Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









sábado, 12 de fevereiro de 2011

AC: Governo lança edital para Agentes de Leitura - até 11/03

Governo do Acre lança edital para Agentes de LeituraImprimirE-mail
Escrito por Rose Farias   
07-Fev-2011
Serão concedidas 88 bolsas no valor mensal de 350 reais, para jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, com habilidades para a ação e difusão cultural
dsc02536.jpg
Os agentes serão identificados a partir do baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Foto: Val Fernandes)
Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento humano através do acesso aos bens e serviços culturais em municípios e comunidades do Acre, o governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour (FEM), lança o edital Bolsa de Complementação de Renda para Agentes de Leitura.  As inscrições estão abertas até o dia 11 de março e podem ser efetuadas na Biblioteca Pública das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

O edital está disponível no endereço eletrônico: www.cultura.ac.gov.br/editais A ação faz parte do Acordo de Cooperação entre o governo do Estado do Acre e o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e Diretoria de Livro, Leitura e Literatura (DLLL).

Oitenta e oito bolsas, no valor mensal de 350 reais, vão ser concedidas para jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, com habilidades para a ação e difusão cultural. Eles atuarão como mediadores culturais com pelos menos 30 famílias devidamente cadastradas de sua comunidade, além de trabalharem nos Pontos de Leitura e bibliotecas municipais.

Os recursos para o edital são de R$ 369.600. Os agentes serão identificados a partir de critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação. Uma ação integrada com os Programas Territórios da Cidadania, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Programa Mais Educação, Programa Bolsa Família, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem)  e com outras ações do governo federal.

“Além de ampliar o acesso aos bens culturais e meios necessários para a expressão simbólica, o programa pretende promover a autoestima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, o protagonismo social e a diversidade cultural”, explica Dircinei Souza, diretor-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, apontando um outro foco do edital: “É uma oportunidade de trabalho, emprego e renda. Seria como o bolsa literário para empreendimentos da economia solidária do mercado cultural brasileiro”.

Os municípios contemplados com o edital são: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Bujari, Capixaba, Rio Branco e Xapuri. Cerca de 50 comunidades da capital serão beneficiadas com o edital.

Habilitação e seleção

O processo de seleção consistirá  de três fases: habilitação, avaliação de conhecimentos e análise de currículo, e entrevistas. A primeira, eliminatória, trata da análise da existência, validade e regularidade da documentação que será  feita por uma comissão de avaliação técnica, instituída pela FEM. As inscrições habilitadas nessa fase serão publicadas no Diário Oficial.

Já a segunda fase, classificatória, trata da realização da prova escrita e prova oral, cuja pontuação será feita por uma comissão de avaliação técnica no município respectivo. Os selecionados para a terceira fase, classificatória, serão analisados a partir da qualificação experiência do candidato em relação ao desenvolvimento humano e cultural de sua localidade.

Na última fase serão feitas a análise do currículo, entrevista e visita da comissão de avaliação ao candidato em cada município. Para empreender eficiência na execução das atividades referentes ao projeto, a coordenação entregará a cada agente de leitura equipamentos e material de apoio. Cada um deles receberá  uma bicicleta, uma mochila, material de consulta e de trabalho e acervo bibliográfico. Além disso, os agentes participarão de todas as fases da capacitação continuada, presencial e por plataforma de educação à distância. 
 

Serviço

Inscrições na Biblioteca Pública, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Telefone: 3223-6041 - Acesse o edital: www.cultura.ac.gov.br/editais

Nenhum comentário:

Postar um comentário