Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









segunda-feira, 28 de julho de 2014

Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança abre intercâmbio entre países vizinhos

Evento vai reunir artistas e gestores de doze países, em agosto, no Rio. Participação do público é gratuita

Publicado em 24 de julho de 2014ImprimirAumentar fonte
Rede Funarte Ibero-Americana de Danca
Rede Funarte Ibero-Americana de Danca
A Fundação Nacional de Artes – Funarte promove nos dias 14, 15 e 16 de agosto, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança, que será realizado no Teatro SESI, Centro do Rio de Janeiro (RJ). A abertura, no dia 15, sexta-feira, às 9h, contará com as presenças do presidente da Fundação Nacional de Artes, Guti Fraga; do diretor do Centro de Artes Cênicas  (Ceacen) da Funarte, Antonio Gilberto e do coordenador de Dança, Fabiano Carneiro. O evento tem o apoio do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura e do Sistema Firjan/Sesi.
O projeto da Coordenação de Dança/Ceacen da Funarte tem como objetivo possibilitar novas ideias e experiências, além do intercâmbio cultural entre os vários agentes e difusores da arte ibero-americana. O evento vai reunir gestores da dança da Espanha, Chile, Uruguai, Equador, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Costa Rica, Argentina, Venezuela e Brasil.
Durante a programação, haverá seis mesas de debates e uma roda de negociações. Entre os assuntos abordados pelas mesas de discussão, no primeiro dia do evento, estão relatos dos profissionais sobre experiências, projetos e ações; apresentação de soluções e estratégias de artistas independentes, companhias, grupos e coletivos para a manutenção de seus trabalhos artísticos; as redes e programas de intercâmbio e de circulação para a dança; e a apresentação de alternativas de financiamento público e privado para intercâmbio, difusão e circulação da dança entre os países ibero-americanos. Além disso, também serão tratadas as alternativas de financiamento público e privado para o intercâmbio, a difusão e a circulação da dança entre países ibero-americanos.
No dia 16, segundo dia do encontro, serão analisados perfis de público e espaços de circulação da dança; e o papel destes espaços e da formação de público para a estrutura da dança. Profissionais convidados farão a análise crítica dos temas apresentados durante o Encontro, que irá produzir um documento visando novas parcerias entre artistas, gestores e produtores nos países ibero-americanos. Neste dia, haverá ainda a Roda de Negociações.
Entre os participantes confirmados, destacam-se Guillermo Heras (Espanha/Iberescena), Natacha Melo (Uruguai/Rede Sulamericana de Dança), Francisca Las Heras (Chile/Coordinadora de Dança, Departamento de Fomento de las Artes Industrias Creativas, Consejo Nacional de La Cultura y lãs Artes) e Cuauhtemoc Nájera (México/Coordinador Nacional de Danza del Inst. Nacional de Belas Artes).
O encontro será aberto ao público por meio de inscrições antecipadas, no endereço
http://goo.gl/97gVxI
As inscrições para a rodada de negociações podem ser feitas a partir do dia 25 de julho, no endereço http://goo.gl/MDchs1
Sobre o projeto
Desde 2010, o Brasil se tornou membro do Iberescena – Fundo Ibero-Americano de Ajuda Iberescena, criado em 2006 a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. Em 2011, a Coordenação de Dança da Funarte, através de seu coordenador Fabiano Carneiro, intensificou essa aproximação com os países vizinhos, realizando o “Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia”. Sediado em Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, o evento da Funarte ofereceu atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas para estreitar os laços entre esses países. O “Outras Danças: Brasil, Argentina, Uruguai” também propôs uma residência artística no Rio Grande do Sul, em 2012, com dois coreógrafos sul-americanos (Argentina e Uruguai), apresentando uma mostra de solos e duos e um ciclo de debates, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Agora, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança propõe efetivar um novo intercâmbio cultural, aproximar-se com os países ibero-americanos, estreitar possibilidades, incentivar diálogos com gestores da dança ibero-americanos e promover novas oportunidades para o Brasil.
“O projeto visa a criação de uma rede de articulação internacional, que discuta ações voltadas para o desenvolvimento da dança Ibero-Americana, além da discussão de propostas de políticas públicas internacionais para o segmento”, comenta Fabiano Carneiro, gestor público há 23 anos, sendo 16 anos na Secretaria de Cultura de Porto Alegre e, desde 2007, coordenador de Dança da Funarte.
Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança
Dias 14, 15 e 15 de julho
Local: 
Teatro SESI
Av. Graça Aranha, nº 1, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Confira a programação
14 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA
Credenciamento
15 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA
Mesa de Abertura – 9h às 10h
Mesa 1: “Nossas danças” – 10h às 11h30 – Encontro entre diferentes profissionais atuantes nas mais diversas áreas da cadeia produtiva da dança, proporcionando aos participantes um diagnóstico geral sobre a situação atual desta arte nos países ibero-americanos, construído através do relato de experiências, projetos e ações.
Mesa 2: “Nossos artistas” – 12h às 13h30 – Artistas independentes, companhias, grupos e coletivos apresentam as soluções, estratégias e caminhos encontrados para a manutenção dos seus trabalhos artísticos, refletindo sobre os meios de sustentabilidade que cada diferente contexto local possibilita.
Mesa 3: “Nossos Caminhos” – 15h às 16h30 – Relatos sobre as diferentes redes, programas de intercâmbio e corredores de circulação para a dança entre os países ibero-americanos, apresentados por artistas e profissionais que circulam por estes caminhos e também por gestores que os viabilizam, incentivando a integração e a construção de novas parcerias e ações.
Mesa 4: “Nosso fomento” – 17h às 18h30 – Apresentação das possibilidades e alternativas de financiamento público e privado para o intercâmbio, a difusão e a circulação da dança entre países ibero-americanos, abrindo um espaço para a troca de experiências sobre ações de sucesso na área do fomento e sobre novos formatos de viabilização das atividades na área da dança.
16 DE AGOSTO, SÁBADO
Mesa 5: “Nossos espaços e nossos públicos” – 9h30 às 11h30 –   Análise dos perfis de público e dos diferentes espaços de circulação da dança, através dos relatos sobre programas e projetos realizados, trazendo aos participantes a reflexão sobre o papel destes espaços e da formação de público para a estruturação da dança e discutindo sobre as questões “aonde a dança pode estar?” e “quem está assistindo o que produzimos?”.
Mesa 6: “Nossos próximos passos” –  12h às 13h30 – Apresentação das análises críticas sobre cada tema debatido nas mesas do Encontro, em escritos produzidos por profissionais convidados. Avaliação final e apresentação de documento elaborado durante o evento, tendo como objetivo principal consolidar novas parcerias de trabalho entre artistas, gestores e produtores de ações de dança nos países ibero-americanos.
Roda de Negociações – 15h às 17h
. Inscrições para participantes/ouvintes
Clique aqui http://goo.gl/97gVxI
. Inscrições para a roda de negociações a partir do dia 25/07.
Clique aqui http://goo.gl/MDchs1
 fonte:
http://www.funarte.gov.br/danca/encontro-rede-funarte-ibero-americana-de-danca-abre-intercambio-entre-paises-vizinhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário