Da Redação
O segundo Edital Anual de Exposições Temporárias, para o ano de 2011, do Museu do Morro da Caixa D’Água Velha está em aberto até o dia 01 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e são disponíveis aos artistas e produtores culturais, pessoas físicas e jurídicas. Serão consideradas para as finalidades do Edital, as propostas que se enquadrarem nas modalidades de artes plásticas, fotografia, escultura e instalação.
O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha é patrimônio vinculado a Prefeitura Municipal de Cuiabá e Secretaria Municipal da Cultura, que visa estimular a formação, produção, circulação e consumo das artes visuais contemporâneas, em Mato Grosso. O objetivo do Edital, segundo a coordenadora do espaço e presidente da Associação dos Amigos do Museu do Morro, Ligiane Dauzacker é contribuir para a dinamização do Museu, consolidando seu papel como centro de debate, formação e referência sobre arte para a comunidade.
A coordenadora explica que, por meio do Edital serão selecionadas cinco exposições. “Restam pouco menos de uma semana, os interessados deverão enviar suas propostas o quanto antes, para não ficarem de fora do Edital”, ressaltou.
Os interessados deverão enviar suas propostas através do e-mail museudomorro@gmail.com, ou pessoalmente no próprio Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, localizado na Rua Comandante Costa, esquina com Nossa Senhora. Santana, s/n Centro Sul. As propostas serão avaliadas por uma Comissão Consultiva, de reconhecida competência, obedecendo às exigências de apresentar o dossiê, no formato A4, contendo: projeto da exposição (concepção, descrição, características específicas), portfólio com documentação fotográfica ou fotocópia colorida dos trabalhos que serão expostos e identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões).
Os trabalhos devem incluir currículo e dados pessoais (endereço completo, telefone e e-mail para contato, n. CPF e RG), além da documentação sobre a trajetória artística (catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral) do autor. Ligiane reforçou que o proponente deve definir no projeto, o plano e instruções de montagem da exposição, bem como os materiais e equipamentos necessários para a montagem.
Ligiane Dauzacker destacou que é importante que a proposta seja apresentada com clareza e que leve em conta as especificidades do local expositivo respeitando as normas museológicas e de conservação de obras de arte, como por exemplo, não perfurar paredes do prédio com pregos ou parafusos.
Os projetos selecionados serão incorporados ao acervo documental do Museu do Morro. O resultado da seleção e do calendário de exposições será comunicado através da publicação no site do Museu da Caixa D’ Água Velha (www.museudomorro.com.br) e site da Prefeitura Municipal de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br), na página da Secretaria da Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário