Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Divulgados editais do Centro Dragão do Mar em Fortaleza(CE)


Equipamento cultural estabelece shows e apresentações para os meses de novembro e dezembro deste ano
Após um atraso no cronograma, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) lança a primeira parte da programação dos Editais Culturais 2013, para os meses de novembro e dezembro deste ano.

Lançados em 2012, os editais são compostos por sete linguagens (Música, Dança, Circo, Literatura, Teatro, Artes Visuais e Cinema), entre as quais foram contemplados 99 projetos de artistas, grupos, companhias, bandas, autores e produtores cearenses.

A seleção culminará em 246 apresentações que comporão a programação do Dragão do Mar, de novembro de 2013 até outubro de 2014.

A programação prevista anteriormente foi reformulada em virtude das obras no CDMAC, que deve ser totalmente reformado até 2014. As apresentações dos trabalhos serão readequadas conforme novo calendário da instituição e a disponibilidade dos grupos e artistas selecionados.

Divisão
Cada edital contou com uma comissão de três profissionais ou pesquisadores da área. Participaram nomes como Luciana Gifoni (Música), Ernesto Gadelha (Dança), Edmar Cândido (Circo), Socorro Acioli (Literatura), Tiago Fortes (Teatro), Hebert Rolim (Artes Visuais) e Lenildo Gomes (Cinema). Cada edital é dividido em dois ou três programas, que contemplam diferentes tipos de apresentação e circulação dentro de uma mesma linguagem.

No caso da literatura, por exemplo, os projetos dividem-se entre os programas "Lançamentos de Livros", "Leituras no Dragão" e "Recital de Cordel ou Poesia". Já no edital de teatro, os programas são "Teatro de rua", "Teatro infantil" e "Teatro da terça".

No edital de artes visuais, a divisão obedeceu aos espaços disponíveis para ocupação: "Espaços alternativos do CDMAC", "Galeria Superior do MCC" e "Galeria Multiuso". Da mesma maneira, outras linguagens preveem atividades em diferentes locais do equipamento, como anfiteatro, café do cinema e Praça Verde. Até o fim de novembro, a diretoria de ação cultural do CDMAC deve concluir a confirmação da agenda dos artistas para as apresentações em 2014.

Selecionados
Entre os selecionados aparecem desde nomes pouco conhecidos até grupos e artistas relativamente consagrados pelo público, como Astronauta Marinho, Chacomdéga, Descendentes da Índia Piaba, Obskure, Carlinhos Patriolino, Felipe Cazaux, Gustavo Portela, Jonnata Doll, Lorena Nunes (música), Cia. Vatá (dança), Alumbramento (cinema), Teatro Máquina, Dona Zefinha, Pavilhão da Magnólia, Bricoleiros e Circo Tupiniquim (teatro).

Apenas na linguagem de Cinema houve projetos que não conseguiram pontuação necessária para se classificar. Nesse caso, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), obedecerá ao item do edital que prevê o direito de selecionar outros grupos ou artistas não inscritos no processo, para as apresentações previstas.

Revisão

Em novembro do ano passado, os Editais do CDMAC foram anulados após uma série de reivindicações dos movimentos artísticos em relação à política de cachês. Após reelaboração, em janeiro de 2013 foram lançadas novas versões, com outras valores para as apresentações.

O investimento total em relação aos cachês foi de R$ 600 mil, quatro vezes maior do que em 2012. O resultado da seleção foi divulgado cinco meses depois, em julho.

Outra novidade foi o acréscimo de três novas linguagens (Artes Visuais, Literatura e Cinema), assim como um programa de lançamento de livros e de shows literários voltados aos públicos adulto e infantil.

Mais informações

A lista completa de selecionados e a programação até dezembro estão disponíveis no site dragaodomar.org.br. Contato: (85) 3488.8608

Porto Iracema promove novo masterclass
Depois de uma seleção com mais de 400 inscritos para 30 vagas, iniciam-se hoje as atividades do Curso Técnico de Animação para Jogos Eletrônicos do Porto Iracema das Artes (administrado pelo IACC).

Betu Souza, produtor de games, fala hoje sobre as dificuldades de se constituir uma empresa no setor

A aula inaugural será marcada por um masterclass gratuito, ministrado por Betu Souza, produtor de games, sob o tem a "O Mercado de Jogos Eletrônicos no Brasil".

Um dos diretores da Behold Studios, estúdio independente de produção de jogos, Betu Souza tem trajetória profissional ligada a produção de alguns jogos conhecidos, como Knights of Pen & Paper, Super Cutes, Save My Telly e Em Busca dos Sonhos. Atualmente trabalha no Chroma Squad, jogo desenvolvido para PC, Mobile e Consoles.

Estudante de artes plásticas na Universidade de Brasília, já ministrou diversos cursos em artes digitais, como "Photoshop para games" e "Pixel art". Na Masterclass de hoje, Souza falará sobre as dificuldades de se constituir e manter uma empresa de jogos no País, apresentando cases da Behold Studios.

"O Curso Técnico de Games responde uma das mais dinâmicas demandas do campo cultural contemporâneo, que pressiona por mão-de-obra qualificada", observa o presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, sobre a relevância ´do novo curso técnico da escola.

As inscrições são gratuitas, abertas ao público e devem ser feitas pelo site inscricoesportoiracema.com.br. As vagas são limitadas.

Mais informações
Masterclass com Betu Souza. Hoje, às 19h, no auditório da Escola Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema). Gratuito. Contato: (85) 3219.5592

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1329839

Nenhum comentário:

Postar um comentário