Luteria
O curso de luteria do Conservatório de Tatuí orienta para construção de instrumentos de arco – violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Amplo e com programa bem definido, o curso conta com planejamento semestral e tem por objetivos oferecer ao aluno um melhor aproveitamento e a consciência de sua evolução em cada etapa do curso, bem como uma formação profissional completa, equiparada às dos melhores cursos existentes em outros países.
Com base em programas de escolas do exterior, o curso de luteria oferece aos alunos formação sólida, dando-lhes conhecimento técnico, artístico, histórico e científico com plenas condições para o desenvolvimento da sensibilidade e noções para estudar, interpretar e e poder atuar no mercado da luteria em todos os níveis.
As aulas práticas e teóricas são ministradas por professores com importante produção pedagógica e tem como objetivo levar ao aluno conhecimentos para sua formação profissional embasada na técnica, na arte, na história e na ciência.
Com base em programas de escolas do exterior, o curso de luteria oferece aos alunos formação sólida, dando-lhes conhecimento técnico, artístico, histórico e científico com plenas condições para o desenvolvimento da sensibilidade e noções para estudar, interpretar e e poder atuar no mercado da luteria em todos os níveis.
As aulas práticas e teóricas são ministradas por professores com importante produção pedagógica e tem como objetivo levar ao aluno conhecimentos para sua formação profissional embasada na técnica, na arte, na história e na ciência.
Disciplinas
- História da Luteria – duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- História da Música – duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Teoria Musical e Solfejo – duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violino – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Viola – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violoncelo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Contrabaixo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Física Aplicada aos Instrumentos de Cordas – Mecânica e Acústica - duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Desenho Técnico de Luteria - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Teórica – Tecnologia da Madeira e dos Materiais - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Prática – duração de seis semestres (20 horas/aula por semana)
- História da Música – duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Teoria Musical e Solfejo – duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violino – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Viola – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violoncelo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Contrabaixo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Física Aplicada aos Instrumentos de Cordas – Mecânica e Acústica - duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Desenho Técnico de Luteria - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Teórica – Tecnologia da Madeira e dos Materiais - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Prática – duração de seis semestres (20 horas/aula por semana)
Conteúdo Programático
1º SEMESTRE - Período de integração e nivelamento, familiarização com ferramental, materiais diversos e execução de exercícios de operações básicas, com entalhes e cortes livres, de precisão, além de exercícios específicos.
2º SEMESTRE - Construção de um violino.
3º SEMESTRE – Construção de uma viola.
4º SEMESTRE - Exercícios com novas harmonizações, novas dimensões mecânicas e acústicas (tessitura e timbre). Início da construção de um violoncelo.
5º SEMESTRE – Conclusão da construção do violoncelo.
6º SEMESTRE - Preparação e aplicação de vernizes, a álcool e a óleo e construção de arcos.
Obs.: A partir do 4º semestre, inclusão de exercícios de manutenção, reparos e restaurações em instrumentos da escola.
2º SEMESTRE - Construção de um violino.
3º SEMESTRE – Construção de uma viola.
4º SEMESTRE - Exercícios com novas harmonizações, novas dimensões mecânicas e acústicas (tessitura e timbre). Início da construção de um violoncelo.
5º SEMESTRE – Conclusão da construção do violoncelo.
6º SEMESTRE - Preparação e aplicação de vernizes, a álcool e a óleo e construção de arcos.
Obs.: A partir do 4º semestre, inclusão de exercícios de manutenção, reparos e restaurações em instrumentos da escola.
Histórico
O curso de luteria mantido pelo Conservatório de Tatuí é o único oferecido gratuitamente no Brasil. Ele foi criado em 25 de agosto de 1980, tendo como professores Enzo Bertelli e Luigi Bertelli.
No ano de 1983, o Conservatório de Tatuí solicitou do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado de São Paulo, o desenvolvimento de um estudo das madeiras brasileiras em substituição às européias tradicionais, que são utilizadas na construção de instrumentos musicais da família do violino. O mesmo baseou-se na comparação das propriedades anatômicas, físico-mecânicas e acústicas das madeiras, resultando em uma lista de dez madeiras com grande potencialidade para substituir as importadas.
Entre elas, estão o Pinho do Paraná, a Grumixava e o Pau-ferro, as quais são utilizadas para a construção dos primeiros violinos dos alunos. Além das madeiras nacionais, são utilizadas também madeiras importadas, tais como o acero balcânico, o abeto alemão e o ébano africano.
Os estudos que resultaram na bem sucedida substituição das madeiras foram cercados de muitos cuidados. Inéditas no país, as pesquisas foram subsidiadas pela Funarte (Fundação Nacional de Arte) e capitaneadas pelo luthier Enzo Bertelli. Italiano de renome internacional, Bertelli tem trabalho catalogado no Dicionário Universal dos Luiteres e na Enciclopédia da Tchecoslováquia – espécies de Bíblias da profissão muito rara e que exige precisão e dedicação. Enzo e o filho Luigi foram os responsáveis pelo desenvolvimento da importantíssima arte e técnica da fabricação, reparação e manutenção de instrumentos de arco no Estado, nos moldes da mais famosa e tradicional escola do mundo. Além da formação de luthiers, a implantação do curso no Conservatório de Tatuí representou uma espécie de independência do Brasil – à época, o país dependia de matéria-prima importada. A importância do curso em Tatuí está representada na própria história da luteria no Brasil: Enzo Bertelli conseguiu provar que era possível construir violinos de autoria brasileira em nada inferiores aos importados e com um custo menor.
No ano de 1983, o Conservatório de Tatuí solicitou do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado de São Paulo, o desenvolvimento de um estudo das madeiras brasileiras em substituição às européias tradicionais, que são utilizadas na construção de instrumentos musicais da família do violino. O mesmo baseou-se na comparação das propriedades anatômicas, físico-mecânicas e acústicas das madeiras, resultando em uma lista de dez madeiras com grande potencialidade para substituir as importadas.
Entre elas, estão o Pinho do Paraná, a Grumixava e o Pau-ferro, as quais são utilizadas para a construção dos primeiros violinos dos alunos. Além das madeiras nacionais, são utilizadas também madeiras importadas, tais como o acero balcânico, o abeto alemão e o ébano africano.
Os estudos que resultaram na bem sucedida substituição das madeiras foram cercados de muitos cuidados. Inéditas no país, as pesquisas foram subsidiadas pela Funarte (Fundação Nacional de Arte) e capitaneadas pelo luthier Enzo Bertelli. Italiano de renome internacional, Bertelli tem trabalho catalogado no Dicionário Universal dos Luiteres e na Enciclopédia da Tchecoslováquia – espécies de Bíblias da profissão muito rara e que exige precisão e dedicação. Enzo e o filho Luigi foram os responsáveis pelo desenvolvimento da importantíssima arte e técnica da fabricação, reparação e manutenção de instrumentos de arco no Estado, nos moldes da mais famosa e tradicional escola do mundo. Além da formação de luthiers, a implantação do curso no Conservatório de Tatuí representou uma espécie de independência do Brasil – à época, o país dependia de matéria-prima importada. A importância do curso em Tatuí está representada na própria história da luteria no Brasil: Enzo Bertelli conseguiu provar que era possível construir violinos de autoria brasileira em nada inferiores aos importados e com um custo menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário