Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









quarta-feira, 29 de julho de 2015

Inscrições para o LabicBR podem ser feitas até 3 de agosto

 
 
Autores de projetos que apostam na participação ativa dos cidadãos na transformação da sociedade têm até 3 de agosto para se inscreverem no edital de Inovação Cidadã lançado pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). As dez iniciativas selecionadas serão divulgadas no dia 18 do próximo mês e desenvolvidas durante o Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã Brasil (LablCBr), evento que ocorrerá de 15 a 29 de novembro no Rio de Janeiro.
 
Os interessados podem se inscrever no link: http://www.ciudadania20.org/pt-pt/labicbr/
 
Na edição carioca do LablC, os autores dos projetos terão a oportunidade de realizar protótipos de suas criações, com a participação de 90 colaboradores e apoio de três mentores especializados e mediadores convidados. A convocatória para escolher os colaboradores se dará de 19 de agosto a 13 de setembro e a publicação dos selecionados, em 21 de setembro.
 
O MinC desenvolve, desde 2012, a ação  #RedeLabs, que está relacionada à Meta 43 do Plano Nacional de Cultura (PNC) - 100% das Unidades da Federação com um núcleo de produção digital audiovisual e um núcleo de arte, tecnologia e inovação. A iniciativa tem por objetivo integrar os diversos projetos que envolvem espaços de inovação, experimentação e formação no âmbito das políticas públicas de cultura, chamados de laboratórios. Pontos de Cultura, Núcleos de Produção Digital (NPDs), Laboratórios de Arte e Cultura Digital, os LabCEUs, assim como as Incubadoras Brasil Criativo fazem parte desta articulação em rede.
 
O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella, destaca a sinergia que o LabIC tem com as políticas da pasta.  "Entendemos o LabIC como parte de um processo de incentivo à inovação e a experimentação no campo da cultura. Queremos constituir uma plataforma em condições de viabilizar arranjos de sustentabilidade para essas iniciativas, e o evento no Rio de Janeiro é uma ótima oportunidade para mapear as iniciativas no âmbito da Ibero-America", assinala Varella. 
 
O Ministério da Cultura disponibilizará a plataforma CulturaDigital.br (plataforma pública de blogs) para que todas as iniciativas inscritas na convocatória LabIC.br criem páginas de apresentação de seus projetos, que passam a dialogar diretamente com as demais iniciativas do MinC em laboratórios.
 
O conceito de inovação cidadã diz respeito ao maior envolvimento de cada um em ações que modifiquem a realidade e ajudem a se alcançar maior inclusão social. As tecnologias digitais desempenham um papel importante para disseminar esses projetos e facilitam a participação de coletivos por meio de práticas colaborativas, trabalhos em rede e transferência de conhecimento.
 
Os laboratórios cidadãos, parte essencial do modelo, funcionam como espaços de apoio a pessoas com diferentes graus de informação que se reúnem para desenvolver projetos em conjunto. O workshop no Rio de Janeiro tem o objetivo de, em 15 dias, explorar formas de potencializar a inovação cidadã nos territórios ibero-americanos. O primeiro Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LabIC) foi realizado em dezembro de 2014, em Veracruz, no México, em paralelo à Cúpula Ibero-Americana de Chefas e Chefes de Estado e de Governo.
 
Marcelo Araújo
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura
 
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário