idanca.net
O projeto Laboratorium Mapa D2 está com edital aberto para a seleção de coletivos artísticos interessados em atuar no campo da arte telemática/arte de telepresença. As inscrições estão abertas até dia 25 de fevereiro para coletivos artísticos que tenham sede em Fortaleza e no Rio de Janeiro – serão dois selecionados, um de cada cidade.
O projeto – que tem patrocínio da Vivolab e do Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura – terá duração de 10 meses, de março a dezembro de 2011. O edital vai contemplar dois coletivos artísticos com o objetivo de “colaborar com um consórcio de ‘laboratórios’ formados por grupos de pesquisa acadêmicos e coletivos artísticos. Esse consórcio tem como meta a investigação sobre o potencial das TICs para a criação de produtos artísticos”.
Os estudos são liderados pelo Grupo de Pesquisas Poéticas Tecnológicas/UFBA, coordenado por Ivani Santana, e pelo Laboratório de Vídeo Digital/UFPB, coordenado por Guido Lemos. Em linhas gerais, o objetivo do projeto Laboratorium Mapa D2 é transmitir o conhecimento dos grupos orientadores a interessados na arte de telepresença. Para isso, o edital permitirá o aprofundamento da pesquisa, criação e experimentação principalmente no âmbito da dança e performance telemáticas.
De acordo com o edital, o grupo do Rio de Janeiro deverá ter experiência em arte tecnologia com ênfase no campo das artes visuais e robótica. Já o coletivo de Fortaleza deverá apresentar experiência em artes cênicas com ênfase no estudo de voz e trabalhos por rede. As inscrições estão abertas exclusivamente pelo email inscricoes.laboratorium.mapad2@gmail.com mediante carta de interesse, portfólio do coletivo explicitando as funções dos integrantes; currículos dos artistas envolvidos, comprovante de residência do representante do grupo e links dos trabalhos realizados.
Os grupos selecionados receberão R$ 12 mil para o desenvolvimento do trabalho, além de R$ 5 mil para duas apresentações (mostra parcial e final). O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de fevereiro e as atividades terão início em 7 de março. Durante todo o processõ haverá três workshops presenciais (março, junho e outubro; dois a três encontros virtuais mensais; três open labs e duas apresentações.
O edital completo está disponível aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário