quarta-feira, 23 de março de 2011

Brasil ganha mais um site de financiamento coletivo

Brasil ganha mais um site de financiamento coletivo

DE SÃO PAULO
O Brasil ganhou outro site de financiamento coletivo (leia-se doação) de projetos. Focada na indústria cultural, a página Incentivador.com aposta que o conceito, enraizado na cultura americana, funcionará por aqui, informa Alec Duarte na coluna Redemoinho do caderno Tec da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL) desta quarta-feira.
Já funcionava no país o Catarse, que conseguiu sucesso em cinco iniciativas.
Ainda que o país não tenha cultura de doações, absolutamente ao contrário dos EUA, a simples iniciativa de se tentar captar dinheiro via mobilização e engajamento na internet (contando, para isso, com o poder das redes sociais) já merece um acompanhamento mais de perto.
O crowdfunding funciona assim: os autores dos projetos os descrevem na rede e definem preço e prazo para sua execução. Em troca, oferecem pequenos doces aos doadores (no caso de filme, desde o nome nos créditos até uma participação como figurante, dependendo do montante).
Vai funcionar? Difícil acreditar, mais pela questão cultural e menos pela penetração da web, que também é muito inferior à registrada nos EUA, comenta Duarte no áudio a seguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário