Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Seleção para Escola Popular de Comunicação Crítica(Audiovisual e Cultura Digital) - até 30/11

Seleção 2013

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA
A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA – ESPOCC
TURMAS 2013

O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para a Escola Popular de Comunicação Crítica – Turmas ESPOCC 2013.
  1. 1. INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 A ESPOCC
A Escola Popular de Comunicação Crítica – ESPOCC existe desde 2005. Criada pelo Observatório de Favelas no Complexo da Maré é uma das mais tradicionais escolas de comunicação popular do Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, trabalhamos a perspectiva da formação em Publicidade Afirmativa – aquela que não visa o lucro ou a promoção de uma marca com fins estritamente comerciais e que promove valores de sociabilidade, cultura e empreendedorismo comunitário e socioambiental. Incluiremos conhecimentos de comunicação crítica, audiovisual, cultura digital e planejamento.
A ESPOCC quer abrir espaço para a discussão e transmissão de conhecimentos nas áreas de publicidade, propaganda e marketing para jovens, tornando-os capazes de, ao mesmo tempo, acessar o mercado de trabalho e desenvolver ideias inovadoras, inventivas e transformadoras de realidades individuais e coletivas.
1.2 Sobre o Observatório de Favelas
O Observatório de Favelas é uma instituição de pesquisa e consultoria, que desde 2001 se dedica à produção e à troca de conhecimentos sobre comunidades populares. Visa elaborar, articular e implementar, a partir desses espaços, práticas exemplares para superar desigualdades e expandir direitos e responsabilidades, em prol de uma cidadania participativa e plena.
1.3 Objetivo Geral
Contribuir para a valorização e o fortalecimento da condição cidadã dos moradores dos territórios populares através de ações de discussão e produção no campo da comunicação; promover a iniciação/ capacitação de jovens moradores de espaço popular em teoria, linguagens, ferramentas e planejamento de Publicidade Afirmativa; e fomentar uma rede colaborativa de criação e comunicação de produtos para a transformação social e o fortalecimento da educação, da cultura, da ética e da cidadania.
  1. 2. SOBRE O CURSO
  • Início: 15 de janeiro de 2013, às 19h.
  • Duração: 440 horas – 12 meses.
  • Aulas Audiovisual: terças, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30
  • Aulas Cultura Digital: terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30.
  • Investimento: Gratuito
2.1 Certificado: Diploma de Extensão pela UFRJ (conforme detalhado no Projeto Político Pedagógico – disponível no site)
2.2 Objetivos
  1. Apresentar conhecimentos teóricos nas áreas de comunicação, cultura, sociedade e publicidade.
  2. Promover a análise crítica e aplicação de conceitos e metodologias de produção e circulação de bens e serviços de publicidade afirmativa nas áreas de audiovisual e cultura digital.
  3. Estimular e desenvolver produtos, serviços e projetos de publicidade para a colaboração artística, cultural e tecnológica com instituições de ensino, entidades públicas, organizações da sociedade civil e o mercado de publicidade.
2.3 Programa
O programa se desenvolve a partir de módulos interdependentes, em que se combinam teoria e prática. Os alunos terão a oportunidade experimentar os conhecimentos adquiridos em projetos que desenvolverão durante o curso e na Agência-modelo, que funciona de 2ª a 6ª, em horário comercial.
Conteúdos de Comunicação, Cultura e Sociedade
  • Direitos Humanos
  • Teorias e História da Comunicação
  • Comunicação e Práticas Discursivas
  • Análise crítica das mídias
  • Comunicação e Ética
Conteúdos de Linguagens da Publicidade Afirmativa
Conhecimentos comuns às duas habilitações:
  • Processo Criativo
  • Redação Multimídia
  • Atendimento/prospecção
  • Planejamento
  • Mídias
Conhecimentos específicos de Audiovisual:
  • Roteiro
  • Produção
  • Direção
  • Montagem
Conhecimentos específicos de Cultura digital:
  • Arquitetura da Informação
  • Programação
  • Webdesign
  • Redes sociais virtuais
Conteúdos de Planejamento em Comunicação Popular
  • Gestão integrada de comunicação (comunicação integrada)
  • Técnicas de gestão de organizações populares de comunicação
  • Empreendedorismo, Produção Cultural e Indústria Criativa
Produção e apresentação de Projeto Final


  1. 3. PRÉ-REQUISITOS
    1. Cursar ou ter concluído o Ensino Médio;
    2. Possuir conhecimentos básicos de informática (Windows, Office e Internet).
  2. 4. NÚMERO DE VAGAS
  • 90 alunos – 45 para cada turma (Audiovisual e Cultura Digital);
  • No mínimo, dois terços dos alunos serão moradores de favelas e periferias do Rio de Janeiro.
  1. 5. INSCRIÇÃO
    1. As inscrições serão aceitas durante o período de exposição deste Edital – de 08 de outubro a 30 de novembro de 2012.
    2. As inscrições devem ser feitas mediante envio de currículo para:
  • Correio-eletrônico: selecao.espocc@gmail.com (no corpo do e-mail, e não anexado);
  • Ou entregue impresso no endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Parque Maré.
  1. Junto ao currículo, o candidato deve entregar uma carta de apresentação de até uma página descrevendo evidências de seu interesse em fazer o curso. Da mesma forma, nesta carta deverá ser explicitada qual a preferência de habilitação que pretende cursar (audiovisual à tarde ou cultura digital à noite).
  2. A habilitação pretendida, em função da procura e do processo seletivo, pode não ser a ofertada ao aluno ao fim da seleção.
  3. O Observatório de Favelas não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
  4. O candidato inscrito se compromete automaticamente, caso aprovado, a entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente edital.
  5. O candidato não precisará efetuar pagamento de nenhuma espécie.
  6. 6. SELEÇÃO E MATRÍCULA
  7. a. 1ª etapa
  • Seleção de currículos: Aconselha-se descrição de formação, experiência de trabalho (profissional, estágio ou monitoria), cursos extracurriculares, produção técnica e cultural, conhecimentos de informática e participação em eventos. Não serão aceitos currículos sem telefone ou e-mail de contato.
  • Divulgação da seleção: até 3 de dezembro de 2012 por e-mail aos inscritos, no site do Observatório (www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/projetos) e na sede da organização.
  1. b. 2ª etapa – Final
  • Entrevista: Tem por base o currículo e será conduzida por uma banca avaliadora.
  • Período: 3 a 10/12/2012, das 9 às 18 horas, na sede do Observatório de Favelas, em horários distribuídos e divulgados pela ESPOCC.
  • Divulgação da seleção final: 10/12/12/12
  • Período de Matrícula
  • De 11 a 13/12/2012, das 14:30 às 21:00 horas, no Observatório.
  1. 7. DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS
Devem ser apresentados no ato da matrícula
  • Cópia de documento de identidade com foto;
  • Cópia CP.F.;
  • Comprovante de conclusão ou de matrícula no ensino médio ou superior
  • 02 foto 3×4.
  1. 8. INÍCIO DO CURSO
  • Aula Magna: 15 de janeiro de 2013.
  • Início dos módulos: no dia seguinte.
  1. 9. INFORMAÇÕES
  • Correio-eletrônico: selecao.espocc@gmail.com
  • Telefone: 21 3104 4057
  • Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Parque Maré

Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2013




http://www.espocc.org.br/programa/selecao-2013/

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