terça-feira, 11 de outubro de 2011

SP :Enxame Coletivo abre inscrições para Assessor de Imprensa e Sustentabilidade - até 13/10

Edital de Vivências
[REGULAMENTO]


1.APRESENTAÇÃO

O Enxame Coletivo é um empreendimento solidário de estímulo e fomento à cultura independente, situado na cidade de Bauru (SP), integrado ao Circuito Fora do Eixo. Com forte base no campo da comunicação e da cultura, fundamenta-se na lógica de trabalho colaborativo, utilizando ferramentas do Fora do Eixo e conceitos de economia solidária na produção de seus projetos, nas mais diversas áreas, tais como: música, cinema, teatro, literatura, artes visuais etc.
O Edital de Vivências do Enxame Coletivo é uma iniciativa do Ponto de Articulação do Circuito Fora do Eixo de Bauru, o Enxame Coletivo, que explora as ferramentas da Universidade Fora do Eixo - UniFdE, em parceria com a Universidade da Cultura Livre - UniCult, promovendo quadros de formação atráves das práticas nas várias gestões que a rede proporciona. A vivência estimula a troca de experiências e conhecimentos dos agentes culturais.
Em Outubro de 2011, o Enxame Coletivo abre 2 vagas para agentes locais ou nacionais atuarem colaborando nas atividades de duas gestões do coletivo.




Compondo a grade de ações do Circuito Fora do Eixo, rede sócio-cultural que desenvolve ações no campo da cultura independente e livre nas bases da Economia Solidária, o Enxame Coletivo trabalha em diversas frentes temáticas do ramo da cultura. Tem como principais metas o fomento da produção artística, a circulação de profissionais, obras e tecnologias, bem como a formação de novos agentes culturais, buscando a articulação entre os setores.

O Enxame Coletivo trabalha diariamente nesse fomento à cultura tanto local quanto nacional em sua sede, localizada na região central de Bauru. A sede é um espaço de trabalho, vivência e concentração de reuniões gerais e pessoais e que ao mesmo tempo estimula as relações humanas.
2. OBJETIVOS:
2.1 Objetivo Geral
O Edital de Vivências do Enxame Coletivo aposta na vivência objetivando a troca de experiências entre os diversos agentes culturais nas frentes de Comunicação e de Sustentabilidade (Banco e Universidade Livre Fora do Eixo) que mediam os diversos projetos do ponto de articulação de Bauru. Com o objetivo de fomentar a formação através da experiência de aprendizado orientado, a experiência envolve o proponente a diversos projetos de envolvimento do Enxame Coletivo.
2.2 Objetivos Específicos

Promover um espaço de trocas de experiências entre agentes culturais, dentro dos projetos, estimulando a diversidade de olhares e principalmente a livre formação com sistematização da experiência;
Contribuir com a preparação dos participantes para o universo cultural sob a ótica da economia solidária e da auto-formação, comprovando assim a qualificação da formação livre;
Ampliar o potencial de produção do Enxame Coletivo a partir da contribuição dos participantes nas duas áreas de proposta;
Envolver-se à prática da hospedagem solidária como parte do processo de vivência na formação de quadros de agentes culturais, e como recurso de sustentabilidade;
Estimular novos quadros de estímulo à formação livre através de experiências como estas para fomentar as trocas baseadas no esforço coletivo e na eficiência a partir de trabalhos colaborativos.
3. DO FORMATO
3.1 O Edital de Vivências do Enxame Coletivo consistirá na recepção de agentes culturais que atuem nas duas áreas requeridas para cumprimento de funções nas diversas fases do processo de produção dos projetos.
3.2. A avaliação da experiência se dará através de relatórios livres que estimulem a produção livre expressando os retornos aos orientadores de cada área.
3.3. Esses relatórios livres podem ser construídos em qualquer formato (audiovisual, fotografia, texto, etc), desde que possam efetivamente relatar a experiência.
3.4 Os participantes de cada área e os respectivos orientadores deverão fazer avaliação final da experiência que será compilada e postada para conhecimento geral.
3.5 O Edital de Vivências do Enxame Coletivo acontecerá nos seguintes tempos determinados, dentre as que seguem:

3.5.1. Vaga de Assessoria de Imprensa e Comunicação
[01 vaga]
> Disponibilidade de trabalho presencial de 21 de Outubro a 1º de Dezembro.
Plano de Vivência:
Atualização de site;
Assessoria de imprensa local;
Elaboração de releases e matérias periódicas com vistas a atender o planejamento de Assessoria de Imprensa e Comunicação;
Divulgação das Programação do Enxame Coletivo;
Participação em reuniões do Coletivo e com grupos parceiros a partir da necessidade e requerimento do gestor;
Elaboração de relatorias semanais;
Participação na elaboração do Plano Cidadão Multimídia para o período de Vivência;
Geração de conteúdo rápido nas diversas mídias sociais, fomentando os perfis da Semana, do Coletivo e da Rede.
3.5.1. Vaga de Sustentabilidade [Banco FDE + UniFDE]
[01 vaga]
> Disponibilidade de trabalho presencial de 21 de Outubro a 14 de Dezembro.
Plano de Vivência:
Atualização do Caixa Coletivo;
Elaboração de projetos para Editais colaborando com o Circuito e com o Enxame Coletivo;
Participação em reuniões nas diversas frentes temáticas atuando nas práticas da Sustentabilidade do Coletivo;
Acompanhamento e fechamento de TECs a partir do requerimento do gestor;
Atualização de Extrato Cards dos grupos parceiros
Elaboração de Programas de Formação estimulando a UniFDE em Bauru e no Circuito Nacional;
Participar das demandas gerais do Coletivo e do Circuito dentro da Frente da Sustentabilidade;
Elaboração de relatorias semanais.
4. DOS DEVERES - Cada selecionado pelo Edital de Vivências do Enxame Coletivo deverá:
4.1 Estar disponível para contribuir nas atividades indicadas pelo ítem 3;
4.2 Atender agendas onlines de reuniões da equipe de gestão, conforme demanda;
4.3 Relatorizar as atividades realizadas e atualizar o TEC de sua equipe;
4.4 Preencher relatório final da participação sobre orientador, vivência e evento.
5. DOS DIREITOS - Será de responsabilidade da organização do Edital de Vivências da II Semana do Audiovisual de Bauru:
5.1 Disponibilizar hospedagem, se o convocado for de outra cidade;
5.2 Alimentação;
5.3 Transporte local e rodoviário até Bauru, se o convocado for de outra cidade e para todos nos horários em que estiver trabalhando;
6. DAS INSCRIÇÕES
6.1 As inscrições serão realizadas no período de 8 a 15 de Outubro de 2011.
6.2 Os interessados deverão fazer sua inscrição online preenchendo o seguinte documento:
Ficha de inscrição disponível nesse link.
6.3 Cada proponente pode se inscrever em apenas uma das áreas.
7. DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS E SELEÇÃO
7.1 A Comissão de Seleção selecionará os intercambistas levando em conta a necessidade de aperfeiçoamento da formação, além de experiência, criatividade, conteúdo, prática e histórico;
7.2 No caso de desistência do selecionado, será convocado o proponente classificado imediatamente abaixo do último classificado na lista de pontuação;
7.3 Caso o material do candidato esteja incompleto, a Comissão se reservará no direito de eliminar a proposta;
7.4 Serão selecionados um mínimo de 2 candidatos com maior pontuação para participar do programa;
7.5 Os selecionados deverão colocar-se à disposição do programa para a divulgação através de entrevista e/ou outros na mídia em geral, durante o processo de produção, sendo-lhes vedado exigir cachês ou qualquer outra modalidade de pagamento por esta atividade;
7.6 A Comissão de Seleção é soberana em suas decisões, sobre as quais não caberão recursos de qualquer espécie;
7.8 Será instituída uma Comissão de Seleção exclusivamente para avaliação e seleção das propostas inscritas formada pelos membros do Núcleo Durável do Enxame Coletivo.
8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
8.1 O resultado dos selecionados para o Edital de Vivências do Enxame Coletivo será divulgado no Diário Oficial Fora do Eixo e no site do Enxame Coletivo na data:
> 18 de Outubro de 2011.
9. CONVOCAÇÃO DOS SELECIONADOS
9.1 Os selecionados para o programa de vivência serão convocados por e-mail para oficializar sua participação. A ausência de confirmação no prazo de 2 (cinco) dias, contados da data da comunicação, implicará na desclassificação automática.
10. DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 As propostas inscritas passarão a fazer parte do banco de dados do Circuito Fora do Eixo;
10.2 Os inscritos declaram-se automaticamente cientes do conteúdo completo deste regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário