Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

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terça-feira, 11 de novembro de 2014

Oficina de cultura digital abre inscrição em comunidades quilombolas no PA

Ação é voltada para duas comunidades do município de Acará.
Objetivo é criar espaços virtuais para discutir a realidade local.

 
A partir desta segunda-feira (10) estão abertas as inscrições para “Cultura Digital”, voltada para jovens e adultos das comunidades quilombolas de Guajará Miri e Itancoã, localizadas no município de Acará, no nordeste do Pará. O objetivo é promover as novas tecnologias na produção de conteúdos digitais e criar espaços virtuais de discussão da realidade local, para desenvolver a identidade cultural da região.
Ministrada por Marco Aurélio Dias Santos, professor de informática educativa e redes de aprendizagem, a oficina vai abordar temas gerais da cultura digital, como a criação de blogs, planejamento e roteiro audiovisual, produção de conteúdo digital (texto, fotografia e vídeo), publicação, manutenção e gerenciamento de postagens em blogs.
Promovida pela Incubadora Pará Criativo, a oficina é gratuita e tem o apoio da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu) e do projeto Nós – Quilombolas da Amazônia.
As inscrições seguem abertas até sexta (14), e são realizadas na comunidade Guajará Miri, no km 24 da Alça Viária, na entrada da comunidade em frente à Casa do Queijo, seguindo na estrada direto até o Areial.
Serviço: Oficina “Cultura Digital”, com Marco Aurélio Dias Santos, no Acará, de 17 a 21 de novembro, das 14h às 17h. Mais informações: (91) 4006-2930.

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/11/oficina-de-cultura-digital-abre-inscricao-em-comunidades-quilombolas-no-pa.html

Editais Microprojetos e Pontos de Memória 2014 recebem inscrições

Dois extratos de editais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foram publicados hoje (6) no Diário Oficial da União: Modernização de Museus: Microprojetos e Pontos de Memória 2014. As inscrições para ambos ficam abertas até a meia-noite do dia 20 de novembro de 2014 e devem ser feitas via Sistema Salic Web do Ministério da Cultura.

O Prêmio Pontos de Memória irá selecionar e premiar 47 ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social, visando reconhecer, incentivar e fomentar a continuidade e sustentabilidade na perspectiva do Programa Pontos de Memória. Destas, 44 devem ser ações desenvolvidas por grupos, povos e comunidades em âmbito nacional e três ações desenvolvidas por brasileiros residentes no exterior, que se caracterizem por ações de registro e representação da sua memória.
Já a terceira edição do Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, voltado ao fomento e desenvolvimento de ações destinadas à preservação e difusão do patrimônio museológico, deve premiar 20 iniciativas implementadas por instituições museológicas ou mantenedores de museus, constituídos como pessoas jurídicas de direito público estadual e municipal e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural, excetuando-se aquelas vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura.
Os editais já estão disponíveis para download, assim como seus anexos. Dúvidas e outras questões devem ser enviadas para o endereço eletrônico fomento@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram
http://www.museus.gov.br/editais-microprojetos-e-pontos-de-memoria-2014-recebem-inscricoes/

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Festival Internacional de Cinema de Ayacucho, no Peru

Últimos dias: Festival Internacional de Cinema de Ayacucho, no Peru, recebe produções latino-americanas até o dia 15 de novembro. http://bit.ly/ayacuch

Últimos dias: Festival Internacional de Cinema de Ayacucho, no Peru, recebe produções latino-americanas até o dia 15 de novembro. http://bit.ly/ayacuch

Concurso de Pôster FPNC



 Últimos dias para se inscrever no Concurso de Pôster do Festival Pernambuco Nação Cultural, etapas Festa da Estação e Viva Gonzagão 2014. Para a Festa da Estação, os interessados devem inscrever seus trabalhos até esta terça-feira (11). Já para a etapa Viva Gonzagão, as inscrições seguem até a próxima quinta-feira (13).

Confira no canal: www.cultura.pe.gov.br/nacaocultural
bit.ly/1vZznYO

Inscrições abertas para oficina de expressão vocal no Recife



Cultura.PE | ‪#‎FormaçãoCultural‬ ‪#‎Dica‬
Estão abertas, até o dia 20 de novembro, as inscrições para a Oficina de Expressão Vocal, que será realizada no Recife, com a atriz e fonoaudióloga especialista em voz pela UFPE, Leila Freitas.
A oficina, que é direcionada para quem utiliza a voz como instrumento profissional, possui o total de 12 horas/aula, acontecendo sempre aos sábados, no horário das das 10h às 13h.

Saiba mais no canal: www.cultura.pe.gov.br/formacaocultural
http://bit.ly/14583SB


 

Curso Saúde da População Negra e Indígena (modalidade a distância)

Informação para Inscrição, Seleção e Matrícula


- Análise do diploma de curso superior
  • Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso
  • Escolha de uma Sala de Apoio Virtual da PUCRS: essa vinculação se faz necessária em virtude da realização das provas e de defesa do TCC em forma presencial

Documentação necessária para inscrição, seleção e matrícula:

  • Cópia autenticada do diploma de graduação
  • Cópia do RG e CPF
  • Uma foto 3x4

A documentação deverá ser enviada para o seguinte endereço:

PUCRS VIRTUAL
Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 40 - 9º andar
Porto Alegre/RS - CEP: 90619-900

As avaliações presenciais estão agendadas para as seguintes datas: 05/12/2014 e 11/09/2015. Caso ocorra alguma alteração nestas datas os alunos serão previamente comunicados.

Matrículas:

As matrículas ocorrem entre os dias 05 e 10 de março de 2014.


Pré Requisitos


Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

É necessário que o aluno tenha disponível um computador, com pelo menos:

  • Hardware: Processador Dual Core, 2GB de memória RAM
  • Sistemas Operacionais: Windows XP ou superior, Mac OS ou Linux
  • Softwares: Navegador de Internet atual, Windows Media Player ou VLC Player, leitor e editor de texto, editor de planilha, editor de slide, leitor de .pdf
  • Internet: Recomendável possuir Banda Larga, numa velocidade a partir de 500 kbps para que os vídeos não sofram interrupções


Unidade Promotora


Faculdade de Psicologia

Coordenação

Professor Dr. Adolfo Pizzinato

Contato


PUCRS Virtual - Educação a Distância
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40
Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone: (51) 3320-3651
E-mail: ead@pucrs.br


Observação

As avaliações presenciais estão agendadas para as seguintes datas: 22/04/2014 e 12/12/2015. Caso ocorra alguma alteração nestas datas os alunos serão previamente comunicados.

http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/educon/index/posgraduacao/cursosEspecializacao/info?cd_curso=763

#Audições2015 da Orquestra Sinfônica Brasileira



Até sábado, 15 de novembro, violinistas, harpistas, trombonistas, oboístas e clarinetistas podem se inscrever nas #Audições2015 da Orquestra Sinfônica Brasileira.

 Acesse o edital em:
http://www.osb.com.br/paginadinamica.aspx?pagina=audicoes2015

Seleção de consultores para mapeamento de comunidades matriz africana no RJ e AC

SEPPIR e PNUD selecionam consultoria em mapeamento de comunidades de matriz africana do Rio de Janeiro e do Rio Branco

Com inscrições até 20 de novembro, a seleção integra o ‘Projeto BRA/13/020 - Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais’. Os currículos devem ser enviados para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br
SEPPIR e PNUD selecionam consultoria em mapeamento de comunidades de matriz africana do Rio de Janeiro e do Rio Branco
Foto: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para interessados(as) em atuar na consultoria especializada em “Mapeamentos Socioeconômicos e Culturais de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”, a serem realizados no Estado do Rio de Janeiro e no município de Rio Branco (AC). Currículos devem ser encaminhados para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br, conforme Termo de Referência.

O edital é promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, no âmbito do “Projeto BRA/13/020 - Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais”.

É desejável que o(a) candidato(a) possua pós-graduação stricto sensu, na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas, com diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC ; experiência comprovada de participação em pelo menos uma pesquisa de campo realizada com grupos tradicionais de matriz africana; e em pelo menos um projeto de identificação, mapeamento ou pesquisa socioeconômica e/ou cultural.

Complementam a lista de requisitos desejados a produção acadêmica no campo de monitoramento e avaliação de políticas públicas, na área de cultura e/ou educação afro-brasileira, promoção da igualdade racial, e políticas públicas direcionadas a povos e comunidades tradicionais; vinculação a Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, atestada por meio de carta assinada por liderança tradicional; além de disponibilidade para viagens.
 
 
fonte:
Coordenação de Comunicação da SEPPIR
 

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.

 Inscrições até 12 de dezembro.

mais: http://www.etudoverdade.com.br/br/home/

Edital Histórias que Ficam

Financiará a produção de quatro filmes de até 70 minutos, com temática livre. Cada projeto receberá até R$ 330 mil. Oferece ainda laboratórios presenciais e consultorias de especialistas, desde o desenvolvimento até a exibição dos filmes.

Inscrições até 14 de novembro.

mais: http://historiasqueficam.com.br/2014/


fonte
https://www.facebook.com/CentraldeEditaisetcetal?fref=ts

Itaú Cultural contrata Produtor Cultural

 Principais Atividades: Pesquisa, preparação e produção de projetos de exposição; Produção e acompanhamento para atividades de formação e produtos; Acompanhamento de planejamento e execução de projetos nas áreas de artes visuais, arquitetura, design, entre outros; Acompanhamento de desenvolvimento de propostas junto à curadoria, consultores e artistas...; Articulação com parceiros, instituições e gestores culturais.

Local de trabalho: Avenida Paulista
Horário de trabalho: 09h às 18h - Intervalo: 12h às 13h.

Pré-requisitos: Experiência prévia com projetos de gestão cultural, projetos de exposições e pesquisa.
Experiências e conhecimentos técnicos imprescindíveis: Gestão de projeto Relacionamento com artistas e instituições culturais Pesquisa Organização de eventos

Código da vaga: (v1069408)

Interessados devem entrar em contato até o dia 17 de novembro.

mais: http://www.vagas.com.br/vagas/v1069408/produtor-cultural-i
 
 
fonte:

Inscrições abertas para especialistas em compilação, sistematização e divulgação de materiais sobre matriz africana

Os currículos podem ser enviados até 20 de novembro para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br 

Inscrições abertas para especialistas em compilação, sistematização e divulgação de materiais sobre matriz africana
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
 
“Contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de consultoria especializada em compilação, sistematização e divulgação de materiais produzidos em reuniões, seminários e oficinas”. Este é o objeto de Edital que tem inscrições abertas até o próximo dia 20 de novembro. As instituições interessadas devem encaminhar para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br, tanto o currículo da pessoa jurídica, quanto o da pessoa física indicada para coordenar o trabalho.

Os materiais a serem sistematizados foram produzidos a partir de 2011, e abordam o conceito de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, bem como as relações desse segmento com o Estado brasileiro, na perspectiva do acesso às políticas públicas e ações de combate ao racismo.

Realizada no âmbito do “Projeto BRA/13/020 – Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais”, a seleção é resultado de parceria entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Requisitos

A entidade interessada em oferecer a consultoria deve possuir experiência mínima de um ano em atividades relacionadas à promoção da tradição afro-brasileira e/ou cultura popular.

Quanto ao(à) coordenador(a), é necessário ter bacharelado em Ciências Sociais, com diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, além de vínculo com casa tradicional de matriz africana, comprovado por meio de carta assinada por liderança.

Espera-se ainda, que o(a) candidato(a) tenha experiência de, no mínimo, um ano na coordenação de projetos de identificação e/ou documentação e/ou difusão da memória afro-brasileira; na implementação de projetos com povos e comunidades tradicionais de matriz africana; e experiência como representante da sociedade civil em instâncias de diálogo com governo, por meio da participação em conselhos e/ou comissões representativas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e/ou da cultura afro-brasileira.

Espera-se também que o/a candidato/a tenha produção acadêmica relacionada ao conceito de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, e nas áreas de educação e cultura afro-brasileira, desenvolvimento social e políticas de promoção da igualdade racial fecham a lista de itens desejados.

fonte:
http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2014/11/inscricoes-abertas-para-especialistas-em-compilacao-sistematizacao-e-divulgacao-de-materiais-sobre-matriz-africana
Coordenação de Comunicação da SEPPIR
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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Edital premiará jovens que atuam na área de comunicação cultural

Os projetos que concorrerão ao prêmio deverão contemplar ações ligadas a um dos seguintes eixos: educar para comunicar; produção de conteúdos culturais; distribuição de conteúdos culturais; meios/infraestrutura para a comunicação; comunicação e protagonismo social; e comunicação e renda. Todos os projetos devem ser inéditos e cada candidato poderá apresentar somente uma iniciativa cultural para a seleção.

Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos, que desenvolvam iniciativas de comunicação para cultura. Serão 10 prêmios para jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29 anos. Todos os prêmios terão valor bruto de R$ 14 mil.

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até 7 de novembro de 2014, por meio da internet (sistema SALICWEB), e-mail (comunicadiversidade@gmail.com) ou pelos Correios.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=IU9s5fLdB0M

Prêmio VIVALEITURA 2014 tem inscrições abertas até 21 de novembro

Para estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura, os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) retomam neste ano o Prêmio VIVALEITURA.
 
A edição 2014 premiará com R$ 25 mil os trabalhos na área de leitura desenvolvidos dentro de quatro categorias: "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; "Escolas Públicas e Privadas"; "Promotor de Leitura (pessoa física)" e "ONGs, Universidades/Faculdades e Instituições Sociais".
 
O Prêmio integra o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana.
 
A apresentação dos trabalhos deve respeitar as seguintes orientações: não ultrapassar seis páginas; ser digitado em letra corpo 12, em folhas de papel tamanho A4; ser divido em Justificativa (com breve descrição da experiência desenvolvida), objetivos (o que se pretendia atingir em termos dos resultados esperados); metodologia (como o trabalho foi desenvolvido, passo a passo) e avaliação (os resultados alcançados dentro do que se pretendia).
 
Os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora e, após a avaliação, os finalistas serão informados se passaram ou não de fase. Em dezembro, serão anunciados os 20 finalistas, sendo cinco em cada categoria, além dos indicados para a Menção Honrosa. 

Leia mais:

Premio a la Innovación Cultural

Barcelona, España. Hasta el 5 de febrero de 2015.
Premio Internacional a la Innovación Cultural
Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona

El Premio Internacional a la Innovación Cultural es un certamen bienal convocado por el Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona (CCCB) con el objetivo de estimular la innovación en el ámbito de la cultura, reconocer la importancia de la investigación como parte integral de los proyectos y explorar los posibles escenarios culturales de los próximos años.
Para optar al Premio se deberá presentar un proyecto inédito de creación, producción o presentación de contenidos cuyo formato o modo de gestión responda de manera innovadora a un tema clave, específico de cada convocatoria. En la primera edición, correspondiente a los años 2014-2015, este tema es «Público/s». El autor o autores del proyecto ganador serán premiados con 10.000 euros. Además, si se considera oportuno, el proyecto se realizará en el CCCB, que ofrecerá el apoyo necesario para desarrollarlo.
El Premio está abierto a todas las personas mayores de 18 años residentes en cualquier país, de cualquier nacionalidad, que podrán presentarse a título individual u organizadas en colectivos sin ánimo de lucro. Los proyectos concursantes serán valorados por una comisión técnica designada por el CCCB y por un jurado internacional formado por especialistas en el tema de la convocatoria.
Convocatoria y objeto del premio
Cada edición del Premio propondrá un tema sobre el que deberán trabajar los proyectos concursantes. En esta primera convocatoria, correspondiente al año 2014-2015, el tema elegido es «Público/s»:
En los últimos años en el ámbito cultural se suceden las investigaciones sobre los modos de adaptarse a los cambios que ha experimentado el concepto de «público»: ¿Qué podemos entender hoy por público/s en los centros culturales, museos y espacios análogos? ¿Cuál es el significado de este concepto en un momento en el que las fronteras entre el espacio físico y el espacio virtual se diluyen, se mezclan o se confunden? ¿Se ha alterado el paradigma clásico según el cual el público seguía y a lo sumo participaba desde una posición secundaria en las propuestas de los centros y museos? ¿Cuáles serían los nuevos modelos que se aplican actualmente en este ámbito? ¿Cuáles son las necesidades reales de estos nuevos públicos? ¿Las satisfacen los centros y museos? ¿Qué innovaciones podrían introducir para cumplir su cometido? ¿Cuáles son los cambios necesarios para afrontar el reto de los público/s en los próximos años?
Los autores que opten al Premio deberán presentar un proyecto de creación, producción y/o presentación de contenidos culturales cuyo formato, tema y/o modo de gestión respondan de manera innovadora a estas preguntas o a otras relacionadas.
Condiciones de participación
Pueden optar a este Premio:
Personas físicas mayores de 18 años residentes en cualquier país, sin importar su nacionalidad. Pueden presentarse individualmente o como colectivo, en cuyo caso deberán designar por escrito un representante a efectos del Premio.
Personas jurídicas: asociaciones, cooperativas, fundacionesu organizaciones sin ánimo de lucro, de cualquier país. Deberán designar por escrito un representante a efectos del Premio.
No pueden optar a este Premio:
Los empleados del CCCB, de los patrocinadores y sponsor del Premio, los miembros del jurado y de la comisión técnica de selección designada por el CCCB.
Empresas, sociedades u organizaciones con ánimo de lucro.
Solo se puede presentar un proyecto por persona física (o colectivo) o persona jurídica.
No se aceptará ningún proyecto fuera del periodo de inscripción y presentación de proyecto establecido en la base 5- Calendario.
Los proyectos concursantes deben ser inéditos. Todo participante garantiza que es autor del proyecto o que ostenta la titularidad del mismo, que este es original y que dispone de todos los derechos necesarios de propiedad intelectual para presentar el mismo al Premio, así como la autorización de las personas que puedan aparecer en él o los contenidos (gráficos, audiovisuales y otros) de terceros que lo integren o complementen.

Estáis todos invitados a participar: la recepción de proyectos está abierta hasta el 5 de febrero de 2015.
Las razones del premio

Inscrições para a 10ª edição dos Encontros Cartagena

Inscrições abertas para os Encontros Cartagena 2015, na Colômbia
X Encontro Internacional de Produtores vai selecionar 15 projetos de longas-metragens de ficção em desenvolvimento

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a 10ª edição dos Encontros Cartagena, uma série de eventos de formação que acontecem no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), na Colômbia, de 12 a 16 de março de 2015. Realizadores brasileiros com projetos de longas-metragens de ficção em desenvolvimento podem concorrer a vagas no X Encontro Internacional de Produtores. Os Encontros Cartagena incluem ainda a Oficina de Documentários, a Oficina de Crítica e Jornalismo Cinematográfico e a Oficina de Festivais de Cinema, mas estas não aceitam inscrições de brasileiros. Tradicionalmente restritas a colombianos, as atividades agora estão abertas também a profissionais dos demais países andinos.

Serão selecionados 15 projetos para participação no X Encontro Internacional de Produtores, sendo oito colombianos e sete de outros países latino-americanos. Os produtores dos projetos escolhidos terão a oportunidade de assistir a uma oficina de apresentação de projetos e contarão com assessoria personalizada e individual sobre planejamento de produção, financiamento e oportunidades de coprodução. Ao fim do eventos, todos os projetos serão apresentados em uma sessão de pitching a potenciais agentes de venda e financiadores internacionais.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem preencher o formulário de inscrição online e enviar toda a documentação exigida no regulamento para o e-mail encuentroproductores@mincultura.gov.co, em inglês e em espanhol, no formato pdf, até o dia 14 de novembro.

É necessário enviar uma sinopse; um argumento; uma nota do diretor que inclua ponto de vista, motivação e tratamento audiovisual; uma descrição do estado em que se encontra o projeto inscrito (acordos, participação em outros projetos de coprodução, prêmios); um resumo do orçamento; um plano de financiamento; um comprovante que certifique a garantia de um mínimo de 20% do custo total de produção; um link para um endereço onde se possa visualizar um teaser de 3 minutos do projeto; e um link na internet para a visualização de trabalhos anteriores do diretor e do produtor.

Nas últimas edições dos Encontros Cartagena foram selecionados 170 projetos (82 colombianos e 88 de outros países latino-americanos), dos quais 82 foram concluídos (40 colombianos e 42 de outras nacionalidades) e outros cinco encontram-se em produção.

Para mais informações, acesse a página oficial dos Encontros Cartagena.

http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/inscri-es-abertas-para-os-encontros-cartagena-2015-na-col-mbia?utm_content=buffer4611c&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Seleção de espaço exibidor da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Convocatória

Prevista para os meses de janeiro a março de 2015, o “Democratizando” da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul abre chamada para receber inscrição de quaisquer instituições e espaços culturais de todo o Brasil que tenham interesse em fazer parte do evento. Poderão participar da seleção e habilitação cineclubes; pontos de cultura; institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica; universidades; museus; bibliotecas, sindicatos; associações de bairros; telecentros; unidades do Sistema S e outras instituições quaisquer que se habilitem a exibir os filmes da Mostra a parcelas da sociedade que tem pouco ou nenhum acesso à cultura ou conhecimento de seus direitos.
 
A instituição habilitada receberá gratuitamente o kit contendo os filmes em formato DVD a serem exibidos de 1º de janeiro a 31 de março de 2015. A participação consiste na realização de pelo menos três sessões de cinema, sendo uma sessão com audiodescrição – presente nos DVDs.
 
O evento é voltado à exibição de obras realizadas em países do Hemisfério Sul – o Hemisfério Sul sendo entendido como uma região a partir de uma concepção geopolítica e não geográfica, determinada, sobretudo, pela auto identificação de pertencimento –, finalizadas a partir de 2013 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos Direitos Humanos, tais como:
 
  1. - Direitos das pessoas com deficiência;
  • - População LGBT/enfrentamento da homofobia;
  • - Memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas;
  • - População negra; população em situação de rua;
  • - Mulheres; população indígena;
  • - Direitos Humanos e segurança pública;
  • - Proteção aos defensores de Direitos Humanos;
  • - Direito à participação política;
  • - Combate à tortura;
  • - Situação prisional democracia e Direitos Humanos