Inscrições abertas para artistas de países do Sul Global e de língua portuguesa
Estão abertas as inscrições para a seleção do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Até o dia 17 de novembro de 2016, artistas do Sul Global e de países de língua portuguesa podem inscrever gratuitamente suas obras, inéditas ou não, realizadas em qualquer linguagem e temática. O 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil vai acontecer entre outubro de 2017 e janeiro de 2018 no Sesc 24 de Maio, unidade do Sesc São Paulo projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e no Galpão VB, sede da Associação Cultural Videobrasil.
O termo Sul Global se refere a um campo de investigação utilizado pelas ciências humanas e pelas artes relacionado à condição cultural, econômica e política de países e territórios à margem da modernização hegemônica. Cientes do caráter transitório desta noção, a Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo orientam suas ações para constante reavaliação do estatuto desse dispositivo.
Para efeitos dessa convocatória fazem parte dessa macrorregião países da África, América Latina e Caribe, Ásia (com exceção do Japão), Europa Oriental (incluindo os Balcãs), Oriente Médio, Oceania e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – os últimos, uma das novidade da 20ª edição. Além do Brasil, fazem parte da CPLP: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A comissão selecionará até 50 artistas para participar das exposições de arte, mostras de vídeo, performances, encontros, atividades de programas públicos, ações educativas e lançamento de publicações que acontecerão durante o Festival, hoje consolidado como uma das principais plataformas de arte do Sul Global. As obras em vídeo selecionadas passarão a integrar o Acervo Histórico Videobrasil, composto pelos trabalhos exibidos neste formato ao longo de mais de três décadas do Festival.
Nessa 20ª edição, os artistas e grupos participantes do Brasil e exterior concorrerão a dois tipos de premiação. Um júri internacional, formado por profissionais ligados à arte contemporânea, concederá 3 (três) Prêmios de Aquisição no valor de R$ 25 mil reais cada, destinados exclusivamente a obras em vídeo, que passarão a integrar o Acervo Sesc de Arte Brasileira.
Um júri composto por representantes das instituições de residência parceiras do Festival, concederá 05 (cinco) Prêmios de Residência Artística, a serem desfrutados ao longo de 2017. Cada prêmio inclui passagem aérea, acomodação e per diem.