Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Inscrições abertas para Curso de Extensão “Cinema na África: tradição, modernidade e política”


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE) da Unilab está com inscrições abertas para o Curso de Extensão “Cinema na África: tradição, modernidade e política”. A carga horária do curso é de 20 horas em oito encontros que serão realizados entre 10 de outubro e 12 de novembro, das 16h às 18h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, Redenção. São ofertadas 100 vagas. O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Subuhana.

Poderão se inscrever no curso representantes da comunidade universitária e da comunidade do Maciço do Baturité (estudantes e professores da rede pública de ensino e demais interessados). Os interessados devem enviar nome completo, nome do curso (caso seja estudante da Unilab), número do CPF ou RG e o número do celular para o email: arteecultura@unilab.edu.br.

A proposta do Curso de Extensão é oferecer a seus participantes um panorama da produção africana contemporânea de filmes realizados por cineastas africanos ou de outras nacionalidades que abordem questões prementes do continente; sublinhar a originalidade e vitalidade das formas de expressão artísticas, filosóficas e científicas próprias da África, pouco conhecidas no Brasil; tecer considerações e/ou impressões sobre as práticas de recepção cultural que ocorrem em pequenas mostras dedicadas à temática do “cinema africano” no Brasil; criar espaço de recepção do cinema africano na Unilab; e ainda discutir a importância do uso do audiovisual como material didático no ensino de temáticas africanas.

Trajetória do cinema africano

O Cinema Africano começou a ganhar força nos anos de 1960. Num primeiro momento, recebeu forte influência da vanguarda do cinema da Europa Ocidental e do cinema russo. Hoje, apresenta características próprias vinculadas às particularidades circunstanciais em que se desenvolve a linguagem e a estética.

Em linhas gerais, a configuração das cinematografias africanas coincide com o irreversível processo de descolonização e a configuração dos estados-nação. Países como Burkina Faso fizeram do cinema um veículo de promoção de coesão social, de fortalecimento da idéia de identidade comum (nacional).

A linguagem audiovisual contemporânea desenvolvida na África demonstra grande preocupação com o registro de tradições seculares. O Curso de Extensão almeja trazer ao público um pouco das várias faces africanas do cinema através de produções realizadas nos últimos 30 anos.


Professor Carlos Subuhana irá coordenar o curso

Professor Carlos Subuhana

Carlos Subuhana, de nacionalidade moçambicana, concluiu o curso de graduação em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1997. Obteve o grau de Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) na mesma instituição em 2001. Seu doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005. Em 2007 terminou um estágio de pós-doutoramento em Antropologia na Universidade de São Paulo (USP). É Bolsista de Desenvolvimento Científico B (FUNCAP/CNPQ) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); pesquisador da Casa das Áfricas (Instituto Cultural, de Formação e de Estudos sobre Sociedades Africanas) e membro fundador do SSIM – Southern Spaces in Mouvement.

Verifique as datas e os temas dos encontros

1º ENCONTRO (10/10/2012)
Eixo temático I: Introdução
1 – Apresentação do curso
2 – Noções gerais sobre África
3 – A produção cinematográfica africana.
Filme: L’Envol d’un masque. CASSARD, Philippe. 1995, 30 min.

2º. ENCONTRO (22/10/2012)
Filme: Yaaba. QUEDRAOGO, Idrissa. 1999, 90 min.

3º e 4º ENCONTROS (24/10/2012 e 29/10/2012)
Filmes: Ceddo. OSMAN, Sembene. 1976, 111 min.
Xala. Direção: OSMAN, Sembene, 1966, 121 min.

5º e 6º ENCONTROS (31/10/2012 e 05/11/2012)
Filmes: Desobediência. AZEVEDO, Licínio. 2002, 92 min.
Muhipiti Alima. CARVALHO, Sol. 1997, 32 min.

7º e 8º ENCONTROS (07/11/2012 e 12/11/2012)
Filmes: Adeus RDA. AZEVEDO, Licínio. 1992, 56 min.
Gito: o ingrato. NGABO, Léonce & KUMBELA, Joseph. 1992, 87 min.
Nha Fala. GOMES, Flora. 2002, 89 min.

Para mais informações, acessa a Página da Coordenação de Extensão no Portal da Unilab.

http://www.unilab.edu.br/noticias/2012/10/03/inscricoes-abertas-para-curso-de-extensao-cinema-na-africa-tradicao-modernidade-e-politica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário