Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









domingo, 29 de janeiro de 2012

FAPESP e NSF lançam chamada em biodiversidade - 28/03


Redação - Agência Fapesp

A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançam chamada de propostas de pesquisa e convidam pesquisadores a submeter projetos de cooperação científica por meio de seus programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity.

Serão selecionados até dois projetos colaborativos de cientistas dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo. Cada um poderá receber financiamento de até US$ 2 milhões de parte da FAPESP (para pesquisadores em São Paulo) e de até US$ 2 milhões da NSF (para pesquisadores dos Estados Unidos).

Lançado em 1999, o objetivo do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) é conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos, mas, também, avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.

O programa Dimension’s of Biodiversity Program está voltado aos mais desconhecidos aspectos da biodiversidade e apoia pesquisas em um amplo espectro que abrange de genes a espécies e ecossistemas, de modo a integrar tanto aspectos descritivos como funcionais da biodiversidade do planeta.

A seleção de propostas FAPESP-NSF está baseada em uma chamada mais ampla publicada anualmente pelo programa Dimension’s of Biodiversity, voltada à participação de cientistas de instituições nos Estados Unidos em oportunidades financiadas pela NSF ou lançada em parceria com outras instituições.

As propostas submetidas à chamada devem integrar as três dimensões da biodiversidade - Genética, Taxonomia/Filogenética e Funcional - com a proposta de compreender as interações entre elas e seus resultados. Abordagens inovativas são encorajadas de modo a acelerar a caracterização e a compreensão dessas três dimensões e sua relativa importância.

As propostas podem ser submetidas à FAPESP por pesquisadores associados com instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo. Os pesquisadores devem ter doutorado ou equivalente. Os proponentes devem se encaixar nos requerimentos exigidos para pesquisadores de Projetos Temáticos da FAPESP.

As propostas serão recebidas até o dia 28 de março de 2012. A duração do projeto de pesquisa deve ser de cinco anos com possibilidade de se prolongar por mais 12 meses, em condições excepcionais.

"O programa BIOTA-FAPESP tem estudado há 13 anos a biodiversidade em São Paulo e no Brasil, gerando importantes resultados científicos e contribuindo com a legislação e com as políticas públicas de conservação. O lançamento do programa Dimensions of Biodiversity, da NSF, criou um canal natural para a colaboração científica entre pesquisadores dessa área do conhecimento no Estado de São Paulo e nos Estados Unidos. Tanto a FAPESP como a NSF encaram essa colaboração com muito interesse", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

"Compreender padrões de biodiversidade, suas causas ecológicas e suas consequências para o funcionamento dos ecossistemas e do bem-estar humano é algo crítico, especialmente diante do aceleramento das mudanças globais. Para estimular essa compreensão, a NSF embarcou em um programa de dez anos que estudará os efeitos integrados de vários aspectos da biodiversidade. Com essa nova chamada de propostas a FAPESP se unirá à NSF nesses esforços. A parceria entre as instituições promete ampliar enormemente nossos esforços ao reunir grupos de cientistas dos Estados Unidos e do Brasil que trarão habilidades e modos únicos de lidar com essas questões", disse Samuel M. Scheiner, diretor de programa de Ciências Biológicas da NSF.

A chamada de propostas está disponível na página da Fapesp (em inglês).

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/fapesp-nsf-lancam-chamada-biodiversidade-665881.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário