O lançamento de edital para seleção de cinco Pontões de Cultura voltados às comunidades rurais do país foi anunciado pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural Márcia Rollemberg, durante a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica, entre cinco ministérios, para o fortalecimento da autonomia econômica e social da juventude rural, no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (3).
O Edital Pontões de Cultura Rural é uma parceira entre a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/Mim) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e deverá ser lançado ainda no mês de julho, com um orçamento de cerca de R$ 2 milhões para fomentar a implantação de pontões, um em cada uma das cinco regiões do país.
A cerimônia no Palácio do Planalto foi presidida pela secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, que fez uma apresentação sobre o Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural (PAJUR), em andamento desde 2011. O programa é uma ação emergencial do Governo Federal voltada para jovens do campo na busca da ampliação de seus direitos sociais. Envolve projetos nas áreas de formação, de fomento a ações geradoras de renda e de acesso a políticas públicas.
O MinC passou a trabalhar com a pauta da juventude rural em 2011, quando integrou o quadro de parceiros do programa, composto pelos ministérios da Reforma Agrária (MDS), das Comunicações (MiniCom), da Agricultura (MinAgri) e pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). Segundo informou a secretária Márcia Rollemberg, em sua fala durante a cerimônia de abertura, o MinC tem mais de 90 Pontos de Cultura localizados em áreas rurais do país.
"Este é um momento muito especial de diálogo com a juventude rural. Estamos trabalhado mais efetivamente com esta pauta desde 2011 e neste momento, de implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), vamos levar o tema para dentro das discussões do SNC nos estados e municípios", disse a secretária. Ela compareceu ao evento acompanhada do diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos.
Assinaram o acordo de cooperação técnica o representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Gilberto de Carvalho, o presidente do Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, o presidente da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues, o diretor da Conab, João Marcelo, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, e a representante do Ministério das Comunicações, secretária substituta de Inclusão Digital, Célia Regina de Souza.
Várias lideranças jovens compareceram à cerimônia e fizeram uso da palavra. Destacaram a importância do programa voltado á juventude rural para integrá-los nas políticas públicas do país e destacaram a necessidade de ampliação das ações para as áreas da Reforma Agrária, do crédito rural e assistência técnica aos projetos de jovens camponeses, além da necessidade de redução da burocracia nos editais voltados ao segmento.
CODIF/SCDC/MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário