Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









segunda-feira, 28 de março de 2011

Mata Atlântica : Edital contemplará projetos de recuperação

Edital contemplará projetos de recuperação da Mata Atlântica
Sábado, 26/03/2011 - 11:40

Salvador - No primeiro semestre deste ano o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançará novo edital para captar projetos interessados na restauração do bioma da Mata Atlântica. O anúncio foi feito por representantes do Departamento de Meio Ambiente do banco. Participaram do encontro os secretários estaduais Zezéu Ribeiro (Planejamento), Eugênio Spengler (Meio Ambiente) e o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Renato Ferreira.

Entre as novidades em relação à edição anterior, realizada em 2009, estão a ampliação da área enquadrada – de quatro mil hectares para seis mil hectares – e a sinergia com as diretrizes de governos estaduais e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

De acordo com o secretário Zezéu Ribeiro, esta é uma excelente oportunidade para o governo baiano e o BNDES realizarem ação sinérgica de modo sistemático e estruturante. “Além do Estado indicar as áreas prioritárias para o apoio do banco, devemos propor projetos que equacionem a restauração dosbiomas, especificamente o da Mata Atlântica, e o fomento de cadeias produtivas de viveiros”.

Segundo o chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Márcio Macedo, este encontro tem o objetivo de coletar subsídios para estruturar o chamamento público. “Queremos soluções territoriais, ou seja, integração com as iniciativas dos estados. Aqui na Bahia estamos vendo quais são as demandas por reflorestamento e as cadeias de mudas e viveiros para realizar projetos integrados”.

Uma das estratégias discutidas para ampliar o número de projetos de restauração de biomas foi a possibilidade do governo estadual ou federal garantir a compra de sementes das associações e cooperativas. “Transformar os bancos de sementes e a plantação de mudas em um negócio pode ser uma das estratégias para sensibilizar os diversos atores da importância do reflorestamento”, afirma o chefe de gabinete da Seplan, Benito Juncal.

Eugênio Spengler pontuou que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) encaminhará um projeto de apelo internacional, com enfoque na Chapada Diamantina, e fará a provocação para que outros biomas sejam contemplados. “Vamos elaborar projetos para a caatinga e o cerrado, além de organizar uma estratégia de recuperação de matas ciliares”, afirma Spengler.

O engenheiro do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Luiz Rodrigues, diz que o primeiro edital contemplou mais de 30 projetos, entre os quais, três na Bahia. “Temos aprovado e apoiado para o Estado da Bahia 220 hectares para o Parque Monte Pascoal, e outros dois estão em análise - 200 hectares do Parque Conduru e 72 hectares da região do extremo sul”. Segundo Macedo, o objetivo para o próximo chamamento público é reduzir o valor de restauração por hectare, que hoje corresponde a R$ 15 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário