quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Curso de balé tem mais de 150 vagas no Sesc em Manaus

Curso de balé tem mais de 150 vagas em duas unidades do Sesc em Manaus

Há vagas para crianças, adolescentes e adultos, com participantes entre 5 e 45 anos de idade. Inscreva-se!

Leia mais em:


http://www.portalamazonia.com/noticias/arte/20140130/curso-bale-tem-mais-150-vagas-duas-unidades-sesc-manaus/4484.shtml

Unipop seleciona Educadores Sociais



 
O Instituto Universidade Popular (Unipop) seleciona Educadores Sociais para compor a equipe do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Pró-DCA). O profissional atuará em um projeto com duração de dois anos, voltado para a capacitação de adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas no Pará.
A contratação do educador será por meio de prestação de serviço, com vigência de acordo com o cronograma de atividades e com a carga horária das turmas assumidas por cada profissional.
As etapas de seleção constituem de análise de currículo e participação integral no curso de formação a ser oferecido pela instituição aos candidatos selecionados na primeira fase.
Os interessados devem entregar seus currículos juntamente com a ficha de inscrição disponibilizada abaixo, devidamente preenchida, no período de 27 de janeiro a 05 de fevereiro, de 14 às 20h, na sede da instituição localizada na Av. Senador Lemos, 557, bairro Umarizal, em Belém (PA). Outra opção é encaminhar por meio dos endereços eletrônicosprodcaunipop@gmail.com ou universidadepopular@unipop.org.br , no período e prazos determinados.


http://www.unipop.org.br/detalha_noticia.php?id=1579


Palestra gratuita sobre gestão cultural independente

- Como organizar tours nacionais e internacionais?
- Como potencializar as capacidades de um projeto cultural?
- Como trabalhar um networking de produtores?

O duo FINLANDIA, formado por um argentino e um brasileiro realiza anualmente turnês por países da Europa e América Latina. Tais ações são administradas pelo próprio duo, que gerencia uma rede de produtores firmando um modelo próprio de gestão independente.
 
Nesta ocasião, em que o duo se apresentará na CAIXA CULTURAL Brasília, os músicos oferecem gratuitamente a palestra gratuita que abordará tal modelo de gestão.

Com duração de 1 hora, trata-se de um panorama que prioriza a criação de uma cadeia produtiva oferecendo uma forma alternativa e acessível de produzir e viver da produção cultural independente. Tudo será ilustrado a partir do estudo de caso do próprio duo FINLANDIA, um exemplo concreto de artista que vive nesta alternativa e possibilita a geração do um ciclo-auto-sustentável do projeto.

Tal palestra já foi ministrada na USP Bauru, Feira da Música de Fortaleza, INITAU Ubatuba, UFRN Natal, Prefeitura Municipal de Córdoba (ARG), Mercado de Industrias Culturales (ARG).

 PÚBLICO ALVO: artistas, produtores culturais e interessados.

SERVIÇO: 29 de janeiro (quarta-feira) das 17h às 18h

ENTRADA GRATUITA
Inscrição: enviar nome e telefone para o email contato2dl@gmail.com

LOCAL: Teatro da Caixa Cultural (SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4).
FONTE:

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Edital 2014 da Fundação Salvador Arena está aberto

       
A Fundação Salvador Arena está recebendo inscrições para a edição 2014 do seu Programa de Apoio a Projetos Sociais (PAPS), que financia ações e iniciativas das organizações do Terceiro Setor com potencial de transformação e promoção social das parcelas da população em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes em cidades na região do ABC Paulista e outros municípios de São Paulo. A Fundação conta com 1 milhão e 350 mil reais disponíveis para apoio a projetos, que poderão solicitar entre 50 mil e 250 mil reais.
O objetivo do edital é apoiar projetos que contribuam efetivamente para a proteção, promoção e desenvolvimento social de parcelas da população em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico, atendendo às temáticas da educação e assistência social. É interesse observar, conforme verificado pela ABCR, que este edital apoia inclusive reformas e construções, algo geralmente raro de se encontrar.
Propostas devem ser enviadas até o dia 14 de fevereiro, impressas e em CD-ROM, e o edital completo está acessível nesta página

http://captacao.org/recursos/editais-abertos/1172-edital-2014-da-fundacao-salvador-arena-esta-aberto

SESI BAHIA contrata Analista de Projetos Sênior

O Escritório de Projetos do Serviço Social da Indústria, Departamento Regional da Bahia (SESI DR-BA), entidade que integra o Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, está contratando Analista de Projetos Sênior. O profissional selecionado deverá atuar como analista de gerenciamento de projetos com foco em desenvolvimento e elaboração de novos projetos apoiando a estratégia organizacional, com foco também em captação de recursos.

Dentre as atribuições do cargo está o desenvolvimento de plano de negócios, análise financeira de projetos, uso e suporte em ambiente Project Server 2010 e metodologia de gerenciamento de projetos.
O salário oferecido pelo SESI é de R$ 3.400,00, CLT mais benefícios.

As competências necessárias são:
Conhecimentos desejáveis: PMBOK, MS Project, análise financeira de projetos e captação de recursos para projetos nacionais e internacionais.
Diferenciais para seleção: Certificação PMP, experiência comprovada em gerenciamento de projetos e análise financeira de projetos e captação.
Currículos podem ser enviados até o dia 30 de janeiro, para o e-mail  epsesi_ba@live.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

http://captacao.org/recursos/oportunidades/1174-sesi-bahia-contrata-analista-de-projetos-senior

Inscrições para Ponto de Cultura da Bahia

Para quê?
Selecionar e apoiar 150 instituições da sociedade civil sem fins lucrativos por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura. Estas instituições funcionarão como impulso para novas ações e projetos, assim como instrumento de articulação para outros já existentes em suas comunidades de atuação. Elas devem desenvolver ações continuadas em pelo menos uma das áreas, dentre: Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e Ações Transversais.
Quem pode?
Pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos (como associações, cooperativas, fundações privadas), com sede ou filial no Estado da Bahia, que comprovarem sua existência e atuação na matéria objeto do convênio há, no mínimo, três anos.
Qual o valor?
O valor total do edital é de R$ 27.000.000,00 (vinte e sete milhões de reais) para contemplar 150 (cento e cinquenta) propostas, com R$180.000,00 (cento e oitenta mil reais) cada.

Até quando?
Do dia 02 de fevereiro de 2014 até 18 de março de 2014 (45 dias ao todo).
Sobre as inscrições:
Para efetuar a inscrição, o proponente deverá enviar os documentos devidamente preenchidos, impressos e assinados e salvos em mídia digital por intermédio dos Correios, via sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento, ou entregá-los diretamente no Protocolo da SECULTBA, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, em envelope lacrado. Nos dois casos, o material deve estar etiquetado e endereçado ao:
EDITAL “PROGRAMA CULTURA VIVA NO ESTADO DA BAHIA”
SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA
PÇA. TOMÉ DE SOUZA, S/N – CENTRO – SALVADOR – BAHIA – CEP: 40. 020-010

Importante: Somente serão consideradas válidas as propostas postadas a partir do dia 02 de fevereiro e até o dia 18 de março de 2014 ou entregues no protocolo da SecultBA até as 17h do mesmo período.
Dúvidas e esclarecimentos: (71) 3103-3457, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou por e-mail: editalpontosdecultura@cultura.ba.gov.br

fonte:
http://www.cultura.ba.gov.br/edital/pontos-de-cultura-da-bahia/

I Chamada para Projetos de Organizações Afro-Brasileiras da Sociedade Civil

O Baobá – Fundo para Equidade Racial (doravante, o Fundo Baobá) tem o prazer de lançar a I Chamada para projetos de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras, direcionada a grupos e organizações que desenvolvem projetos pró-equidade racial no Brasil.
Criado em 2011, o Fundo Baobá é uma organização sem fins lucrativos cujos objetivos são: mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras; e promover a filantropia para a justiça social no país. O Fundo Baobá também visa apoiar esforços que contribuam para a sustentabilidade político-financeira destas OSCs e para a manutenção de sua contínua capacidade de implantar projetos efetivos.
Essa chamada de projetos tem o generoso apoio da Fundação Kellogg e da Fundação Tides.

Objetivo do concurso
Apoiar organizações pequenas e médias da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras na implantação de projetos que ampliem a promoção da equidade racial no Brasil.
Público-alvo
OSCs afro-brasileiras, ou seja, organizações sem fins lucrativos que estejam empenhadas na promoção de direitos baseados nas políticas públicas e direitos cidadãos para homens, mulheres e jovens afro-brasileiros. Algumas dessas organizações comumente encontradas no Brasil incluem:
- organizações de mulheres negras

- organizações da juventude negra
- organizações LGBT negras
- organizações não governamentais negras (ONGs)
- organizações negras de base comunitária (OBCs)
- organizações de base e movimentos sociais negros
- organizações culturais negras
- organizações das religiões de matriz africana (comunidades de terreiros)
- quilombos
- pequenos grupos negros de produção

Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia segue com inscrições abertas

5ª edição do Projeto explora a livre experimentação
 
Belém é reconhecida pela sua produção fotográfica singular. Desde a abertura de estúdios, como o fotógrafo italiano Felipe Augusto Fidanza, a fotografia passou a fazer parte da vida da cidade. A produção local é alvo de interesse para pesquisas e estudos do resto no país. Diante disso, o Jornal Diário do Pará, criou em 2010 o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia que chega a sua 5ª edição em 2014. Um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade, aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país, o qual oferece três prêmios no valor de R$ 10.000,00 cada. Este ano, ao contrário das edições anteriores, não será proposto nenhum tema específico. O que norteará o resultado final da Mostra será a livre experimentação do artista no amplo território da fotografia. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 18 de fevereiro. O Edital e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site www.diariocontemporaneo.com.br.
O Prêmio já está consolidado como um espaço de produção e circulação da arte brasileira contemporânea por meio da fotografia. As temáticas Brasil Brasis em 2010, Crônicas Urbanas em 2011, Memórias da Imagem em 2012 e Cultura Natureza em 2013 nortearam diversas mostras de artistas selecionados, premiados e convidados, palestras, encontros, cursos e oficinas e a publicação de quatro livros (disponíveis para download gratuito no site do Prêmio), reunindo imagens dos trabalhos, entrevistas, ensaios críticos e artigos de pesquisadores de todo o país.
Os artistas através de convergências poéticas, experimentações materiais e investigações filosóficas relacionaram a imagem fotográfica à pintura, desenho, vídeo, trabalhos instalativos e sonoros, objetos e narrativas literárias.
A comissão de seleção e premiação desta 5ª edição será composta pelo pesquisador, curador e crítico de fotografia, Rubens Fernandes Junior; por Alexandre Santos, historiador, crítico de arte e curador independente; e Mariano Klautau Filho, fotógrafo e pesquisador em arte, curador do Projeto Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.
Segundo o curador Mariano Klautau, “para este ano de 2014, e com a intenção de comemorar um novo ciclo com a quinta edição, decidimos propor um não-tema, uma espécie de não-lugar que caracteriza o território da fotografia, um lugar de constante passagem e repouso para a experiência do fotográfico. Portanto fica claro que não propomos nenhuma questão específica a ser desenvolvida pelo artista, mas reiteramos a livre experimentação que a fotografia, desde suas origens, exerce no campo da arte.”
O Diário Contemporâneo de Fotografia não se restringe à premiação, incentiva a educação e a pesquisa com uma programação de palestras, encontros com artistas, oficinas e atividade educativa com as escolas.
Os selecionados e premiados participarão da Mostra V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, na Casa das Onze Janelas, que ocorrerá no período de 22 de abril a 22 de junho.
O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto realizado em Belém e promovido pelo jornal Diário do Pará, empresa da Rede Brasil Amazônia de Comunicação, e conta com o patrocínio da Vale e do Shopping Pátio Belém, além das parcerias da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).
 
SERVIÇO: Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia segue com inscrições abertas. Inscrições até dia 18 de fevereiro. O edital pode ser acessado no site http://www.diariocontemporaneo.com.br.  Realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale e do Shopping Pátio Belém, além do apoio institucional da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) - Reduto. Contatos: (91) 3355-0002 ; 8367-2468 e premiodiario@gmail.com.
 
 fonte:
Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Assessoria de Comunicação

PRONATEC CULTURA - Cursos com inscrições abertas em Belém(PA)

PRONATEC CULTURA – CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
 
Abertas as inscrições para cursos gratuitos na área da cultura, em Belém-PA, pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará - UFPA
 
As vagas são limitadas!
 
 
Assistente de Produção Cultural (CH: 200 hs) N1/2014 - (pré-requisito: Ensino Médio Incompleto).
Vagas: 2
Início: 10/03/14    Término: 13/06/14
Horário: 18:30h às 21:30h
Local das Aulas: EMUFPA – Conselheiro Furtado nº 2007 (Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro).
 
Contrarregra (CH: 160 hs) N1/2014 - (pré-requisito: Ensino Médio Completo).
Vagas: 13
Início: 31/03/14    Término: 13/06/14
Horário: 18:30h às 21:30h
Local das Aulas: EMUFPA – Conselheiro Furtado nº 2007 (Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro).
 
Contrarregra (CH: 160 hs) N2/2014 - (pré-requisito: Ensino Médio Completo).
Vagas: 11
Início: 31/03/14    Término: 13/06/14
Horário: 18:30h às 21:30h
Local das Aulas: EMUFPA – Conselheiro Furtado nº 2007 (Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro).
 
Sonoplasta (CH: 248 hs) M1/2014 - (pré-requisito: Ensino Médio Completo).
Vagas: 5
Início: 03/02/14    Término: 06/06/14
Horário: 9h as 12H
Local das Aulas: Atelier de Artes – Campus da UFPA.
 
Regente de Banda (CH: 200 hs) M1/2014 - (pré-requisito: Ensino Médio Completo). É importante que o aluno tenha conhecimento musical.
Vagas: 23
Início: 10/03/14    Término: 13/06/14
Horário: 18:30h às 21:30h
Local das Aulas: EMUFPA – Conselheiro Furtado nº 2007 (Entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro).
 
Passos para inscrição:
 
1º - Enviar um e-mail para minc.boletim@gmail.com informando: nome completo, endereço completo, RG, CPF, filiação, PIS/PASEP/NIS (se tiver), informar se atualmente é beneficiário de programa federal de transferência de renda; informar o grau de escolaridade e nome da instituição em que cursou.
 
2º - Aguardar a confirmação da pré-matrícula;
 
3º - Após a confirmação, dirigir-se à Escola de Música da UFPA para efetivação da matrícula, o mais breve possível, portando os seguintes documentos originais: RG, CPF, comprovante e residência e comprovante de escolaridade.
 
 
 
Para mais informações sobre os cursos e contato:
Alessandra Castro 
Tel: 32017433
Tv. Padre Prudêncio com Rua Ó de Almeida nº 220
Telefone: (091) 3242-6233
emufpa@ufpa.br

Prêmio Gwangju de Direitos Humanos recebendo indicações

      
A organização sul-coreana Fundação Memorial 18 de Maio recebe indicações para a sua edição de 2014 do Prêmio Gwangju de Direitos Humanos, que premia com cinquenta mil dólares (cerca de cento e trinta mil reais) organizações da sociedade civil que se destacaram em promover a democracia, paz e os direitos humanos na sua região ou comunidade.
Indicações para a edição 2014 do Prêmio podem ser realizadas até o dia 14 de fevereiro, e a cerimônia de premiação para o vencedor será realizada na Coreia, no dia 18 de maio de 2013. Auto-indicações não são aceitas.
Para saber mais informações, inclusive sobre como realizar indicações, basta acessar esta página, que está inglês. Infelizmente, conforme observado pela ABCR, não há versão em português.

http://captacao.org/recursos/editais-abertos/1156-abertas-as-inscricoes-para-a-edicao-2014-do-premio-de-direitos-humanos-da-fundacao-memorial-18-de-maio?fb_action_ids=10201676991672617&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B813980678618813%5D&action_type_map=%5B%22og.recommends%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cenata 2014

 

Inscrições até dia: 28/02/2014
 








Vão até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Festival de Cenas Curtas de Araçatuba (Cenata) 2014, que acontece entre os dias 1 e 4 de maio.

 Confira o edital aqui.


Mas informações no site do Mancomunados Produções Artísticas ou através do telefone (18) 9 9769-6852.

FONTE:
 http://www.cooperativadeteatro.com.br/eventos/cenata-2014/

Becas Fulbright para españolas

 
 
 
Fechas
Martes 7 de enero - 22:00 hs.
Madrid, España. Hasta el 13 de Febrero de 2014.
Bolsas de viaje “Ruth Lee Kennedy”.
Curso 2014-2015
Programa Fulbright
Comisión de Intercambio Cultural, Educativo y Científico
entre España y los Estados Unidos de América
Calle General Oráa, 55, 28006
Tel: 91 702 7000 / Fax: 91 702 2185
Consultas: postmaster@comision-fulbright.org
http://www.fulbright.es

Convocatoria 2014-2015

Solicitud

Carta de Referencia


fullbright_españa_Bolsas_viaje_Ruth_Lee_Kennedy_2014


Bolsas de viaje “Ruth Lee Kennedy”. Para el curso 2014-2015


El Instituto Internacional en España y la Comisión de Intercambio Cultural, Educativo y Científico entre España y los Estados Unidos de América (Programa Fulbright) anuncian la convocatoria de tres becas parciales (bolsas de viaje), que llevan el nombre de la hispanista norteamericana Ruth Lee Kennedy.
Las becas están destinadas a mujeres universitarias que quieran ampliar conocimientos o investigar en centros de enseñanza superior en los Estados Unidos de América. ​
Del 16 de Diciembre de 2013 al 13 de Febrero de 2014
Disciplinas: Todas
Requisitos: Ser mujer y tener nacionalidad española o de otro país miembro de la Unión Europea. Haber obtenido la licenciatura o el doctorado en una universidad española en junio de 2007 o en fecha posterior. Poseer un excelente conocimiento del idioma inglés – hablado y escrito.
Documentación imprescindible: Las solicitudes irán acompañadas de la siguiente documentación (original y tres copias):
Proyecto de estudios que quiere desarrollar en Estados Unidos (5 folios o 4000 palabras como máximo, en español).
“Curriculum Vitae” en español y fotocopia del Documento Nacional de Identidad o pasaporte.
Copia compulsada del certificado académico de estudios.
Dos cartas de referencia en los impresos facilitados para ello con la solicitud.
Carta de acceso o de invitación del centro estadounidense donde vaya a realizar los estudios.
Una fotografía reciente
Opcional:
Fotocopia de los resultados del Test of English as a Foreign Language (TOEFL) con una puntuación mínima de: 100 en el Internet-based Test; o 600 en el Paper-based Test.
Duración: ​La duración de las becas no será inferior a seis meses para estudios de postgrado, ni inferior a tres para proyectos de investigación postdoctoral
Periodo de disfrute: El período de disfrute, de 12 meses como máximo, deberá estar comprendido entre el otoño del 2014 y el verano del 2015, y no podrá posponerse sin la autorización previa del Instituto y la Comisión
Dotación: Bolsa de viaje de $3,000
Entrevistas personales: Primavera 2014
+ info http://www.fulbright.es

http://hipermedula.org/2014/01/becas-fulbright-para-espanolas/

Berlim abre inscrições para Festival Latino-Americano Curta-metragem

Com prazo até 30 de janeiro, as inscrições podem ser feitas online

 Estão abertas até o dia 30 de janeiro as inscrições para o LAKINO - Festival Latino-Americano de Curtas Metragens de Berlim. A 4ª edição do evento, que tem como objetivo levar ao público alemão um panorama das obras cinematográficas em curta-metragem dos países latino-americanos, acontece na capital alemã entre os dias 2 e 6 de abril deste ano.
Podem participar do festival filmes que abordem o contexto em que as comunidades latino-americanas estão inseridas e/ou obras cujo diretor tenha ascendência latina. As produções devem contemplar os gêneros de ficção, documentário, animação e experimental, possuir duração máxima de 30 minutos (créditos inclusos), ser finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2011 e apresentar legendas em inglês. Os interessados devem preencher o formulário no site, onde será disponibilizado o link do filme para exibição online.
Para mais detalhes, consulte o regulamento.
Os filmes selecionados irão concorrer aos Prêmios de Júri de Melhor Curta Metragem “Competição Oficial” e Melhor Curta Metragem “Competição Oficial Documentário”, além de Menções Especiais do Público para ambas as categorias.
Fonte:
Agência Nacional do Cinema

Inscrições abertas para seleção de Pontos de Cultura em Alagoas



A secretaria de Cultura do estado de Alagoas está prorrogando para o dia 13 de fevereiro de 2014, o prazo final para inscrições no edital nº 2 de Seleção de Pontos de Cultura para serem credenciados e conveniados com o Programa Cultura Viva.
O edital foi lançado em novembro de 2013, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), e oferece vagas para a criação de 20 novos Pontos de Cultura no estado. Esta seleção terá como foco, também, as prioridades do Programa Juventude Viva da Secretaria Nacional da Juventude, da Presidência da República. Os selecionados recebem apoio financeiro para a realização de seus projetos culturais.
Veja aqui os formulários de inscrição.
Veja aqui mais informações sobre o edital.

fonte:
(SCDC/MinC)
http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/pontos-de-cultura-em-alagoas/10901?redirect=http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_waaE236Oves2%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1

Seleção para Chefe de Departamento de Florestas e Serviços Ambientais do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima).

processo-ceclima
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) está recrutando um (a) profissional para exercer o cargo de Chefe de Departamento de Florestas e Serviços Ambientais do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima).
O Ceclima é um órgão do Governo do Estado do Amazonas especializado em propor políticas públicas de combate, mitigação e adaptação às mudanças globais do clima. Foi criado em junho de 2007, por meio da Lei 3.135, e tem como principal missão implantar a Lei Estadual de Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.
 
           A seleção será realizada por meio de processo seletivo, confira o edital aqui.

fonte:
http://www.sds.am.gov.br/2011-09-27-04-55-44/noticias/slide-show/464-processo-seletivo-para-profissional-de-servi%C3%A7os-ambientais.html

Seleção aberta para Projeto Conexão Cultural Tigre





Projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH |

 Organizadores selecionam grupos de teatro que queiram se apresentar em diferentes partes do País em apresentações gratuitas. 

O projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH está selecionando grupos de teatro para participar da sétima edição do projeto. O Conexão Cultural vai percorrer o Brasil, em uma estrutura móvel, que será montada em praças e locais de fácil acesso, levando apresentações gratuitas para a população.
Este ano o tema do projeto é o Futebol – e, por isso, os grupos interessados devem ter em seu repertório espetáculos que circulem por esse universo. Entre os dias 17 de março a 16 de maio de 2014 o projeto vai percorrer oito cidades de seis estados brasileiros – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
 
Os grupos interessados em participar do projeto devem enviar material dos espetáculos ou esquetes, links para vídeos, clipagens, fotos e outros materiais que julgarem importantes para o e-mail: producao1@magmaplus.com
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro.
 
Mais informações  aqui.
 
Foto: Felipe Esteves
Fonte: Conexão Cultural
Edição: Ascom/MinC
 

Inscrições para 20 bolsas de estudo do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

IPHAN abre inscrições para mestrado profissional em preservação do patrimônio cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/MP/IPHAN) abre inscrições para seleção de 20 bolsas de estudo do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de março de 2014.

O Mestrado Profissional destina-se a formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.

O início das atividades será dia 01 de agosto de 2014. Outras informações, bem como o edital e anexos, podem ser encontrados na página do IPHAN.


http://www.archdaily.com.br/br/01-167630/iphan-abre-inscricoes-para-mestrado-profissional-em-preservacao-do-patrimonio-cultural?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=7a12e2f875-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-7a12e2f875-407778950

Processo Seletivo Nº 001/2014 – Mulheres Rurais em Rede




A GUAYÍ, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS, CEP 90050-003, torna público a seleção de técnicos de nível superior e de nível médio para realizar ações e executar o PROJETO MULHERES RURAIS EM REDE POR AGROECOLOGIA, ECONOMIA SOLIDÁRIA E FEMINISTA a ser realizado em nove estados do Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará), no âmbito do Convênio Nº 775426/2012, firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Brasil e a Guayí.

O Edital completo pode ser acessado no link a seguir:
Edital 01 2014 Mulheres Rurais Em Rede


http://guayi3.hospedagemdesites.ws/?p=2069

Inscrições abertas para linhas do Fundo Setorial do Audiovisual


Estão abertas as inscrições para seis das dez linhas do Fundo Setorial do Audiovisual  lançadas no último dia 17 de dezembro. A partir de 15 de janeiro, é possível inscrever projetos nas chamadas PRODECINE 02/2013, PRODECINE 03/2013, PRODECINE 04/2013 e PRODAV 02/2013 (operando em regime de fluxo contínuo); PRODAV 03/2013 e PRODAV 04/2013. A partir de hoje, 15 de janeiro, é possível inscrever projetos nas chamadas PRODECINE 02/2013, PRODECINE 03/2013, PRODECINE 04/2013 e PRODAV 02/2013 (operando em regime de fluxo contínuo); PRODAV 03/2013 e PRODAV 04/2013 (em regime de concurso público).
A efetivação das inscrições deverá ser feita diretamente pelo site do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, agente financeiro do FSA.  Além dos editais disponíveis no site do BRDE, os proponentes devem consultar o Regulamento geral do PRODAV no portal da ANCINE. O documento estabelece diretrizes e condições para a aplicação dos recursos do FSA nas ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual – PRODAV, já que os editais fazem diversas remissões ao Regulamento.
No total, a operação da quinta convocatória do FSA disponibiliza recursos de cerca de R$ 400 milhões, montante equivalente à soma dos valores oferecidos nas quatro convocatórias anteriores, numa ação sem precedentes na política pública para o setor no Brasil.
A chamada PRODECINE 02/2013 (R$ 55 milhões) é voltada para o investimento na aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens, com aporte na produção. O objetivo é permitir o planejamento da ocupação do mercado de salas por longas-metragens nacionais de produção independente, estreitando a relação entre produtoras e distribuidoras.
A chamada pública  PRODECINE 03/2013 tem seu foco no investimento em comercialização de longas-metragens de produção independente, para exibição em salas de cinema, com ênfase em filmes de baixo e médio orçamento. Nesta chamada, será investido um total de R$ 5 milhões, sendo R$ 200 mil por projeto, com lançamento mínimo em 10 salas, para viabilizar o lançamento de mais filmes brasileiros no mercado.
A chamada pública PRODECINE 04/2013 (R$ 15 milhões) é voltada para a complementação do orçamento de produção de longas-metragens, permitindo agilidade na conclusão de obras em estágios avançados de realização.
A nova linha PRODAV 02/2013 (R$ 30 milhões) destina-se a financiar a produção de conteúdos brasileiros independentes e projetos pré-selecionados para as grades de programação dos canais de televisão aberta e por assinatura. As programadoras serão as proponentes, mas os investimentos serão contratados com as produtoras independentes, na modalidade participação em projeto.
A chamada pública PRODAV 03/2013 (R$ 18 milhões) prevê a seleção, em regime de concurso público, de propostas de incubação de núcleos criativos em empresas produtoras ou desenvolvedoras de projetos, e é voltada ao desenvolvimento de carteira de projetos de obras seriadas e não seriadas e de formatos de obra audiovisual, brasileiros de produção independente, destinados aos segmentos de televisão aberta e por assinatura, salas de exibição e vídeo por demanda (VOD). As inscrições se encerram no dia 10 de março.
Já a chamada PRODAV 04/2013 (R$ 10 milhões) prevê a seleção, também em regime de concurso público, de propostas de desenvolvimento de projetos de produção independente destinados aos segmentos de TV aberta e por assinatura, salas de exibição e vídeo por demanda (VOD).  O desenvolvimento dos projetos receberá o estímulo e o suporte de laboratórios de desenvolvimento em todas as regiões do país. As inscrições se encerram no dia 31 de março.
As inscrições para duas outras linhas, em regime de concurso público – PRODECINE 01/2013 e PRODECINE 05/2013, voltadas para a produção de longas-metragens – estão abertas desde o dia 26 de dezembro, e seguem aceitando propostas até o dia 17 de fevereiro – quando serão abertas as inscrições para as duas chamadas restantes, PRODAV 01/2013 e PRODAV 05/2013.
 
Texto: Ancine
Edição: Ascom/MinC


http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/inscricoes-abertas-para-linhas-do-fundo-setorial-do-audiovisual/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fnoticias-destaques%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_OiKX3xlR9iTn%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1

Convocatoria al Postgrado: Título de Experto en Pueblos Indígenas, Derechos Humanos y Cooperación Internacional


Convocatoria al Postgrado: Título de Experto en Pueblos Indígenas, Derechos Humanos y Cooperación Internacional

Octava  Versión
POSTGRADO: TÍTULO DE EXPERTO EN PUEBLOS INDÍGENAS, DERECHOS HUMANOS Y COOPERACIÓN INTERNACIONAL
Universidad Indígena Intercultural del Fondo Indígena 
Universidad Carlos III de Madrid
Agencia española de Cooperación Internacional para el Desarrollo
28 de abril – 4 de julio de 2014
 
El Fondo para el Desarrollo de los Pueblos Indígenas de América Latina y El Caribe (Fondo Indígena) lanza la convocatoria a becas para la Octava   versión del Título de Experto en “Pueblos Indígenas, derechos humanos, gobernabilidad y cooperación internacional”, auspiciado por la Universidad Indígena Intercultural (UII). El Postgrado tendrá lugar en la Universidad Carlos III de Madrid, España, bajo la modalidad presencial entre el  28  de abril  al 4 de Julio  del 2014  , con el apoyo de la Agencia Española de Cooperación Internacional al Desarrollo.

El Postgrado está dirigido a líderes y profesionales indígenas de los países miembros del Fondo Indígena que posean amplia trayectoria de compromiso con la promoción y defensa de los derechos indígenas, la cooperación internacional y el Desarrollo con Identidad enfocado al Buen Vivir-Vivir Bien comunitario.
El curso de postgrado se ha propuesto incorporar a 7 profesionales indígenas; 1 profesional no indígena (Formulario 1 ) y 2 líderes indígenas (Formulario 2 ) de reconocida trayectoria -que representen en forma equitativa a las regiones en las que el Fondo Indígena centra su acción: Mesoamérica, Amazonía, Centroamérica y México la Región Andina y el Cono Sur- y que se encuentren vinculados con la cooperación con Pueblos Indígenas y/o con la defensa y promoción de sus derechos y Buen Vivir.
ESTRUCTURA ACADEMICA
El Programa Académico del Título de Experto ha tomado en consideración las necesidades formativas de los pueblos indígenas definidas en el proceso de creación de la Universidad Indígena Intercultural  y ha sido consensuado con el Fondo Indígena y el Programa Indígena de la AECID.
Módulos
Temáticas
Modulo 1
Módulo introductorio
Modulo 2
El régimen internacional de los derechos de los pueblos indígenas.
Modulo 3
La cooperación internacional con pueblos indígenas
La beca incluye:
  • Matrícula del Programa.
  • Alimentación,  hospedaje  y movilización durante los períodos presenciales del programa.
  • Material didáctico.
  • Seguro médico de emergencia en períodos presenciales.
  • Transporte internacional o nacional desde el aeropuerto internacional del país de origen, hacia el lugar donde se realizará el curso para asistir a los períodos presenciales del programa.
  •  
CRONOGRAMAS
 Actividad Fecha límite
 Recepción de postulaciones Hasta el 14 de febrero de 2014
 Preselección 25 de febrero de 2014
 Entrevistas telefónicas a preseleccionados y verificación de vínculos organizacionales y validez de documentación Del 26 de febrero al 5 de marzo de 2014
 Publicación de resultados 6 de marzo de 2014
 Fase presencial  28 de abril de 2014
POSTULACIONES
Fecha de inicio y límite de aplicación
El Título de Experto comienza el 28 de de abril de 2014 en la Universidad Carlos III, en Madrid, España, y finalizará el 4 de julio de 2014.
Los candidatos deberán dirigir sus solicitudes a la Secretaría del Fondo Indígena hasta el 14 de febrero de 2014, a la siguiente dirección :
 
(Pasado ese plazo no se recibirán más postulaciones)
El requisito más importante para las becas del Fondo Indígena consiste en contar con el patrocinio de una organización indígena NACIONAL o INTERNACIONAL que certifique el vínculo organizacional del (la) postulante y que garantice que al término de su formación, el o la becaria brindarán asesoría especializada a las organizaciones indígenas de su país por el lapso de 2 años en forma gratuita

ASPECTOS IMPORTANTES A TOMAR EN CUENTA
 Los postulantes que presenten sus antecedentes completos en el plazo establecido serán considerados en el proceso de evaluación. Los expedientes incompletos no serán considerados.
Los postulantes deben presentar un examen integral de buena salud.
Los postulantes deben enviar su documentación en formato digital (documentos escaneados) a la dirección de correo electrónica especificada. No se admite documentación enviada por otro medio o con otro formato.
Los postulantes deben llenar el formulario de inscripción pertinente (ANEXO 1 o ANEXO 2), no se aceptan otros modelos de Currículo Vitae.
La Comisión Académica de Selección de la Universidad Indígena Intercultural sólo tomará contacto con los postulantes preseleccionados y posteriormente con los seleccionados.
Los postulantes que hubieran sido beneficiados anteriormente por una beca del Fondo Indígena serán automáticamente descartados.

 

  • Los pueblos y los individuos indígenas tienen derecho a pertenecer a una comunidad o nación indígena, de conformidad con las tradiciones y costumbres de la comunidad o nación de que se trate. Del ejercicio de ese derecho no puede resultar discriminación de ningún tipo.

http://www.fondoindigena.org/drupal/es/node/101

Bolsas de estudo para mestrado ou doutorado na França

Se você deseja cursar o seu mestrado ou doutorado na França, confira as bolsas de estudo Victor Hugo oferecidas pela Universidade de Franco Condado. Prazo de inscrições vai até 17 de janeiro

Bolsas Victor Hugo para mestrado ou doutorado na França; confira
Crédito: Shutterstock.com
A bolsa vai cobrir todos os gastos que envolvem os estudos, além da preparação linguística para estudar na universidade, o alojamento e a alimentação do participante durante doze meses
      
A UFC (Universidade de Franco-Condado) está com as inscrições abertas para o Programa Victor Hugo, uma iniciativa que vai oferecer bolsas de estudo para mestrado ou doutorado na França. Os candidatos podem se inscrever até o dia 17 de janeiro, sabendo que o programa terá um ano de duração na universidade.
 
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A bolsa vai cobrir todos os gastos que envolvem os estudos, além da preparação linguística para estudar na universidade, o alojamento e a alimentação do participante durante doze meses.
 
Para participar, os interessados devem ter nacionalidade de algum país da América Latina, ter menos de 35 anos (no caso do mestrado) e apresentar um excelente histórico acadêmico.
 
Entre os documentos necessários para a inscrição estão uma carta de motivação em francês, um currículo (também em francês) e um certificado oficial com as notas obtidas em cada semestre de estudo. Para mais informações, acesse o site oficial da chamada.
 
 




http://noticias.universia.com.br/mobilidade-academica/noticia/2014/01/08/1073662/bolsas-estudo-victor-hugo-mestrado-ou-doutorado-na-franca-confira.html

1º Prêmio Nacional Caricatura, Charge e Cartum - Humor Fazendo Arte




Fundação Mário Peixoto, órgão gestor da cultura no município de Mangaratiba /RJ lança 1º Prêmio Nacional Humor Fazendo Arte , destinado a caricaturas, charges e cartuns.

Inscrições em  http://fmpcultura.com.br/humor/#sthash.A3M3r92G.dpbs

Inscrições para a bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural

Estão abertas até 19 de janeiro as inscrições para a bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural. O programa da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) vai levar 15 jornalistas de todo o mundo por nove dias para Cartagena das Índias, na Colômbia.  A oportunidade visa estabelecer um programa de treinamento internacional e criação jornalística para que os profissionais possam compartilhar experiências, reforçar capacidades para o jornalismo cultural, conhecer a Colômbia e narrar as histórias da cultura local.
A bolsa de Gabriel García Márquez jornalismo cultural é dividida em dois módulos de trabalho: Cinema e Cultura Popular
Um total de 15 jornalistas serão selecionados para a experiência de nove dias. As oficinas abrangerão os dois temas principais do programa e um dos pontos altos da visita será acompanhar o Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Indias (veja a
programação completa do curso).
Para se inscrever, é necessário:
- Fazer cadastro no site da FNPI- Enviar uma autobiografia , máximo 800 palavras (em Inglês , espanhol ou português ), que enfatiza a experiência jornalística no campo cultural e motivações para participar da bolsa de estudos.
- Uma carta de recomendação do veículo em que o jornalista trabalha atestando a relação de trabalho. No caso de freelancers, é necessária uma comprovação de que o jornalista recomendado publicou no veículo em questão nos últimos seis meses.  A carta deve especificar como o meio pretende publicar matérias realizadas durante a bolsa quando for o caso.
- Uma matéria de autoria publicada no ano passado. Este texto deve ser focado em questões de cinema.

A bolsa cobre o curso, passagem, acomodação, alimentação e seguro-saúde.

Publicado originalmente aqui

http://brasiliaempauta.com.br/artigo/ver/id/3150/nome/Bolsa_Gabriel_Garcia_Marquez_de_jornalismo_cultural_recebe_inscricoes

Agência da ONU para refugiados oferece vagas em Brasília e SP

     
Agência da ONU para refugiados oferece vagas em Brasília e São Paulo

Os interessados devem enviar o curriculum vitae para o e-mail rh@sosma.org.br, até o dia 13 de janeiro.

Mais informações aqui.

Fundação SOS Mata Atlântica tem uma oportunidade de emprego para Analista Financeiro Jr.

A Fundação SOS Mata Atlântica tem uma oportunidade de emprego para Analista Financeiro Jr. com foco em Projetos. O profissional vai atuar na gestão financeira de projetos, controle e liberação de pagamentos, além de cuidar da rotina da administrativa, como recebimento e prestação de contas, análises de contratos, análise e emissão de relatórios financeiros, entre outras responsabilidades.
O escritório da SOS Mata Atlântica fica na avenida Paulista, em São Paulo.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

14° edición del Festival Internacional de Cine de Lebu (FICIL Bio Bio)


Últimas semanas para presentar obras al 14º Festival de Cine de Lebu
La 14° edición del Festival Internacional de Cine de Lebu (FICIL Bio Bio) mantiene abierta hasta el 10 de enero la convocatoria para cortometrajes, en las categorías competitivas de ficción internacional, documental internacional, ficción regional y documental regional.

El certamen ofrecerá además una selección de largometrajes, que competirán por el premio del público, y tendrá a Turquía como país invitado, estrenándose obras de dicho país.

El festival se realizará del 15 al 21 de febrero en las ciudades de Lebu, Cañete, Arauco y Concepción; para luego ser replicado en Santiago en Centro Cultural Estación Mapocho del 27 al 29 de marzo. Además cuenta con subsedes en Argentina (Observatorio Escuela de Cine Documental de Buenos Aires), Cuba (ICAIC, La Habana), España (Casa América de Catalunya) y México (IFAL).

En el marco del certamen, se llevará a cabo la tercera edición del programa AF - Asesoría FICIL Bio Bio en la ciudad de Lebu los días 19 y 20 de febrero, y por primera vez en Santiago, en el Centro Cultural Estación Mapocho, los días 28 y 29 de marzo. Los participantes de esta iniciativa recibirán asesorías privadas en temas como, guión, financiamiento, producción, distribución internacional, post producción, promoción y estrategias de venta en festivales y mercados para sus proyectos en desarrollo.

Para consultar las bases y completar el formulario de inscripción, visitar la página web del festival.

FONTE:
 http://www.latamcinema.com/noticia.php?id=5767