sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ministério da Cultura lança quatro editais para fortalecer ações nos municípios













Até 97 projetos culturais de prefeituras ou de seus órgãos, da administração direta ou indireta, poderão ser contemplados com recursos do Sistema Nacional de Cultura. Para garantir esse investimento, de R$ 15 milhões, serão lançados, na próxima quarta-feira, dia 5, quatro editais do Ministério da Cultura. O lançamento ocorrerá dentro do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense, na Câmara Municipal de São João de Meriti (RJ), às 10h.

Editais
Os editais irão selecionar projetos culturais inscritos por prefeituras ou por seus órgãos de municípios que sigam as diretrizes e critérios constantes do Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura. Os projetos contemplados deverão ter período de execução de até 24 meses.
Para se inscreverem, os municípios deverão estar com seus acordos de cooperação federativos vigentes e com seus Sistemas Municipais de Cultura instituídos por leis próprias publicadas, ou ao menos com o projeto de lei finalizado. Neste caso, a aprovação pela respectiva Câmara Municipal e a publicação no Diário Oficial do Município deverá ser feita até o início do convênio que será assinado com o Ministério da Cultura. 

O período para as inscrições será de 17 de agosto a 30 de setembro de 2015.

Saiba mais sobre cada um dos editais em:


Inscrições para o Festival de Cinema Independente de Santa Fé

Evento acontece entre os dias 14 e 18 de outubro em Santa Fé, Novo México (EUA). Inscrições vão até o dia 3 de agosto.



Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema Independente de Santa Fé, que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro em Santa Fé, Novo México (EUA). O evento aceita inscrições de curtas-metragens (com até 45 minutos) ou de longas-metragens. Os cineastas podem apresentar mais de um filme no festival. Filmes brasileiros devem ser enviados com legendas em inglês.

Inscrições
As obras inscritas devem ser apresentadas por meio das plataformas dos sites reelport,withoutabox ou filmfreeway com o preenchimento do formulário e o pagamento das taxas de envio.  Para mais detalhes sobre o processo de cadastro, consulte oregulamento.

O prazo limite para a inscrição é o dia 3 de agosto e a inscrição custa 60 euros para curtas e 100 euros para os longas-metragens. Para mais informações, acesse o site do Festival de Cinema Independente de Santa Fé. A organização disponibiliza ainda o email info@santafeindependent.compara tirar as dúvidas dos interessados. 

fonte:
http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/abertas-inscri-es-para-o-festival-de-cinema-independente-de-santa-f

Prêmio Adicional de Renda 2015

Prêmio Adicional de Renda 2015 contemplará empresas exibidoras com um total de R$ 3 milhões

Podem concorrer ao prêmio da ANCINE grupos econômicos com até 20 salas de cinema. Inscrições ficam abertas até 27 de agosto



Foram abertas nesta segunda-feira, 27 de julho, as inscrições para o Prêmio Adicional de Renda - PAR 2015, na modalidade Exibição. O objetivo do PAR 2015 é garantir que grupos e empresas exibidoras cinematográficas nacionais de pequeno e médio porte consigam viabilizar a modernização dos seus sistemas de projeção e sonorização para a tecnologia digital, de sistemas de automação de bilheteria e de acessibilidade.

A iniciativa da ANCINE visa principalmente atender aos pequenos exibidores brasileiros, que têm maior dificuldade para conseguir financiamento e fazer a atualização tecnológica de suas salas.

Podem concorrer ao PAR 2015 as empresas com complexos de exibição de até duas salas, que tenham cumprido a cota de tela do ano de 2014. Os complexos inscritos deverão pertencer a grupo econômico com um máximo de 20 salas na data de publicação do edital. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de agosto e os interessados devem enviar a ficha de inscrição em envelope lacrado e assinado pelos representantes legais da empresa para o endereço indicado no edital.

Para a concessão do prêmio, serão considerados dois fatores: o número de dias de exibição de obras cinematográficas de longa metragem brasileiras com lançamento comercial, no segmento de salas de exibição, posterior a 1º de julho de 2013; e a diversidade de longas-metragens brasileiros exibidos.
 

Clique aqui para acessar o edital e seus anexos.

fonte>

Prêmio Açorianos de Literatura e de Criação Literária




Até hoje 31 de julho inscrições abertas para o Prêmio Açorianos de Literatura e de Criação Literária

Escritores, artistas gráficos e editores podem concorrer com obras em primeira edição desde janeiro de 2014, assinadas por autores nascidos ou residentes em Porto Alegre ou publicadas por editoras sediadas na Capital gaúcha
Inscrições: coordenacaodolivro.blogspot.com

Coordenação do Livro e Literatura
Rua Erico Verissimo 307
(51) 3289-8071 | 3289-8072
cll@smc.prefpoa.gov.br
coordenacaodolivro.blogspot.com


fonte:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=995388727161286

Ayudas a la movilidad de músicos

Iberoamérica. Hasta el 31 de agosto de 2015.
Ayudas a la movilidad de músicos
Programa de Fomento de las Músicas Iberoamericanas
IBERMÚSICAS,
http://www.ibermusicas.org

Bases y condiciones

programa_ayudas_musicos_ibermusicas_julio_2015

El Programa de Fomento de las Músicas Iberoamericanas, IBERMÚSICAS, fue aprobado en la XXI Cumbre Iberoamericana de Jefas y Jefes de Estado y de gobierno, celebrada en Asunción, Paraguay en noviembre de 2011.
IBERMÚSICAS pretende fomentar la presencia y el conocimiento de la diversidad cultural iberoamericana en el ámbito de las artes musicales, acercando éstas a todos los sectores sociales en la región y ampliando el mercado de trabajo de los profesionales del ramo.
Entre sus objetivos figuran:
- Apoyar la formación de nuevos públicos para los espectáculos musicales iberoamericanos, con especial énfasis en los jóvenes y los grupos poblacionales en situación vulnerable.
- Fomentar la distribución, circulación y promoción de trabajos musicales de artistas de Iberoamérica en los Estados parte del Programa.
- Incentivar las producciones y coproducciones de espectáculos musicales entre promotores públicos y/o privados de la escena iberoamericana.
- Fomentar la creación musical y las residencias creativas.
- Impulsar la formación en el campo de la producción y la gestión de las artes de la música.
- Potenciar las ediciones musicales, la publicación de partituras y contribuir con la discografía de la región.
- Favorecer la difusión y producción de la obra de los compositores iberoamericanos.
- Intensificar la valoración en la diversidad y riqueza cultural presente en las músicas iberoamericanas con base en lo expresado en la Convención por la Diversidad Cultural de la UNESCO, incorporando la perspectiva de género y etnia en la convocatoria que el programa realizará y con ello apoyar las creaciones musicales de los pueblos indígenas y afrodescendientes en particular.
Estados Miembros y estructura.
IBERMÚSICAS está actualmente integrado por nueve países que financian el Programa: Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, México, Paraguay, Perú y Uruguay; y por la Secretaría General Iberoamericana (SEGIB).
Leia mais:
http://hipermedula.org/2015/07/ayudas-a-la-movilidad-de-musicos/

MinC abre inscrições para o Edital de Intercâmbio



Artistas, técnicos, gestores culturais, empreendedores criativos, mestres dos saberes e fazeres populares ou tradicionais e estudiosos da cultura, individuais ou em grupo, podem obter apoio do Ministério da Cultura para participar de eventos, festivais, cursos, produções, pesquisas, residências, feiras de negócios e outras atividades culturais, no Brasil ou no exterior. Estão abertas as inscrições para o Edital de Intercâmbio 2015.
A edição de hoje, dia 31 de junho, do Diário Oficial da União, traz o Edital de Intercâmbio 2015, publicado pelo MinC, por meio de sua Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), que irá investir um total de R$ 2,6 milhões do Fundo Nacional de Cultura na difusão artística.
As inscrições, que são realizadas exclusivamente via sistema SalicWeb (http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb), podem ser feitas até o dia 16 de setembro, para viagens que ocorram a partir de 10 de novembro deste ano, ou até 8 de outubro, para viagens a partir de 15 de dezembro também de 2015. Para apresentar o edital, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva, vai conduzir um hangout, chat via videoconferência, no dia 3 de agosto, às 17 horas, com transmissão via site e redes sociais do MinC. A Sefic irá disponibilizar um guia com orientações para inscrição de propostas.
O objetivo do edital é promover a difusão e o intercâmbio nas diversas áreas e linguagens artístico-culturais, a disseminação dos saberes populares e tradicionais, bem como a capacitação técnica, promovendo a multiplicação cultural para o Brasil.
Para qualificar a seleção, algumas alterações foram efetivadas no edital, facilitando a participação do proponente. Uma mudança bastante importante está no modo de determinar as datas das viagens: antes, elas deveriam estar inseridas em determinado intervalo de tempo, com início e fim; agora, elas podem ser agendadas a partir de uma data, sem prazo final, viabilizando um melhor planejamento das atividades futuras dos agentes culturais brasileiros. 
No caso de viagens nacionais, o valor do apoio financeiro varia conforme a origem e o destino do participante, com aportes individuais que vão de R$ 800 a R$ 2,5 mil. Já nas viagens internacionais, os valores se baseiam no continente de destino, iniciando com apoio individual de R$ 2,5 mil para a América do Sul e chegando até R$ 6 mil, para a Ásia. Para originários de estados da Amazônia Legal, são acrescidos R$ 500 nesses valores. Além disso, os selecionados que forem realizar residências ou cursos com duração superior a 30 dias, terão auxílio adicional (R$ 1 mil para cada mês no Brasil; R$ 2 mil para cada mês no exterior, ambos com limite de três meses). Assim, o valor total concedido será calculado pela quantidade de integrantes do projeto multiplicada pelos valores determinados, com teto de R$ 40 mil por grupo em viagens dentro do Brasil e de R$ 60 mil para o exterior.
Como contrapartida social, os beneficiários deverão realizar, no retorno da viagem, atividades públicas gratuitas relacionadas ao objeto da proposta, como oficinas, palestras, cursos, seminários e apresentações, para potencializar a propagação das experiências adquiridas no processo de intercâmbio.

fonte:

Consultoria Coletiva de Coaching

O escritório Bahia Criativa – fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) – realizará nos dia 21 e 28 de agosto a consultoria Consultoria Coletiva de Coaching com as coachesLaira Lopes e Clarissa Dantas. Serão distribuídas 20 vagas, com inscrições gratuitas, até o dia 19 de agosto através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.
A atividade baseia-se na reflexão de que é preciso saber quem você é para depois definir aonde quer chegar. Nesse processo de autoconhecimento, a atividade analisará habilidades, interesses e propósitos de vida para auxiliar no desenvolvimento da carreira, definindo metas para o sucesso. A consultoria é voltada para profissionais de economia criativa que possuam negócios, formais ou informais, em uma das atividades prioritárias do escritório Bahia Criativa, e que desejam planejar suas carreiras, o seu crescimento profissional e do seu negócio.
A atividade será ministrada por Laira Lopes, administradora com MBA em Gestão e Marketing e certificação internacional em CoachingCoach, consultora e empreendedora com grande experiência em atendimento a empreendedores, gestão de negócios e marketing, e por Clarissa Dantas, consultora com atuação durante 14 anos como empresária enquanto investia em novas formações na área de Gestão de Negócios, Recursos humanos e Coach. Atualmente, desenvolve o seu trabalho como Master Coachde carreira e treinamentos.

Leia mais:

Estágio no SESC Vila Mariana(SP)



Fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal/photos/a.134839229896429.25657.133262050054147/885862754794069/?type=1&theater

Inscrições abertas para os 24 editais de incentivo à cultura no ES

As inscrições para os 24 editais de incentivo à cultura, em 2015, começam nesta quinta-feira (30), segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Serão investidos ao todo R$ 8 milhões.
Os editais possibilitam ao capixaba realizar projetos culturais de interesse público e impacto social. Os editais foram debatidos com a classe artística capixaba. Os Editais 2015 serão viabilizados com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura).
Conheça os Editais 2015
Edital 001 - Locomoção – Apoio para custeio de passagens e despesas com locomoção de artistas, técnicos e estudiosos da cultura.
4 meses – setembro a dezembro – R$ 29, 5 mil por mês
Edital 002 – Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba - Projetos com ações de promoção, formação, capacitação, manutenção, ampliação e difusão do patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo. Os projetos devem contemplar uma ou mais das áreas: Culturas populares das comunidades tradicionais; Promoção de ações para diversidade etária e/ou diversidade de gênero; Projetos artísticos em diferentes linguagens; Eventos de difusão e intercâmbio.
22 prêmios com valor individual de R$ 20 mil
Edital 003 - Projetos de Valorização da Cultura Hip Hop - Seleção de projetos de preservação, fortalecimento, difusão, conhecimento e intercâmbio da cultura hip hop, nas manifestações de dança, grafite, DJ e MC.
10 prêmios com valor individual de R$ 10 mil
Edital 004 - Coletivos Artísticos Juvenis - Fomento às atividades artísticas e culturais desenvolvidas e protagonizadas por Grupos/Coletivos juvenis.
30 prêmios com valor individual de R$ 10 mil
Edital 005 - Pontos de Memória – Ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social.
9 prêmios com valor individual de R$ 20 mil
Edital 006 - Incentivo à Leitura – Apoio a projetos de fortalecimento da política de estímulo à leitura, formação de leitores e difusão da produção literária, em especial capixaba, por meio de acesso a livros, oralidade e outros mídias.
10 prêmios com valor individual de R$ 15 mil
Edital 007 – Produção e Difusão de Obras Literárias – Apoio à publicação e difusão da produção literária capixaba, com textos pertinentes a um dos seguintes gêneros literários: romance, conto, crônica, poesia e literatura infanto-juvenil.
10 prêmios com valor individual de R$ 30 mil
Edital 008 - Culturas Populares e Tradicionais - Apoio à propostas culturais protagonizadas por mestres, grupos e instituições que visem ao fortalecimento das manifestações tradicionais populares com ações voltadas à manutenção, preservação, circulação e registro das diferentes manifestações da cultural popular e tradicional capixaba.
10 prêmios com valor individual de R$ 20 mil
Edital 009 - Mestres da Cultura Popular - Premiação da atuação dos mestres das manifestações do folclore, fortalecer e divulgar os saberes e fazeres, reconhecer e valorizar os mestres e conceder aos contemplados o título de “Mestre da Cultura Popular do Estado do Espírito Santo”.
20 prêmios com valor individual de R$ 10 mil
Edital 010 - Circulação de Grupos da Cultura Popular – Apoio às ações direcionadas à divulgação e popularização das diferentes manifestações folclóricas capixabas, com vistas à preservação e ao fortalecimento dessas manifestações, valorizando a cultura popular tradicional do Estado do Espírito Santo.
5 prêmios com valor individual de R$ 20 mil
Edital 011 – Valorização da Capoeira - Projetos de valorização, difusão, preservação e fortalecimento da Capoeira no ES.
6 prêmios com valor individual de R$ 15 mil
Edital 012 – Projetos Culturais Setoriais de Artes Cênicas (Dança, Teatro, Circo e Ópera) – Apoio à propostas culturais na área de artes cênicas, tendo como objeto predominante a dança, o teatro, o circo e a ópera.
10 prêmios com valor individual de R$ 75 mil; 09 prêmios com valor individual de R$ 40 mil e 9 prêmios com valor individual de R$ 30 mil
Edital 013 - Educação Patrimonial - Projetos visando à preservação e proteção do patrimônio arquitetônico, natural, ecológico, paisagístico e arqueológico, podendo contemplar os limites e o entorno imediato dos bens tombados e ações nos Sítios Históricos do ES.
2 prêmios com valor individual de R$ 40 mil e 12 prêmios com valor individual de R$ 20 mil
Edital 014 – Projetos Culturais Setoriais de Música – Ações que visem ao apoio aos diversos elos da cadeia produtiva da música, no gênero popular ou erudito, estimulando e popularizando a música capixaba, com vistas ao desenvolvimento e à divulgação do trabalho produzido por Músicos e Grupos Musicais do Espírito Santo, com repertório autoral ou não, através de ações que dialoguem com outros segmentos, tendo como objeto predominante a música.
4 prêmios com valor individual de R$ 80 mil; 12 prêmios com valor individual de R$ 40 mil e 15 prêmios com valor individual de R$ 20 mil
Edital 015 – Projetos de Exposições na Galeria Homero Massena – Apoio ao desenvolvimento de projetos de artistas ou grupos, oportunizando ao mesmo a divulgação, aprimoramento e desenvolvimento do seu trabalho, bem como a exposição na Galeria Homero Massena.
02 prêmios com valor individual de R$ 25 mil
Edital 016 – Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais – Apoio a projetos culturais na área de artes visuais, tendo como objeto predominante as seguintes modalidades: Criações Digitais, Desenho, Design, Escultura, Fotografia, Grafite, Gravura, Objetos, Pintura, Poesia Visual, Videoarte, Colagem, Instalação, Performance, Body Art, Projetos de Arte Integrada.
10 prêmios com valor individual de R$ 20 mil; 3 prêmios com valor individual de R$ 50 mil e 2 prêmios com valor individual de R$ 75 mil
Edital 017 - Patrimônio Cultural Arquitetônico Tombado em Sítios Históricos - Projetos em bens imóveis tombados, que tenham como objetivo a preservação, recuperação, adequação, manutenção preventiva e corretiva, conservação de bens imóveis nos Sítios Históricos do ES.
05 prêmios com valor individual de R$ 60 mil
Edital 018 - Inventário, Conservação e Reprodução de Acervos – Projetos de inventário, conservação e reprodução (digitalização) de acervos arquivísticos (documental), museológicos e bibliográficos.
03 prêmios com valor individual de R$ 40 mil e 02 prêmios com valor individual de R$ 60 mil
Edital 019 – Produção de Curta-metragem de Ficção e Animação - Projetos de curta-metragem de ficção e animação, com duração entre 10 a 15 minutos. Seleção com etapa de defesa oral.
06 prêmios com valor individual de R$ 77,5 mil
Edital 020 – Produção de Documentários - Projetos de produção de documentários em vídeo realizados no Espírito Santo - DOC CAPIXABA 2015. Seleção com etapa de defesa oral.
04 prêmios com valor individual de R$ 34 mil e 4 prêmios com valor individual de R$ 68 mil
Edital 021 – Desenvolvimento de Projetos de Longa-metragem – Apoio à elaboração de projetos de longa-metragem, incluindo o desenvolvimento de roteiros.
06 prêmios com valor individual de R$ 24 mil
Edital 022 – Finalização, Difusão, Distribuição e Formação – Projetos de formação, finalização, difusão e/ou distribuição de obras cinematográficas, nos gêneros: ficção, documental e animação.
Sem definição de valores e número de prêmios
Edital 023 - Edital de Cineclubismo - Projetos de manutenção de cineclubes já em funcionamento, criação de novos cineclubes, formação em cineclubismo e organização e distribuição de acervos para cineclubes.
03 prêmios com valor individual de R$ 25 mil; 9 prêmios com valor individual de 20 mil e 2 prêmios com valor individual de R$ 15 mil
Edital 024 – Produção de Longa-metragem em parceria com FSA/Ancine (Inscrições ainda não foram abertas) – Projetos de produção de longa-metragem, no gênero ficção e documentário.
1 prêmio para documentário com valor de R$ 250 mil e 1 prêmio para ficção com valor de R$ 1 milhão
FONTE:
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/07/secretaria-de-cultura-do-es-lanca-editais-de-incentivo-cultural.html

Fundação Aperam Acesita lança edital de seleção de projetos

Fundação Aperam Acesita está com inscrições abertas para a quarta edição do seu Edital de Projetos, que tem como proposta incentivar o desenvolvimento de iniciativas sociais que propiciem a melhoria das condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de atuação da Aperam South America.
Desde sua criação, a iniciativa já beneficiou mais de 2.800 pessoas, com um total de 27 projetos selecionados nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha. Neide Morais, coordenadora de projetos da Fundação, destaca a importância da estruturação do edital, que trouxe mais transparência à seleção e apoio aos projetos até então enviados à organização. “Entendemos que trata-se de um processo mais democratico e propicia uma maior participação das iniciativas da comunidade, pois nos permite ter acesso a oportunidades que até então não conhecíamos na região”, destaca.
A Fundação apoia, a cada edição do edital, uma média de 12 projetos, com foco em pelo menos uma das seguintes áreas: práticas de educação, formação e informação; valorização do gênero e juventude; inclusão social; práticas ambientais e ecológicas; qualificação profissional e geração de renda. As propostas devem ter um valor de até R$ 12 mil e prazo de execução de até nove meses.
Os projetos encaminhados serão avaliados por um comitê, tendo como critérios ítens como: alinhamento da iniciativa às diretrizes e linhas de atuação do edital; análise do contexto no qual o projeto se insere; organização e apresentação das informações relativas as ações do projeto; consistência da proposta; adequação orçamentária; viabilidade das ações propostas, no plano econômico e social; sustentabilidade dos processos; e relevância / impacto para o público beneficiário.
É essencial que o proponente apresente um projeto que  traga de fato uma demanda daquela comunidade. Além disso, as organizações devem ter conhecimento prévio sobre o assunto e uma equipe preparada para desenvolver as ações previstas. Por fim, demonstrar a capacidade de articulação com outros parceiros será um diferencial”, comenta Neide.
Segundo a coordenadora da Fundação, um resultado importante alcançado pelo edital está no processo educativo junto às organizações participantes, tendo em vista a necessidade de se estruturar internamente, assim como as suas iniciativas, para concorrerem ao apoio oferecido pela Fundação. “Com isso, elas ficam, inclusive, melhor preparadas para buscar outros parceiros para suas ações”, pondera.
Para participar do edital, os interessados devem acessar o regulamento no site e enviar o material até o dia 14 de agosto. A análise e seleção das propostas serão realizadas no período de 17 de agosto a 25 de setembro. A divulgação do resultado irá acontecer a partir de 28 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: psocial@aperam.com,

FONTE:
http://www.gife.org.br/edital-fundacao-aperam-acesita-lanca-edital-de-selecao-de-projetos-16031.asp 

Curso online “Cinco passos para a mediação de leitura”

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho está com inscrições abertas para o curso online “Cinco passos para a mediação de leitura”, oferecido gratuitamente para todos os interessados no país. A novidade é que agora a formação foi reconhecida pelas Secretarias de Estado de Educação de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Sendo assim, quem concluir as atividades virtuais da capacitação, receberá uma declaração de 20 horas, atestando a conclusão do curso. Já aqueles que enviarem o relato de mediação de leitura, efetivando a participação no Prêmio, irão receber um documento atestando 70 horas de participação.
Ao final do ano, as secretarias irão encaminhar um certificado, que professores e educadores poderão validar junto a instituições públicas de ensino, desde que a rede de ensino ligada a eles aceite a certificação das entidades gaúcha e catarinense.

Leia mais:
http://www.gife.org.br/edital-fundacao-mauricio-sirotsky-sobrinho-oferece-curso-online-e-premiacao-para-projetos-de-incentivo-a-leitura-16034.asp

Fundação Grupo Boticário lança novo edital para seleção de projetos

A Fundação Grupo Boticário está com inscrições abertas, até o dia 31 de agosto, para o edital de seleção de projetos do segundo semestre do ano. Nesta edição, pela primeira vez, as iniciativas devem ter como foco a proteção das zonas costeira e marinha e ecossistemas associados.
As propostas podem ser apresentadas por pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais, fundações ou associações privadas, nas seguintes linhas temáticas: 1. Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral (continentais e marinhas) e RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural): criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo; 2. Espécies Ameaçadas: execução de ações prioritárias dos Planos de Ação Nacional (PAN) para espécies e ecossistemas e definição de status de ameaça; 3. Estudos e ações de proteção e redução das pressões sobre a biodiversidade marinha.
Neste edital, a Fundação irá direcionar R$950 mil para os projetos selecionados, sendo que não há o estabelecimento de valores mínimos ou máximos para as propostas. A cada edital, em média, são apoiadas 15 iniciativas, que devem ter duração de até 24 meses.
Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo site da Fundação. Em caso de dúvidas, os proponentes podem entrar em contato pelos telefones: (41) 3318-2639 e 3318-2638 ou pelo e-mail:edital@fundacaogrupoboticario.org.br.

Leia mais:
http://www.gife.org.br/edital-fundacao-grupo-boticario-lanca-novo-edital-para-selecao-de-projetos-16059.asp

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ancine recebe obras nacionais para Festival de Cinema de Havana


Até o dia 28 de agosto, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) recebe DVDs de obras audiovisuais brasileiras para participação no 37º Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano, em Havana, Cuba, que será realizado entre os dias 3 e 13 de dezembro.
Interessados em enviar seus filmes para Havana devem ler atentamente o regulamento no site do festival, preencher e enviar o formulário pela internet e, em seguida, encaminhar o DVD da obra inscrita para o escritório da Ancine. A Assessoria Internacional da Ancine receberá o material e o remeterá para a organização, facilitando o contato dos realizadores brasileiros com os organizadores do evento. A Agência não fará qualquer tipo de seleção dos filmes, ficando esse trabalho restrito aos curadores do Festival. Inscrições nas competições de roteiros e de cartazes devem continuar sendo feitas diretamente junto ao evento, sem a participação da Ancine no processo.
A página do festival informa que as inscrições irão até o dia 30 de agosto, mas esse é o prazo final para recebimento do material em Cuba – a data de recebimento no Brasil precisa levar em conta o tempo da remessa entre os dois países. Assim sendo, materiais recebidos na Ancine após o dia 28 de agosto não serão encaminhados ao evento, sendo devolvidos aos realizadores.
Envie sua inscrição pelo correio, com aviso de recebimento, ou entregue junto ao protocolo do Escritório Central da Ancine no Rio de Janeiro, em envelope contendo todas as informações abaixo:
ANCINE – ASSESSORIA INTERNACIONAL
Ref: INSCRIÇÃO NO FESTIVAL DE HAVANA
Rua Graça Aranha, 35 – 11º Andar – sala 1101
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20030-002
O Festival de Havana faz parte da lista do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da Ancine. Produções selecionadas para a Seção Competitiva Oficial podem solicitar à agência o apoio do tipo A, que consiste na confecção e envio da cópia legendada, e apoio financeiro para a promoção do filme. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.
Para mais informações, envie uma mensagem para assessoria.internacional@ancine.gov.br.
fonte:

Seminario Internacional de Narrativas Hiper/Textuales

Buenos Aires, Argentina. Del 30 de Septiembre al 03 de Octubre de 2015.
Seminario Internacional de Narrativas Hiper/Textuales (NH/T)
Arte, ideología y narración: Red UNASUR de Narrativas Hipertextuales
Centro Cultural Recoleta
http://seminarionht.org

Programación

seminario_narrativas_hipertextuales_septiembre_2015

Seminario Internacional de Narrativas Hiper/Textuales (NH/T)


El Seminario Internacional de Narrativas Hiper/Textuales (NH/T) tiene como finalidad generar un punto de encuentro regional e internacional para discutir y presentar reflexiones e investigaciones en el campo de las artes digitales, la educación con nuevos medios, la museografía interactiva, la propiedad intelectual en la era digital, los videojuegos los relatos transmedia y otras manifestaciones de la Cultura Digital.
El objetivo de este encuentro es potenciar visiones e ideas ya existentes en el ámbito de las artes digitales y electrónicas, así como también de generar nuevos interrogantes a temas actuales que involucran dichas artes en el público general.

Fonte:
http://hipermedula.org/2015/07/narrativas-hipertextuales/

Informações sobre bolsas e auxílios repassados pelo FNDE

Link permanente da imagem incorporada
 
Está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação um portal com informações sobre bolsas e auxílios repassados pelo próprio FNDE. Beneficiários e o público em geral vão poder verificar seu rendimento ou tirar dúvidas.
O FNDE é responsável pelo repasse de recursos para programas como o de formação continuada de profissionais de educação básica, o Brasil Alfabetizado e o Projovem, por exemplo. Para acessar aos dados, é necessário entrar na página do FNDE na internet e clicar no menu “Bolsas e auxílios” na parte superior da tela. É preciso informar nome ou CPF.
 
 Também estão disponíveis a legislação que fundamenta cada um dos programas e o processo de pagamento, além de um espaço para tirar dúvidas sobre acumulação de benefícios e a devolução de valores recebidos indevidamente. Há um canal para a recepção de denúncias de irregularidades.
 
Para saber mais acesse fnde.gov.br 

FONTE:
http://centraldemidia.mec.gov.br/index.php?option=com_hwdmediashare&view=mediaitem&id=10272&Itemid=207&filter_mediaType=1

Edital de Vagas Remanescentes - Produção Audiovisual - 2º Semestre 2015




De 23 à 31 de julho de 2015, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.
Clilque aqui para ler o Edital.

 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Convocatoria Festival Enlaces

Tres de febrero. Provincia Buenos Aires, Argentina. Hasta el 14 de agosto de 2015.
Convocatoria Festival Enlaces, Festival Universitario de Cultura y Arte
Universidad Nacional de Tres de Febrero
enlaces@untref.edu.ar
http://untref.edu.ar

¡Extendemos la convocatoria de artistas para el 12voFestival ENLACES hasta el 14 de agosto!

Extendemos la convocatoria para que estudiantes, artistas y emprendedores culturales de todo el país presenten propuestas para la 12va edición del#FestivalEnlaces, a realizarse los días 10, 11 y 12 de Octubre en el Campus Universitario de Villa Lynch de la Universidad Nacional de Tres de Febrero, ubicadoen el barrio de Sáenz Peña, Tres de Febrero, Provincia de Buenos Aires.

Bases y condiciones





La Universidad Nacional de Tres de Febrero anuncia la apertura de la convocatoria para que estudiantes, artistas y emprendedores culturales de todo el país presenten propuestas para la 12va edición de Enlaces, Festival Universitario de Cultura y Arte, que se realizará los días 10, 11 y 12 de octubre del 2015 en el campus universitario de Villa Lynch, ubicado en el barrio de Sáenz Peña, Tres de Febrero, provincia de Buenos Aires.
Enlaces es un festival de cultura y arte organizado por estudiantes de la Universidad Nacional de Tres de Febrero y tiene como objetivo generar un espacio para la exhibición, exposición, circulación y encuentro para propuestas artísticas y culturales de estudiantes de la Universidad y de artistas emergentes.
La convocatoria permanecerá abierta hasta el 31 de julio y se podrán presentar propuestas para las siguientes áreas:Artes Visuales
_Artes Escénicas y Performáticas
_Música y Arte Sonoro
_Cine y Video
_Actividades Infantiles y Vinculación Comunitaria
_Feria de Artesanía, Diseño y Emprendimientos Culturales.

Leia mais:
http://hipermedula.org/2015/07/convocatoria-festival-enlaces/

https://www.facebook.com/enlaces/photos/a.10151794290098206.1073741825.104405388205/10154107710638206/?type=1&theater

Inscrições para o LabicBR podem ser feitas até 3 de agosto

 
 
Autores de projetos que apostam na participação ativa dos cidadãos na transformação da sociedade têm até 3 de agosto para se inscreverem no edital de Inovação Cidadã lançado pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). As dez iniciativas selecionadas serão divulgadas no dia 18 do próximo mês e desenvolvidas durante o Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã Brasil (LablCBr), evento que ocorrerá de 15 a 29 de novembro no Rio de Janeiro.
 
Os interessados podem se inscrever no link: http://www.ciudadania20.org/pt-pt/labicbr/
 
Na edição carioca do LablC, os autores dos projetos terão a oportunidade de realizar protótipos de suas criações, com a participação de 90 colaboradores e apoio de três mentores especializados e mediadores convidados. A convocatória para escolher os colaboradores se dará de 19 de agosto a 13 de setembro e a publicação dos selecionados, em 21 de setembro.
 
O MinC desenvolve, desde 2012, a ação  #RedeLabs, que está relacionada à Meta 43 do Plano Nacional de Cultura (PNC) - 100% das Unidades da Federação com um núcleo de produção digital audiovisual e um núcleo de arte, tecnologia e inovação. A iniciativa tem por objetivo integrar os diversos projetos que envolvem espaços de inovação, experimentação e formação no âmbito das políticas públicas de cultura, chamados de laboratórios. Pontos de Cultura, Núcleos de Produção Digital (NPDs), Laboratórios de Arte e Cultura Digital, os LabCEUs, assim como as Incubadoras Brasil Criativo fazem parte desta articulação em rede.
 
O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella, destaca a sinergia que o LabIC tem com as políticas da pasta.  "Entendemos o LabIC como parte de um processo de incentivo à inovação e a experimentação no campo da cultura. Queremos constituir uma plataforma em condições de viabilizar arranjos de sustentabilidade para essas iniciativas, e o evento no Rio de Janeiro é uma ótima oportunidade para mapear as iniciativas no âmbito da Ibero-America", assinala Varella. 
 
O Ministério da Cultura disponibilizará a plataforma CulturaDigital.br (plataforma pública de blogs) para que todas as iniciativas inscritas na convocatória LabIC.br criem páginas de apresentação de seus projetos, que passam a dialogar diretamente com as demais iniciativas do MinC em laboratórios.
 
O conceito de inovação cidadã diz respeito ao maior envolvimento de cada um em ações que modifiquem a realidade e ajudem a se alcançar maior inclusão social. As tecnologias digitais desempenham um papel importante para disseminar esses projetos e facilitam a participação de coletivos por meio de práticas colaborativas, trabalhos em rede e transferência de conhecimento.
 
Os laboratórios cidadãos, parte essencial do modelo, funcionam como espaços de apoio a pessoas com diferentes graus de informação que se reúnem para desenvolver projetos em conjunto. O workshop no Rio de Janeiro tem o objetivo de, em 15 dias, explorar formas de potencializar a inovação cidadã nos territórios ibero-americanos. O primeiro Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LabIC) foi realizado em dezembro de 2014, em Veracruz, no México, em paralelo à Cúpula Ibero-Americana de Chefas e Chefes de Estado e de Governo.
 
Marcelo Araújo
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura
 
FONTE:

Lançamento dos concursos DOCTV e FICTV



A Secretaria do Audiovisual do MinC​ convida a todos para o lançamento dos concursos DOCTV e FICTV.

PROJOR oferece treinamento gratuito a distância

Jornalistas e outros profissionais de comunicação podem acompanhar o treinamento à distância gratuito, sobre distribuição de informação no meio digital, que está sendo promovido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo através do Projeto Grande Pequena Imprensa. Basta acessar um dos seguintes endereços: canal Grande Pequena Imprensa no Youtube (https://goo.gl/J7jiUE) ou a página Grande Pequena Imprensa no Google+ (https://goo.gl/cm4qnn).
Mais de 450 pessoas de todo o país estão acompanhando o curso desenvolvido em parceria com o Google Brasil. São nove grandes temas ligados à “superdistribuição” de conteúdos com a ajuda das mídias sociais, fenômeno que está afetando o modo de fazer jornalismo e os negócios tanto de grandes grupos de comunicação como de centenas de pequenas e médias empresas de mídia do interior do país.

Leia mais:
http://observatoriodaimprensa.com.br/grande-pequena-imprensa//

CNPq abre inscrições para o V Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte

O CNPq (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia) abriu inscrição para o V Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte. As inscrições devem ser realizadas pelo site Prêmio Fotografia até às 18 horas do dia 31 de agosto.
Podem concorrer ao prêmio estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros que produzem imagens e suas pesquisas. Os prêmios são de R$ 8 mil para o 1º lugar, R$ 5 mil para o 2º lugar e R$ 2 mil, para o 3º lugar em cada categoria.
As categorias são: “Imagens Produzidas por Câmeras Fotográficas” – ambiente silvestre e antrópico; e “Imagens Produzidas por Instrumentos Especiais (ópticos, eletromagnéticos, eletrônicos)” – lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raio x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio e PET Scan. Além disso, o primeiro colocado de cada categoria também terá direito à passagem aérea e hospedagem para participar da 68ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2016.
O Prêmio
O prêmio existe desde 2011 e, nas quatro edições realizadas, recebeu 3.918 inscrições. O objetivo principal do prêmio é contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia. Para tirar suas dúvidas, também é possível entrar em contato pelo e-mail:  pfoto@cnpq.br
 
fonte:

Curso on line Redes Sociais: gratuito!

Link permanente da imagem incorporada

Faça já sua inscrição! É online e gratuito. Para mais informações, acesse:

 

Fomento a las Artes Visuales. Fondo Nacional de Desarrollo Cultural y las Artes

Santiago de Chile. Hasta el 26 de agosto de 2015.
Fomento a las Artes Visuales
Fondart Regional
Fondo Nacional de Desarrollo Cultural y las Artes (FONDART).
Consejo Nacional de la Cultura y las Artes.
http://www.fondosdecultura.cl

Descargar las Bases


Fomento_-Artes_Visuales_-Fondart_Regional_chile_julio_2015


Fomento a las Artes Visuales / Fondart Nacional


Este es un resumen de la presente línea de concurso. Te recomendamos descargar y leer cuidadosamente las bases completas que están disponibles al final de esta sección.
Esta Línea de concurso tiene por objetivo el financiamiento total o parcial de proyectos que contribuyan al fomento de las artes de la visualidad del país para las disciplinas de las artes visuales, fotografía y nuevos medios. Las propuestas pueden considerar iniciativas que incluyan la investigación, creación, producción y/o difusión nacional y que sean relevantes para el desarrollo de la disciplina, de sus artistas, mediadores y públicos.
No se considerarán proyectos correspondientes a materias, relativas al Fondo de Fomento Audiovisual; al Fondo Nacional de Fomento del Libro y la Lectura y al Fondo para el Fomento de la Música Nacional. Asimismo, serán considerados fuera de concurso los proyectos que correspondan principalmente a Otras disciplinas artísticas no cubiertas por este Fondo.

Leia mais:

Inscrições para Programa Haroldo de Campos de incentivo à pesquisa e à tradução

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, está com inscrições abertas para o Programa Haroldo de Campos de incentivo à pesquisa e à tradução.
Aberto a pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras, visa selecionar projetos de pesquisadores ou tradutores – vinculados à universidade ou autônomos – que estejam voltados à obra poética, tradutória ou crítico-teórica de Haroldo de Campos.
O museu oferece aos autores dos projetos selecionados uma bolsa de estud...os no valor de R$4.000, traslado e hospedagem por um mês na cidade de São Paulo, além do acesso ao acervo bibliográfico do autor.
Essa iniciativa visa a contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o poeta paulistano e para a propagação de sua obra, dotada de grande densidade estética, teórica e de amplo alcance intercultural. Em contrapartida, os bolsistas deverão publicar um artigo na revista eletrônica Circuladô e oferecer duas palestras ou um curso. São aceitas inscrições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
 
Inscrições até o dia 31 de agosto.
Leia mais: http://www.poiesis

fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

CRUA - Cinema Rual convida realizadores(as)

CRUA - Cinema Rural convida realizadores(as) que possuam produções audiovisuais que tratem sobre a temática da agricultura familiar, bem como da realidade rural em seus múltiplos aspectos, a participarem da seleção para a mostra 'Cinema Rural Andarilho – CRUA', os trabalhos poderão ser de curta, média ou longa-metragem, sem restrição de gênero.
Interessados(as) em participar da mostra deverão enviar o filme unicamente através de link para o e-mail mostracrua@gmail.com até o di...a 04 de agosto.
O CRUA acontecerá entre setembro e outubro em comunidades rurais de Pernambuco e da Paraíba, tendo seu evento final realizado no Centro Cultural do Banco do Nordeste, patrocinador da mostra, em Souza-PB. A mostra não prevê remuneração ou premiação para os filmes a serem apresentados, sendo seu principal objetivo o de permitir às populações rurais o acesso à cultura através da linguagem do cinema, a qual normalmente não têm acesso.

Leia mais: https://www.facebook.com/pages/CRUA-Cinema-Rural-Andarilho/1618891888367109?fref=ts&__mref=message_bubble

fonte:
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Programa Jovem Monitor/a Cultural do CCj - Centro Cultural da Juventude

SP - Programa Jovem Monitor/a Cultural do CCj - Centro Cultural da Juventude abre cadastro reserva.
Os interessados devem ter entre 18 e 29 anos de idade e atuarão no CCJ e em diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, de forma integrada e trocando experiências por toda a cidade. Até 2016 serão disponibilizadas 237 vagas.
Os selecionados receberão bolsa auxílio de R$ 1.000,00 mensais para um Programa de Formação Teórico e Prático de 30 horas semanais.
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Cadastro de profissionais da área artística e cultural

Mogi das Cruzes abre cadastro de profissionais da área artística e cultural que tenham interesse em participar, mediante contratação, dos eventos promovidos ou apoiados pela Secretaria Municipal de Cultura.
Podem participar artistas ou grupos artísticos, como pessoa física ou jurídica, também empresários e produtores.
Prazo 31 de agosto.
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Premio de Investigación 2015: Danza

Madrid, España. Hasta el 1 de octubre de 2015
I Premio de Investigación 2015
Academia de las Artes Escénicas de España
C/ Abdón Terradas Nº 4, 4ª planta, 28015 -
915 946 984
info@academiaae.es
http://academiadelasartesescenicas.es

Bases del Premio

I_Premio_Investigación_2015_Academia_Artes_Escenicas_España_danza_octubre_2015

I Premio de Investigación de la Academia de las Artes Escénicas de España 2015 (dedicado a la DANZA)


Con la colaboración de la Asociación Española Danza más Investigación. La Academia de las Artes Escénicas de España, con el propósito de fomentar el estudio y conocimiento de la teoría y la práctica de las distintas especialidades que conforman las artes escénicas contemporáneas, convoca el I Premio de Investigación de la Academia de las Artes Escénicas de España, con el propósito de dedicarlo en cada edición a un área específica, comenzando en esta primera convocatoria por la danza.
Participantes: Podrán participar en este premio todos los investigadores que lo deseen, cualquiera que sea su país de origen o residencia, tanto en solitario como en colaboración con otros autores, y sin límite en el número de trabajos presentados.
Objeto: Los trabajos de investigación que concurran al premio versarán sobre cualquier aspecto o modalidad de danza creada y coreografiada en España, sin límite de extensión, debiendo ser en su totalidad originales e inéditos, podrán estar escritos en cualquiera de las lenguas oficiales del estado español.
Premio: El Premio de Investigación de la Academia de las Artes Escénicas de España 2015 estará dotado con la cantidad de 1000 euros (sobre la que se efectuará la correspondiente retención de impuestos), en concepto de derechos de autor por la primera edición del trabajo premiado a cargo de la Academia de las Artes Escénicas de España. El premio será indivisible.
Plazo de entrega: Los trabajos deberán ser presentados entre el 23 de junio y el 1 de octubre de 2015, inclusive. Se aceptarán los trabajos remitidos por correo que lleguen con posterioridad siempre que lleven el matasellos en fecha.

http://hipermedula.org/2015/07/premio-de-investigacion-2015-danza/

Oficina "Afrodescendentes e Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos" abre inscrições




"O UNFPA e o ACNUDH abriram inscrições nesta segunda-feira (27) para os (as) interessados (as) em participar da 2ª Oficina “Afrodescendentes e o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos”, desta vez a ser realizado na Casa da ONU, em São Paulo".

Leia mais:
https://www.facebook.com/unfpabrasil/photos/a.259838024038691.59886.254046527951174/912894952066325/?type=1&theater