão integrar a mostra fotográfica, no salão do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, e a exposição virtual no Portal ONIM.
O objetivo da exposição TUDO SE IN CAIXA é fomentar a produção de imagens, estimular a criatividade, incentivar a manifestação artística, além de revelar novos talentos na área da fotografia. Segundo a produtora do evento Cristina Alves, “todos os momentos da vida na sua dimensão peculiar representam um encontro. Um encontro principalmente com a “estética”, com o belo, com o singular, com o exótico e o impróprio, o permitido o oculto e o invisível. Saber captar a mensagem dos encontros, dos “encaixes” é um dom. Esse dom está disponível para todos. Basta prestar atenção no modo de ”olhar”.
Regulamento – Podem participar do concurso fotógrafos amadores com idade a partir de 18 anos. Cada participante poderá inscrever, gratuitamente, até três (03) fotografias. O envio das fotos deve ser feito pelo e-mail atendimento@onim.com.br  até 10 de setembro de 2013.O resultado será divulgado no dia 14 de setembro. A abertura da exposição fotográfica na Câmara Municipal de Salvador será no dia 21 de setembro permanecendo até 21 de outubro. A exposição virtual no Portal ONIM será de 21 de setembro a 21 de dezembro de 2013. Os trabalhos selecionados para esta mostra farão parte de um valioso acervo colaborativo  idealizado pelos responsáveis pelos portais  ITEIA e ONIM.
As fotografias poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato digital (jpg), com resolução mínima de 600 dpi e dimensão mínima de 10x15cm. As imagens não poderão apresentar qualquer tipo de montagem. Também não serão permitidas alterações drásticas – como retirada ou inserção de elementos – e uso de efeitos especiais. Todas as fotos devem ser acompanhadas de uma ficha de inscrição com os dados do autor (nome e contato), dados do Ponto de Cultura (nome, responsável e cidade) e data da fotografia (ano que foi clicada).
As imagens serão analisadas por uma comissão julgadora composta por um fotógrafo, um produtor cultural e um representante da Câmara Municipal de Salvador e um representante do Portal ITEIA, que irão escolher as 20 melhores imagens, sem ordem classificatória. Os dois principais critérios de seleção serão a vinculação com o tema e o cuidado com a técnica. A comissão julgadora não será obrigada a atingir o número de 20 fotografias selecionadas, caso avalie que as imagens concorrentes não apresentam atributos para serem escolhidas. Um mesmo autor não poderá ter mais de duas obras selecionadas.
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Inscrições abertas para o Rumos Itaú Cultural em novo formato

O programa Rumos Itaú Cultural completa 16 anos. Nesse período, possibilitou ações artísticas e culturais que atingiram um público de mais de 5,1 milhões de pessoas, selecionou 1.130 artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas, se reinventando a cada edição.
Em 2013, o Rumos Itaú Cultural apresenta mudanças profundas e estruturais em seu conceito, fruto do diálogo entre artistas, produtores, pesquisadores, cientistas e gestores da instituição. O resultado é uma estrutura adaptável que, independente da área de expressão ou do campo de reflexão, encara deslocamentos e desafios em seu processo e não apenas atende uma ação tradicional de constituição permanente e estável. Memória e transformação juntos em busca de melhoras.
É nosso papel propiciar ambientes para criação, experimentação, encontros, desencontros, leituras, releituras, assumindo os riscos e a incerteza como princípios da dinâmica do processo. É nossa obrigação criar diálogos e fomentar produções culturais de todos os tipos, individuais e/ou coletivas, de uma ou mais áreas de expressão artística e do pensamento.
Porque o artista, o agente, o coletivo ou o pensador sabe qual a melhor forma para seu trabalho e para se relacionar com os interlocutores, os critérios são móveis, livres, nunca reduzidos em suas complexidades. E porque um programa de fomento e apoio a artistas e pesquisadores deve ter o olhar voltado para o público e sua formação cultural.
No lugar de regulamento, o programa está estruturado em forma de perguntas e respostas. Convidamos você a esse mergulho.

1. Quem participa do Rumos Itaú Cultural?

Pessoas físicas com idade mínima de 16 anos* completados até o último dia de inscrição, até mesmo duplas, trios, coletivos ou grupos, e pessoas jurídicas com sede no Brasil, inclusive selecionados em outras edições do programa.
*Para os inscritos menores de 18 anos, salvo os emancipados, será exigido que seu(s) responsável(is) legal(is) assine(m) os termos contratuais previstos neste documento. Os menores de 18 anos deverão indicar na ficha de inscrição o nome e os dados de seu(s) representante(s) legal(is).

2. Apenas brasileiros podem participar?

Não. Estrangeiros também podem participar (apenas como pessoa física), até mesmo duplas ou grupos de estrangeiros e brasileiros, desde que o projeto (pesquisa ou produção de uma obra) trate de arte e cultura brasileiras.

3. Em que idioma será feita a inscrição?

As inscrições só serão aceitas em português.

4. Quais as características dos trabalhos inscritos?

Podem ser inscritos trabalhos de arte e cultura brasileiras em quaisquer expressões artísticas e/ou intelectuais, apresentados e/ou desenvolvidos em quaisquer tipos de suporte, formato, área artística ou mídia.

5. Como faço a inscrição?

Exclusivamente no www.itaucultural.org.br/rumos. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no período de 3 de setembro até às 23h59 (horário de Brasília) de 14 de novembro de 2013.
Os proponentes poderão editar os formulários e arquivos on-line e as inscrições serão consideradas concluídas até a data limite (23h59 do dia 14 de novembro − horário de Brasília).
O formulário de inscrição deverá ser preenchido integralmente e descrever e detalhar itens como conceito, planejamento, cronograma, orçamento, viabilidade técnica, logística, produção executiva, entre outros, pois isso facilitará e ampliará a análise da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.

6. Posso inscrever mais de um projeto?

Não. Será aceita apenas uma inscrição por pessoa física ou jurídica (proponente), mesmo no caso de entidades que representem mais de um artista.