Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Seleção para Escola Popular de Comunicação Crítica(Audiovisual e Cultura Digital) - até 30/11

Seleção 2013

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA
A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA – ESPOCC
TURMAS 2013

O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para a Escola Popular de Comunicação Crítica – Turmas ESPOCC 2013.
  1. 1. INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 A ESPOCC
A Escola Popular de Comunicação Crítica – ESPOCC existe desde 2005. Criada pelo Observatório de Favelas no Complexo da Maré é uma das mais tradicionais escolas de comunicação popular do Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, trabalhamos a perspectiva da formação em Publicidade Afirmativa – aquela que não visa o lucro ou a promoção de uma marca com fins estritamente comerciais e que promove valores de sociabilidade, cultura e empreendedorismo comunitário e socioambiental. Incluiremos conhecimentos de comunicação crítica, audiovisual, cultura digital e planejamento.
A ESPOCC quer abrir espaço para a discussão e transmissão de conhecimentos nas áreas de publicidade, propaganda e marketing para jovens, tornando-os capazes de, ao mesmo tempo, acessar o mercado de trabalho e desenvolver ideias inovadoras, inventivas e transformadoras de realidades individuais e coletivas.
1.2 Sobre o Observatório de Favelas
O Observatório de Favelas é uma instituição de pesquisa e consultoria, que desde 2001 se dedica à produção e à troca de conhecimentos sobre comunidades populares. Visa elaborar, articular e implementar, a partir desses espaços, práticas exemplares para superar desigualdades e expandir direitos e responsabilidades, em prol de uma cidadania participativa e plena.
1.3 Objetivo Geral
Contribuir para a valorização e o fortalecimento da condição cidadã dos moradores dos territórios populares através de ações de discussão e produção no campo da comunicação; promover a iniciação/ capacitação de jovens moradores de espaço popular em teoria, linguagens, ferramentas e planejamento de Publicidade Afirmativa; e fomentar uma rede colaborativa de criação e comunicação de produtos para a transformação social e o fortalecimento da educação, da cultura, da ética e da cidadania.
  1. 2. SOBRE O CURSO
  • Início: 15 de janeiro de 2013, às 19h.
  • Duração: 440 horas – 12 meses.
  • Aulas Audiovisual: terças, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30
  • Aulas Cultura Digital: terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30.
  • Investimento: Gratuito
2.1 Certificado: Diploma de Extensão pela UFRJ (conforme detalhado no Projeto Político Pedagógico – disponível no site)
2.2 Objetivos
  1. Apresentar conhecimentos teóricos nas áreas de comunicação, cultura, sociedade e publicidade.
  2. Promover a análise crítica e aplicação de conceitos e metodologias de produção e circulação de bens e serviços de publicidade afirmativa nas áreas de audiovisual e cultura digital.
  3. Estimular e desenvolver produtos, serviços e projetos de publicidade para a colaboração artística, cultural e tecnológica com instituições de ensino, entidades públicas, organizações da sociedade civil e o mercado de publicidade.
2.3 Programa
O programa se desenvolve a partir de módulos interdependentes, em que se combinam teoria e prática. Os alunos terão a oportunidade experimentar os conhecimentos adquiridos em projetos que desenvolverão durante o curso e na Agência-modelo, que funciona de 2ª a 6ª, em horário comercial.
Conteúdos de Comunicação, Cultura e Sociedade
  • Direitos Humanos
  • Teorias e História da Comunicação
  • Comunicação e Práticas Discursivas
  • Análise crítica das mídias
  • Comunicação e Ética
Conteúdos de Linguagens da Publicidade Afirmativa
Conhecimentos comuns às duas habilitações:
  • Processo Criativo
  • Redação Multimídia
  • Atendimento/prospecção
  • Planejamento
  • Mídias
Conhecimentos específicos de Audiovisual:
  • Roteiro
  • Produção
  • Direção
  • Montagem
Conhecimentos específicos de Cultura digital:
  • Arquitetura da Informação
  • Programação
  • Webdesign
  • Redes sociais virtuais
Conteúdos de Planejamento em Comunicação Popular
  • Gestão integrada de comunicação (comunicação integrada)
  • Técnicas de gestão de organizações populares de comunicação
  • Empreendedorismo, Produção Cultural e Indústria Criativa
Produção e apresentação de Projeto Final


  1. 3. PRÉ-REQUISITOS
    1. Cursar ou ter concluído o Ensino Médio;
    2. Possuir conhecimentos básicos de informática (Windows, Office e Internet).
  2. 4. NÚMERO DE VAGAS
  • 90 alunos – 45 para cada turma (Audiovisual e Cultura Digital);
  • No mínimo, dois terços dos alunos serão moradores de favelas e periferias do Rio de Janeiro.
  1. 5. INSCRIÇÃO
    1. As inscrições serão aceitas durante o período de exposição deste Edital – de 08 de outubro a 30 de novembro de 2012.
    2. As inscrições devem ser feitas mediante envio de currículo para:
  • Correio-eletrônico: selecao.espocc@gmail.com (no corpo do e-mail, e não anexado);
  • Ou entregue impresso no endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Parque Maré.
  1. Junto ao currículo, o candidato deve entregar uma carta de apresentação de até uma página descrevendo evidências de seu interesse em fazer o curso. Da mesma forma, nesta carta deverá ser explicitada qual a preferência de habilitação que pretende cursar (audiovisual à tarde ou cultura digital à noite).
  2. A habilitação pretendida, em função da procura e do processo seletivo, pode não ser a ofertada ao aluno ao fim da seleção.
  3. O Observatório de Favelas não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
  4. O candidato inscrito se compromete automaticamente, caso aprovado, a entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente edital.
  5. O candidato não precisará efetuar pagamento de nenhuma espécie.
  6. 6. SELEÇÃO E MATRÍCULA
  7. a. 1ª etapa
  • Seleção de currículos: Aconselha-se descrição de formação, experiência de trabalho (profissional, estágio ou monitoria), cursos extracurriculares, produção técnica e cultural, conhecimentos de informática e participação em eventos. Não serão aceitos currículos sem telefone ou e-mail de contato.
  • Divulgação da seleção: até 3 de dezembro de 2012 por e-mail aos inscritos, no site do Observatório (www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/projetos) e na sede da organização.
  1. b. 2ª etapa – Final
  • Entrevista: Tem por base o currículo e será conduzida por uma banca avaliadora.
  • Período: 3 a 10/12/2012, das 9 às 18 horas, na sede do Observatório de Favelas, em horários distribuídos e divulgados pela ESPOCC.
  • Divulgação da seleção final: 10/12/12/12
  • Período de Matrícula
  • De 11 a 13/12/2012, das 14:30 às 21:00 horas, no Observatório.
  1. 7. DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS
Devem ser apresentados no ato da matrícula
  • Cópia de documento de identidade com foto;
  • Cópia CP.F.;
  • Comprovante de conclusão ou de matrícula no ensino médio ou superior
  • 02 foto 3×4.
  1. 8. INÍCIO DO CURSO
  • Aula Magna: 15 de janeiro de 2013.
  • Início dos módulos: no dia seguinte.
  1. 9. INFORMAÇÕES
  • Correio-eletrônico: selecao.espocc@gmail.com
  • Telefone: 21 3104 4057
  • Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Parque Maré

Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2013




http://www.espocc.org.br/programa/selecao-2013/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO BIBLIOTECA NACIONAL DE LITERATURA 2012

Estão abertas até o dia 17 de novembro as inscrições para o Prêmio Biblioteca Nacional de Literatura 2012, cujo objetivo é premiar autores, tradutores e projetistas gráficos em reconhecimento à qualidade intelectual e estética de suas obras, publicadas no período de 1º de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012, no Brasil.

O Prêmio BN está divididos nas seguintes categorias:
  • Prêmio Alphonsus de Guimaraens, de Poesia;
  • Prêmio Machado de Assis, de Romance;
  • Prêmio Clarice Lispector, de Conto;
  • Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, de Ensaio;
  • Prêmio Paulo Rónai, de Tradução;
  • Prêmio Aloísio Magalhães, de Projeto Gráfico;
  • Prêmio Sylvia Orthof, de Literatura Infantil;
  • Prêmio Glória Pondé, de Literatura Juvenil.
Os Prêmios, intitulados em homenagem a intelectuais destacados na cultura brasileira, contemplarão as obras, em primeira edição, publicados no período de 1º de setembro de 2011 e 31 de agosto de 2012, que estejam em dia com a Lei do Depósito Legal (Lei n.10.994, de 14 de dezembro de 2004) e que possuam número de ISBN (International Standard Book Number).

Poderão participar do Prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, sendo habilitadas somente as obras redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras brasileiras. As obras deverão ser inscritas pelo autor, de acordo com as categorias premiadas.

Em caso de dúvidas, as mesmas deverão ser encaminhadas ao endereço de e-mail: economiadolivro@bn.br, ou através do telefone (21) 2220-3040, ramal 2216.

Veja aqui o edital. Clique aqui para obter a ficha de inscrição e aqui para baixar o Termo de Doação
 

Inscrições para Tradução de obras brasileiras da Revista Machado de Assis

Até 20 de novembro, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) receberá traduções de obras brasileiras para a segunda e a terceira edições da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução. O primeiro número foi lançado na Feira do Livro de Frankfurt, realizada entre 10 e 14 de outubro. A revista, trimestral na versão online. Haverá duas edições impressas por ano. Trabalham com a FBN no pr...
ojeto o Itamaraty, o Itaú Cultural e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

O segundo número reunirá primeiros capítulos ou trechos de obras literárias de ficção e de criação poética e o terceiro número será inteiramente dedicado à literatura para crianças e jovens. Os textos deverão ser escritos por autores brasileiros e já lançadas em livro no Brasil. As produções devem ser enviadas já traduzidas para o inglês, espanhol ou alemão.

Para a terceira edição, serão aceitas apenas traduções para o inglês ou o espanhol de livros já publicados no Brasil. Além disso, será necessário enviar uma amostra de três páginas escaneadas do texto visual, quando houver. Os textos precisam ser dirigidos, até o dia 20 de novembro, para o e-mail do Centro Internacional do Livro, o órgão da FBN responsável pelo projeto (cil@bn.br).

O objetivo é da Revista é aumentar a visibilidade da literatura brasileira na Alemanha, pois em 2013 o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante do mundo para o mercado editorial.

Argentina: Becas Proyecto ARTESS Segunda Convocatoria.



Argentina. Aplicaciones hasta el 31 de octubre de 2012
Becas Proyecto ARTESS Segunda Convocatoria.
Argentina towards Europe for Social Sciences
http://www.unipd.it/en/index.htm
Consultas: info@em-artess.eu
http://www.em-artess.eu/es/becas

Ver información Completa!

Instrucciones para el rellenado del formulario de solicitud en línea

Formulario de Solicitud Online

Contactos



http://hipermedula.org/2012/10/becas-movilidad-argentina-europa/

RN com inscrições abertas para cinco editais de apoio à cultura até o dia 31 de outubro

Secultrn/FJA está com inscrições abertas para cinco editais de apoio à cultura até o dia 31 de outubro


Editais fomentarão a cultura popular e a formação dos artistas e produtores do Estado
 
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), informa que estão abertas as inscrições para os editais de Cultura Popular e Formação, que somam mais de R$500 mil em investimentos. Os interessados têm até o dia 31 de outubro para realizar as inscrições, na sede da FJA, dos seguintes editais: Deífilo Gurgel, Palhaço Facilita de Apoio ao Circo Potiguar, Luminar – Artes Cênicas, Luminar – Artes Visuais e Registro do Patrimônio Vivo.

O edital Deífilo Gurgel, voltado aos grupos folclóricos, teatro João-Redondo e poetas populares, possui ações na área de formação, circulação, fomento, qualificação, estudos, além de pesquisas e publicações. Ao todo serão 105 prêmios no valor total de R$ 218 mil. Já o Palhaço Facilita, de Apoio ao Circo Potiguar, se trata do primeiro edital de apoio ao circo no Estado, com ações voltadas para formação, lona, montagem de espetáculo, pesquisa histórica e exposição sobre a história do Estado, o edital contemplará 19 projetos e/ou grupos circenses. O valor destinado ao edital é de R$ 73 mil.

Por sua vez, o edital Luminar – Artes Cênicas, com R$ 75 mil como valor total de apoio, selecionará currículos e projetos para realizar cerca de 20 oficinas de formação em direção teatral, iluminação cênica, figurino, cenário e expressão corporal nas quatro macrorregiões do RN. Enquanto o Luminar – Artes Visuais busca currículos para realização de 13 oficinas de elaboração de roteiro, direção, edição/montagem, sonorização, locação de ilha de edição de edição e kit de iluminação e rebatedores. Para este o valor destinado é de R$75.500,00.

Por fim, o edital Registro do Patrimônio Vivo, com valor de R$ 75 mil, disponibiliza duas vagas para pessoas físicas e três vagas para pessoas jurídicas, que farão parte do patrimônio do Estado.
Seguem em fluxo contínuo os seguintes editais: Publicações, Apoio a Eventos, Apoio aos Novos da Arte, Prêmio Royal Cinema e de Apoio as Bandas e Filarmônicas. As inscrições também devem ser realizadas na sede da Fundação José Augusto.

Informações referentes a esses e demais editais estão na página da Secultrn/FJA (www.cultura.rn.gov.br) e através do (84) 3232-5323.
 

II Encontro Nacional de Produção Cultural


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Edital da 4ª Edição do Prêmio Culturas Indígenas - de 5nov a 5fev2013


Cacique Raoni Metuktire


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPIN-Sul), publicaram hoje (16) no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 17 a 19), a 4ª Edição do Prêmio Culturas Indígenas. O concurso, cujas inscrições estarão abertas a partir de 5 de novembro, terá um investimento total de R$ 1.650.000,00 e premiará 100 iniciativas de todo o país que tenham como objetivo o fortalecimento das expressões culturais dos povos e comunidades indígenas. Os interessados terão até 5 de fevereiro de 2013 para participarem do concurso.
“A proposta é valorizar a rede de saberes e práticas culturais, dando visibilidade às mais de 300 etnias indígenas de nosso país e à rica contribuição desses povos para o patrimônio cultural brasileiro”, afirma a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg sobre o Prêmio que é realizado com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet.
Criado pelo Ministério da Cultura, em 2006, em parceria com organizações da sociedade civil e com o Colegiado Setorial de Culturas Indígenas, o Prêmio já reconheceu 276 iniciativas de fortalecimento cultural dos povos indígenas.O Prêmio, que a cada edição homenageia uma liderança indígena, tem, nesta edição, como homenageado o Cacique Raoni Metuktire, conhecido internacionalmente por sua luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação das florestas e dos rios da Amazônia. Já foram homenageados nas três edições anteriores as lideranças Angelo Cretã (2006), Xicão Xukuru (2007) e Marçal Tupã-Y(2009).
Nesta 4ª Edição, serão premiadas 100 iniciativas, sendo 70 (setenta) prêmios no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) cada um, destinados a iniciativas locais ou que envolvam mais de uma comunidade ou povo indígena; e 30 (trinta) prêmios no valor de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais) cada um, destinados exclusivamente a iniciativas culturais que contemplem mais de uma comunidade e/ou povo indígena.
Os projetos apresentados podem ser desenvolvidos em diversas áreas das expressões das culturas indígenas como: Terras e territórios indígenas; Religião, rituais e festas tradicionais; Músicas, cantos e danças; Língua indígena; Narrativas simbólicas, histórias e outras narrativas orais; Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos;Meio ambiente e sustentabilidade das culturas indígenas; Medicina indígena; Alimentação indígena; Manejo, plantio e coleta de recursos naturais; Culinária indígena; Jogos e brincadeiras;Arte, produção material e artesanato; Pinturas corporais, desenhos, dentre outras formas de expressão próprias das culturas indígenas.
Durante todo o prazo em que as inscrições estiveram abertas a ARPIN- Sul, entidade realizadora do Edital, juntamente com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, promoverá oficinas em todo o país sobre o Edital.
Inscrições
Para participar do Prêmio Culturas Indígenas 2012 os proponentes deverão encaminhar, obrigatoriamente, à Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPINSUL), um documento que comprove a participação e aprovação da(s) comunidade(s) na elaboração da iniciativa cultural e uma Carta de Declaração do representante da iniciativa cultural, além do formulário de inscrição devidamente preenchido.
O preenchimento do formulário de inscrição poderá ser feito de forma oral, através de gravação em áudio ou vídeo (CD, DVD ou outro meio disponível) usando como roteiro obrigatório o formulário de inscrição; pela internet, respondendo e enviando a ficha de inscrição através do site www.premioculturasindigenas.org.br; escrito à mão usando caneta; ou digitado, usando o computador, impressora ou gravação de arquivo em CD ou DVD. No caso de inscrição oral, a gravação deverá ser feita em português ou na língua materna com tradução simultânea em português.
O documento de apoio da comunidade à iniciativa,as declarações,o formulário de inscrição e o material complementar, como, por exemplo, CDs, DVDs, folhetos, cartazes deverão ser enviados via Caixa Postal ou via Internet (www.premioculturasindigenas.org.br). O envio pelo Correio deve ser feito por meio de carta registrada para o seguinte destinatário:
PRÊMIO CULTURAS INDIGENAS
4a Edição – Raoni Metuktire
Caixa Postal 66256
São Paulo, SP – CEP: 05314-970
Seleção
Após encerrado o período de inscrições, uma Comissão Técnica da ARPIN-Sul, fará a avaliação dos projetos que poderão ser habitados ou inabilitados. Os projetos selecionados serão apreciados depois por uma comissão constituída por, no mínimo 11 (onze) membros titulares e suplentes, sendo 6 (seis) índios e 5 (cinco) não índios, de notório saber e de reconhecida atuação na área das culturas indígenas.Os integrantes da comissão serão indicados pela ARPIN-Sul e pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-3559 ou pelo e-mail premioculturasindigenas@gmail.com.
Confira aqui o Edital.
Confira aqui o site do Prêmio.
(Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC)

fonte http://www.cultura.gov.br/culturaviva/4%C2%AA-edicao-do-premio-culturas-indigenas/

 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque promove concurso para escolha de sua marca


Estão abertas a partir desta segunda-feira (15), as inscrições para o Concurso de Criação e Seleção da Marca do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O objetivo do certame é definir uma representação gráfica da Unidade de Conservação que traduza, em elementos figurativos ou abstratos, a missão, visão e princípios deste que é um dos maiores parques de florestas tropicais do mundo. 

 
Podem participar do concurso pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, residentes no Brasil. Os participantes poderão inscrever somente um trabalho, obedecendo sempre às disposições contidas no Edital. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas no período entre 15 de outubro à 01 de Novembro de 2012, por meio de remessa postal registrada.
 
Apenas os três primeiros colocados serão premiados. O prêmio é composto por: 1º lugar -  01 Câmera Digital Sony 14 Mpixel; 2º lugar - 01 Bicicleta aro 26, 21 marchas Caloi;  3º lugar - 01 Binóculos 7x35 mm.

Serão concedidos certificados, participação em exposição no escritório do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, situado em Serra do Navio, no Amapá; e divulgação pela internet para os dez melhores trabalhos selecionados.
 
São critérios específicos para o julgamento dos projetos: criatividade; originalidade; comunicação; simplicidade; aplicabilidade; design; harmonia de composição e relação com a missão, a visão e os princípios do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
 
As propostas de marca devem ter, obrigatoriamente, o seguinte elemento: Jupará (Potos flavus), um animal típico da região daquela área protegida.
 
Até o dia 01 de novembro de 2012, os trabalhos deverão ser encaminhados pelos Correios ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade –ICMBio (ICMBio-AP), no seguinte endereço: Rua Leopoldo Machado, 1126, Bairro Central, CEP:68.900-067, Macapá - AP, via correio com Aviso de Recebimento – AR, devendo constar no envelope a indicação: “Concurso Logotipo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”. Vale ressaltar que não haverá inscrição pela internet, mas exclusivamente pelos Correios.
 
O regulamento com detalhes do concurso pode ser visto no blog oficial do Parque, disponível neste link.
 
Sobre o Tumucumaque 
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma das maiores áreas de floresta tropical protegida do mundo, com tamanho aproximado de 3,8 milhões de hectares situados entre o Pará e o Amapá, no norte do Brasil. Criado em 22 de agosto de 2002, o Parque está na região conhecida como “Escudo das Guianas”, de características únicas e pouco estudadas. O Parque é gerenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 
 
O maior objetivo da unidade é preservar ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas cientificas, atividades de educação ambiental, recreação, contato com a natureza e turismo ecológico, além da melhoria da qualidade de vida das populações que moram ao seu redor. O Tumucumaque abrange os municípios de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari, todos no Amapá; e também ocupa uma pequena porção da cidade de Almeirim, no Pará.
 
O WWF-Brasil apoia a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque há vários anos e já realizou expedições científicas para esta Unidade de Conservação em duas ocasiões: em 2006 e 2011. Informações sobre esses trabalhos estão disponíveis aqui e aqui.
 
Também é possível acompanhar as novidades do Tumucumaque por meio do blog da UC ou pelo twitter desta área protegida, aqui.

OFICINA DE "BRINQUEDO DE MIRITI" em Belém(PA): grátis, no SESC Boulevard!



OFICINA DE "BRINQUEDO DE MIRITI"
Dias 16 e 17 de outubro
Turma 1 - 10 às 12h
Turma 2 - 15 às 17h
Inscrições gratuitas na recepção do Sesc Boulevard

A oficina será ministrada por Valdeli Costa, um dos mais renomados artesãos de Abaetetuba, criador da Ong “Miritong” e da casa “Fabrica de Sonhos” e tem como objetivo apresentar um breve histórico da cultura do miriti e introduzir noções práticas sobre a confecção das peças de miriti.

O miriti é uma palmeira típica da várzea amazônica, da qual os artesãos extraem os materiais para a criação de objetos, como os Brinquedos de Miriti, elemento que integra a tradição da festa do Círio de Nazaré.

A oficina faz parte da programação da exposição "Miriti - Esculturas de Luz", disponível para visitação no Centro Cultural Sesc Boulevard até 11/11.

domingo, 14 de outubro de 2012

Prêmio do MEC para professores tem inscrições abertas até 27/10



O prêmio professores do Brasil, promovido pela Secretária de educação Básica do MEC (Ministério da Educação), está com inscrições abertas no site oficial até o dia 27 de outubro. Podem participar professores da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio da rede pública.

Os candidatos deverão produzir um vídeo sobre seu projeto e o material será avaliado por uma comissão julgadora selecionada pelo MEC. A banca levará em conta atendimento ao objetivo, clareza e objetividade. A organização irá considerar válidas as atividades que foram aplicadas até o dia 1º de outubro.

Nesta edição, a premiação apresenta novidades entre suas modalidades. A categoria é classificada para projetos da educação integrada, com os seguintes temas: ciência e alfabetização para anos iniciais, e educação digital articulada para o desenvolvimento de currículo.

Leia mais notícias de Educação

Os selecionados receberão prêmio no valor de R$ 7.000, troféu e certificados de instituições parceiras.


A entrega do prêmio aos vencedores acontece no final do ano, em Brasília. Após a cerimônia, os docentes participam do seminário Prêmio Professores Do Brasil, que recebe educadores da rede pública do País.


http://noticias.r7.com/educacao/noticias/premio-do-mec-para-professores-tem-inscricoes-abertas-ate-27-de-outubro-20121013.html

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Inscrições abertas para Curso de Pós Graduação em Educação e Diversidade - UFRGS

Abertas inscrições para curso de Pós Graduação em Educação e Diversidade - UFRGS. O curso é pelo sistema EAD, no Polo Universitário de Sapiranga, inscrições até dia 26 de outubro.

Período do Curso: 26/11/2012 a 18/07/2014
Período de Inscrições para os Cursistas: 01 a 26 de outubro de 2012.


O Curso Educação para a Diversidade nasce da convicção de que é fundamental enfrentar 
problemas sociais, políticos e culturais da sociedade contemporânea, por meio da atuação 
estratégica da instituição escola. O curso objetiva criar condições para o aperfeiçoamento do 
professor em sua atividade profissional, com vistas à incorporação de valores culturais da 
contemporaneidade compatíveis com a ampliação do exercício da democracia política, 
cultural e social.

O curso de  Especialização em Educação para a Diversidade a distância (EAD) a ser 
ofertado pela Secretaria de Educação a Distância  – UFRGS e Faculdade de Educação  –
UFRGS pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) exige encontros presenciais, que 
deverão ocorrer nas cidades-sede dos polos de EAD. Ao considerar sua candidatura a uma das  vagas ofertadas, o futuro aluno deve ter como certa a necessidade de participar dos encontros presenciais que serão realizados no polo de EAD de sua escolha, a ser indicado quando da inscrição do Curso


Para mais informações acessar:

- o  Edital 02/2012:

 http://www.ufrgs.br/sead/sead-1/documentos/documentos-chateau/Final_EDITAL%20CURSISTAS%20especializacao.pdf

fone (51) - 3959-1012 ou 3959-1008 - Ramal 216.

ou 

Secretaria Executiva:
Secretaria Estadual de Educação - SEDUC
Av. Borges de Medeiros, nº 1501.
Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS


Programa promove intercâmbio entre Brasil e Reino Unido em artes, gestão e economia criativa



Lançado o Transformum programa de artes promovido pelo British Council, que pretende estreitar o diálogo entre Brasil e Reino Unido em diferentes áreas artísticas, gestão cultural e economia criativa. Além de projetos de música, dança, artes visuais, teatro e literatura, o intercâmbio também se dará por meio de atividades de capacitação e troca de conhecimentos em gestão cultural.

O intercâmbio promovido pelo Transform conecta, além de artistas e produtores, as principais instituições culturais brasileiras e britânicas. São cerca de 40 organizações brasileiras, entre elas o SESC, o CCBB, o SESI e a Bienal de São Paulo, e 25 instituições britânicas, como TateVictoria and Albert MuseumSouthbank Centre eThe Sage Gateshead.

Mais detalhes em:

http://transform.britishcouncil.org.br/
 http://www.britishcouncil.org/brasil.htm


Chamada pública prevê R$ 8 milhões para projetos nas áreas de gênero, mulheres e feminismos


Pesquisadoras e pesquisadores com projetos nas áreas científica e tecnológica  - que visem contribuir para o desenvolvimento do País nas temáticas de gênero, mulheres e feminismos - têm até 14 de novembro para submeter suas propostas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se da IV Chamada do Edital Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos. 

 
O objetivo é selecionar propostas de projetos que estimulem e fortaleçam a produção de pesquisas e estudos com as seguintes abordagens: classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. A chamada pública pretende contemplar pesquisadoras e pesquisadores em início de carreira e a distribuição regional de recursos.
 
Inserido nas ações do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, esta chamada também reservará recursos específicos para pesquisas voltadas às temáticas das relações de gênero no campo e na floresta.
 
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor estimado de R$ 8 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico /Fundos Setoriais e do Tesouro Nacional. São R$ 3 milhões da SPM-PR, R$ 3 milhões do MCTI e R$ 2 milhões do MDA.
 
Os resultados serão divulgados a partir da segunda quinzena de dezembro de 2012 e as propostas aprovadas começarão a ser contratadas logo em seguida.
 
Para mais informações, escreva para chamada.genero2012@cnpq.br.
 
 
Comunicação Social 
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Inscrições abertas para a ESPOCC - Escola Popular de Comunicação Crítica 2013


Inscrições abertas para Curso de Extensão “Cinema na África: tradição, modernidade e política”


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE) da Unilab está com inscrições abertas para o Curso de Extensão “Cinema na África: tradição, modernidade e política”. A carga horária do curso é de 20 horas em oito encontros que serão realizados entre 10 de outubro e 12 de novembro, das 16h às 18h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, Redenção. São ofertadas 100 vagas. O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Subuhana.

Poderão se inscrever no curso representantes da comunidade universitária e da comunidade do Maciço do Baturité (estudantes e professores da rede pública de ensino e demais interessados). Os interessados devem enviar nome completo, nome do curso (caso seja estudante da Unilab), número do CPF ou RG e o número do celular para o email: arteecultura@unilab.edu.br.

A proposta do Curso de Extensão é oferecer a seus participantes um panorama da produção africana contemporânea de filmes realizados por cineastas africanos ou de outras nacionalidades que abordem questões prementes do continente; sublinhar a originalidade e vitalidade das formas de expressão artísticas, filosóficas e científicas próprias da África, pouco conhecidas no Brasil; tecer considerações e/ou impressões sobre as práticas de recepção cultural que ocorrem em pequenas mostras dedicadas à temática do “cinema africano” no Brasil; criar espaço de recepção do cinema africano na Unilab; e ainda discutir a importância do uso do audiovisual como material didático no ensino de temáticas africanas.

Trajetória do cinema africano

O Cinema Africano começou a ganhar força nos anos de 1960. Num primeiro momento, recebeu forte influência da vanguarda do cinema da Europa Ocidental e do cinema russo. Hoje, apresenta características próprias vinculadas às particularidades circunstanciais em que se desenvolve a linguagem e a estética.

Em linhas gerais, a configuração das cinematografias africanas coincide com o irreversível processo de descolonização e a configuração dos estados-nação. Países como Burkina Faso fizeram do cinema um veículo de promoção de coesão social, de fortalecimento da idéia de identidade comum (nacional).

A linguagem audiovisual contemporânea desenvolvida na África demonstra grande preocupação com o registro de tradições seculares. O Curso de Extensão almeja trazer ao público um pouco das várias faces africanas do cinema através de produções realizadas nos últimos 30 anos.


Professor Carlos Subuhana irá coordenar o curso

Professor Carlos Subuhana

Carlos Subuhana, de nacionalidade moçambicana, concluiu o curso de graduação em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1997. Obteve o grau de Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) na mesma instituição em 2001. Seu doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005. Em 2007 terminou um estágio de pós-doutoramento em Antropologia na Universidade de São Paulo (USP). É Bolsista de Desenvolvimento Científico B (FUNCAP/CNPQ) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); pesquisador da Casa das Áfricas (Instituto Cultural, de Formação e de Estudos sobre Sociedades Africanas) e membro fundador do SSIM – Southern Spaces in Mouvement.

Verifique as datas e os temas dos encontros

1º ENCONTRO (10/10/2012)
Eixo temático I: Introdução
1 – Apresentação do curso
2 – Noções gerais sobre África
3 – A produção cinematográfica africana.
Filme: L’Envol d’un masque. CASSARD, Philippe. 1995, 30 min.

2º. ENCONTRO (22/10/2012)
Filme: Yaaba. QUEDRAOGO, Idrissa. 1999, 90 min.

3º e 4º ENCONTROS (24/10/2012 e 29/10/2012)
Filmes: Ceddo. OSMAN, Sembene. 1976, 111 min.
Xala. Direção: OSMAN, Sembene, 1966, 121 min.

5º e 6º ENCONTROS (31/10/2012 e 05/11/2012)
Filmes: Desobediência. AZEVEDO, Licínio. 2002, 92 min.
Muhipiti Alima. CARVALHO, Sol. 1997, 32 min.

7º e 8º ENCONTROS (07/11/2012 e 12/11/2012)
Filmes: Adeus RDA. AZEVEDO, Licínio. 1992, 56 min.
Gito: o ingrato. NGABO, Léonce & KUMBELA, Joseph. 1992, 87 min.
Nha Fala. GOMES, Flora. 2002, 89 min.

Para mais informações, acessa a Página da Coordenação de Extensão no Portal da Unilab.

http://www.unilab.edu.br/noticias/2012/10/03/inscricoes-abertas-para-curso-de-extensao-cinema-na-africa-tradicao-modernidade-e-politica/


Cursos Online: Gestión en Muestras de Arte, y Periodismo Digital


Cursos Online: Gestión en Muestras de Arte, y Periodismo Digital

 
Fechas
 Miércoles 15 de agosto - 23:00 hs.
 Lunes 27 de agosto - 16:00 hs.
Madrid, España. Inscripciones hasta el 25 de octubre y 15 de noviembre 2012.
_Gestión de exposiciones de arte en formato múltiple:
Bienales, ferias, itinerancias.

_Cómo ser periodista digital: La tecnología freelance
Plataforma C Formación Online
Claudio Coello 111, Bajo C. 28006
+34 660 64 69 83 /+34 699 802 844
Consultas: info@plataformac.com
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Gestión de exposiciones de arte en formato múltiple: Bienales, ferias, itinerancias.

Convocatoria abierta hasta el 25 de octubre.Inicio de la formación: 1 de noviembre.Duración, cinco semanas.
El sector del arte exige profesionales capaces de afrontar la organización de proyectos expositivos lejos del espacio que nos ofrece el museo. Bienales, ferias, muestras en espacios públicos o itinerancias son sólo algunas de las tipologías que se han generalizado, exigiendo modos de gestión alternativos.
El presente curso nos ayudará a conocer todos los aspectos relacionados con estas nuevas formas de exponer mediante el análisis de casos prácticos y documentación real ofrecida por los docentes.
En esta formación los participantes tendrán la oportunidad de trabajar en conjunto cuestiones específicas como recursos humanos, comunicación, cronogramas, negociación con artistas y comisarios, museografía, temas legales o procesos de montaje en el marco de eventos como la Bienal de arte de Venecia. (labiennale.org),
Docentes: 
CV Álvaro Callejo (Coordinador del Área de Artes Visuales de AECID) Desde el año 2004 trabaja en la coordinación del Área de Artes Visuales del Ministerio de Asuntos Exteriores y Cooperación de España/ AECID. Entre sus actividades destaca la coordinación técnica de la participación española en las cuatro últimas ediciones de la Bienal de Venecia, las Bienales del Cairo y de Alejandría. Además de stands para ferias como ARCO Madrid.
En la actualidad Álvaro Callejo coordina las itinerancias de exposiciones de la AECID para las Embajadas de España en el exterior y lleva a cabo la gestión integral y de producción de exposiciones y proyectos AECID en cooperación con instituciones de referencia como la Biblioteca Nacional de España, Círculo de Bellas Artes o Academia de Bellas Artes de San Fernando.
CV Jorge Castrillón Castán (Gestor Cultural, ex Director del CC de España en Guatemala. AECID) Licenciado en Historia del Arte, es especialista en Cultura y Desarrollo. Formado en Italia (Peggy Guggenheim Collection) y Reino Unido, desde 2007 a 2010 dirigió el Centro Cultural de España en Guatemala, dependiente del Ministerio de Asuntos Exteriores y Cooperación de España/AECID. En su curriculum destaca el diseño y coordinación de proyectos culturales y festivales de artes visuales – como el festival Foto30 Guatemala (foto30.com)- así como proyectos para la editorialidad en las artes. Por otro lado, ha sido pionero en la aplicación de la planificación por objetivos derivada del entorno del Marco Lógico en la programación cultural, adaptada a contextos poco habituales (países con escasa infraestructura cultural o problemas de financiación) Actualmente desarrolla proyectos culturales de incidencia social, adaptando sistemas y experiencias de gestión cultural a contextos ajenos a los circuitos institucionales.

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Cómo ser periodista digital: La tecnología freelance

Convocatoria abierta hasta el 15 de noviembre 2012.
Inicio de la formación: 25 de noviembre. 
Duración, cuatro semanas.
Sea por opción personal, por obligación o por necesidades de adaptación al mercado, la realidad freelance parece aumentar a nuestro alrededor: cada vez somos más. Lo que se propone este taller es que, además, seamos mejores.
Hay mucho de intuición en la organización del trabajo del freelance, pero unas nociones básicas de ciertos aspectos (derechos y deberes, organización del tiempo, herramientas de trabajo y marketing personal, SEO, cómo presupuestar nuestros servicios…) te ayudarán a trabajar y vivir mejor.
Nos centraremos en un campo concreto: el periodismo digital, abordando cuestiones generales que serán de plena utilidad para cualquier periodista que trabaje en la red.
Como complemento final del taller, analizaremos un sector concreto de la información en Internet: los medios literarios, con la idea de compartir a continuación con los alumnos cómo ven su propio campo de trabajo (damos por hecho que no todos los alumnos serán periodistas literarios) y detectar entre todos posibles carencias y nichos de mercado para sus propios trabajos.
Dirigido a: 
periodistas culturales, editores, redactores en medios digitales, profesiones “freelance”.
Docente: 
Emilio Ruiz Mateo
 (Periodista y Editor) Es licenciado en Ciencias de la Información por la Universidad de Navarra y Master en Gestión del Patrimonio Histórico y Cultural por la Universidad Complutense de Madrid. Ha sido Jefe de Redacción de la revista Eñe (www.revistaparaleer.com) y del sitio Notodo.com (notodo.com), y coordinador de la revista Ojodepez (ojodepez.org). También ha coordinado el programa Conversaciones Transatlánticas de la Miami Book Fair y las actividades de La Noche de los Libros de Madrid. Además de colaborar en publicaciones para el primer distribuidor europeo de productos de ocio cultural FNAC y en el suplemento El Viajero del diario El País, entre sus trabajos destacan también la dirección de la Colección de Novelas Cortas de La Fábrica Editorial (lafabricaeditorial.com) y la coordinación de la Biblioteca BlowUp Libros Únicos de la misma editorial. Hoy, Emilio Ruiz Mateo orienta sus proyectos a los medios periodísticos digitales escribiendo y coordinando contenidos web como trabajador freelance. En la actualidad dirige el portal de referencia en literatura en España Estandarte (estandarte.com) y colabora con la revista de tendencias Numerocero (numerocero.es) y el portal líder en información femenina en España Enfemenino (enfemenino.com). Fue coordinador web de PHotoEspaña (phedigital.com) y colaborador de la revista de tendencias Calle 20 (calle20.com), Matador (revistamatador.com), Lecool (lecool.com) o La Tormenta en un Vaso (latormentaenunvaso.blogspot.com), entre otras.

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Sobre Plataforma/C

Plataforma/C ofrece programas de formación práctica dirigida a profesionales del sector de las artes y la cultura en España y Latinoamérica. La oferta formativa de Plataforma/C busca cubrir las necesidades de actualización continua que demanda el sector cultural, mediante la selección de reconocidos profesionales y artistas a través de instancias on line.

La oferta de contenidos abarcará principalmente las siguientes áreas:
Nuevas tecnologías
Gestión cultural
Producción artística
Marketing de las artes y la cultura
Comunicación y periodismo cultural

…siempre con el objetivo de dar mayor autonomía al profesional y completar su formación en aspectos netamente prácticos. Las clases disponen de recursos Web para usuarios de cualquier nivel con un servicio activo de atención técnica propiciando de este modo el encuentro y la participación horizontal. De este modo el valor añadido de los cursos consiste en ofrecer una oportunidad para ampliar la agenda de contactos y generar redes entre los participantes.

Para quién: Estudiantes Gestores culturales Productores Creadores Periodistas y comunicadores Investigadores. Y todos aquellos interesados en los nuevos modos de hacer cultura.