sexta-feira, 10 de julho de 2015

Festival de curtas vai retratar a cultura do DF

Com duração de até cinco minutos, vídeos produzidos por alunos da rede pública poderão ser exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Inscrições estão abertas
Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e um vídeo de até cinco minutos. É tudo que os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal precisam para participar do 1° Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. De iniciativa da Secretaria de Educação (SEDF) e da Secretaria de Cultura (Secult), o Festival quer incentivar a produção audiovisual entre os estudantes brasilienses e, ao mesmo tempo, retratar a cultura das cidades do DF. 
Os melhores vídeos serão exibidos nas telonas do 48° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, tradicional evento da capital, que ocorre entre os dias 15 e 22 de setembro. As produções terão como tema A cara da cultura em sua cidade e estão programadas para exibição na grade do dia 21 de setembro.
 
Inscrições e homenagem
Podem participar do 1° Festival de Filmes de Curta-Metragem os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional da rede pública de ensino, além daqueles matriculados nos segmentos 1, 2 ou 3 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles serão supervisionados por um professor-mediador, que terá o papel de incentivar a participação e acompanhar todo o processo de criação e produção dos curtas. As escolas podem inscrever trabalhos de alunos até 17 de agosto. 
 
O gênero é de livre escolha, podendo ser documentário, ficção, animação, entre outros. Serão selecionados curtas produzidos entre março do ano passado até a data final da inscrição. Os 30 melhores trabalhos serão escolhidos por um júri, composto por cinco pessoas, entre cineastas, curadores, pesquisadores, professores e artistas, de reputação ilibada e reconhecimento na área. Os vídeos serão avaliados nas categorias montagem, direção, fotografia, roteiro, ator, atriz e abordagem do tema. 
 
O 1° Festival de Filmes também homenageará o cineasta paraibano Vladimir Carvalho, que, em 2015, completa 80 anos. O artista é conhecido por apresentar a realidade brasileira de forma critica e poética em suas produções.  Os curtas de destaque serão também exibidos no Circuito de Cineclubes das Escolas da Rede Pública do DF e nos sites da Secretaria de Educação e da Cultura. A relação com os filmes selecionados para o Festival será divulgada em 9 de setembro no site da SEDF.
 
Informações técnicas do Festival
Fichas:

Informações:Coordenação de Mídias Educacionais - COMIED3901-6917
 
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário