Esperançar!!!

Ainda que o mundo diga
Que coisa não vai dar pé,
Cultive o sonho com fé
Que a fé vence a fadiga!
Quem por um ideal briga
Mesmo na adversidade
Resiste com lealdade
E não se deixa abater
E com certeza há de colher
Frutos de felicidade!
...
Seu Ribeiro

ANUNCIE AQUI

Contatos:
editaisculturais@gmail (para anúncios, editais)
projetoseditaisdecultura@gmail.com (para elaboração de projetos)
https://www.facebook.com/editais.decultura?ref=hl
https://twitter.com/EditaisCulturai
(61)98355 7232 - Jonas Banhos(tim/whatsapp)









sábado, 12 de fevereiro de 2011

RS: Ponto de Cultura CULTUART está com inscrições abertas para oficinas

Ponto de Cultura CULTUART está com inscrições abertas

Por Fernanda Couto Rostan 


Uma revolução na cena cultural de Pinheiro Machado. Essa é a meta do Ponto de Cultura Cultuart, que está com as inscrições abertas para os cursos de violão, artesanato, banda marcial, teclado, teatro e flauta, além do Coral Cultuart. 

O Cultuart faz parte do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), que visa potencializar iniciativas já existentes, através da criação de Pontos de Cultura. No Rio Grande do Sul, a administração é feita pela Fundação Universidade de Rio Grande (Furg). Em 2010 foi divulgado um edital, no qual abria a oportunidade para 32 municípios das regiões Centro e Sul do estado inscrever-se. Pinheiro Machado foi uma das 16 escolhidas. 

A primeira parcela de recursos, de um total de R$ 185mil, já foi depositada. São R$ 46,250mil; verba que tem destino certo, como consta no projeto apresentado ao MinC. E as pré-inscrições para os cursos já podem ser realizadas no site www.cultuart.com.br . Qualquer pessoa pode se inscrever, os cursos são todos gratuitos, ou seja, as despesas com material e instrumentos musicais são pagas pelo Cultuart. A duração é de 17 meses e a meta é de atender cerca de 200 pessoas. 

Situado na rua João Pereira Madruga, 471, no bairro Morada do Poente II, o prédio onde é a sede do Cultuart é o fruto de um comodato com a Mitra Diocesana, por um prazo de cinco anos. O espaço vai ser adaptado para aulas, biblioteca, sala de computadores, entre outros ambientes. Os professores, todos habilitados para ministrar tais cursos, são: José Armando Carreta (flauta); Rev. Jorge Guaraci de Paula da Silva, violão; Celeste Peraça da Silva e Joana Helena, artesanato; Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UfPel), teatro; Renato Faleira Paim, coral e mestre Glênio Fuchs, banda marcial. O Ponto de Cultura também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. 


História do Cultuart 

A proposta surgiu quando o produtor cultural Alberto Silveira, um filho de Pinheiro Machado, procurava uma maneira de fomentar o setor cultural da cidade. Na época, foi apresentado, pelo poeta pinheirense Delci Oliveira, a Élcio Gomes Júnior presidente da Organização Não Governamental (ONG) Vida Nova. A Vida Nova existe desde 2005 e atende cerca de 30 pessoas entre 7 e 24 anos , em estado de vulnerabilidade social. Lá são oferecidas oficinas sócio-educativas, como reforço escolar, incentivo à leitura, artesanato, entre outros. 

De Élcio veio a ideia das oficinas; de Silveira, o compromisso de encontrar o projeto ideal para os pinheirenses. Nesta fase também participaram as professoras Celeste Peraça da Silva e Nilda Elianete. Foi nesta época que o Ministério da Cultura (MinC) lançou edital para o programa Cultura Viva. Élcio e Silveira produziram o projeto, que tem como objetivos iniciais ministrar cursos de artesanato, coral, banda marcial, violão, flauta, teatro e teclado. Tudo gratuitamente. Pinheiro Machado passou a integrar os 16 municípios com pontos de cultura, o Cultuart tornou-se realidade. 

Silveira enfatiza que o Ponto de Cultura é mais que uma revolução na cena cultural pinheirense. "Esse trabalho vai tornar a cultura mais forte na cidade. É a porta para novas iniciativas e expansão nesta área", disse. Para Élcio Gomes, é uma realização a concretização do projeto. "Ano passado tivemos dificuldades na Ong, pela falta de professores. Com o Ponto de Cultura, damos um salto na nossa história e na de Pinheiro Machado", avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário