Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









terça-feira, 26 de junho de 2012

Roraima lança edital para seleção do Curso de Doutorado em Ciências Sociais


ImprimirPDF
Na tarde de ontem (21), no Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Boa Vista, aconteceu a solenidade de assinatura do contrato com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e lançamento do edital de seleção da primeira turma do Curso de Doutorado em Ciências Sociais em parceria com a instituição. Estiveram presentes gestores do IFRR, representantes da UNISINOS e diversos professores interessados em participar da seleção que disponibilizará 10 vagas, somente para docentes.

Na oportunidade, os representantes da UNISINOS, a professora mestre Juliana Ballin Suzin, coordenadora de Marketing e Relacionamento e o professor doutor José Luiz Bica de Melo, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais estiveram presentes apresentando toda a estrutura curricular do curso, corpo docente e os critérios da seleção presentes no edital lançado logo após a apresentação do curso.

A assinatura do contrato com a UNISINOS é resultado das negociações iniciadas no ano de 2010, efetivadas após conato com Instituições de Ensino Superior de Todo o país para o oferecimento de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, sendo a UNISINOS, a única IES que demonstrou interesse e aceitou as condições do IFRR para o oferecimento do curso. “Fizemos contato com cem por cento das instituições do país que possuem conceito 4 junto à CAPES e não recebemos resposta positiva, pois exigimos que os professores não se afastassem de suas funções durante a capacitação e a UNISINOS foi a única que se dispôs a oferecer o curso nestas condições aqui em Roraima. Para nós é uma satisfação enorme, pois estaremos qualificando nossos docentes em uma instituição série, de qualidade, de renome nacional”, destacou o reitor do IFRR, professor Edvaldo Pereira.

O Procurador Federal da Advogacia Geral da União, senhor Paulo Fernando Soares pereira esteve presente na solenidade e ressaltou o esforço do IFRR para a efetivação da contratação. Lamentando os contratempos que retardaram o início do curso, destacou a seriedade do processo. “Estamos aqui para confirmar a lisura do processo de contratação da UNISINOS que é uma instituição séria e, também, a lisura com que será realizado o processo de seleção dos professores. Sabemos do interesse de todos em participar e desejamos sucesso aos selecionados para que possam concluir com êxito suas pós-graduações”, relatou o procurador.

A UNISINOS - A professora Juliana Ballin Suzin fez a apresentação da instituição contratada destacando o Sistema Integrado UNISINOS de Ciência, Tecnologia e Inovação como uma IES que se desenvolve a cada ano. Composta pelos Campi de São Leopoldo, Poa, Caxias do Sul e Bento Gonçalves a UNISINOS possui 71 cursos de graduação, 23 mestrados, 10 doutorados e mais de 500 cursos de formação continuada. A instituição possui mais 32 mil alunos sob a orientação de cerca de 1000 professores, dos quais 44 são doutores. “Estamos aqui para integrar, para oportunizar o intercâmbio de pesquisas em áreas de interesse que possibilitem o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e inovação no país. Afirmo que os senhores estão apostando em uma instituição comprometida com sua inserção no cenário nacional no que tange à ciência e tecnologia. Nos últimos dois anos investimos mais de 100 milhões de reais em pesquisas e contamos com os projetos de vocês que são os atores principais, para compor este cenário. Portanto, temos bastante a oferecer e contamos com a parceria do IFRR”, frisou Juliana Suzin.

O professor Doutor José Luiz Bica de Melo apresentou o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e explanou os objetivos de cada linha de pesquisa. O curso de Doutoradoem Ciências Sociais pela UNISINOS, terá duração de 04 anos com o desenvolvimento de projetos nas seguintes áreas do conhecimento: Identidades e sociabilidades; Atores sociais, políticas públicas e cidadania; Trabalho, cooperação e solidariedade.

Bica falou, ainda, sobre os grupos de pesquisa da instituição e destacou as possibilidades de intercâmbio que os doutorandos selecionados poderão participar por meio de cursos na modalidade sanduíche em convênio com instituições da Argentina, Portugal, África, Canadá, México, Inglaterra e Holanda. Após os esclarecimentos iniciais o professor procedeu ao detalhamento do edital de seleção e, em seguida, os representantes das duas instituições assinaram o contrato

Seleção - Os interessados devem ficar atentos, pois as inscrições acontecem no período de 28 de junho a 31 de julho de 2012. A primeira fase do certame, que acontecerá de 01 a 11 de agosto, será composta pela análise da documentação, currículo e projeto de pesquisa, com resultado a ser divulgado no dia 12 de agosto. Na segunda fase, de 21 a 22 de agosto de 2012, serão realizadas as entrevistas, cujo resultado será divulgado dia 23 de agosto.

As aulas do primeiro módulo, que acontecerão no IFRR, serão realizadas no período de 03 a 07 de setembro e de 24 a 28 de setembro de 2012.

Mestrados – Durante o evento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do IFRR, professora Daygles Ferreira de Souza falou da satisfação em ter coordenado todas as negociações para a efetivação deste curso e anunciou que o IFRR está em fase de estudos e negociações para a aprovação dos primeiros cursos de mestrados da instituição, sendo um em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária – EMBRAPA/RR, na área de geografia, meio ambiente e sustentabilidade e outro com a Universidade Estadual de Roraima – UERR, na área de educação. Estes serão destinados tanto à docentes quanto aos servidores técnicos administrativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário