Convocatória
Prevista para os meses de janeiro a março de 2015, o “Democratizando” da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul abre chamada para receber inscrição de quaisquer instituições e espaços culturais de todo o Brasil que tenham interesse em fazer parte do evento. Poderão participar da seleção e habilitação cineclubes; pontos de cultura; institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica; universidades; museus; bibliotecas, sindicatos; associações de bairros; telecentros; unidades do Sistema S e outras instituições quaisquer que se habilitem a exibir os filmes da Mostra a parcelas da sociedade que tem pouco ou nenhum acesso à cultura ou conhecimento de seus direitos.
A instituição habilitada receberá gratuitamente o kit contendo os filmes em formato DVD a serem exibidos de 1º de janeiro a 31 de março de 2015. A participação consiste na realização de pelo menos três sessões de cinema, sendo uma sessão com audiodescrição – presente nos DVDs.
O evento é voltado à exibição de obras realizadas em países do Hemisfério Sul – o Hemisfério Sul sendo entendido como uma região a partir de uma concepção geopolítica e não geográfica, determinada, sobretudo, pela auto identificação de pertencimento –, finalizadas a partir de 2013 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos Direitos Humanos, tais como:
- - Direitos das pessoas com deficiência;
- - População LGBT/enfrentamento da homofobia;
- - Memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas;
- - População negra; população em situação de rua;
- - Mulheres; população indígena;
- - Direitos Humanos e segurança pública;
- - Proteção aos defensores de Direitos Humanos;
- - Direito à participação política;
- - Combate à tortura;
- - Situação prisional democracia e Direitos Humanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário