Esperançar!!!
Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro
Que coisa não vai dar pé,
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segunda-feira, 27 de maio de 2013
Programa de Qualificação nos Circos abre inscrições para dois editais
FUNCEB vai premiar três circos com R$ 50 mil e com a oportunidade de receber artistas selecionados para realização de atividades formativas, visando à qualificação técnica dos circos e experiência itinerante de circenses
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o Programa de Qualificação nos Circos, que reúne dois editais: o de Premiação dos Circos Itinerantes, que recebe inscrições até 4 de julho, e o de Oficinas e Atividades de Intercâmbio nos Circos Itinerantes, com prazo até 5 de julho. Em conjunto, os dois concursos vão promover uma interlocução entre o Novo Circo e o Circo Tradicional na Bahia, selecionando três circos itinerantes de lona para receber, cada um, um aporte de R$ 50 mil, além da oportunidade de sediar ações formativas propostas por profissionais circenses atuantes no estado, dos quais cinco serão escolhidos. Os editais e seus anexos podem ser acessados no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.Este Programa consolida uma iniciativa realizada em 2012, quando uma Chamada Pública da FUNCEB se voltou ao mesmo foco, respondendo aos diagnósticos doMapeamento e Memória do Circo na Bahia, feito através de viagens por toda a Bahia no contato direto com os circenses, num trabalho de pesquisa iniciado em 2007. OMapeamento, que já contabilizou 56 companhias, evidenciou uma carência de qualificação técnica dos artistas que circulam pelo interior baiano, inclusive pela dificuldade de seus integrantes frequentarem cursos fora dos circos, pela natureza nômade de sua existência. Este fator é decisivo para as deficiências dos espetáculos apresentados e a consequente restrição de público, impactando na receita dos circos itinerantes e na qualidade de vida de quem os mantém. Por outro lado, o Mapeamento também demonstra que os artistas que atuam nas trupes e companhias estabelecidas nas grandes cidades possuem mais acesso às novas informações, métodos e tecnologias, porém não detêm os saberes referentes à itinerância.
Tendo em vista esta realidade e os resultados obtidos no ano passado diante deste desafio, o Programa busca suprir parte destas deficiências com novas formas de fomentar a arte circense no estado. Para tanto, o ganho orçamentário foi expressivo: dos R$ 119.160,00 de 2012, houve um aumento de mais de 80%, agora somando R$ 214.875,00. Este aporte engrandece especialmente o prêmio a ser concedido aos circos, que passa de R$ 9 mil para R$ 50 mil. Assim, o Programanão apenas oportuniza um intercâmbio providencial para qualificar o circo itinerante – ou Circo Tradicional – e possibilitar aos artistas do Novo Circo a vivência da itinerância, como também oferece aos circos recursos financeiros que poderão ser aplicados, por exemplo, na aquisição de equipamentos de som, iluminação, ferragens ou a tão sonhada lona, a depender das necessidades. Além disso, oPrograma de Qualificação nos Circos prevê para 2013 novas ações para os circos acompanhados no ano anterior.
Através do Edital de Oficinas e Atividades de Intercâmbio nos Circos Itinerantes, cinco representantes do Novo Circo – um palhaço, um diretor de espetáculo circense, um produtor, um técnico em números aéreos e um técnico em números de solo – serão selecionados para ministrar aulas durante 15 dias nos três circos itinerantes contemplados pelo Edital de Premiação dos Circos Itinerantes, prevendo a realização de um espetáculo de encerramento com cada um deles. Cada um dos oficineiros vai receber o valor bruto de R$ 12.975,00, referente a cachê e despesas relacionadas à totalidade das ações.
Inscrições – Para ambos os editais, podem participar pessoas jurídicas do campo artístico-cultural ou pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, além de estrangeiros com situação de permanência legalizada, domiciliados na Bahia. Os concursos apenas se restringem àqueles que fizerem parte das suas comissões, bem como seus parentes até 2º grau e cônjuges, ou a servidores da SecultBA e suas vinculadas – funcionários públicos de outros órgãos do Estado estão habilitados à concorrência.
Para o Edital de Oficinas e Atividades de Intercâmbio nos Circos Itinerantes, as inscrições são feitas exclusivamente através de formulário online, disponível no site da FUNCEB. Já para o Edital de Premiação dos Circos Itinerantes, as inscrições são exclusivamente via Correios, através do serviço Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento, com envio dos documentos exigidos na minuta.
Programa de Qualificação nos Circos
Edital de Premiação dos Circos Itinerantes
Seleção de: três circos itinerantes
Modo de inscrição: exclusivamente via Correios, através do serviço Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento
Até quando: 4 de julho de 2013
Edital de Oficinas e Atividades de Intercâmbio nos Circos Itinerantes
Seleção de: cinco artistas do Novo Circo
Modo de inscrição: exclusivamente através de formulário online, disponível no site da FUNCEB
Até quando: 5 de julho de 2013
Quanto: Gratuito
Site: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Informações: circo@funceb.ba.gov.br ou pelo telefone 71 3324-8517, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br/2013/05/27/programa-de-qualificacao-nos-circos-abre-inscricoes-para-dois-editais/
Mais Cultura nas Escolas
Para expandir a formação básica de brasileiros e brasileiras além dos muros escolares e ampliar o repertório de formação cultural de estudantes, professores e comunidades escolares, o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC) lançaram, na tarde da última terça-feira, 21, o Mais Cultura nas Escolas. O Programa vai possibilitar a artistas e iniciativas culturais a elaboração de projetos em parceria com escolas públicas, em todo o país, dialogando com suas propostas pedagógicas. As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola durante o ano letivo, por no mínimo 6 meses e no máximo dez.
O programa, que investirá R$ 100 milhões em 2013 para financiar 5 (cinco) mil projetos, é uma parceria entre os dois ministérios que visa potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.
A intenção é inserir a Cultura no cotidiano dos alunos de forma a criar uma integração com a comunidade. "Queremos que os agentes culturais que vivem nas proximidades das escolas as procurem, em todos os cantos do Brasil. Quem vai decidir quem pode ou não entrar são os diretores, mas o mais interessante é dar incentivo e apoiar esses produtores de Cultura a ir adiante, aprimorar a sua arte passando isso aos estudantes", afirmou a ministra da Cultura.
Cada um dos contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil. Os valores serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).
Estão aptas a se inscrever 34 mil escolas da rede pública de todo o país, ativas nos Programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador" (MEC). Todos os projetos receberão pareceres de especialistas referentes à qualidade cultural e serão homologados por comissão interministerial.
Os projetos culturais serão orientados por eixos temáticos propostos pelo Mais Cultura nas Escolas, voltados, entre outros temas, para a criação e circulação de teatro, audiovisual, música, dança, artes visuais, circo; diálogos com tradições orais, culturas indígenas e cultura afrobrasileira; residência e experimentação artística nas escolas; atividades em museus, pontos de cultura, cinema e outros espaços culturais.
Inscrições
Todas as escolas públicas do Mais Educação e Ensino Médio Inovador, contempladas em 2012, além de artistas e iniciativas culturais, poderão inscrever e enviar projetos do Mais Cultura nas Escolas via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) - http://simec.mec.gov.br/ . O processo de avaliação será conduzido pelo MinC e pelo MEC.
Universidade das Artes
Durante o lançamento do Programa Mais Cultura nas Escolas também foi anunciada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com representantes dos dois ministérios para elaborar o projeto da Universidade das Artes, uma instituição de ensino que formará profissionais das artes e da cultura voltados ao desenvolvimento da Economia Criativa.
O grupo terá 100 dias para elaborar o projeto da nova universidade, que deverá ser instalada em um município selecionado por meio de edital público. A Secretaria da Economia Criativa (SEC) e a Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura integram o grupo.
A Universidade das Artes deverá contemplar a produção cultural em sentido amplo, englobando áreas como design, moda, gastronomia, cinema, audiovisual, artes plásticas, visuais e digitais e literatura entre outras.
A secretária da Economia Criativa ressalta que a nova universidade incluirá, também, áreas ainda não atendidas pelo ensino superior e dará ao profissional da cultura uma qualificação em "nível internacional". Segundo ela, a demanda por esses profissionais é "crescente" no mundo.
"Isso é revolucionário, é o Brasil colocando os dois pés no século 21, formando e capacitando seus artistas, produtores, gestores públicos e privados e empreendedores das áreas criativas", afirma.
A Universidade das Artes deverá contemplar a produção cultural em sentido amplo, englobando áreas como design, moda, gastronomia, cinema, audiovisual, artes plásticas, visuais e digitais e literatura entre outras.
Para o secretário substituto de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, o projeto é uma iniciativa louvável do Mec mostrando que essa parceria educação e cultura vem consolidar um caminho duradouro.
A diretora de Educação e Comunicação da SPC, lembrou que a Universidade das Artes contribuirá consideravelmente para o alcance da meta 16 do Plano Nacional de Cultura.A meta prevê um aumento, até 2020, em 200% de vagas de graduação e pós-graduação nas áreas de conhecimento relacionadas às linguagens artísticas, patrimônio cultural e demais áreas da cultura.
http://cultura.se.gov.br/destaques/minc-e-mec-lancam-mais-cultura-nas-escolas
(Fonte: Ascom/MinC)
O programa, que investirá R$ 100 milhões em 2013 para financiar 5 (cinco) mil projetos, é uma parceria entre os dois ministérios que visa potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.
A intenção é inserir a Cultura no cotidiano dos alunos de forma a criar uma integração com a comunidade. "Queremos que os agentes culturais que vivem nas proximidades das escolas as procurem, em todos os cantos do Brasil. Quem vai decidir quem pode ou não entrar são os diretores, mas o mais interessante é dar incentivo e apoiar esses produtores de Cultura a ir adiante, aprimorar a sua arte passando isso aos estudantes", afirmou a ministra da Cultura.
Cada um dos contemplados vai dispor de valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil. Os valores serão repassados diretamente às escolas via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).
Estão aptas a se inscrever 34 mil escolas da rede pública de todo o país, ativas nos Programas "Mais Educação" e "Ensino Médio Inovador" (MEC). Todos os projetos receberão pareceres de especialistas referentes à qualidade cultural e serão homologados por comissão interministerial.
Os projetos culturais serão orientados por eixos temáticos propostos pelo Mais Cultura nas Escolas, voltados, entre outros temas, para a criação e circulação de teatro, audiovisual, música, dança, artes visuais, circo; diálogos com tradições orais, culturas indígenas e cultura afrobrasileira; residência e experimentação artística nas escolas; atividades em museus, pontos de cultura, cinema e outros espaços culturais.
Inscrições
Todas as escolas públicas do Mais Educação e Ensino Médio Inovador, contempladas em 2012, além de artistas e iniciativas culturais, poderão inscrever e enviar projetos do Mais Cultura nas Escolas via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) - http://simec.mec.gov.br/ . O processo de avaliação será conduzido pelo MinC e pelo MEC.
Universidade das Artes
Durante o lançamento do Programa Mais Cultura nas Escolas também foi anunciada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com representantes dos dois ministérios para elaborar o projeto da Universidade das Artes, uma instituição de ensino que formará profissionais das artes e da cultura voltados ao desenvolvimento da Economia Criativa.
O grupo terá 100 dias para elaborar o projeto da nova universidade, que deverá ser instalada em um município selecionado por meio de edital público. A Secretaria da Economia Criativa (SEC) e a Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura integram o grupo.
A Universidade das Artes deverá contemplar a produção cultural em sentido amplo, englobando áreas como design, moda, gastronomia, cinema, audiovisual, artes plásticas, visuais e digitais e literatura entre outras.
A secretária da Economia Criativa ressalta que a nova universidade incluirá, também, áreas ainda não atendidas pelo ensino superior e dará ao profissional da cultura uma qualificação em "nível internacional". Segundo ela, a demanda por esses profissionais é "crescente" no mundo.
"Isso é revolucionário, é o Brasil colocando os dois pés no século 21, formando e capacitando seus artistas, produtores, gestores públicos e privados e empreendedores das áreas criativas", afirma.
A Universidade das Artes deverá contemplar a produção cultural em sentido amplo, englobando áreas como design, moda, gastronomia, cinema, audiovisual, artes plásticas, visuais e digitais e literatura entre outras.
Para o secretário substituto de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, o projeto é uma iniciativa louvável do Mec mostrando que essa parceria educação e cultura vem consolidar um caminho duradouro.
A diretora de Educação e Comunicação da SPC, lembrou que a Universidade das Artes contribuirá consideravelmente para o alcance da meta 16 do Plano Nacional de Cultura.A meta prevê um aumento, até 2020, em 200% de vagas de graduação e pós-graduação nas áreas de conhecimento relacionadas às linguagens artísticas, patrimônio cultural e demais áreas da cultura.
http://cultura.se.gov.br/destaques/minc-e-mec-lancam-mais-cultura-nas-escolas
(Fonte: Ascom/MinC)
Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, na Espanha, recebe inscrições
O Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, na Espanha, recebe inscrições de filmes até o dia 18 de setembro, e de projetos com potencial de coprodução até o dia 15 de agosto.
http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/inscri-es-abertas-para-o-festival-de-cinema-ibero-americano-de-huelva-na-espa
http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/inscri-es-abertas-para-o-festival-de-cinema-ibero-americano-de-huelva-na-espa
Cultne - Acervo Digital de Cultura Negra
Cultne - Acervo Digital de Cultura Negra e outros pontos de vista sobre a história brasileira.
Além de assistir, você pode se cadastrar e baixar todo o conteúdo utilizando livremente o material em edições jornalísticas, projetos estudantis, ou qualquer atividade sem fins lucrativos, desde que citada a fonte.
mais: http://www.cultne.com.br/
Oficinas Gratuitas em diversas áreas do audiovisual
SP - Gratuitas e em diversas áreas do audiovisual (roteiro, fotografia, edição, direção, produção, etc).
Necessário fazer inscrição.
mais: http://
3º Salão Nacional de Divulgação Científica
Com fomento também para inovação artística e cultural.
Visa receber trabalhos acadêmicos de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de todos os estados e instituições de ensino e pesquisa do país, sendo estes provenientes de estudos diversos, em andamento ou concluídos, reflexões e relatos de experiência relacionados ao fomento da inovação científica, social, artística e cultural e a estas enquanto produto ou processo.
mais: http://www.anpg.org.br/
Festival de idéias inscreve
SP – FESTIVAL DE IDEIAS.
Para participar é só chegar lá na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207 Vila Mariana) às 09h do dia 12 de junho.
A entrada é franca.
Para inscrever sua ideia (só se você quiser): vá para o site http://festivaldeideias.org/ (prazo até 31 de maio)
Para participar é só chegar lá na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207 Vila Mariana) às 09h do dia 12 de junho.
A entrada é franca.
Para inscrever sua ideia (só se você quiser): vá para o site http://festivaldeideias.org/ (prazo até 31 de maio)
Convocatoria al III Encontro de Artistas Novos “Cidade da Cultura”
Santiago de Compostela, Galicia, España. Hasta el 5 de julio de 2013. 15h
Convocatoria al III Encontro de Artistas Novos “Cidade da Cultura”
Del 9 al 13 de septiembre de 2013.
http://www.cidadedacultura.org
http://hipermedula.org/2013/05/convocatoria-artistas-cidade-da-cultura/
Convocatoria al III Encontro de Artistas Novos “Cidade da Cultura”
Del 9 al 13 de septiembre de 2013.
http://www.cidadedacultura.org
Bases Completas Aquí!
Formulario de Inscripción Aquí!
http://hipermedula.org/2013/05/convocatoria-artistas-cidade-da-cultura/
Prêmios Culturais do Sesc-DF
Interessados em participar dos Prêmios Culturais do Sesc-DF: preparem-se. A instituição abriu concurso cultural que seleciona os melhores em Literatura, Música, Fotografia e Pintura em Tela.
O Sesc-DF busca, com esses prêmios, revelar novos talentos, além de incentivar a produção artística.
As categorias do concurso cultural do Sesc-DF são os Prêmios Sesc de Música Tom Jobim, de Pintura em Tela Cândido Portinari, de Fotografia Marc Ferrez, de Contos Machado de Assis, de Contos Infantis Monteiro Lobato, de Poesia Carlos Drummond de Andrade e de Crônicas Rubem Braga.
No ano passado o Sesc-DF recebeu um número recorde de inscritos, com mais de mil participantes. Neste ano, o Sesc-DF distribuirá um total de R$ 44 mil aos vencedores.
Candidatos de todo o Brasil podem participar, com exceção do Prêmio de Pintura em Tela, que é restrito ao Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até julho, dependendo da categoria escolhida. Os regulamentos contendo as orientações sobre os prêmios podem ser acessados abaixo. Confira e participe!
http://sesc.sistemafecomerciodf.com.br/portal/index.php/outros/2127-premios-culturais-sesc-abre-
inscricoes
O Sesc-DF busca, com esses prêmios, revelar novos talentos, além de incentivar a produção artística.
As categorias do concurso cultural do Sesc-DF são os Prêmios Sesc de Música Tom Jobim, de Pintura em Tela Cândido Portinari, de Fotografia Marc Ferrez, de Contos Machado de Assis, de Contos Infantis Monteiro Lobato, de Poesia Carlos Drummond de Andrade e de Crônicas Rubem Braga.
No ano passado o Sesc-DF recebeu um número recorde de inscritos, com mais de mil participantes. Neste ano, o Sesc-DF distribuirá um total de R$ 44 mil aos vencedores.
Candidatos de todo o Brasil podem participar, com exceção do Prêmio de Pintura em Tela, que é restrito ao Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até julho, dependendo da categoria escolhida. Os regulamentos contendo as orientações sobre os prêmios podem ser acessados abaixo. Confira e participe!
http://sesc.sistemafecomerciodf.com.br/portal/index.php/outros/2127-premios-culturais-sesc-abre-
inscricoes
Concuso de Bolsas da Casa Rui Barbosa 2013
Concurso de bolsas 2013
→ A Fundação @CasaRuiBarbosa (#FCRB) lançou edital oferecendo bolsas de pesquisa, variando da iniciação científica a bolsas para profissionais com graduação completa, mestrado ou doutorado. As áreas disciplinares incluem um largo espectro das ciências humanas e das sociais aplicadas, além de letras e artes, museologia, arquivologia, biblioteconomia, arquitetura e conservação e restauração.
► As inscrições para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área de Cultura vão até 27 de maio de 2013 e só podem ser feitas por correio por serviço de encomenda expressa (Sedex ou similar).
• As entrevistas ocorrerão de 24 de junho a 5 de julho. O resultado será publicado até 15 de julho. Os novos bolsistas começarão seus trabalhos no dia 1º de agosto de 2013 ou de acordo com o cronograma de execução do respectivo projeto.
▼ http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=notícias&ID_M=2531
→ A Fundação @CasaRuiBarbosa (#FCRB) lançou edital oferecendo bolsas de pesquisa, variando da iniciação científica a bolsas para profissionais com graduação completa, mestrado ou doutorado. As áreas disciplinares incluem um largo espectro das ciências humanas e das sociais aplicadas, além de letras e artes, museologia, arquivologia, biblioteconomia, arquitetura e conservação e restauração.
► As inscrições para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área de Cultura vão até 27 de maio de 2013 e só podem ser feitas por correio por serviço de encomenda expressa (Sedex ou similar).
• As entrevistas ocorrerão de 24 de junho a 5 de julho. O resultado será publicado até 15 de julho. Os novos bolsistas começarão seus trabalhos no dia 1º de agosto de 2013 ou de acordo com o cronograma de execução do respectivo projeto.
▼ http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=notícias&ID_M=2531
Edital selecionará um ou mais espetáculos para ocupar o espaço do TUSP
Edital selecionará um ou mais espetáculos para ocupar o espaço do TUSP no período entre 01 de agosto e 29 de setembro, de quinta a domingo.
As inscrições serão aceitas até 06 de junho, na secretaria do TUSP, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou enviadas pelo correio, com data de postagem até 04 de junho.
www.usp.br
As inscrições serão aceitas até 06 de junho, na secretaria do TUSP, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou enviadas pelo correio, com data de postagem até 04 de junho.
www.usp.br
Abertas inscrições para o 19º Salão Anapolino de Arte - até 10/06
GO - As inscrições para o 19º Salão Anapolino de Arte estão abertas.
Vinte trabalhos serão para integrar uma mostra e três serão contemplados com prêmios nos valores de R$5 mil e R$3 mil.
mais: http://
Concurso na Faculdade de Artes do Paraná - FAP
Professor de Música
Mestrado em música ou Mestrado em Educação e Graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em música ou Licenciatura em música. Experiência comprovada d...e atuação como professor de música na educação básica de no mínimo 06 meses.
Remuneração: R$ 2.036,81 a R$ 5.151,02 em regime de 40h.
Inscrições até 29 de Maio
Mestrado em música ou Mestrado em Educação e Graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em música ou Licenciatura em música. Experiência comprovada d...e atuação como professor de música na educação básica de no mínimo 06 meses.
Remuneração: R$ 2.036,81 a R$ 5.151,02 em regime de 40h.
Inscrições até 29 de Maio
Dia da Animação inscreve para seleção de curtas
{ DIA DA ANIMAÇÃO } Estão abertas as inscrições, até 31/5, para a seleção de curtas do evento que acontece em 28/10 http://ow.ly/lpD99
segunda-feira, 13 de maio de 2013
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Inscrições para o Prêmio Paraná de Literatura 2013
Concurso de literatura dá prêmio de R$ 40 mil a três escritores
Além do prêmio em dinheiro, autores selecionados terão obra publicada
TAGS: Biblioteca Pública do Paraná, Concurso, conto, Livros, Poesia, prêmio, Prêmio Paraná de Literatura, romance
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paraná de Literatura 2013. Lançado pela Biblioteca Pública do Paraná, o concurso selecionará três livros inéditos em três categorias: romance, contos e poesia
Além de receber R$ 40 mil, os vencedores terão sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná com tiragem de mil exemplares. Os premiados ganham, ainda, 100 cópias de seus livros, e poderão reeditar seus trabalhos por outras editoras.
Em 2012, a primeira edição do concurso teve cerca de 900 obras inscritas. As obras vencedoras foram Sergio Y vai à América, romance de Alexandre Vidal Porto; Papis et circensis, livro de contos de José Roberto Torero e As Maçãs de antes, compilação de poesias de Lila Maia.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de julho. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.
Prêmio Paraná de Literatura 2013
Info.: Edital e informações bpp.pr.gov.br e seec.pr.gov.br
fonte:
http://revistacult.uol.com.br/home/2013/05/concurso-de-literatura-da-premio-de-r-40-mil-a-tres-escritores/
sábado, 4 de maio de 2013
Oportunidade de crowdfunding: Barca das Letras dos rios da Amazônia ao Altiplano Boliviano - até 7/05
Querid@ amig@, sou o idealizador e mantenedor voluntário deste Blog Editais de Cultura que serve de apoio a todos nós, fazedores de cultura viva. Apresento-lhes a seguir uma oportunidade de ajudar este fazedor cultural e incentivador da leitura e cultura viva em comunidades ribeirinhas da Amazônia, e, também de outras regiões do Brasil. Precisamos da sua colaboração financeira(R$) para levar a nossa Biblioteca Itinerante Barca das Letras, o palhaço Ribeirinho(meu personagem) e a Cultura Viva das comunidades ribeirinhas da Amazônia até La Paz(Bolívia), para participar do I Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária, que ocorrerá de 17 a 22 de maio de 2013.
Estamos utilizando o sistema de financiamento coletivo(crowdfundig) por meio do site Alteridade(http://alteridade. com/) do amigo e idealizador dos Pontos de Cultura, o Celio Turino. Funciona assim, para cada contribuição financeira que você dá(R$30,00 ou R$100,00 ou R$300,00 ou R$800,00 ou R$1.500,00), você receberá uma recompensa, caso a meta de R$6.000,00 seja alcançada até 7 de maio próximo.
Então vamos lá, contamos muito com todos vocês que utilizam este blog para também captar recursos para suas próprias ações ou de seus grupos ou de suas comunidade. Toda ajuda é muito bem vinda e nos dará força-energia positiva para continuarmos mantendo este serviço-blog Editais de Cultura voluntário e as ações da Biblioteca Itinerante Barca das Letras, por um mundo melhor, mais humano, justo e solidário, com muita leitura e cultura viva comunitária para tod@s, da Amazônia à La Paz!!! Afinal, a vida é feita de trocas voluntárias de amor e gentilezas!
Assista o vídeo-explicativo e contribua:
Mui grato antecipadamente pela sua gentileza!!! Nossas amadas crianças ribeirinhas, quilombolas, agroextrativistas, indígenas, pescadores artesanais já beneficiadas nestes cinco anos de trabalho voluntário e amoroso, agradecem e engrandecem!!!
abraços fraternos,
Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254 - Tim Brasília
abraços fraternos,
Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254 - Tim Brasília
III Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
"III PRÊMIO DE FOTOGRAFIA - CIÊNCIA & ARTE" - CNPQ.
Tem como objetivos fomentar a produção de imagens com
a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.
...
Tem como objetivos fomentar a produção de imagens com
a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.
...
Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, também podem se inscrever estrangeiros com visto permanente no Brasil.
O Prêmio é atribuído de acordo com as seguintes categorias:
1 – IMAGENS PRODUZIDAS POR CÂMERAS FOTOGRÁFICAS.
O Prêmio é atribuído de acordo com as seguintes categorias:
1 – IMAGENS PRODUZIDAS POR CÂMERAS FOTOGRÁFICAS.
2 – IMAGENS PRODUZIDAS POR INSTRUMENTOS ESPECIAIS (ÓPTICOS, ELETROMAGNÉTICOS, ELETRÔNICOS).
As premiações consistem de importância em dinheiro para os premiados por categoria.
1º lugar - R$ 8.000,00 (oito mil reais)
2º lugar - R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
3º lugar - R$ 2.000,00 (dois mil reais)
As premiações consistem de importância em dinheiro para os premiados por categoria.
1º lugar - R$ 8.000,00 (oito mil reais)
2º lugar - R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
3º lugar - R$ 2.000,00 (dois mil reais)
Concurso Público para Prefeitura de Tigrinhos(SC) - monitor de música
Tigrinhos - SC. Concurso na Prefeitura.
Monitor de Música
2º grau completo com formação na área específica. (A comprovação da notória habilidade, experiência ou formação na área específica será apresentada na admissão)
... 10 horas - R$601,81
Inscrições até 24 de maio.
Monitor de Música
2º grau completo com formação na área específica. (A comprovação da notória habilidade, experiência ou formação na área específica será apresentada na admissão)
... 10 horas - R$601,81
Inscrições até 24 de maio.
http://www.incapel.com.br/concursos/site/index.php?pg=mostraArquivos&id=103&idCat=14
Concurso na UFSJ - MG (Universidade Federal de São João del Rei)
Concurso na UFSJ - MG (Universidade Federal de São João del Rei)
Professor de Voz, Interpretação e Musicalidade
Os interessados deverão ter graduação em qualquer área acompanhada de comprovação de pelo menos cinco anos de atuação.
Inscrições até o dia 10 de maio
http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/diapa/2013/EDITAIS/CPD_054_DELAC_-_voz_interpretacao_e_musicalidade.pdf
Professor de Voz, Interpretação e Musicalidade
Os interessados deverão ter graduação em qualquer área acompanhada de comprovação de pelo menos cinco anos de atuação.
Inscrições até o dia 10 de maio
http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/diapa/2013/EDITAIS/CPD_054_DELAC_-_voz_interpretacao_e_musicalidade.pdf
Teatro Guaíra abre inscrição para o 19º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos
O 19º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos acontecerá de
06 a 14 de julho, em Curitiba.
Serão aceitas somente inscrições de
espetáculos inéditos em edições anteriores deste Festival. Os espetáculos
inscritos serão selecionados por uma Comissão formada entre o Teatro e a
Associação Paranaense de Teatro de Bonecos. O prazo para inscrição encerra dia
01/junho/2013.
Para se inscrever e preencha a Ficha de Inscrição e envie com os anexos solicitados para o email:
dpa@cctg.pr.gov.br
Inscrições abertas para Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) em Portugal
Estão abertas, até 8 de maio, as inscrições para o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) em Portugal. O programa irá selecionar projetos de parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e as seguintes Universidades portuguesas: Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Beira Interior, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Trás-os-Montes.
As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, conforme preenchimento de formulário eletrônico disponível na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Capes apoiará até quarenta projetos e cada projeto contemplará no mínimo cinco e no máximo sete licenciandos, totalizando até 280 bolsistas de graduação sanduíche. Serão concedidas bolsas de graduação sanduíche com duração de 24 meses.
O objetivo do programa é a diversificação curricular dos cursos de licenciatura brasileiros, tendo como prioridade o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, além da ampliação das
Mais informações no edital ou pelo e-mail
pli@capes.gov.br.
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12612&Itemid=196 |
24º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Curta Kinoforum
Organização: o Festival é organizado pela Associação Cultural Kinoforum.
Locais e datas: O Curta Kinoforum - 24º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acontecerá na cidade de São Paulo entre os dias 22 e 30 de agosto de 2013.
As inscrições devem ser feitas pelo site Short Film Depot: www.shortfilmdepot.com
PROGRAMA INTERNACIONAL
O Festival não tem caráter competitivo, mas prevê a participação do público para a avaliação da produção. O evento abre parcerias que resultam em premiações a serem anunciadas no encerramento do evento. Informações acerca das parcerias e das premiações estarão disponibilizadas em nosso site: www.kinoforum.orgData Limite para inscrição:
31 de Março de 2013 para os filmes produzidos em 2012.
31 de Maio de 2013 para os filmes produzidos em 2013.
A inscrição é gratuita
Condições:
1) Filmes concluídos após 1º de Janeiro de 2012, desde que não tenham sido enviados para seleção nas edições anteriores.
2) Duração máxima: 35' para filmes (35mm) / 3’(mínima) a 25' (máxima)para os digitais.
3) País de produção: Todos os países exceto Brasil e demais países da América Latina
4) Formato de exibição : 35mm, Quicktime Pro Res 422 File ou H.264 File e DCP.
5) Todos os gêneros são aceitos
6) Se os diálogos não estiverem em espanhol, inglês ou português o curta deverá ser legendado em uma dessas línguas.
PANORAMA LATINO-AMERICANO
O Festival não tem caráter competitivo, mas prevê a participação do público para a avaliação da produção. O evento abre parcerias que resultam em premiações a serem anunciadas no encerramento do evento. Informações acerca das parcerias e das premiações estarão disponibilizadas em nosso site: www.kinoforum.orgData Limite para inscrição:
31 de Março de 2013 para os filmes produzidos em 2012.
31 de Maio de 2013 para os filmes produzidos em 2013.
A inscrição é gratuita.
Condições:
1) Filmes concluídos após 1º de Janeiro de 2012, desde que não tenham sido enviados para seleção nas edições anteriores
2) Duração máxima : 35' para filmes (35mm) / 3’(mínima) a 25' (máxima) para os digitais.
3) País de produção : Países da América Latina(exceto Brasil)
4) Formato de exibição : 35mm, Quicktime Pro Res 422 File ou H.264 File e DCP.
5) Todos os gêneros são aceitos
6) Se os diálogos não estiverem em espanhol, inglês ou português o curta deverá ser legendado em uma dessas línguas.
PROGRAMAS BRASILEIROS
O Festival não tem caráter competitivo, mas prevê a participação do público para a avaliação da produção. O evento abre parcerias que resultam em premiações a serem anunciadas no encerramento do evento. Informações acerca das parcerias e das premiações estarão disponibilizadas em nosso site: www.kinoforum.orgData Limite para inscrição:
31 de Março de 2013 para os filmes produzidos em 2012.
31 de Maio de 2013 para os filmes produzidos em 2013.
A inscrição é gratuita
Condições:
1) Filmes concluídos após 1º de Janeiro de 2012, desde que não tenham sido enviados para seleção nas edições anteriores
2) Duração máxima : 35' para filmes (35mm) / 3’(mínima) a 25' (máxima) para os digitais.
3) País de produção : Brasil
4) Formato de exibição : 35mm, Quicktime Pro Res 422 File ou H.264 File e DCP.
5) Todos os gêneros são aceitos
http://www.kinoforum.org.br/curtas/2013/regulamento.html
Abertas as inscrições para a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo
Crianças do primeiro ao nono ano do ensino fundamental terão a oportunidade de interagir com os autores, além de assistir a espetáculos teatrais e de música | |||
A partir dessa segunda-feira (06 de maio), estão abertas as inscrições para a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, programação voltada ao público infantil dentro da 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Entre os dias 28 e 31 de agosto, alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental vão interagir com os autores e conhecer mais sobre suas obras, por meio conversas, contação de histórias, sessões de autógrafos e espetáculos teatrais e musicais, além de uma feira do livro especialmente pensada para essa faixa etária.
As atividades são divididas de acordo com os anos escolares: nos dias 28 e 29, a programação é destinada a alunos do primeiro ao quinto ano; e nos dias 30 e 31 aos alunos do sexto ao nono ano. Já os alunos de Ensino Médio serão contemplados na programação da 15ª Jornada.
Entre os autores já confirmados para esta edição estão Eliardo e Mary França, Cadão Volpato, Flávia Savary, Flavio de Souza, João Wady Cury, Ilan Brennam, Mirna Pinsky, Marcelo Pires, Margarida Botelho, Eduardo Spohr, Leusa Araújo, João Carrascoza, Patrícia Barboza, Marcelo Mirisola e Miguel Sanches Neto.
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo Portal das Jornadas Literárias (www.jornadasliterarias.upf.br). Por lá, o responsável deverá preencher a ficha e efetuar o pagamento da inscrição. O investimento para garantir a participação é de R$ 2,00 por aluno de escola municipal ou estadual e R$ 20,00 por aluno de escola particular.
Jornada de Literatura
A 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo tem como tema “Leituras jovens do mundo”. A realização da movimentação cultural é da UPF em parceria com a Prefeitura e com apoio de empresas e órgãos públicos. Informações podem ser obtidas no portal www.jornadasliterarias.upf.br, pelos e-mails jornada@upf.br ou jornadinha@upf.br e pelo telefone (54) 3316 8368 . | |||
PRÊMIO PASSO FUNDO ZAFFARI & BOURBON DE LITERATURA
Pretende eleger o melhor romance em língua portuguesa publicado nos últimos dois anos, no período entre junho de 2011 e 31 de maio de 2013.
Além de escritores brasileiros, o Prêmio tradicionalmente recebe obras de autores de outros países de língua portuguesa, como Moçambique e Portugal.
http://www.jornadasliterarias.upf.br/
Editais e Seleções do IPHAN
Semana ABC 2013 discute ensino e mercado audiovisual
A semana acontece de 08 a 10 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A proposta é discutir a integração entre ensino e mercado audiovisual.
Além das mesas de debates, haverá ...um espaço de exposição de equipamentos e serviços.
O evento é aberto ao público, com entrada franca.
mais: http://migre.me/en1pO
SP seleciona entidade para gerenciar Museus
Convocação pública das entidades privadas sem fins lucrativos, que já possuam qualificação como organizações sociais de cultura, nos termos da Lei Complementar n.º 846, de 04 de junho de 1998, cominada com o Decreto Estadual n.º 53.375, de 05 de setembro de 2008, para que, na hipótese de comprovado interesse em celebrar contrato(s) de gestão com a Secretaria de Estado da Cultura, para o gerenciamento dos equipamentos museológicos abaixo discriminados, manifestem, por escrito, no prazo máximo de 90 (noventa) dias.
As instituições interessadas deverão apresentar as suas propostas gerenciamento para um ou mais dos seguintes museus:
I – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO (MIS); e/ou
II – MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO (MAS); e/ou
III – PAÇO DAS ARTES DE SÃO PAULO; e/ou GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA Gabinete do Secretário
IV – PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, ESTAÇÃO PINACOTECA e MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO.
Edital completo em :
http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/Resolucao_SC_18_2013-Convocacao_publica_para_gerenciamento_de_Museus.pdf
As instituições interessadas deverão apresentar as suas propostas gerenciamento para um ou mais dos seguintes museus:
I – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO (MIS); e/ou
II – MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO (MAS); e/ou
III – PAÇO DAS ARTES DE SÃO PAULO; e/ou GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA Gabinete do Secretário
IV – PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, ESTAÇÃO PINACOTECA e MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO.
Edital completo em :
http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/Resolucao_SC_18_2013-Convocacao_publica_para_gerenciamento_de_Museus.pdf
SECUL/RR lança edital para seleção pública de projetos culturais
A Secretaria de Estado da Cultura/RR lançou edital 2013 para a seleção pública de projetos culturais através da lei estadual de incentivo à Cultura. O Governo de Roraima através da Lei de Incentivo a Cultura está disponibilizando o montante de R$1.528.155,00 em INCENTIVOS FISCAIS para o financiamento de Projetos culturais.
As inscrições de projetos ocorrem de 24 de Abril a 23 de Maio de 2013 e o Edital poderá ser acessado através do Site www.educação.rr.gov.br . Mais informações podem se obtidas na Secretaria de Estado da Cultura – Palácio da Cultura – Pça do Centro Cívico -1º Andar - Grupo Técnico para Avaliação de Projetos - GTAP ou pelo Tel: 3621-3763 (GTAP).
Prorrogada submissão de trabalhos para o IX Enecult.
Envio online de artigos individuais e de mesas coordenadas poderá ocorrer até o dia 13 de maio.
mais: http://www.enecult.ufba.br/
33º International Nasreddin Hodja Cartoon Contest
33rd INTERNATIONAL NASREDDIN HODJA CARTOON CONTEST.
O artista pode inscrever 3 caricaturas.
Com premiação e publicação do livro com os desenhos do concurso.
Inscrições até 10 de julho.
Mais: http://karikaturculerdernegi.com/en/2010/10/yarisma/
Mais: http://karikaturculerdernegi.com/en/2010/10/yarisma/
IBERESCENA
Apoio á co-produção de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos, Apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos e Criação de dramaturgia e coreografia, em residência.
...
Os brasileiros poderão enviar seus projetos para o Centro de Artes Cênicas da FUNARTE no Rio de Janeiro.
Inscrições até 12 de setembro.
mais: http://www.iberescena.org/pt
4º FESTIVAL DA CANÇÃO DE FORMIGA – FESTIFOR
Cada participante poderá inscrever, no máximo, três músicas (de autoria individual ou com parceria).
Inscrições até 13 de maio.
mais: http://
RJ abre inscrições para nova lei municipal de incentivo à cultura
A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro abriu na última sexta-feira (30/4) as inscrições para a nova lei de incentivo, que utiliza recursos do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). O prazo vai até 12 de maio para contribuintes incentivadores e até 26 de maio para produtores culturais.
A nova regra, aprovada pela Câmara dos Vereadores em dezembro passado, substitui a lei de incentivo que fixava o repasse à cultura em, no máximo, 0,38% do imposto arrecadado pelo município. Agora, pelo menos 1% do ISS recolhido na cidade do Rio de Janeiro deverá ser destinado à cultura, o que deve elevar o montante de investimento de R$ 14,7 milhões para cerca de R$ 49 milhões.
Para aderir à nova lei de incentivo, as empresas interessadas em apoiar as artes deverão ter sede no Rio há pelo menos dois anos e obedecer a um teto máximo de renúncia – de 5% do valor total previsto na lei daquele ano ou 20% do ISS que ela mesma tiver recolhido no ano anterior, de acordo com seu interesse.
Produtores culturais que quiserem apoio, por sua vez, poderão solicitar até 2% do valor total previsto na lei para cada projeto que apresentarem. Em contrapartida, serão obrigados a exibir na cidade o que for produzido com odinheiro e a elaborar uma detalhada prestação de contas.
Clique aqui para acessar o edital.
http://www.culturaemercado.com.br/editais/rio-de-janeiro-abre-inscricoes-para-nova-lei-municipal-de-incentivo-a-cultura/
A nova regra, aprovada pela Câmara dos Vereadores em dezembro passado, substitui a lei de incentivo que fixava o repasse à cultura em, no máximo, 0,38% do imposto arrecadado pelo município. Agora, pelo menos 1% do ISS recolhido na cidade do Rio de Janeiro deverá ser destinado à cultura, o que deve elevar o montante de investimento de R$ 14,7 milhões para cerca de R$ 49 milhões.
Para aderir à nova lei de incentivo, as empresas interessadas em apoiar as artes deverão ter sede no Rio há pelo menos dois anos e obedecer a um teto máximo de renúncia – de 5% do valor total previsto na lei daquele ano ou 20% do ISS que ela mesma tiver recolhido no ano anterior, de acordo com seu interesse.
Produtores culturais que quiserem apoio, por sua vez, poderão solicitar até 2% do valor total previsto na lei para cada projeto que apresentarem. Em contrapartida, serão obrigados a exibir na cidade o que for produzido com o
Clique aqui para acessar o edital.
http://www.culturaemercado.com.br/editais/rio-de-janeiro-abre-inscricoes-para-nova-lei-municipal-de-incentivo-a-cultura/
Teste de Seleção de Bailarinos para o Balé da Cidade de SP
Ficha Médica Audição BCSP 2013 - Clique aqui.
Ficha de Inscrição Audição 2013 - Clique aqui.
Modelo termo de autorização uso som e imagem - Clique aqui.
Ficha de Inscrição Audição 2013 - Clique aqui.
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Temporada 2013
A Fundação Theatro Municipal de São Paulo comunica que estarão abertas, após a publicação do presente Edital, as inscrições para a formação de lista de suplência para bailarinas e bailarinos, os quais exercerão atividades junto ao Balé da Cidade de São Paulo, corpo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
1. INFORMAÇÕES GERAIS
1.1. O teste será dividido em duas etapas, a saber:
1.1.1. Pré-Seleção Eliminatória
1.1.2. Provas
1.2. A Comissão de Avaliação que realizará a Seleção será constituída pela Diretora Artística do Balé da Cidade de São Paulo, pelo Maitre do Balé, pelas Assistentes de Coreografia e ensaiadoras, pela Assistente de Direção do Balé e por um Representante da Associação dos Bailarinos do Balé da Cidade.
1.3. O(a) candidato(a) que for aprovado(a) e convocado(a) será contratado(a) para a prestação de serviços de natureza artística, nos termos do disposto no artigo 25, III da Lei 8.666/03, para cumprimento de programação previamente estabelecida, devendo exercer suas atividades junto ao Balé da Cidade de São Paulo.
1.3.1. O contrato será firmado inicialmente pelo período de 3 (três) meses , podendo ser prorrogado, de acordo com as necessidades da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e desde que os serviços prestados sejam considerados satisfatórios.
1.4. O Profissional deverá cumprir a programação estabelecida pela Direção Artística.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições serão realizadas ou enviadas para a Sede do Balé da Cidade de São Paulo, situada à Rua João Passalaqua, 66, Bela Vista, no período de 02 de maio de 2013 a 17 de maio de 2013, em dias úteis, das 10 horas às 15 horas.
2.2. No ato da inscrição o candidato deverá enviar ou trazer devidamente preenchidas, a Ficha de Inscrição, a Ficha Médica e o Termo de Autorização de Uso de Imagem e de Som que estarão disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br ou através do e-mail: baledacidade@prefeitura.sp.gov.br.
2.3. Poderão inscrever-se candidatos com idade entre 18 (dezoito) anos e 30 (trinta) anos completos até a data da audição.
2.4. No ato da inscrição os candidatos deverão entregar ou enviar por Carta Registrada ou SEDEX os seguintes documentos:
2.4.1. DVD conforme especificado no item 3.1. deste Edital;
2.4.2. Cédula de identidade (R.G.); (cópia simples)
2.4.3. Prova de inscrição no Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda (C.P.F.); (cópia simples)
2.4.4. Registro de Bailarino na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) do Ministério do Trabalho e Emprego; (cópia simples)
2.4.5. Prova de regularidade de situação no país (visto permanente), somente para os estrangeiros;
2.4.6. Currículo artístico de no máximo uma página, digitado em tamanho de fonte nº 10;
2.4.7. 01 foto (recente) de corpo inteiro (10 x 15 cm) com leotard ou malhas
2.5. Só serão aceitas as inscrições que apresentarem toda a documentação solicitada acima. Candidatos(as) que apresentarem documentação incompleta serão automaticamente desclassificados.
2.6. O(a) candidato(a) receberá um e-mail confirmando a sua inscrição.
2.7. É vedada a participação de candidato que tenha vínculo familiar com membro da Comissão de Avaliação.
3. DAS PROVAS
3.1. Pré-Seleção Eliminatória: Nesta fase o(a) candidato(a) deverá entregar ou postar, por Carta Registrada ou SEDEX, até o dia 17 de maio de 2013, um DVD de no máximo 10 minutos com trabalho recente. Após análise do material pela Comissão, será publicada uma lista no Diário Oficial da Cidade, na data provável de 27 de maio de 2013, dos(as) candidatos(as) habilitados(as) para as Provas.
3.2. Das Provas: Os(As) candidatos(as) aprovados(as) na Pré-Seleção deverão se apresentar com uma hora de antecedência, munidos(as) de documento de identidade e do comprovante de inscrição, na sede do Balé da Cidade de São Paulo, situada na Rua João Passaláqua, 66, Bela Vista, São Paulo-SP, Telefone (11) 3241-1740 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (11) 3241-1740 end_of_the_skype_highlighting, nos seguintes dias:
3.2.1. 1ª Fase - Seleção Eliminatória
1º/06/2013 (Sábado) 10:00 às 13:00 - Mulheres
14:00 às 17:00 – Homens
3.2.2. 2ª Fase - Seleção final
02/06/2013 (Domingo) 10:00 às 17:00 – Homens e mulheres em conjunto
3.2.3. Havendo necessidade, o horário poderá ser prorrogado até a finalização dos testes.
3.2.4. O teste terá caráter eliminatório e classificatório.
3.2.5. O não comparecimento do candidato ao teste no dia e horário marcado implicará na sua automática exclusão da seleção.
3.2.6. Tanto na primeira, quanto na segunda fase das provas os(as) candidatos(as) serão avaliados por meio de:
3.2.6.1. Aula técnica de dança clássica;
3.2.6.2. Trechos de coreografias do repertório do Balé da Cidade de São Paulo;
3.2.6.3. Improvisação;
3.2.7. Da indumentária dos testes: Os candidatos deverão comparecer ao teste com a seguinte indumentária:
3.2.7.1. Mulheres: roupas confortáveis que não escondam o físico, e sapatilha de meia ponta e ponta;
3.2.7.2. Homens: roupas confortáveis que não escondam o físico, e sapatilha de meia ponta;
Edital de Intercâmbio Acadêmico Brasil/França 2013
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) publicou edital de Intercâmbio Acadêmico Brasil/França 2013, que oferece três bolsas para brasileiros participarem do Seminário Internacional de Verão de Museologia (SIEM), da Escola do Louvre (Paris), com direito a estágio em museus franceses.
http://www.museus.gov.br/bolsa-de-intercambio-academico-brasil-franca-2013/
Revista Machado de Assis abre inscrições para Literatura e Ensaio
Além de primeiros capítulos ou trechos de obras literárias de ficção e de criação poética, a nova convocatória está aberta para trechos de obras não ficcionais.
Todos os ...trechos devem ser de obras brasileiras já lançadas no Brasil e de obras de literatura e humanidades, especialmente dos seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, livro-reportagem, ensaio literário, ensaio de ciências sociais e ensaio histórico.
Os textos devem ser enviados já traduzidos ou para o inglês ou para o espanhol.
Os textos serão publicados no portal da revista.
A cada edição são escolhidos 20 textos pelo Conselho Editorial da Machado de Assis. Trimestral em sua versão on-line e com dois números impressos por ano, a revista tem circulação internacional. O objetivo é difundir e estimular a publicação do livro brasileiro no exterior.
Inscrições até 20 de maio.
http://www.machadodeassismagazine.bn.br/new/index.php
Todos os ...trechos devem ser de obras brasileiras já lançadas no Brasil e de obras de literatura e humanidades, especialmente dos seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, livro-reportagem, ensaio literário, ensaio de ciências sociais e ensaio histórico.
Os textos devem ser enviados já traduzidos ou para o inglês ou para o espanhol.
Os textos serão publicados no portal da revista.
A cada edição são escolhidos 20 textos pelo Conselho Editorial da Machado de Assis. Trimestral em sua versão on-line e com dois números impressos por ano, a revista tem circulação internacional. O objetivo é difundir e estimular a publicação do livro brasileiro no exterior.
Inscrições até 20 de maio.
http://www.machadodeassismagazine.bn.br/new/index.php
Anápolis(GO): Cultura divulga edital para o Concurso Literário 2013
Inscrições vão do dia 15 de maio a 10 de junho
Paulo Roberto Belém
Secretaria Municipal de Comunicação Social
A Secretaria Municipal
de Cultura publicou o edital para o Concurso Literário “Bolsa de Publicações
João Luiz de Oliveira”- Edição 2013. A seleção das obras acontecerá no dia 18 de
junho na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Praça Bom Jesus.
As inscrições poderão ser realizadas de forma
gratuita do dia 03 a 17 de junho. Os candidatos poderão inscrever obras nos
gêneros: ensaio histórico, ficção e poesia. O objetivo, mediante a realização do
concurso, é incentivar o interesse da população pelas obras literárias de
artistas anapolinos, considerando que a residência na cidade é critério
analisado no ato da inscrição dos artistas.
A partir do início das inscrições, os
interessados devem encaminhar o seu trabalho à Secretaria Municipal de Cultura,
que por sua vez, o encaminhará à Comissão de Seleção das Obras para a análise e
decisão final.
http://www.anapolis.go.gov.br/portal/servicos/editais/ver/cultura-divulga-edital-para-o-concurso-liter-rio-2013
10ª edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Jovens empreendedores sociais engajados em projetos socioambientais podem se inscrever, até dia 28 de junho, para a 10ª edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambien...te.
O programa irá premiar oito participantes com valores que podem chegar a R$ 20 mil. Para participar, é preciso ter entre 18 e 24 anos, estar regularmente matriculado no ensino médio, graduação ou pós-graduação reconhecidos pelo MEC e participar ativamente de projetos ambientais.
Entre os vencedores, quatro jovens serão selecionados para participar de uma semana de intercâmbio na Alemanha, onde conhecerão práticas sustentáveis e poderão trocar experiências com outros estudantes.
Os outros quatro participantes irão viajar para um destino ecológico brasileiro.
O programa irá premiar oito participantes com valores que podem chegar a R$ 20 mil. Para participar, é preciso ter entre 18 e 24 anos, estar regularmente matriculado no ensino médio, graduação ou pós-graduação reconhecidos pelo MEC e participar ativamente de projetos ambientais.
Entre os vencedores, quatro jovens serão selecionados para participar de uma semana de intercâmbio na Alemanha, onde conhecerão práticas sustentáveis e poderão trocar experiências com outros estudantes.
Os outros quatro participantes irão viajar para um destino ecológico brasileiro.
VI Prêmio Margarete de Paiva: “Vivência da Psicologia nas Políticas
Estão abertas até dia 10 de maio as inscrições para a 6ª edição do
Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira. O prêmio é uma idealização
do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), e o
objetivo é incentivar trabalhos acadêmicos feitos pelos estudantes e
profissionais da Psicologia em dois eixos temáticos: “Vivência da
Psicologia nas Políticas Públicas” e “Diversidade dos Campos de
Atuação”.
Esta é a 6ª edição do prêmio. Todo ano os trabalhos selecionados serão
publicados no site pelo CRP-RJ e divulgados durante a Mostra Regional
de Práticas em Psicologia, que acontecerá no segundo semestre deste
ano no Rio de Janeiro. Os autores recebem uma premiação em dinheiro.
Inscrições deste ano vão até 10 de maio
Os trabalhos são divididos em duas categorias: na categoria
‘Estudante’, podem se inscrever alunos de graduação de Psicologia;
psicólogos inscritos no CRP-RJ ou graduados em Psicologia que estejam
fazendo pós-graduação concorrem na categoria ‘Profissional’. Os
artigos devem ter de 15 a 20 laudas, incluindo resumo e referências
bibliográficas.
A data limite de entrega de trabalhos é o dia 10 de maio. As
inscrições deverão ser feitas por via postal expressa (do tipo SEDEX
ou similar) ou entregue diretamente na sede do CRP-RJ. Serão
classificados até três trabalhos de cada categoria, que poderão ser
publicados na íntegra ou em parte. Na categoria ‘Profissional’, os
prêmios em dinheiro serão respectivamente de até R$2.600, na categoria
‘Estudante’ até R$1.500.
Leia o edital completo em:
http<http://www.crprj.org.br/ premio2013/index.html>://www. crprj.org.br/premio2013/index. html<http://www.crprj.org.br/ premio2013/index.html>
MAIS INFORMAÇÕES:
Qualquer dúvida sobre o concurso pode ser esclarecida pelos telefones
(21) 2139-5400 e 2139-5427, pelo email cotec@crprj.org.br, ou
pessoalmente, na Coordenadoria Técnica (COTEC) do CRP-RJ.
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
Telefone/Fax: (21) 2139-5400
Rua Delgado de Carvalho, nº 53 – Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
CEP 20260-280
Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira. O prêmio é uma idealização
do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), e o
objetivo é incentivar trabalhos acadêmicos feitos pelos estudantes e
profissionais da Psicologia em dois eixos temáticos: “Vivência da
Psicologia nas Políticas Públicas” e “Diversidade dos Campos de
Atuação”.
Esta é a 6ª edição do prêmio. Todo ano os trabalhos selecionados serão
publicados no site pelo CRP-RJ e divulgados durante a Mostra Regional
de Práticas em Psicologia, que acontecerá no segundo semestre deste
ano no Rio de Janeiro. Os autores recebem uma premiação em dinheiro.
Inscrições deste ano vão até 10 de maio
Os trabalhos são divididos em duas categorias: na categoria
‘Estudante’, podem se inscrever alunos de graduação de Psicologia;
psicólogos inscritos no CRP-RJ ou graduados em Psicologia que estejam
fazendo pós-graduação concorrem na categoria ‘Profissional’. Os
artigos devem ter de 15 a 20 laudas, incluindo resumo e referências
bibliográficas.
A data limite de entrega de trabalhos é o dia 10 de maio. As
inscrições deverão ser feitas por via postal expressa (do tipo SEDEX
ou similar) ou entregue diretamente na sede do CRP-RJ. Serão
classificados até três trabalhos de cada categoria, que poderão ser
publicados na íntegra ou em parte. Na categoria ‘Profissional’, os
prêmios em dinheiro serão respectivamente de até R$2.600, na categoria
‘Estudante’ até R$1.500.
Leia o edital completo em:
http<http://www.crprj.org.br/
MAIS INFORMAÇÕES:
Qualquer dúvida sobre o concurso pode ser esclarecida pelos telefones
(21) 2139-5400 e 2139-5427, pelo email cotec@crprj.org.br, ou
pessoalmente, na Coordenadoria Técnica (COTEC) do CRP-RJ.
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
Telefone/Fax: (21) 2139-5400
Rua Delgado de Carvalho, nº 53 – Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
CEP 20260-280
Cultura seleciona artistas para III Festival de Ópera
Brasília - Teste de Elenco
A organização do III Festival de Ópera realiza, de 10 a 11 de maio, teste de audição para seleção de papeis secundários de primeira e segunda ordem na montagem da Ópera Olga de Jorge Antunes.
Podem participar cantores e atores de 18 a 40 anos. As inscrições serão feitas na hora, mediante ordem de chegada. É necessário levar currículo com histórico de atividades realizadas de acordo com o papel escolhido. As audições serão realizadas na sala de ensaio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
O III Festival começa em 31 de maio.
Confira os papeis, hora e local das audições:
10/05 (sexta-feira) - Teste para cantores dos papéis secundários - 18h30
11/05 (sábado) - Teste para cantores dos papéis secundários - 14 horas e teste para ATORES - 19 horas
Papéis secundários de primeira ordem:
Arthur Ewert: baixo
Elise Ewert: contralto
Rodolfo Ghioldi: barítono
Victor Allen Barron: barítono
Sobral Pinto: ator
Manuilsky: barítono
Papéis secundários de segunda ordem:
Primeiro Cantador: tenor, membro do Coro
Segundo Cantador: barítono, membro do Coro
Terceiro Cantador: baixo, membro do Coro
Garotos: crianças cantoras
Babá: atriz
Operário: ator
Soldado alemão: membro do Coro
Isolda e A Justiça: dançarina
Tristão: dançarino
Mark: dançarino
Anita Leocádia Prestes, criança: criança dançarina
Babá: membro do Coro
SERVIÇO:
Audição para Ópera Olga
Data/horário: 10/05, às 18h30 e 11 de maio, às 14h e 19h
Local: Secretaria de Cultura do Distrito Federal – Sala de Ensaio da OSTNCS (Via N2 Norte, Anexo do Teatro Nacional Asa Norte Brasília-DF)
http://www.cultura.df.gov.br/noticias/item/2710-cultura-seleciona-artistas-para-iii-festival-de-%C3%B3pera.html
A organização do III Festival de Ópera realiza, de 10 a 11 de maio, teste de audição para seleção de papeis secundários de primeira e segunda ordem na montagem da Ópera Olga de Jorge Antunes.
Podem participar cantores e atores de 18 a 40 anos. As inscrições serão feitas na hora, mediante ordem de chegada. É necessário levar currículo com histórico de atividades realizadas de acordo com o papel escolhido. As audições serão realizadas na sala de ensaio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
O III Festival começa em 31 de maio.
Confira os papeis, hora e local das audições:
10/05 (sexta-feira) - Teste para cantores dos papéis secundários - 18h30
11/05 (sábado) - Teste para cantores dos papéis secundários - 14 horas e teste para ATORES - 19 horas
Papéis secundários de primeira ordem:
Arthur Ewert: baixo
Elise Ewert: contralto
Rodolfo Ghioldi: barítono
Victor Allen Barron: barítono
Sobral Pinto: ator
Manuilsky: barítono
Papéis secundários de segunda ordem:
Primeiro Cantador: tenor, membro do Coro
Segundo Cantador: barítono, membro do Coro
Terceiro Cantador: baixo, membro do Coro
Garotos: crianças cantoras
Babá: atriz
Operário: ator
Soldado alemão: membro do Coro
Isolda e A Justiça: dançarina
Tristão: dançarino
Mark: dançarino
Anita Leocádia Prestes, criança: criança dançarina
Babá: membro do Coro
SERVIÇO:
Audição para Ópera Olga
Data/horário: 10/05, às 18h30 e 11 de maio, às 14h e 19h
Local: Secretaria de Cultura do Distrito Federal – Sala de Ensaio da OSTNCS (Via N2 Norte, Anexo do Teatro Nacional Asa Norte Brasília-DF)
http://www.cultura.df.gov.br/noticias/item/2710-cultura-seleciona-artistas-para-iii-festival-de-%C3%B3pera.html
Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté anunciam vagas para bolsistas.
Vagas oferecidas para a Banda:
01 flautim, 06 Flautas, 02 Oboés, 09 Clarinetes, 03 sax – alto, 03 sax –tenor, 01 Sax barítono, 01 Clarone, 02 Fagotes, 04 Trompas, 06 Trompetes, 04 Trombones tenores, 01 Trombone baixo, 03 Tuba, 06 Violoncello, 04 Contrabaixo, 05 Percussionistas/Timpanistas
Vagas oferecidas para... a Orquestra Jovem:
16 violinos, 06 violas, 06 violoncelos, 04 Contrabaixos, 02 Flautas, 02 Oboés, 02 Clarinetes, 02 Fagotes, 04 Trompas, 03 Trompetes, 02 Trombones tenores, 01 Trombone baixo, 01 Tuba, 04 Percussionistas/Timpanistas
Requisitos: Poderão inscrever-se para este processo seletivo, alunos nascidos a partir de 01/01/1988, ou seja, idade máxima 25 anos.
Bolsa de Estudos:
Os alunos integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté receberão uma bolsa de estudos a título de ajuda de custo no valor de R$ 500,00 (QUINHENTOS REAIS) mensais entre os meses de Maio à janeiro de 2014.
Monitoria (+ R$600,00)
Dentre os candidatos aprovados 03 violinistas, 03 violistas, 03 violoncelistas e 03 contrabaixistas serão escolhidos para exercer a função de monitores no programa de ensino instrumental criado dentro das escolas públicas de Taubaté.
Este trabalho de monitoria será realizado com um acréscimo de uma carga horária de 06 horas semanais e um acréscimo de R$ 600,00 (SEISCENTOS REAIS) a bolsa de estudos.
Inscrições até dia 15 de Maio
mais: http://www.taubate.sp.gov.br/ banda.html
01 flautim, 06 Flautas, 02 Oboés, 09 Clarinetes, 03 sax – alto, 03 sax –tenor, 01 Sax barítono, 01 Clarone, 02 Fagotes, 04 Trompas, 06 Trompetes, 04 Trombones tenores, 01 Trombone baixo, 03 Tuba, 06 Violoncello, 04 Contrabaixo, 05 Percussionistas/Timpanistas
Vagas oferecidas para... a Orquestra Jovem:
16 violinos, 06 violas, 06 violoncelos, 04 Contrabaixos, 02 Flautas, 02 Oboés, 02 Clarinetes, 02 Fagotes, 04 Trompas, 03 Trompetes, 02 Trombones tenores, 01 Trombone baixo, 01 Tuba, 04 Percussionistas/Timpanistas
Requisitos: Poderão inscrever-se para este processo seletivo, alunos nascidos a partir de 01/01/1988, ou seja, idade máxima 25 anos.
Bolsa de Estudos:
Os alunos integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté receberão uma bolsa de estudos a título de ajuda de custo no valor de R$ 500,00 (QUINHENTOS REAIS) mensais entre os meses de Maio à janeiro de 2014.
Monitoria (+ R$600,00)
Dentre os candidatos aprovados 03 violinistas, 03 violistas, 03 violoncelistas e 03 contrabaixistas serão escolhidos para exercer a função de monitores no programa de ensino instrumental criado dentro das escolas públicas de Taubaté.
Este trabalho de monitoria será realizado com um acréscimo de uma carga horária de 06 horas semanais e um acréscimo de R$ 600,00 (SEISCENTOS REAIS) a bolsa de estudos.
Inscrições até dia 15 de Maio
mais: http://www.taubate.sp.gov.br/
Abertas inscrições para 3º Festival Nacional de Teatro
Estão abertas as inscrições para o 3° Festival Nacional de Teatro, poderão se inscrever grupos de teatro de todo o Brasil, sendo Independente ou ligado a Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. As inscrições ficarão abertas até 30 de maio de 2013, esta data não será prorrogada em hipótese alguma, sendo considerada a data de postagem nos correios.
Para realizar a inscrição basta envia obrigatoriamente: Texto da peça, Fotos do Espetáculo, Currículo do grupo e do espetáculo, Ficha de inscrição preenchida, podendo ser acrescido, de forma não obrigatória, DVD (com imagens do espetáculo), Material publicitário (recorte de jornais impressos e de internet), Material Gráfico (cartazes, folder...) a critério do participante.
A Comissão Organizadora fornecerá aos grupos selecionados, passagens terrestres (grupo de teatro da região Nordeste), passagem aérea (grupos de teatro das regiões Norte, Sul, Centro-oeste e Sudeste), hospedagem, alimentação, som, luz e apoio técnico (inclusive contra-regra) na realização do espetáculo.
O júri oficial irá selecionar e premiar com o Troféu Francisco Pelé o melhor ator, atriz, espetáculo e diretor, nas categorias, adulto, infantil, rua e monologo.
O evento será realizado no período de 22 a 27 de setembro e irá mostrar a produção cultural de diferentes cidades e estados do Brasil, promoverá oficinas, palestras e momentos de descontração.
A iniciativa é mais um passo do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” para a consolidação de sua missão: ser um agente de incentivo e de difusão cultural. O Festival tem o patrocínio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural.
Informações: www.escalet.com.br
Inscrições para o mês da fotografia 2013
Lançada a Convocatória para a Exposição Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste de 2013. Como aconteceu no ano passado, a Exposição Coletiva faz parte da programação do Mês da Fotografia 2013. A ficha de inscrição e o regulamento estarão disponíveis a partir do dia 6/5/2013. Solicitamos a todos que nos ajude a divulgar a convocatória e que participem com seus belos trabalhos. As fotos para a seleção poderão ser enviadas de 6/5 a 6/6/2013. Seleção no período de 10 a 15/6/2013. Resultado divulgado em 16/6/2013. As fotos devem ser enviadas em alta resolução, 80 cm lado maior, por 300 dpi em jpg.
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