sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

4 anos do blog Editais de Cultura


Hoje completamos 4(quatro) anos divulgando oportunidades culturais de todo o Brasil e até do exterior. São mais de 2.200(dois mil e duzentos) oportunidades divulgadas, com mais de 308.000(trezentos e oito mil) visualizações e 265(duzentos e sessenta e cinco) seguidores.

Estamos felizes em poder ajudar tantos fazedores de cultura viva comunitária, espalhados por aí e acolá, com nosso trabalho cultural voluntário!

E viva a cultura viva comunitária!!!

Valeu galera!!!

abraços fraternos,

Jonas Banhos
Idealizador/mantenedor do http://editaisdecultura.blogspot.com.br/

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Funarte MG lançou o edital de Seleção para Ensaios de Dança Galpão 6

A Funarte MG lançou o edital de Seleção para Ensaios de Dança Galpão 6 – Funarte MG 2015, com o objetivo de ceder o espaço para ensaios de espetáculos de dança em fase de criação, montagem ou apresentação. Podem se inscrever artistas, grupos, companhias, coletivos de artes cênicas, que desenvolvam trabalhos artísticos no campo da dança.

Participe!

+ info: http://bit.ly/1qEXBeD

TEATROS DA FCPTN FAZEM CHAMADA PARA OCUPAÇÃO DE PAUTA

Estão abertas as inscrições para a ocupação dos teatros Margarida Schivasappa (térreo do Centur) e Waldemar Henrique (Praça da República), em Belém, em 2015. A chamada, que visa fomentar a produção cultural da cidade, é uma iniciativa da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Fcptn/Centur).

Não há data limite para inscrições – elas encerram quando a agenda de 2015 for completamente fechada, de janeiro a dezembro. A convocatória é voltada apenas para atividades artísticas, como espetáculos cênicos, musicais e de dança, com público do adulto ao infantil, de curta ou longa temporada.  As inscrições devem ser feitas pessoalmente, de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Protocolo, que fica no subsolo do Centur.

No ato da inscrição, o solicitante deve apresentar o projeto e aguardar que a data solicitada seja confirmada como livre para a realização.

MAIS INFORMAÇÕES: (91) 3202-4368 (Diretoria de Interação Cultural / Fcptn) ou (91) 3202-4306 (Protocolo do Centur).

Ibram lança edital para a edição 2015 do intercâmbio Brasil-França

Escola do Louvre: intercâmbio Brasil-França começou em 2012

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou convocatória para a seleção de estudantes brasileiros interessados em participar do Intercâmbio Brasil-França 2015 – realizado em parceria com a Escola do Louvre, na França.

 
O edital vai selecionar até três estudantes de mestrado ou doutorado brasileiros, nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia, Antropologia e Etnologia, para participar, na cidade de Paris, de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia (Siem), durante duas semanas, e  de estágio em museus franceses, nas outras dez semanas. Duas vagas são destinadas ao público em geral e uma para servidores do Ibram.

O objetivo do intercâmbio, que está em sua segunda edição, é permitir aos estudantes adquirir conhecimentos práticos e experiências relevantes junto aos profissionais franceses nas suas respectivas áreas de atuação. O período de permanência na França será entre 31 de agosto e 30 de novembro de 2015.

Os selecionados recebem bolsas cujos valores terão como base a Portaria nº 174 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – modalidade Capacitação. A vaga destinada a servidor do Ibram seguirá a legislação federal relativa a afastamentos do país.

A seleção, para todos os inscritos, se desenvolverá em três fases: verificação da consistência documental, análise de mérito e seleção dos três finalistas. As duas primeiras fases são de caráter eliminatório, sendo que a segunda se revestirá também de caráter classificatório. Confira o edital na íntegra e seus anexos.

As inscrições, que ficam abertas entre 1º de fevereiro e 16 de março de 2015, são gratuitas e devem ser enviadas, incluindo toda a documentação solicitada no edital, para o endereço eletrônico asint.selecao@museus.gov.br. Dúvidas e outras questões devem ser enviadas para o mesmo endereço.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Internet/divulgação



http://www.museus.gov.br/ibram-lanca-edital-para-a-edicao-2015-do-intercambio-brasil-franca/

Conferências do Estoril 2015 | Abertas inscrições para projetos de jovens

       

Até janeiro de 2015 estão abertas as inscrições para quatro projetos destinados a jovens dos 17 aos 25 anos lançados no âmbito da 4.ª edição das Conferências do Estoril. O objetivo é mobilizar os jovens a participar ativamente neste evento internacional bianual sobre os desafios da globalização. A organização é responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais.

Até janeiro de 2015 em www.conferenciasdoestoril.com

“Murar o Medo”, “Jovem Embaixador”, “Youth Bootcamp” e “Youth Summit” são os projetos pensados para fomentar na juventude a capacitação, desenvolvimento de networking, criação de consciência cívica e “deixar marca” no mundo. O primeiro é de carácter artístico e colhe inspiração no discurso homónimo do escritor moçambicano Mia Couto nas Conferências do Estoril de 2011.
O projeto “Jovem Embaixador” é uma oportunidade única para os estudantes serem os “porta-voz” da sua Escola / Faculdade nas Conferências do Estoril 2015, enquanto o  “Youth Bootcamp” propõe três dias intensos no terreno, juntando cerca de 100 jovens de escolas e faculdades nacionais e internacionais, para potenciar o trabalho em rede a nível internacional.

A Youth Summit, ou Cimeira da Juventude, realiza nestas Conferências do Estoril a sua segunda edição e procura ultrapassar o meio milhar de participantes, continuando a ser o maior evento paralelo. Com o lema “Youth Summit – Believing in students ideas”, é um projeto de jovens, com e para os jovens.
No seu todo, estes projetos pretendem contribuir para a procura de soluções reais para problemas globais, inspirando e motivando a mudança através de conferências, global dialogues, workshops com líderes e pensadores mundiais, empresas, sociedade civil e estudantes. A ideia é ainda estimular a participação dos jovens nesta 4.ª edição das Conferências do Estoril, que regressam em maio de 2015.

Pólo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local, as Conferências do Estoril visam afirmar Cascais, e Portugal, como ponto de encontro de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais.

Integram ainda a atribuição de dois prémios: o Estoril Global Issues Distinguished Book Prize, no valor de 10 mil euros à melhor publicação original sobre o tema das Conferências, e o Estoril Local Answers Award , no valor de 10 mil euros, ao projeto que melhor represente uma “Resposta Local” para um “Desafio Global”.
Em anexo: Mais informação sobre os projetos e sobre as Conferências do Estoril.

MURAR O MEDO | Tem como inspiração o discurso do escritor moçambicano Mia Couto nas Conferências do Estoril de 2011, intitulado “Murar o Medo“. Este Projeto Artístico visa reunir 50 a 60 estudantes (não necessariamente da área de Artes), em grupos de 10 por temática, a trabalhar diretamente com um artista (de várias áreas: street art, escultura, cinema, fotografia, poesia, etc). A ideia é através da arte  sensibilizá-los para algumas questões internacionais mais prementes, como Educação, Desigualdade, Direitos Humanos, Desemprego, Sustentabilidade, temas relacionados com “Medos Globais”. E demonstrar que a Arte (ou as artes) é uma forma de conter esses medos e desenvolver novas formas de respostas locais baseadas na visão dos jovens. O grande objetivo é dar oportunidade a jovens de diferentes contextos religiosos, sociais, provenientes de Escolas Públicas e Privadas, promovendo o respeito pela interculturalidade, desenvolvendo trabalho em rede e encorajando o seu interesse, proporcionando acesso direto às Conferências do Estoril.

JOVEM EMBAIXADOR | Uma oportunidade única para os estudantes serem o “Porta-Voz” da sua Escola / Faculdade. Terão como missão apresentar nas Conferências do Estoril os seus projetos, criando maior interesse nas questões da Globalização. Estes jovens serão escolhidos pelas suas ideias e espírito de iniciativa, vontade de fazer a diferença, trazendo para o mundo a sua visão dos problemas globais e locais, inspirando mais jovens a participar nos Projetos da Juventude.

YOUTH BOOTCAMP | Decorrerá na Colónia Balnear “O Século” perto de Cascais. Visa criar consciência para as questões da Globalização, trabalhando em rede e com o objetivo de partilhar experiências que permitam lançar grandes questões para debate na Cimeira da Juventude e nas Conferências do Estoril. Serão três dias intensos, abrangendo cerca de 100 jovens oriundos de escolas e faculdades nacionais e internacionais, originários de diferentes países. Esta experiência potenciará o networking internacional e motivará jovens de diferentes contextos socioeconómicos, tornando estes três dias inesquecíveis para todos os participantes. Teambuilding, Workshops com jovens inspiradores e trabalho intenso pensado para os jovens que irão estar envolvidos nesta iniciativa.

YOUTH SUMMIT | Regressa depois de um enorme sucesso alcançado na 3ª edição das Conferências do Estoril em que participaram cerca de 500 estudantes. Contou com o apoio do Banco Mundial. Visa capacitar os jovens a assumir a cimeira como deles. Com o lema: “Youth Summit – Believing in students ideas”, pretende fomentar a participação através de networking com os Jovens dos Parceiros Académicos, Associações de Juventude Nacionais e Internacionais que colaborem na divulgação e nos diversos projetos. É uma oportunidade de participar num programa desenvolvido por jovens, com os temas que consideram mais relevantes, debatê-los com jovens oradores inspiradores até 30 anos e com uma audiência de cerca de 600 estudantes portugueses e internacionais.

Sobre as Conferências do Estoril - «Desafios Globais, Respostas Locais» | É, talvez, o maior evento  internacional bianual realizado em Portugal sobre os desafios da globalização. A organização deste evento é responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais que conta com a colaboração de vários parceiros nacionais e internacionais pertencentes ao meio académico, institucional e empresarial. As Conferências do Estoril têm como objetivo criar um pólo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local. Visam, ainda, afirmar Cascais, e Portugal, como ponto de encontro de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais. As Conferências do Estoril incluem também a atribuição de dois prémios: o Estoril Global Issues Distinguished Book Prize, no valor de 10 mil euros à melhor publicação original sobre o tema das Conferências, e o Estoril Local Answers Award , no valor de 10 mil euros, ao projeto que melhor represente uma “Resposta Local” para um “Desafio Global”.

Inscrições através do site: www.conferenciasdoestoril.com
Mais informações:
www.facebook.com/EstorilConferences
juventude@conferenciasdoestoril.org

fonte:
http://www.cm-cascais.pt/noticia/conferencias-do-estoril-2015-abertas-inscricoes-para-projetos-de-jovens

Editais do Ministério da Cultura com inscrições abertas



O Ministério da Cultura está com vários editais abertos. Confiram e fiquem atentos aos prazos de inscrição!


Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2014 | Inscrições até 19 de janeiro de 2015 – link: http://goo.gl/aYG327
...
Edital de Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curta e Média Metragem – Prêmio Wilson Silva | Inscrições até 28 de janeiro de 2015 – link: http://goo.gl/p9ZEZa

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, edição 2015/2016 | Inscrições até 30 de janeiro de 2015 – link: http://goo.gl/OhWEvo

Edital Curta afirmativo 2014 | Inscrições até 30 de janeiro de 2015 – link: http://goo.gl/fvwUyj

Edital Mais Cultura nas Universidades | Inscrições até 10 de fevereiro de 2015 – link: http://goo.gl/OUgScd

Edital Jovem.doc | Inscrições até 27 de fevereiro de 2015 – link: www.jovemdoc.org.br


fonte:
https://www.facebook.com/cidadaniaediversidade?fref=nf

domingo, 14 de dezembro de 2014

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Empreendedor Cultural 2ª edição até o dia 19/12

Edital busca estimular a inovação nas formas de empreender cultura
 
 
As inscrições para o Prêmio Empreendedor Cultural 2ª edição foram prorrogadas até o dia 19 de dezembro de 2014. O edital busca estimular a inovação nas formas de empreender cultura, oferecendo oportunidade para realização de projetos na região metropolitana e no interior do Rio Grande do Sul.
 
Nesta segunda edição será destinado o montante de R$ 200 mil (duzentos mil reais) para projetos culturais nos segmentos de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, tradição e folclore, pesquisa e documentação, artesanato e artes integradas, realizados na área de concessão da AES Sul, que abrange 118 municípios do RS.
 
Quem pode se inscrever?
Todos os produtores culturais com cadastro habilitado no Sistema Pró-Cultura RS, pessoas jurídicas da sociedade civil organizada, com ou sem fins lucrativos, dos municípios abrangidos (a relação está disponível no portal). As inscrições são online e devem ser efetuadas no www.empreendedorcultural.com.br.
 
As prefeituras do Rio Grande do Sul também podem participar através de uma aliança entre órgãos públicos e empreendedores culturais para o planejamento e execução do projeto. Por exemplo, o produtor pode prever a utilização de espaços dos municípios para a realização do trabalho, envolvendo o agente público local e a comunidade. As secretarias de cultura e educação podem apoiar o empreendedor na viabilização do projeto.
 
Contatos:
www.premioempreendedorcultural.com.br
e-mail: contato.premio@cidacultural.com.br
fanpage: facebook/premioempreendedorcultural
twitter: @premioempcult

Programa Petrobas Distribuidora de Cultura com inscrições abertas




Estão abertas as inscrições da maior seleção pública para a circulação de peças teatrais no cenário cultural brasileiro. Serão investidos 15 milhões de reais para levar mais teatro para todo o país.

 Inscreva seu espetáculo até 30/01/2015 em www.br.com.br/cultura.

https://www.facebook.com/petrobras/photos/a.10150386851025131.613808.333720355130/10155098974605131/?type=1&permPage=1

Fundação Open Society recebe solicitações de apoio

Fundação Open Society, criada por iniciativa do investidor George Soros, mantém um Programa América Latina com financiamento para projetos de organizações da sociedade civil da região. Podem ser solicitados recursos para iniciativas na área de transparência e accountabilty; debate e diálogo sobre políticas públicas; direitos humanos; e segurança dos cidadãos.
 
A página da Fundação Open Society indica que organizações interessadas em receber financiamento devem enviar uma carta de solicitação de uma ou duas páginas, falando sobre a instituição, descrevendo o projeto e informando o valor total de financiamento solicitado. Não há indicação de quanto é apoiado, e o texto da página diz, inclusive, que apesar da Fundação buscar avaliar os pedidos em até seis semanas, a grande maioria dificilmente é aprovada.
 
 

Fundo de Inovação Global recebe propostas

O recém lançado Fundo de Inovação Global (Global Innoovation Fund) está recebendo propostas de soluções inovadoras que abordem os principais desafios do desenvolvimento e tenham um impacto maior que as abordagens atuais, principalmente para os pobres e grupos vulneráveis. O financiamento varia de 30 mil a 10 milhões de libras (em torno de 110 mil a 39 milhões de reais), dependendo do projeto apresentado.
O Fundo está atualmente funcionando como uma organização “start-up”. Ou seja, ainda não está operando em sua capacidade plena, mas já está recebendo propostas de organizações da sociedade civil, e sem ter um prazo definido: elas podem ser enviadas a qualquer momento.
A página do Fundo está disponível em inglês e também em português. Porém, como informado no próprio site, as propostas por enquanto estão sendo recebidas apenas em inglês.

---------------------------------------------------

Apoio para projetos de desenvolvimento de recursos humanos, cooperação internancional e necessidades humanas básicas

Fundação Nippon, estabelecida no Japão no ano de 1962, está recebendo propostas de organizações da sociedade civil que queiram apoio financeiro para projetos de desenvolvimento de recursos humanos, promoção da cooperação internacional e necessidades humanas básicas. Não há valor pré-estabelecido de financiamento nesta chamada.
Os projetos enviados para a Fundação Nippon devem ser escritos em inglês e, apesar do formulário estar disponibilizado online em word e pdf, ele deve ser impresso e postado via correios.
Segundo a página da Fundação Nippon, não há um prazo limite para envio do pedido de financiamento, porém deve-se prever pelo menos seis meses entre o recebimento do formulário e sua aprovação final
 
 

Fundação Interamericana (IAF) financia iniciativas de grupos de base na América Latina e no Caribe

Fundação Interamericana (IAF) financia iniciativas de grupos de base na América Latina e no Caribe e de organizações não-governamentais que os apóiam para promover o desenvolvimento econômico, melhorar as condições de vida e incentivar a participação de pessoas desfavorecidas e excluídas da comunidade. O valor financiado varia de 25 mil dólares (50 mil reais) a 400 mil dólares (800 mil reais, aproximadamente).
No caso da IAF, as propostas são recebidas durante todo o ano e são analisadas à medida que forem enviadas, não existindo um prazo específico em edital.
As propostas para a IAF podem ser enviadas em português e a sua página na internet também está traduzida para o nosso idioma. Segundo a instituição, a avaliação inicial de propostas demora cinco meses, podendo chegar a até 12 , dependendo da complexidade do projeto e do número de visitas que se façam necessárias.

Fundação Arymax abre edital para financiamento de projetos em SP

Fundação ARYMAX, entidade filantrópica de origem familiar, mantém um edital aberto para financiamento de projetos de organizações da sociedade civil na área de educação, juventude, promoção social, cultura, comunicação, mídia, formação de liderança e saúde, dentre outras áreas. Não há um valor máximo definido para o apoio oferecido pela Fundação, que é restrito a organizações da cidade de São Paulo.
Segundo o edital da Fundação ARYMAX, bastante sucinto, são aceitas solicitações para patrocínios culturais, construções, reformas, aquisições, execução de projetos, entre outras.
 
Não há um prazo determinado para envio de projetos, o edital é aberto durante o ano todo e os pedidos recebidos são analisados pela Fundação ARYMAX em três reuniões realizadas durante o ano.
 
 

Oportunidade para quem trabalha com temática de políticas públicas de juventude

Organizações da sociedade civil que trabalhem com a temática de políticas públicas de juventude podem solicitar um financiamento de até dez mil dólares (cerca de 19 mil reais) para desenvolver e hospedar uma página na internet dentro do portalIniciativa Jovem, projeto da organização alemã Demokratie& Dialog e.V. que é financiado pela Fundação Open Society.
O portal Iniciativa Jovem tem como objetivo consolidar o conhecimento internacional e informação sobre políticas públicas de juventude, indo da análise e formulação para a implementação e avaliação das políticas.
Temas potenciais para as páginas no portal podem ser participação e cidadania; ativos e voluntariado; direitos das crianças e dos jovens; políticas públicas globais sobre as drogas; trabalho comunitário; pesquisa e conhecimento; sustentabilidade e meio ambiente; multiculturalisno e minorias; justiça, etc.
Não há uma data limite para envio das propostas, que devem ser escritas em inglês, e considerar a duração de um ano para o projeto financiado.

Fundação Abilis apóia projetos com/para pessoas portadoras de deficiências

Fundação Abilis, que tem sede na Finlândia e foi fundada em 1998, apóia organizações que, em sua liderança, contam com pessoas portadoras de deficiências, ou que atuam por elas. Os projetos apresentados podem ser apoiados com recursos que variam de 500 a 10 mil euros, algo em torno de 1.500 a 30 mil reais.
Organizações da sociedade civil que queiram enviar propostas para a Fundação Abilis devem observar que essa é uma oportunidade que tem características diferenciadas dos demais editais internacionais, como por exemplo: não há um prazo fixo para envio de propostas; o formulário de envio não está online, e deve ser solicitado por e-mail à própria organização; pede-se uma contrapartida de 10% do valor total do projeto; e o pedido pode ser enviado em português. http://www.abilis.fi/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=1&lang=pt

Fundo de Ação Urgente(Urgente Acction Fund) recebe pedidos de apoio durante o ano todo

Formado pela aliança internacional de três fundos autônomos que apóiam as mulheres que defendem direitos humanos no mundo, o Fundo de Ação Urgente(Urgente Acction Fund) recebe pedidos de apoio durante o ano todo. Organizações da sociedade civil podem enviar solicitações de financiamento de até 5 mil dólares, aproximadamente 11 mil reais. O Fundo apóia quatro categorias de pedidos, que incluem respostas a fundamentalismos, conflitos e violência em situações de instabilidade polícia; ações legais ou legislativas que ajudem a proteger direitos conquistados; proteção e defesa de atividades que lutam pelos direitos das mulheres; e solicitações de apoio para promoção e proteção dos direitos das mulheres ao acesso e gestão dos recursos naturais e meio ambientes. Todos os pedidos devem seguir quatro critérios: serem estratégicos, urgentes, sustentáveis e legitimados pelo apoio de outras organizações.
Para organizações brasileiras, é preciso enviar propostas para o a versão latina do Fundo, cujo site está em espanhol. O formulário de pedido, no entanto, está disponível em português. Não há restrição de data quanto ao momento da realização do pedido, ele pode ser realizado em qualquer momento durante o ano, e o Fundo promete uma primeira resposta em até 72 horas. http://www.fondoaccionurgente.org.co/#!apoyos/cl15

Fundação AIDS Elizabeth Taylor recebe propostas

Fundação AIDS Elizabeth Taylor, fundada em 1991 pela atriz de mesmo nome,está recebendo propostas de organizações da sociedade civil que atuem na área de HIV/AIDS. Até hoje, mais de 14 milhões de dólares (mais de 30 milhões de reais) já foram doados. Segundo os critérios do apoio, serão financiadas organizações que proporcionem serviços a pessoas que tenham HIV/AIDS ou que ofereçam educação às pessoas sobre o vírus e a prevenção à AIDS. Pedidos de recursos podem ser enviados em inglês, e por carta, para a Califórnia, Estados Unidos. Não há prazo definido no site de até quando pode ser enviado o pedido.

Campanha internacional A Internet Que Queremos (The Web We Want) recebe propostas

A campanha internacional A Internet Que Queremos (The Web We Want), liderada pela World Wide Web Foundation, e que apoia esforços no mundo todo para uma internet universal gratuita e aberta, está recebendo pedidos para financiamento de ações pontuais de advocacy (incidência política) e campanhas. O apoio financeiro para as organizações varia de mil a três mil dólares (dois mil e duzentos a seis mil e seiscentos reais), para ações que, de alguma forma, contribuam para fazer a internet livre, aberta, acessível e socialmente relevante para todos. São várias categorias para envio de propostas, algumas dos quais não têm prazo. Como são financiamentos pequenos, a resposta da The Web We Want vem de forma rápida. Os pedidos de recurso podem ser feitos em inglês, espanhol ou francês. https://webwewant.org/

Instituto Rio está com edital aberto

Instituto Rio, fundação comunitária criada em 2000, está com edital aberto para seu edital anual de projetos, que tem como foco apoiar iniciativas de organizações e grupos da sociedade integrados à rede da Universidade Comunitária da Zona Oeste. Neste edital, estão disponíveis 240 mil reais, doados através do Fundo Vera Pacheco Jordão, e que financiarão até 12 projetos com vinte mil reais cada.
 
Segundo o edital o processo seletivo do Instituto Rio tem a finalidade de apoiar a partir do investimento em pequenas e médias organizações da sociedade civil a execução de projetos e iniciativas que promovam o desenvolvimento do território para que as comunidades e os públicos atendidos sejam capazes de suprir as suas necessidades imediatas, descobrir e despertar vocações locais, desenvolver potencialidades específicas e fomentar o intercâmbio, a criação de parcerias e redes formais e informais com entidades do setor público, da sociedade civil e da iniciativa privada. Os projetos propostos deverão ser executados em até 12 meses.
 
Inscrições podem ser enviadas até o dia 11 de janeiro de 2015

UnB oferece bolsa de mestrado a indígenas e quilombolas

Mariana Tokarnia
Da Agência Brasil

A Universidade de Brasília (UnB) abriu inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais. Esta será a segunda turma. O diferencial do mestrado é que metade das vagas é destinada a comunidades tradicionais, todas com bolsa de estudo. Na primeira edição, a reserva foi apenas para estudantes indígenas. Nesta, as bolsas serão estendidas a quilombolas.

O curso tem duração de 24 meses e carga horária de 420 horas. São oferecidas 30 vagas, sendo 15 destinadas exclusivamente a candidatos autoidentificados indígenas e quilombolas residentes no país.

As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro de 2015. O edital está disponível na internet.

“[A pós-graduação] é justamente o ambiente onde se produz conhecimento na universidade e se projeta esse conhecimento para a sociedade, um espaço de construção do pensamento. Achamos que é estratégico ocupar esse espaço e fazer com que ele represente a diversidade cultural do Brasil”, diz a coordenadora do mestrado, Mônica Nogueira. De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79,18% dos mestres no país são brancos.

“Acredito que aqui vão se formar mestres, pessoas que virão com um saber, desenvolver a confluência do saber cultural com o saber acadêmico e voltar com esse saber, vamos dizer resignificado e com a solução de alguns problemas enfrentados pelas comunidades”, disse Antônio Bispo dos Santos, liderança quilombola, no lançamento do programa.

A indígena do povo xavante de Mato Grosso Samantha Ro’Otsitsina graduou-se mestra na primeira edição do programa: “Sempre fui muito atuante nas questões de direitos indígenas. Com o curso, pude qualificar a minha atuação”, disse. De acordo com o IBGE, são 818 os indígenas mestres, 0,1% do total dessa população .

O público-alvo é formado por profissionais vinculados a instituições que promovam a sustentabilidade de povos e territórios tradicionais, como associações de base comunitária, organizações não governamentais de assessoria, redes de representação e articulação política ou órgãos de governo das esferas municipal, estadual ou federal. É precioso ter graduação em áreas ligadas à questão. A seleção ocorre ao longo do mês de março de 2015 e as aulas começam em abril.

As bancas examinadoras contarão com a presença de indígenas e quilombolas.

http://www.sul21.com.br/jornal/unb-oferece-bolsa-de-mestrado-a-indigenas-e-quilombolas/

Fundação ONCE para a solidariedade das pessoas cegas da América Latina (FOAL)

Fundação ONCE para a solidariedade das pessoas cegas da América Latina (FOAL), com sede na Espanha, mantém processo aberto de recebimento de propostas de organizações da sociedade civil de pessoas com deficiência visual ou que tenham como foco este público. O apoio pode ser financeiro, humano, tecnológico e/ou material.
Podem ser solicitados apoio para o estudo sobre o acesso a informações de jovens a formação acadêmica; ajuda para implementar projetos de integração ou capacitação de adultos para o mercado de trabalho; iniciativas que fortaleçam o movimento associativo das pessoas cegas ou deficientes visuais. As propostas devem ser enviadas em espanhol.
 
O edital que está aberto no site da FOAL tem validade até o dia 31 de dezembro deste ano. Os formulários e mais informações http://foal.es/es/content/convocatoria-abierta-y-permanente-de-foal

Inscrições para a nona rodada de financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF)

Estão abertas as inscrições para a nona rodada de financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF), que recebe propostas do mundo todo para apoiar projetos que fortaleçam a sociedade civil, os direitos humanos e a democracia. O apoio financeiro para organizações da sociedade civil neste ano varia entre 100 mil e 300 mil dólares por projeto, algo em torno de 250 mil a 900 mil reais, aproximadamente.
O edital em inglês e francês na página UNDEF. Os projetos apresentados deverão ter duração de dois anos e devem ser enviados até o dia 31 de dezembro, também em inglês ou francês. A seleção pelo Fundo das Nações Unidas para a Democracia é feita em duas etapas, apenas os projetos selecionados na primeira fase são convidados a apresentar uma proposta completa, que será avaliada na segunda fase.

Edital para a seleção de áreas prioritárias para a restauração florestal da Mata Atlântica

Fundação SOS Mata Atlântica lançou edital para a seleção de áreas prioritárias para a restauração florestal da Mata Atlântica, com propostas que colaborem para conservar e proteger os recursos hídricos do Sistema Cantareira. O investimento total será de até 2 milhões de reais, e organizações da sociedade civil podem enviar propostas.
O objetivo do edital é recuperar até 400 hectares de mata, promovendo assim a conservação de 4 milhões de litros de água por ano na área de abrangência do Sistema Cantareira..

Seleção de organizações da sociedade civil que queiram desenvolver conteúdo de educação para a democracia

A coalização global intergovernamental de Estados Community of Democracies(Comunidade de Democracias), está recebendo propostas de organizações da sociedade civil que queiram desenvolver conteúdo de educação para a democracia, disponibilizando-o online gratuitamente no mundo todo, e com foco em democracias emergentes. O apoio é de 45 mil dólares (aproximadamente 110 mil reais) e a iniciativa terá duração de seis meses.

As propostas devem ser enviadas em inglês até o dia 15 de dezembro, e por e-mail. Mais informações http://www.community-democracies.org/Working-for-Democracy/News/CALL-FOR-APPLICATIONS-Identifying-Collecting-Organ

Edital CNPQ para pesquisar obstáculos ao desenvolvimento infantil

CNPQ, órgão do governo federal, com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, está recebendo propostas de organizações da sociedade civil que queiram pesquisar obstáculos ao desenvolvimento infantil e propor uma combinação de medidas inovadoras para solucioná-los. O recurso disponível nessa chamada alcança 10 milhões de reais, para financiamentos que podem ser de até 4 milhões de reais.
 
O edital pretende incentivar a criação e a mensuração de soluções integradas para Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento saudáveis. Os projetos devem propor combinações inovadoras de intervenções que melhorem a nutrição materna e infantil, os índices de amamentação, a assistência ao parto, os cuidados com a criança e sua estimulação precoce. A chamada também espera reduzir fatores de risco para o desenvolvimento saudável como desnutrição, prematuridade, cesáreas desnecessárias, doenças na gravidez, mortalidade infantil e a exposição à violência e ao abuso infantil.
 
Propostas devem ser enviadas até o dia 13 de janeiro e, devem ter tamanho máximo de 5 páginas escritas, nessa fase. Apesar do edital estar em português, as propostas devem ser enviadas em inglês e em português, e serem apresentadas em nome de um pesquisador que tenha título mínimo de doutor e esteja formalmente vinculado à uma organização. As inscrições podem ser feitas http://www.cnpq.br

Terceira edição do Prêmio ALAS-BID recebe indicações

A organização ALAS, criada pela cantora colombiana Shakira, e o Banco Interamericano pelo Desenvolvimento (BID), lançaram a terceira edição do Prêmio ALAS-BID pelo Desenvolvimento da Primeira Infância, que reconhece a excelência e inovação de programas em educação infantil nas Américas. Organizações da sociedade civil podem ser indicadas.
 
São quatro as categorias que podem receber inscrições, inclusive de organizações da
sociedade civil: melhor centro para crianças, melhor educador, melhor publicação e melhor inovação.
 
Não há recursos financeiros envolvidos na premiação, que é um reconhecimento pelo bom trabalho realizado. Para saber mais sobre o Prêmio, acesse
 http://www.iadb.org. A página está em inglês e espanhol, e as inscrições podem ser feitas em ambos os idiomas até o dia 30 de abril de 2015.
 
 

 
 
 

Edital para Formação de Gestão Ambiental e Territorial e Ambiental de Terras Indígenas no Cerrado

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançam, com o apoio da ONU, o edital de seleção para participação no Curso Básico de Formação em Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) para o bioma Cerrado (Formar PNGATI-turma Cerrado).
 
A Formação tem como público alvo indígenas e gestores públicos que atuam no bioma e que desenvolvem atividades estratégicas relacionadas à gestão ambiental e territorial em terras indígenas e unidades de conservação.
 
O curso visa a melhorar a compreensão sobre o que é a Política, seus objetivos,
diretrizes e eixos. Espera-se que a partir da formação, estes atores possam contribuir na implementação da PNGATI, fornecendo oportunidades de diálogo, reflexão, construção e proposição conjunta de ações, visando qualificar e potencializar suas atuações nas regiões.
 
A iniciativa conta com o apoio do Projeto GATI (Gestão Ambiental e Territorial Indígenas), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). O prazo final para envio das candidaturas é 12 de janeiro de 2015.
 
Detalhes em:

Fundo Brasil de Direitos Humanos publicou - edital 2015

 
Lançada edição 2015 do edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos
 
Fundo Brasil de Direitos Humanos publicou a versão 2015 do seu edital anual de apoio a projetos que tenham como objetivo combater a qualquer forma de violação institucional a direitos humanos e a discriminação. O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai doar até 1,160 milhões de reais para apoiar grupos que atuem em defesa dos direitos humanos em todo o País.
Um dos editais, tem como foco o combate à violência institucional e à discriminação. Serão destinados até 800 mil reais a organizações da sociedade civil e defensores e defensoras de direitos humanos que tenham poucos recursos e dificuldade de acesso a outras fontes de recursos.
Os projetos apoiados por meio dessa chamada deverão abordar as seguintes questões: superexploração do trabalho; trabalho escravo e trabalho infantil; violência policial, de milícias ou esquadrões da morte; tortura e execuções; não acesso à terra e ao território; democratização do acesso à justiça; violação de direitos socioambientais; criminalização de organizações e movimentos sociais; violência contra defensores de direitos humanos; discriminação no acesso ao serviço público; discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; combate à intolerância religiosa.
O outro edital a ser lançado é o que busca promover o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Devem ser doados até 360 mil nessa linha de apoio. O Fundo Brasil busca, nesse caso, iniciativas de grupos dispostos a enfrentar o tráfico de pessoas para o trabalho escravo ou exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes. Ou, ainda que em menor escala, para o tráfico de órgãos ou adoções ilegais.

As informações sobre a inscrição e critérios de seleção nos dois editais serão divulgadas no site do Fundo Brasil (www.fundodireitoshumanos.org.br) e http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals/index/special e nas páginas da fundação no Facebook (facebook.com/fundobrasil) e no Twitter (twitter.com/fundobrasil), após o lançamento.

Empresas e entidades podem participar de feiras internacionais de turismo

Empresas ou entidades públicas e privadas que desejam promover produtos e serviços em quatro feiras internacionais de turismo no primeiro trimestre de 2015 podem se inscrever, até terça-feira (16), para participar dos estandes do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur – nos locais.

As inscrições são para a International Tourism Fair in Spain (Fitur), que ocorre em Madri (Espanha), entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro; a Feira Internacional de Turismo – BTL, em Lisboa (Portugal), de 25 de fevereiro a 1º de maio; Vitrina Turística ANATO, realizada em Bogotá (Colômbia), no período de 25 e 27 de fevereiro; e a International Tourism Exchange (ITB) em Berlim (Alemanha), de 4 a 8 de março.

"As feiras internacionais são consideradas vitrines dos produtos turísticos brasileiros. É importante a participação dos que desejam manter a visibilidade de seus atrativos e expandir negócios no exterior, considerando que é um excelente momento para fazer contatos comerciais", disse o presidente da Embratur, Vicente Neto.

Para participar, as empresas e entidades devem preencher a ficha de inscrição disponível no portal Visit Brasil www.visitbrasil.com, na área destinada ao Trade, (localizado na barra superior do site), seção de materiais de apoio/impressos. Após o preenchimento do pedido de inscrição e assinatura, o envio da ficha deve ser feito para o email: inscriçã o.feiras@embratur.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Os interessados devem estar em dia com o Cadastur – sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos.

Os eventos selecionados abrirão o calendário de feiras das quais a Embratur participará em 2015. Para mais informações sobre o cronograma, basta acessar o site do Instituto, na aba "Agenda de Eventos" ou no site: www.visitbrasil.com.br.

http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/17642-empresas-e-entidades-podem-participar-de-feiras-internacionais-de-turismo.html

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Processo de seleção para a Oficina Cultural Hilda Hilst

A Oficina Cultural Hilda Hilst localizada em Campinas/SP, abriu processo de seleção de projetos para realização de atividades na unidade em 2015.

Para projetos com atividades culturais artísticas em formato de Oficinas, Cursos, Workshops ou Palestras que poderão ser realizadas em Campinas e Região.

Áreas:
Artes Cênicas: Circo, Dança e Teatro
Artes Visuais: Artes Plásticas, Audiovisual, Fotograf...ia
Comunicação: Jornalismo, Rádio e TV
Economia Criativa: Moda, Design e Games
Cultura Digital: Novas Mídias e Redes Sociais
Formação de Multiplicadores
Gestão Cultural
Literatura
Marketing Cultural
Música
Patrimônio Cultural: Material e Imaterial

Inscrições até 13 de janeiro de 2015.

mais: http://goo.gl/OgzvM5
 
fonte:

Edital "Curta afirmativo 2014: protagonismo de cineastas afro-brasileiros na produção audiovisual".

 Tem como objetivo incentivar a produção de obras audiovisuais brasileiras inéditas e originais, dirigidas ou produzidas por negros ou pardos, pessoas físicas, podendo ser ficção ou documentário.

O valor do apoio é de até R$100.000 para curtas de 13 minutos e R$125.000 para média-metragens de 26 minutos. Pelo menos 34 propostas serão escolhidas.

Inscrições até 30 de janeiro.

mais: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1229527



fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero busca redações, artigos científicos e projetos pedagógicos


 Realizado pela ONU Mulheres em parceria com várias agências do governo brasileiro, tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens, e suas interseções com a classe social, raça, geração, etnia e sexualidade.

Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado de todo o Brasil.

Os prêmios variam de R$2.500 a R$10.000, bem como laptops e bolsas de estudo, dependendo da categoria.

Inscrições até 18 de março de 2015.

mais: http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html


fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Oportunidade para projetos de séries de televisão

A Box Brazil Programadora recebe projetos de séries de televisão de produtoras independentes para veiculação em seus canais Prime Box Brazil, Music Box Brazil, Travel Box Brazil e FashionTV Brasil.

Os perfis dos projetos para cada um dos canais da programadora são:

- Prime Box Brazil: obras audiovisuais seriadas ficcionais de todos os gêneros e seriados documentais com temática relacionada ao cinema e ao audiovisual brasileiros.

- Music Box Brazil: obras audiovisuais seriadas documentais cuja temática seja a música brasileira, abrangendo todos os gêneros musicais.

- Travel Box Brazil: obras audiovisuais seriadas documentais com as seguintes temáticas: turismo, gastronomia, cultura, esportes, estilo de vida.

- FashionTV Brasil: obras audiovisuais seriadas documentais com temática relacionada ao universo da moda e da beleza.

Inscrições até o dia 9 de janeiro de 2015.

mais: http://www.boxbrazil.tv.br/PrimeMagazineInterna.aspx?m=1201



fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Museu na zona sul do RJ contrata educador

 Perfil:
-Licenciado em Pedagogia ou em outra área, mas com pós-graduação em Educação;
-Experiência em mediação cultural, preferencialmente em Museu de Ciência;
- Facilidade para elaborar atividades educativas e roteiros de visita;
-Facilidade para atuar em equipe

Currículos para: selecao@imagemcultural.com.br


FONTE:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Futura seleciona 30 projetos para documentários de até 13 minutos

Estão abertas as inscrições para mais um edital do Futura. Desta vez, a faixa Sala de Notícias recebe, até o dia 12 de janeiro de 2015, propostas para reportagens documentais com até 13 minutos de duração.
Esta é a sétima edição do projeto de coprodução de documentários entre o Núcleo de Jornalismo do Futura e realizadores independentes de todo o país. Consagrada pelo formato inovador na produção, a iniciativa já registrou mais de 200 filmes com as mais variadas narrativas e se firma como mola propulsora do cinema independente e da produção audiovisual para TV e internet no Brasil.
Por esta e outras práticas dialógicas de produção em rede, a faixa Sala de Notícias recebeu em 2014 o Grande Destaque do Prêmio TAL, que reconhece as iniciativas mais relevantes e inovadoras no âmbito da produção audiovisual de emissoras da América Latina.
Serão selecionados até 30 projetos. Cada um receberá um prêmio de R$10 mil. Para tanto, o candidato deve fazer a inscrição no site www.futura.org.br/saladenoticias e preencher o formulário eletrônico. É fundamental lembrar que, para completar o cadastro de inscrição, os projetos devem enviar ainda, via sedex, Contrato e Edital devidamente assinados para o Núcleo de Jornalismo do Futura.
ATENÇÃO: o Canal Futura incentiva a regulamentação das produções com conteúdo brasileiro. Por isso, se seu projeto for selecionado, será obrigatório o registro na ANCINE ao longo da produção. Para que você já se familiarize com os trâmites necessários para dar entrada no CPB (Certificado de Produto Brasileiro) e no CRT (Certificado de Registro de Título), as informações estão disponibilizadas no Manual CPB e Manual CRT e ainda no site www.ancine.gov.br. Adiantamos que o registro das obras selecionadas será condição para o pagamento da última parcela do projeto.

Não perca esta oportunidade e faça parte de um grupo vencedor de produtores independentes. O resultado da seleção será anunciado no dia 23 de fevereiro de 2015, no site www.futura.org.br/saladenoticias.

http://valberlucio.com/2014/12/04/futura-seleciona-30-projetos-para-documentarios-de-ate-13-minutos/

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Oficina de cultura digital abre inscrição em comunidades quilombolas no PA

Ação é voltada para duas comunidades do município de Acará.
Objetivo é criar espaços virtuais para discutir a realidade local.

 
A partir desta segunda-feira (10) estão abertas as inscrições para “Cultura Digital”, voltada para jovens e adultos das comunidades quilombolas de Guajará Miri e Itancoã, localizadas no município de Acará, no nordeste do Pará. O objetivo é promover as novas tecnologias na produção de conteúdos digitais e criar espaços virtuais de discussão da realidade local, para desenvolver a identidade cultural da região.
Ministrada por Marco Aurélio Dias Santos, professor de informática educativa e redes de aprendizagem, a oficina vai abordar temas gerais da cultura digital, como a criação de blogs, planejamento e roteiro audiovisual, produção de conteúdo digital (texto, fotografia e vídeo), publicação, manutenção e gerenciamento de postagens em blogs.
Promovida pela Incubadora Pará Criativo, a oficina é gratuita e tem o apoio da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu) e do projeto Nós – Quilombolas da Amazônia.
As inscrições seguem abertas até sexta (14), e são realizadas na comunidade Guajará Miri, no km 24 da Alça Viária, na entrada da comunidade em frente à Casa do Queijo, seguindo na estrada direto até o Areial.
Serviço: Oficina “Cultura Digital”, com Marco Aurélio Dias Santos, no Acará, de 17 a 21 de novembro, das 14h às 17h. Mais informações: (91) 4006-2930.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/11/oficina-de-cultura-digital-abre-inscricao-em-comunidades-quilombolas-no-pa.html

Editais Microprojetos e Pontos de Memória 2014 recebem inscrições

Dois extratos de editais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foram publicados hoje (6) no Diário Oficial da União: Modernização de Museus: Microprojetos e Pontos de Memória 2014. As inscrições para ambos ficam abertas até a meia-noite do dia 20 de novembro de 2014 e devem ser feitas via Sistema Salic Web do Ministério da Cultura.

O Prêmio Pontos de Memória irá selecionar e premiar 47 ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social, visando reconhecer, incentivar e fomentar a continuidade e sustentabilidade na perspectiva do Programa Pontos de Memória. Destas, 44 devem ser ações desenvolvidas por grupos, povos e comunidades em âmbito nacional e três ações desenvolvidas por brasileiros residentes no exterior, que se caracterizem por ações de registro e representação da sua memória.
Já a terceira edição do Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, voltado ao fomento e desenvolvimento de ações destinadas à preservação e difusão do patrimônio museológico, deve premiar 20 iniciativas implementadas por instituições museológicas ou mantenedores de museus, constituídos como pessoas jurídicas de direito público estadual e municipal e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural, excetuando-se aquelas vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura.
Os editais já estão disponíveis para download, assim como seus anexos. Dúvidas e outras questões devem ser enviadas para o endereço eletrônico fomento@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram
http://www.museus.gov.br/editais-microprojetos-e-pontos-de-memoria-2014-recebem-inscricoes/

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Festival Internacional de Cinema de Ayacucho, no Peru

Últimos dias: Festival Internacional de Cinema de Ayacucho, no Peru, recebe produções latino-americanas até o dia 15 de novembro. http://bit.ly/ayacuch

Últimos dias: Festival Internacional de Cinema de Ayacucho, no Peru, recebe produções latino-americanas até o dia 15 de novembro. http://bit.ly/ayacuch

Concurso de Pôster FPNC



 Últimos dias para se inscrever no Concurso de Pôster do Festival Pernambuco Nação Cultural, etapas Festa da Estação e Viva Gonzagão 2014. Para a Festa da Estação, os interessados devem inscrever seus trabalhos até esta terça-feira (11). Já para a etapa Viva Gonzagão, as inscrições seguem até a próxima quinta-feira (13).

Confira no canal: www.cultura.pe.gov.br/nacaocultural
bit.ly/1vZznYO

Inscrições abertas para oficina de expressão vocal no Recife



Cultura.PE | ‪#‎FormaçãoCultural‬ ‪#‎Dica‬
Estão abertas, até o dia 20 de novembro, as inscrições para a Oficina de Expressão Vocal, que será realizada no Recife, com a atriz e fonoaudióloga especialista em voz pela UFPE, Leila Freitas.
A oficina, que é direcionada para quem utiliza a voz como instrumento profissional, possui o total de 12 horas/aula, acontecendo sempre aos sábados, no horário das das 10h às 13h.

Saiba mais no canal: www.cultura.pe.gov.br/formacaocultural
http://bit.ly/14583SB


 

Curso Saúde da População Negra e Indígena (modalidade a distância)

Informação para Inscrição, Seleção e Matrícula


- Análise do diploma de curso superior
  • Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso
  • Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e de defesa do TCC em forma presencial

Documentação necessária para inscrição, seleção e matrícula:

  • Cópia autenticada do diploma de graduação
  • Cópia do RG e CPF
  • Uma foto 3x4

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço:

PUCRS VIRTUAL
Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 40 - 9º andar
Porto Alegre/RS - CEP: 90619-900

As avaliações presenciais estão agendadas para as seguintes datas: 05/12/2014 e 11/09/2015. Caso ocorra alguma alteração nestas datas os alunos serão previamente comunicados.

Matrículas:

As matrículas ocorrem entre os dias 05 e 10 de março de 2014.


Pré Requisitos


Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

É necessário que o aluno tenha disponível um computador, com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 500 kbps para que os vídeos não sofram interrupções


Unidade Promotora


Faculdade de Psicologia

Coordenação

Professor Dr. Adolfo Pizzinato

Contato


PUCRS Virtual - Educação a Distância
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40
Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone: (51) 3320-3651
E-mail: ead@pucrs.br


Observação

As avaliações presenciais estão agendadas para as seguintes datas: 22/04/2014 e 12/12/2015. Caso ocorra alguma alteração nestas datas os alunos serão previamente comunicados.

http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/educon/index/posgraduacao/cursosEspecializacao/info?cd_curso=763

#Audições2015 da Orquestra Sinfônica Brasileira



Até sábado, 15 de novembro, violinistas, harpistas, trombonistas, oboístas e clarinetistas podem se inscrever nas #Audições2015 da Orquestra Sinfônica Brasileira.

 Acesse o edital em:
http://www.osb.com.br/paginadinamica.aspx?pagina=audicoes2015

Seleção de consultores para mapeamento de comunidades matriz africana no RJ e AC

SEPPIR e PNUD selecionam consultoria em mapeamento de comunidades de matriz africana do Rio de Janeiro e do Rio Branco

Com inscrições até 20 de novembro, a seleção integra o ‘Projeto BRA/13/020 - Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais’. Os currículos devem ser enviados para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br
SEPPIR e PNUD selecionam consultoria em mapeamento de comunidades de matriz africana do Rio de Janeiro e do Rio Branco
Foto: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para interessados(as) em atuar na consultoria especializada em “Mapeamentos Socioeconômicos e Culturais de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”, a serem realizados no Estado do Rio de Janeiro e no município de Rio Branco (AC). Currículos devem ser encaminhados para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br, conforme Termo de Referência.

O edital é promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, no âmbito do “Projeto BRA/13/020 - Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais”.

É desejável que o(a) candidato(a) possua pós-graduação stricto sensu, na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas, com diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC ; experiência comprovada de participação em pelo menos uma pesquisa de campo realizada com grupos tradicionais de matriz africana; e em pelo menos um projeto de identificação, mapeamento ou pesquisa socioeconômica e/ou cultural.

Complementam a lista de requisitos desejados a produção acadêmica no campo de monitoramento e avaliação de políticas públicas, na área de cultura e/ou educação afro-brasileira, promoção da igualdade racial, e políticas públicas direcionadas a povos e comunidades tradicionais; vinculação a Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, atestada por meio de carta assinada por liderança tradicional; além de disponibilidade para viagens.
 
 
fonte:
Coordenação de Comunicação da SEPPIR