quinta-feira, 2 de agosto de 2012

6º PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA - 2012



MENSAGEM DA ORGANIZAÇÃO

Cada vez mais a água torna-se o centro de qualquer planejamento de desenvolvimento econômico sustentável. Não há como se pensar em progresso sem água. Indústrias, comércio e produção agrícola todos estão intrinsecamente ligados à disponibilidade hídrica, o que nos faz entender que a água possui um valor econômico, muitas vezes não mensurado de forma justa. O comprometimento de sua oferta devido poluição e uma gestão inadequada podem comprometer uma enorme cadeia no cenário de desenvolvimento do país.
Nos grandes centros, os mananciais encontram-se sobrecarregados e as perdas hídricas nos serviços de abastecimentos, hoje em média de 50% no Brasil e 37% nas bacias PCJ, ainda carecem de grandes avanços para não acarretar um agravamento da oferta hídrica para os próximos anos.
A água possui um valor muito além do que podemos mensurar com tarifas de consumo. Para 2012, a Organização das Nações Unidas, instituiu como tema de debate para o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, “A água e a Segurança Alimentar”, preocupada com as pressões sobre o aumento da produção agrícola atrelado a oferta hídrica no mundo.
O Prêmio Ação pela Água foi instituído no ano de 2000 com o objetivo de premiar as boas iniciativas de prefeituras e empresas na área de gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Piracicaba Capivari e Jundiaí. Uma bacia com disponibilidade hídrica comparada com regiões desérticas em épocas de estiagem e com forte concentração populacional e industrial. Devido ao eficiente gerenciamento dos recursos hídricos, e com ideias pioneiras de gestão implantadas, as bacias PCJ conseguem abastecer seus 5 milhões de habitantes, outros 9 milhões da grande São Paulo, pelo Sistema Cantareira, e ainda serem o terceiro pólo industrial do Brasil.
Mais que premiar prefeituras e empresas que nesses anos apresentaram soluções para a problemática envolvendo o consumo racional de água e o aumento da disponibilidade hídrica, o prêmio busca incentivar a pesquisa e a inovação na área de gestão de recursos hídricos.
O Consórcio PCJ, uma associação de usuários de água composto por 43 prefeituras e 27 empresas, espera que a partir dos exemplos que serão apresentados no 6º Prêmio Ação pela Água, fomente ainda mais a apresentação de novas ideias, novas soluções para o aumento da oferta hídrica. Pois a água é um direito de todos, e também, o pilar para o desenvolvimento sustentável. Participe, mostre as iniciativas que sua entidade, prefeitura ou empresa promoveu e permitiu o consumo racional desse bem tão estratégico de valor inestimável que é a água.
Prazo para inscrição: Prorrogado até 01/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário