Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CONCURSO DE ARRANJADORES INSTRUMENTAIS


Vem aí o CONCURSO DE ARRANJADORES INSTRUMENTAIS. Escolha uma composição de Milton Nascimento e crie um novo arranjo instrumental. Envie seu projeto para o Sesi-SP. Os 10 melhores arranjos instrumentais serão selecionados para o festival, que acontece de 26/11 a 1/12 no Sesi-SP Itapetininga. 

INSCRIÇÕES até 10/10 ---> http://bit.ly/PaCoki

II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012

Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para o II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012. O concurso é de competência do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra e tem o objetivo de estimular a produção científica e dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos que versem sobre a Cultura Afro-Brasileira.

Serão considerados como Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira os trabalhos que apresentem aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população afrodescendente no Brasil (incluindo comunidades remanescentes de quilombos e comunidades religiosas de matriz africana), bem como sobre patrimônio material (bens imóveis, coleções, acervos) e imaterial afro-brasileiro, compreendendo: saberes (conhecimentos e modos de fazer); celebrações (rituais e festas tradicionais); formas de expressão (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas); lugares (espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas).
Ao todo, serão premiadas 13 pesquisas, sendo que nas categorias Monografia e Dissertação, a concorrência será regionalizada, ou seja: serão premiados os melhores trabalhos em cada região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Na categoria Tese, serão premiados os 3 melhores trabalhos (1º, 2º e 3º lugar geral).
Os vencedores das categorias Monografia e Dissertação receberão também uma premiação em dinheiro: R$ 4 mil para cada monografia e R$ 8 mil para cada Dissertação. Para os primeiros colocados na categoria Tese, a premiação se dará na forma da publicação de um livro, com tiragem mínima de 1.000 (mil) exemplares contendo na íntegra o conteúdo da pesquisa premiada.
A participação no concurso é gratuita e aberta a qualquer pessoa com defesa comprovada de monografia, dissertação ou tese em universidade pública ou privada cadastrada no Ministério da Educação, em qualquer área de conhecimento,  especialmente das Ciências Sociais e Humanas, e que atendam aos critérios do Edital.
Os candidatos que desejarem se inscrever no concurso deverão realizar sua inscrição prévia encaminhando a Ficha de Inscrição para o e-mail premiopalmares2012@palmares.gov.br. A inscrição definitiva só será efetivada após o recebimento, via postal, dos trabalhos e documentos solicitados no Edital. Para visualizar ou imprimir a Ficha de Inscriçãoclique aqui.
As dúvidas serão respondidas somente por meio do e-mail  premiopalmares2012@palmares.gov.br.
Para visualizar ou imprimir a versão em PDF do Edital, clique aqui.
http://www.palmares.gov.br/2012/09/ii-concurso-nacional-de-pesquisa-sobre-cultura-afro-brasileira-premio-palmares-2012/

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Inscrições para Edital de mapeamento do Patrimônio Cultural das Comunidades Quilombolas do Amapá. Até 7 de outubro


Patrimônio Cultural das Comunidades Quilombolas do Amapá

Inscrições até 7 de outubro
A Fundação Cultural Palmares (FCP) publicou  o Edital de Chamada Pública 002/2012, convocando as instituições privadas sem fins lucrativos para apresentarem propostas de mapeamento de bens, saberes, celebrações, formas de expressão e lugares do estado do Amapá. O objetivo é mapear o patrimônio cultural das comunidades quilombolas de todo o estado.
Poderão se inscrever instituições privadas sem fins lucrativos, devidamente credenciadas e cadastradas no Portal de Convênios – Siconv e que tenham exercido atividades referentes ao objetivo do edital nos últimos três anos.
As propostas deverão ser inscritas no portal de convênios pelo site www.convenios.gov.br no Código Órgão: 20408 / Programa – Proteção e Promoção das Comunidades Quilombolas e de Terreiros/chamamento Publico (Emenda Parlamentar nº 3485003).



http://www.cultura.gov.br/site/2012/09/03/patrimonio-cultural-das-comunidades-quilombolas-do-amapa/

SP com inscrições abertas para produções com temática LGBT


SP: Secretaria da Cultura investe em produções com temática LGBT
Lançado em agosto, edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) irá beneficiar dez projetos

Dez produções culturais com temática LGBT – população que inclui lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – serão beneficiadas com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura por meio de um edital do Programa de Ação Cultural (ProAC-Editais). Os interessados devem inscrever seus trabalhos até o dia 28 de setembro. Serão 10 projetos que ganharão R$ 40 mil para serem investidos.  

No ano passado, dentre os projetos aprovados pelo ProAC, o espetáculo teatral “Não conte a ninguém”, estrelado pela Cia. Artera de Teatro, foi muito bem recebido pelo público. A trama retrata o reconhecimento da homossexualidade de forma sensível e delicada. Já o cantor Paulo Azaviche, irá resgatar canções da MPB que tenham relação com a diversidade sexual, para a gravação de um disco apoiado financeiramente pelo programa.

Neste ano, o concurso lançado no mês de agosto sofreu algumas alterações com o objetivo de atender melhor às demandas do público e da classe artística. Diversas expressões culturais serão contempladas desde que sejam desenvolvidas a partir de temas LGBT. Entre as atividades descritas no edital estão: publicação de livros, gravação de CD e DVD, espetáculos de dança e de teatro, entre outros.

Atividades voltadas à divulgação e referenciação de direitos da comunidade LGBT, bem como manifestações que contemplem a valorização, preservação e difusão destas culturas, também estão entre as ações contempladas pelo programa. Os dez melhores projetos serão escolhidos e receberão cada um R$ 40 mil para a execução.

Com o objetivo de descentralizar a produção e o acesso à cultura no estado de São Paulo, três trabalhos selecionados deverão ser, obrigatoriamente, de artistas residentes fora da capital paulista.

ProAC Editais
O Programa de Ação Cultural tem como principal objetivo fomentar a produção artística no estado de São Paulo. Para isso, a cada ano são lançados editais que funcionam como concursos. Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão e, por fim, os melhores recebem incentivo financeiro para a execução do plano de trabalho apresentado.  O edital voltado está disponível, na íntegra, no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.cultura.sp.gov.br).

Edital Regional Minas Gerais - Natura Musical


Publicados os novos Editais do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal


Foram publicados hoje (11/09) no DODF, seis novos editais do Fundo de Apoio à Cultura no DF. O valor total dos Editais é de R$ 24.180.000,00 que, somados aos R$ 17.847.000,00 lançados nos Editais do primeiro semestre, totalizam R$42 milhões investidos pelo GDF na cultura por meio do fomento aos artistas do Distrito Federal.

O maior edital é para fomentar a difusão cultural que somam R$9 milhões. Serão apoiados ao todo 288 projetos, entre eles, 6 longas metragens, 14 curtas metragens, 65 novos espetáculos, 26 publicações e 117 ações de circulação e difusão das artes em geral.
As inscrições dos projetos ocorrerão do dia 01/10 até 14/10 por meio eletrônico. Os formulários de inscrição já estão disponíveis para que os proponentes possam iniciar a elaboração dos projetos. Este ano também desenvolvemos uma lista de checagem para facilitar a correta submissão de toda a documentação necessária. Para concorrer é necessário que o artista possua o Cadastro de Ente e Agente Cultural. O prazo para solicitar o CEAC se encerra na segunda-feira, dia 17 de setembro.
A Secretaria de Cultura irá oferecer 6 cursos de elaboração de projetos ao FAC em 5 cidades diferentes. Em breve será divulgado o calendário e locais de realização.
Editais
Formulários de Inscrição
Plano de Trabalho
Material de Apoio
Tabela de Referência de Preços

Empresa Brasil de Comunicação lança sistema de cadastramento online para projetos



Novo sistema simplifica cadastros de projetos de coprodução, licenciamento e divulgação
Empresa Brasil de Comunicação (EBC)acaba de lançar um sistema online para cadastros de projetos de coprodução, licenciamento e divulgação.

Como o novo sistema, a apresentação de propostas fica mais simples, assim como o encaminhamento para as áreas específicas, para avaliação. A EBC recebe propostas de pessoas físicas ou jurídicas para a realização de programas artísticos, culturais, jornalísticos e multimídia, e as avalia com base nos orçamentos e perfis das propostas, que devem ser compatíveis com a linha editorial e objetivos da EBC - oferecer mecanismos para o debate público, manter sua finalidade educativa, artística, cultural, informativa, científica e promotora da cidadania, mas também procurando atrair o maior número possível de espectadores.

Os projetos cadastrados no sistema, que apresentem orçamentos compatíveis com o mercado e que estejam de acordo com a linha editorial da EBC farão parte de um banco de projetos, avaliados em fluxo contínuo. As contratações se darão de acordo com as demandas de conteúdo apontadas pelo Comitê de Programação.

Acesse a página www.ebc.com.br/producao e confira a documentação necessária para a apresentação das propostas.



http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/empresa-brasil-de-comunica-o-lan-sistema-de-cadastramento-online-para-projeto

Festival Punto de Vista



Inscrições de produções de qualquer nacionalidade poderão ser realizadas até o dia 30 de setembro

Punto de Vista – Festival Internacional de Documentários de Navarra está com as inscrições abertas até o próximo dia 30 de setembro. Poderão ser inscritas produções de qualquer nacionalidade, sem restrição de tema ou tempo de duração.
Em sua oitava edição, o festival acontece em Pamplona, capital de Navarra, Espanha, de 19 a 24 de fevereiro de 2013.
O objetivo é reunir produções de todo o mundo com suas diferentes formas de captar a realidade de diversos pontos de vista, sempre renovadores, independentes e socialmente comprometidos.
O selecionado como Melhor Filme receberá premiação no valor de 10 mil euros; o Melhor Curta receberá 3,5 mil euros e o vencedor do Prêmio Jean Vigo para Melhor Diretor  ganhará 5,5 mil euros. Também serão concedidos os prêmios de Júri Popular (2,5 mil euros) e até duas Menções Honrosas (1,25 mil euros).
O processo de inscrição é por meio digital, mas é necessário que os filmes selecionados possam ser enviados posteriormente, nos formatos HDCAM, Digital Betacam, blu-ray, 16mm or 35mm. Os realizadores com filmes escolhidos serão notificados até dezembro.
(Texto: Ascom/MinC)




http://www.cultura.gov.br/site/2012/09/25/festival-punto-de-vista/

Prémio Dianova Lusófona 2012


Prémio Dianova Lusófona 2012

Dianova | Lusófona 1ª Edição 2011-12 “Managing Sustainable Noble Causes



Um Prémio para a Educação, Formação e Gestão de Talento destinado à promoção do Desenvolvimento e Crescimento da Economia Social e Solidária
O Prémio Dianova | Lusófona “Managing Sustainable Noble Causes" tem por objectivo geralpremiar e excelência e originalidade da produção de conhecimento científico teórico-práctico que contribua para:
  1. o incremento de eficiência operacional; e
  2. eficácia organizacional e social das Organizações Sem Fins Lucrativos e da Economia Social em Portugal e ainda em Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau e Moçambique.
Adicionalmente, o Prémio tem por objectivos específicos:
  • Contribuir para a mudança construtiva do sector da Economia Social
  • Incrementar a produção científica sobre a Economia Social em Portugal
  • Aumentar e reforçar as sinergias Universidade-Economia Social-restantes Sectores
  • Potenciar benchmarking de Estudos para capacitar as referidas Organizações das áreas social, cultural, educativa, científica, ambiental e cooperação
  • Atrair novos Talentos Profissionais para o sector da Economia Social
Prémio no valor de 1.500 € + publicação de Artigo ou Entrevista na revista EXIT® e em Media de referência, será atribuído por um Júri pluridisciplinar, anualmente, a um aluno de curso de Pós-graduação ou Mestrado da Universidade Lusófona, de nacionalidade portuguesa, angolana, moçambicana, cabo-verdiana, guineense e/ou brasileira, que se tenha destacado por uma Dissertação ou Trabalho de Projecto particularmente relevante e inovadora na área da Economia Social.
Destinatários: Pode concorrer qualquer aluno de curso pós-graduado das áreas de Economia, Gestão, Comunicação, Marketing, Direito, Ciência Política, Administração Social e Pública, Psicologia, Sociologia e Serviço Social, devendo enviar propostas de candidatura ao Prémio sob a forma de Dissertação de Mestrado ou Trabalho de Projecto, que vão ao encontro dos objectivos geral e específicos, até às 15 horas do dia 30 de Setembro de 2012, dirigidas ao Director da Escola de Administração de Lisboa (Universidade Lusófona de Humanidades Tecnologias, Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa).
A cerimónia de Entrega da 1ª Edição do prémio está prevista para Dezembro de 2012 na Universidade Lusófona, Campo Grande, Lisboa.
As propostas de candidatura deverão incluir um curriculum vitae detalhado do candidato, uma explicitação clara (Justificação) da relevância e do carácter inovador do seu contributo social ou científico, o Abstract e a respectiva Dissertação ou Trabalho de Projecto.
Entre a diversidade de temas que pode optar encontram-se (entre muitos outros):
  • Investimento Social e Parceiras Estratégicas, Metodologias e Avaliação de Impacto Social, Metodologias e Avaliação de Impacto de Investimento Social, Responsabilidade Social Corporativa como modelo de gestão aplicado às Organizações Sociais, Sustentabilidade organizacional como modelo de gestão aplicado às Organizações Sociais, Legislação e regulamentação no Terceiro Sector: um novo enquadramento legal actual para o Terceiro Sector / Economia Social e Solidária, Gestão de Mudança e Comunicação de Gestão de Mudança como modelo de gestão aplicado às Organizações Sociais, Comunicação de Causas, Marketing Social e Marketing de Causas Sociais, Filantropia Estratégia e outras Iniciativas Sociais Corporativas, Transparência e Prestação de Contas como elementos de Credibilidade e Diferenciação organizacional, Gestão de Confiança no Terceiro Sector, Modelo de Governance para o Terceiro Sector, Gestão de Reputação de Organizações Sociais, Psicologia da Felicidade / Psicologia Positiva das Organizações Sociais, Gestão da Qualidade nas Organizações Sociais, Gestão de Talentos nas Organizações Sociais, Igualdade e Conciliação vida pessoal-profissional no Terceiro Sector, Impacto do Terceiro Sector na economia nacional (bens não transaccionáveis), Tecnologias de Comunicação como motor de eficiência organizacional, Social Media Management nas Organizações Sociais, Social Media Marketing nas Organizações Sociais, Media Training e Storytelling para Organizações Sociais, Os Mass Media, Jornalismo Positivo e o Terceiro Sector, Lobby e Advocacy junto de Organismos Nacionais e Internacionais, …
A entrega pessoal ou por correio deverá incluir 2 cópias dos elementos referidos anteriormente, até à data limite mencionada previamente. Poderá ainda ser submetida online através do site http://premiodianova.ulusofona.pt igualmente até à data limite.

16º Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira recebe inscrições até 15 de outubro


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Evento acontece em Portugal, de 2 a 9 de dezembro
A 16ª edição do Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira acontece entre os dias 2 e 9 de dezembro no município de Santa Maria da Feira, em Portugal. O evento é uma realização do Cineclube da Feira, com apoio da Biblioteca e da Câmara Municipal de Santa Maria. O festival busca promover um intercâmbio entre o cinema brasileiro e o português. As inscrições vão até dia 15 de outubro.

Serão admitidos para as mostras competitivas apenas curtas ou longas-metragens produzidos em 2011 ou 2012. Os filmes de longa-metragem podem concorrer aos prêmios de Melhor Filme, Melhor ator e Melhor Atriz, Revelação e ao Prêmio Especial do Júri. Já os curtas-metragens podem concorrer apenas aos prêmios de Melhor Filme, Revelação e ao Prêmio Especial do Júri. Além disso, um filme de cada mostra competitiva poderá receber o prêmio dos cineclubes, o prêmio da crítica e o prêmio do público.

Filmes com mais de 30 minutos e menos de 60 minutos também são aceitos, mas apenas poderão participar das mostras especiais não competitivas. O Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira consta do Programa de Apoio à Participação em Festivais Internacionais da ANCINEna linha B (envio de cópia e apoio financeiro). Acesse o regulamento.

Para mais informações sobre o festival, visite o site do Cineclube da Feira ou envie um e-mail para o endereço cineclubedafeira@gmail.com.

CHAMAMENTO para projetos de ENERGIA RENOVÁVEL


REEEP 9th Call for Proposals





REEEP is pleased to announce its 9th programme cycle to support up to 30 projects that—through a range of interventions—will accelerate the deployment of renewable energy and/or energy efficiency technologies. This project call is made possible by the contributions of the Governments of Norway, Switzerland and the United Kingdom.

REEEP 9th Call in Overview

Key facts
  • Will support approximately 30 projects with €4.1 million in total REEEP funds
  • The maximum level of REEEP funding available per project is €150,000; co-funding is strongly encouraged
  • Five thematic topics: scaling up successful business models; supporting off-grid generation; harnessing clean energy in food production; employing clean energy in providing a reliable water supply; opening up energy data in emerging markets
  • More specific topics have also been defined by region – see the Call for Proposalsdocument below
  • Primary priority countries: Brazil, Colombia, China, Ghana, India, Indonesia, Peru, South Africa and Vietnam – secondary priority countries also considered; see full list in the Call for Proposals document
  • Online application process via Project Management Information System (PMIS)
Key dates
  • Initial proposals for new projects due by 21st September 2012 (deadline now passed)
  • Shortlist inviting full proposals will  be published on 11 October 2012
  • Final, full proposals due by 9th November 2012
  • Proposals for replication and scale-up of earlier projects as well as proposals from governments, regulators and development financial institutions follow a one-stage process, with full proposals due by 9th November 2012

The 9th call is made possible by contributions by the Governments of Norway and the United Kingdom, as well as support from Switzerland, a new REEEP donor.
Documentation
The application process itself begins on https://pmis.reeep.org/.  We strongly advise reading the following attached documents before starting:
  • the Call for Proposals, which gives an overview of all aspects of the call in one handy pdf document
  • the Frequently Asked Questions (FAQs) document with the most common technical and application-related queries
  • REEEP Strategy 2012-2015, which gives an overview of where the Partnership is heading over the next several years














Prêmio Culturas Indígenas - 4ª Edição - Raoni Metuktire




SP: Inscrições para Temporada de Projetos 2013 do Paço das Artes



Você que é artista em início de carreira, gostaria de ter seu trabalho exposto no Paço das Artes? Ainda dá tempo de se inscrever na Temporada de Projetos 2013! As inscrições para o programa mais tradicional do 
Paço ficam abertas até o dia 06 de outubro. Para saber como participar, acesse: http://bit.ly/NrvCWC

Curta Carajás: inscrições abertas pra Júri Popular


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Embrapa lança edital para estimular projetos de leitura e de inclusão produtiva entre jovens e agricultores familiares



 
O edital prevê a distribuição de mais de 21 mil publicações
                                          

 
Iniciativa conjunta entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) lança edital para selecionar projetos de incentivo à leitura e à inclusão produtiva de jovens rurais e agricultores familiares, por intermédio das Minibibliotecas.
 
O edital com a primeira Chamada Pública das Minibibliotecas é uma ação inédita da Embrapa e objetiva atender escolas rurais, institutos federais de educação, escolas de educação por alternância, secretarias municipais e organizações privadas sem fins lucrativos dos municípios que compõem 14 territórios da cidadania atendidos pelas ações do Plano Brasil sem Miséria nos nove estados nordestinos.
 
Com inscrições abertas até 19 de outubro, o edital prevê a seleção de 175 projetos que apresentem propostas para duas linhas temáticas, incentivo à leitura – com foco na inclusão produtiva de jovens, mulheres, agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhas –, e capacitação e inclusão produtiva no meio rural, esta última com enfoque principalmente nas ações de educação não formal no meio rural, de cursos técnicos e em apoio aos agricultores que atuam com programas
governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
Cada projeto selecionado receberá uma Minibiblioteca contendo um kit expositor, livros, cartilhas, vídeos e CDs produzidos pela Embrapa e que totalizam 21 mil exemplares de publicações impressas, 12 mil vídeos e 28 mil áudios com informações tecnológicas e conhecimentos gerados pela pesquisa sobre práticas agrícolas sustentáveis, meio ambiente, segurança alimentar e agroindústria familiar para jovens rurais estudantes de escolas públicas, agricultores familiares, pescadores artesanais e comunidades tradicionais.
 
Para submeter propostas ao edital, as organizações interessadas devem estar em funcionamento nos municípios dos seguintes territórios da cidadania: Irecê (BA), Velho Chico (BA), Alto Sertão (SE), Agreste (AL), Sertão do Araripe (PE), Borborema (PB), Alto Oeste (RN), Inhamuns Crateús (CE), Cariri (CE), Vale do Guaribas (PI), Baixo Parnaíba (MA), Cocais (MA), Serra Geral (Janaúba, MG), além do município de Campo Formoso que faz parte do território Piemonte Norte do Itapicuru (BA). 
 
De acordo com o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, esta é uma oportunidade de as escolas, associações de agricultores e prefeituras desses municípios serem atendidas mais rapidamente e, “para o próximo ano, a nossa expectativa é poder ampliar as chamadas para outras regiões do Brasil”, prevê Amaral.
 
       
O acervo é formado por 120 títulos de publicações impressas, 80 reportagens do programa Dia de Campo na TV e 160 áudios do programa radiofônico Prosa Rural, produzidos semanalmente pela Embrapa.
       
O edital pode ser acessado na íntegra na página inicial do projeto Minibibliotecas, pelo endereço:www.embrapa.br/minibibliotecas
 
Serviço
 
Chamada Pública n° 01/2012 das Minibibliotecas Seleção de Projetos de Incentivo à Leitura e à Inclusão Produtiva, na Perspectiva da Promoção do Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural, com o Uso de Minibibliotecas Plano Brasil Sem Miséria.
 
 
Prazos
 
Até 19 de outubro – envio de propostas;
Até 20 de novembro – data limite para o envio da documentação expressa no subitem 9.3.1 do Edital;
5 de dezembro – publicação do Resultado da Seleção Final.
 
 
 
Texto e contato
Selma Beltrão (JP 2490 DF)
Contatos: (61) 3448 2493   
E-mail: selma@sct.embrapa.br


9º Salão de Artes do SESC Amapá


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FESTIM abre convocatória para recebimento de propostas de apresentação de espetáculos/performances em miniatura


Com o objetivo de fomentar a diversidade das linguagens o FESTIM abre convocatória para recebimento de propostas de apresentação de espetáculos/performances em miniatura e convocatória para vivências em produção cultural, fotografia e registros audiovisuais
FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura é uma iniciativa do Grupo Girino Teatro de Animação e conta com uma programação composta por espetáculos, performances, mostra de vídeos, exposição, oficina, debate e lançamento da revista Anima.
O Festival promove as novas possibilidades do teatro de animação e da relação com o público. O Teatro em Miniatura é um convite a experimentar o que há de poético e mágico nos pequenos objetos. A partir desses micros universos, o público se aproxima e se torna mais cúmplice, íntimo. Um Festival para todas as idades que evoca as potencialidades da arte da miniatura.

Inscrições até 23/09/2012
Mais informações: www.grupogirino.com.br

Oficina de capacitação e contação de histórias da coleção diferenças no Recife




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Edital nº 22/2012 – Credenciamento para Ministrantes de Oficinas em Artes Cênicas


O Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura –
SEDAC/RS, tendo em  vista  o Projeto Caminhos Cênicos, desenvolvido pelo
Instituto Estadual de Artes cênicas - IEACEN, torna público que estão abertas
aos interessados, de  22/08 a  05/10/2012, as inscrições para
CREDENCIAMENTO DE MINISTRANTES DE OFICINAS DE  ARTES
CÊNICAS (CIRCO, DANÇA E TEATRO),  para integrar o Cadastro de
Oficineiros da SEDAC/RS, na forma estabelecida neste EDITAL E SEUS
ANEXOS, com fulcro no artigo 25, caput, da Lei Federal n° 8.666/93e  em
conformidade com o disposto no Expediente Administrativo n° 1790-1100/12-3.
Este Edital e seus Anexos estão disponíveis, na íntegra, nos sites
www.cultura.rs.gov.br e www.ieacen.posterous.com, ou para cópia na sede do
IEACEN, na Rua dos Andradas, 736 – 2º andar – Centro, em Porto Alegre, de
terças a sextas-feiras, das 10h às 12h, e das 14h às 17h.
1. DO OBJETO
1.1 - O presente edital tem como objeto a seleção de oficineiros  (pessoa
jurídica e pessoa física)  para  ministrarem oficinas de Artes Cênicas  - Circo,
Dança e Teatro, em municípios do interior do Estado no âmbito do Projeto
Caminhos Cênicos, desenvolvido pelo IEACEN.
1.2 - As propostas de oficinas devem obrigatoriamente contemplar uma das
três seguintes áreas: Circo, Dança ou Teatro e serão desenvolvidas em
municípios do Estado do RS no  valor unitário de R$ 900,00 (novecentos
reais).
1.3 - As oficinas devem ter carga horária total de 8 horas, divididas em dois
dias (aulas de 4h) em datas e cidades a serem definidas pelo IEACEN, quando
da contratação.
1.4 - As oficinas terão como público alvo artistas, professores, comunidade e
interessados nas artes cênicas em geral.
1.5 – As despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos oficineiros
correrão  por conta do Município que solicitar a oficina, conforme definido no
Projeto Caminhos Cênicos.
2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
2.1 - Poderão se inscrever para se cadastrar através do presente EDITAL DE
CREDENCIAMENTO, pessoas físicas e pessoas jurídicas, que possuam DRT                                                                                
2
(registro profissional) e experiência comprovada na área. Como não existe
formação acadêmica na área de Circo, os interessados, ao invés da DRT,
deverão comprovar formação na área com a apresentação de certificados de
cursos.
2.2 - Não poderão ser cadastradas por este CREDENCIAMENTO as pessoas
físicas que sejam funcionários públicos estaduais e as pessoas jurídicas das
quais participe, de qualquer forma, empregado ou servidor público que integre
a Administração Pública Direta ou Indireta. Não poderão se cadastrar pessoas
físicas ou jurídicas que tenham restrições de contratar com a SEDAC/RS ou
com a Administração Pública Estadual.
2.3 – A vedação do item anterior inclui, para pessoas físicas, não ser parente
consangüíneo ou afim, nem cônjuge ou companheiro, até o 2° grau, de
servidores efetivos ou comissionados do quadro de servidores da
Administração Pública Direta ou Indireta. Para pessoas jurídicas, impõe-se a
comprovação de que não há em seus quadros integrantes com esta vedação.
2.4 – A vedação do item 2.2 aplica-se também aos oficineiros a serem
contratados, nos casos de pessoa jurídica.



. DAS INSCRIÇÔES
4.1 - As inscrições serão realizadas entre os dias 22 de agosto a 05 de outubro
de 2012, das seguintes formas:
a) presencialmente: no Instituto Estadual de Artes Cênicas, Rua dos Andradas,
736, 2º andar, Bairro Centro, Porto Alegre, CEP 90020-004, das 10h às 12h e
das 14 às 17h, de terças a sextas;
b) pelo correio: via sedex, para o endereço referido no subitem 4.1, “a”, sendo
considerada a data de postagem como a data de inscrição.

Mais detalhes:
http://www.cultura.rs.gov.br/v2/wp-content/uploads/2012/08/EDITAL-DE-CREDENCIAMENTO-OFICINAS-CAMINHOS-CENICOS.pdf

Edital de Ocupação de Teatros da CCMQ/2013 no RS


Edital:

Anexo:



http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2012/09/edital-de-ocupacao-de-teatros-da-ccmq2013/

Inscrições para Edital de Seleção para Pontos de Cultura de Roraima

Lançado segundo Edital de Seleção para os Pontos de Cultura
Em Roraima, nove Pontos de Cultura desenvolvem atividades nas mais diversas áreas como dança, música e teatro
Por - Redação I 17/09/2012 - 18:05 -
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Fotos: Divulgação
O montante de recursos repassados às instituições que tiverem projetos selecionados será na ordem de até R$ 180 mil reais em três anos

As instituições da sociedade civil que desejarem participar da seleção para implementação dos Pontos de Cultura no Estado no âmbito do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, terão até o dia 31 de outubro de 2012 para apresentar propostas para serem avaliadas. Estão sendo disponibilizados dois Pontos de Cultura: um para atender a Capital Boa Vista e outro para a região Sul do Estado.

Os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade e o Estado, possibilitando o desenvolvimento de ações culturais que contribuem para a inclusão social, construção da cidadania e fortalecimento das identidades culturais.

Em Roraima, oito Pontos de Cultura desenvolvem ações culturais em várias áreas como teatro, poesia, dança e música. Os interessados integrar dessa rede precisam encaminhar suas propostas em envelope lacrado para a Unidade de Cultura da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD), acompanhada dos documentos exigidos em edital.

O referido edital contento todas as informações está disponibilizado no site www.educacao.rr.gov.br no link Editais. Poderão participar da seleção, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural (associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias entre outras).

Entre os documentos exigidos estão: Atestado de realização de atividades culturais, cópia do CNPJ da instituição, do Estatuto da instituição, Ata de posse ou de eleição da diretoria da instituição, entre outros. A Seleção será realizada mediante análise dos documentos entregues e avaliação técnica e de mérito do projeto.

“Em breve iremos realizar um seminário para orientar e sanar possíveis dúvidas dos produtores culturais a respeito da elaboração das propostas”, informou a coordenadora da rede do Estado de Ponto de Cultura, Rosângela Costa.

RECURSOS

O montante de recursos repassados às instituições que tiverem projetos selecionados será na ordem de até R$ 180 mil reais em três anos. A verba será depositada em conta bancária aberta especificamente para o projeto. O valor anual a ser transferido será de disponibilizados da seguinte forma: em 2012-2013: R$ 24 mil em capital e R$ 36 mil em custeio; 2013-2014: R$ 12 mil em capital e R$ 48 mil em custeio.

E em 2014-2015: R$ 12 mil em capital e R$ 48 mil em custeio. Sendo que as despesas de custeio são aquelas que não aumentam o patrimônio da instituição, ou seja, são utilizadas com a realização de atividades ou execução de serviços. Outras informações poderão ser obtidas por meio do telefone 3621-3577, ou pelo correio eletrônico pontodeculturaroraima@educacao.rr.gov.br e pontororaima@gmail.com.

fonte: 
http://www.bvnews.com.br/noticia.php?intNotID=613

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