Proteger e estimular o acesso a acervos documentais de interesse nacional. Estes são alguns dos objetivos do edital MowBrasil 2015, iniciativa do Ministério da Cultura em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Interessados podem enviar, até 31 de julho de 2015, documentos – textos, audiovisuais ou cartográficos - para possível nominação no Registro Memória do Mundo.
O documento – de natureza arquivística ou bibliográfica - deverá ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e será avaliado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOW Brasil. O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura do país.
Os candidatos deverão enviar formulário constante no edital (e anexos) em versão digital para o e-mail: candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br. Poderão ser aprovadas até dez candidaturas.
O resultado será divulgado até 13 de outubro de 2015. Os selecionados receberão comunicado oficial do resultado e terão candidatura inscrita no Registro Memória do Mundo do Brasil.
Não haverá transferência de recursos financeiros, mas compromisso com a preservação e segurança do documento.
História
O Programa Memória do Mundo da Unesco – Mow ( Memory of the World) pressupõe que o patrimônio documental mundial pertence a todos, deve ser preservado e acessível "de maneira permanente e sem obstáculos".
A iniciativa reconhece patrimônios documentais com relevância internacional, regional e nacional. Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio.
Em setembro de 2004, o Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOW Brasil. Desde seu funcionamento oficial, em 2007, lançou diversos editais que resultaram em acervos documentais nominados.
Em caso de dúvidas, encaminhe e-mail para: memoriadomundo@arquivonacional.gov.br ou entre em contato pelo número: (21)2179-1290/2179-1346
Nenhum comentário:
Postar um comentário